24 julho 2010

Datafolha aponta Tarso à frente

Na primeira pesquisa Datafolha realizada depois da oficialização das candidaturas, o candidato do PT, Tarso Genro, aparece à frente, com 35% das intenções de voto no Rio Grande do Sul, seguido por José Fogaça, com 27%, e Yeda Crusius, 15%. O levantamento realizado entre os dias 20 e 23 de julho de 2010, com 1.215 eleitores gaúchos em 46 municípios, tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na pesquisa encomendada por Folha de S.Paulo e Grupo RBS, Tarso Genro é o preferido entre os eleitores masculinos, com 38% das intenções nesse segmento e, entre as mulheres, 33% afirmaram votar no candidato do PT. Em relação à idade, Tarso obtém 36% entre os jovens de 16 a 24 anos. O percentual vai a 44% entre os adultos de 35 a 44 anos.
Na consulta espontânea – quando não são apresentados os candidatos –, 68% dos eleitores ainda não sabem em quem votar. Os mais citados são Tarso (12%), Yeda (7%), Fogaça (6%).
Por ser a primeira pesquisa do instituto após a oficialização das candidaturas, o Datafolha não fez simulações de segundo turno.
Entre os eleitores de Porto Alegre, Tarso aparece com 43% das intenções de voto, seguido do candidato do PMDB, com 30%. Yeda tem 9% da preferência.
Na Região Metropolitana, 39% dos eleitores votariam no candidato do PT, 27% em Fogaça e 11% em Yeda. A candidata do PSDB alcança o seu melhor índice no Interior, com 17% das intenções de voto.
Yeda é rejeitada por 42% dos entrevistados. Tarso recebe 13%, seguido por Fogaça, com 12%. A rejeição da governadora se concentra entre os moradores da Capital (53%), entre os mais jovens (52%) e entre aqueles com Ensino Médio (52%).
O candidato do PMDB obtém melhores índices entre os eleitores de 16 a 24 anos (29%) e de 45 a 59 anos (29%). Quanto à escolaridade, 26% dos eleitores com Ensino Fundamental e 29% com Ensino Médio preferem Fogaça. Quanto à renda familiar média, Fogaça é mais citado entre aqueles que ganham de dois a cinco salários mínimos (30%). (30%).

Dois primos morrem afogados no interior de São Miguel das Missões

Duas crianças morreram afogadas no início da noite desta sexta-feira em São Miguel das Missões, no interior do Estado. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo, as vítimas teriam caído em uma barragem feita para captar água da chuva para as lavouras, em uma fazenda na localidade de Coimbra, no interior do município.
Larissa Rodrigues da Silva, 11 anos, chegou a ser socorrida por familiares, mas chegou sem vida ao Hospital de São Miguel. Os bombeiros de Santo Ângelo, que foram chamados por volta das 19h, fizeram buscas no local auxiliados por parentes. A outra vítima foi Renan Cláudio Rodrigues da Silva, também de 11 anos. Eles eram primos e moravam aproximadamente a 700 metros do local do acidente.
De acordo com os bombeiros, os dois estavam andando de bicicleta próximo a barragem, por volta das 18h30min, quando caíram na água. A barragem, que mede 8m por 15m, está com o nível acima do normal devido as intensas chuvas dos últimos dias.

Sangue em sítio de Bruno não é de Eliza

A Polícia Civil de Minas Gerais informou nesta sexta-feira que o sangue encontrado em um colchão no sítio do goleiro Bruno Fernandes de Souza, em Esmeraldas (MG), é de uma mulher, mas não de Eliza Samudio, ex-amante do jogador desaparecida desde o início de junho. O material foi encontrado em perícia realizada em 13 de junho.
O delegado chefe do Departamento de Investigações de Belo Horizonte, Edson Moreira, afirmou que a prova pode ter sido "plantada". "Na primeira vistoria feita não tinha sangue. Na segunda vistoria, foi encontrada uma grande parte de sangue, o que pode ser para tumultuar as investigações", argumentou.
Segundo o delegado, o sítio não poderia ter sido interditado, já que a legislação brasileira não permite esse tipo de lacre, para ficar o tempo todo à disposição da polícia. Moreira disse ainda que a possibilidade de o corpo carbonizado encontrado no interior de São Paulo ser de Eliza é "praticamente zero". Os restos mortais foram achados no dia 26 de junho em Cachoeira Paulista e estão em análise na capital paulista.
Na quinta-feira, o advogado que defende Bruno e outros seis acusados, em entrevista à Rádio Bandeirantes, em São Paulo, disse que recebeu informações de que Eliza teria sido vista em um shopping em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Ele ressaltou que foi apenas uma denúncia e que ainda não recebeu nenhuma imagem.
"Quem falar que a Eliza está viva está com alucinação, deve ter tomado algum alucinógeno. Ela está morta", disse o delegado, reagindo às declarações divulgadas pela defesa. O delegado também confirmou, nesta sexta-feira, que Bruno será indiciado como mandante do assassinato..
Televisão
O goleiro recebeu hoje uma televisão de 14 polegadas de seu advogado. O jogador está preso na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG) há 16 dias. Ele também passou a ter direito ao banho de sol no presídio, que pode variar de 30 minutos a duas horas, dependendo da disponibilidade de agentes penitenciários para acompanhá-lo.
Mesmo assim, Bruno continua isolado sem qualquer contato com outros presos. O atleta está em um pavilhão de triagem, numa cela individual de seis metros quadrados, onde há uma cama, um vaso sanitário, um chuveiro e uma pia.
Além de Bruno, outros cinco suspeitos de participar do sumiço de Eliza também estão presos na penitenciária.

CBF convida Mano Menezes e já fala na primeira convocação

Horas depois da negativa oficial de Muricy Ramalho, a CBF fez um convite para Mano Menezes assumir a Seleção Brasileira. O técnico, que comandou o treino do Corinthians na tarde de sexta-feira, só deve dar a resposta positiva em uma coletiva no sábado, após o treino marcado para às 9h30m no Parque São Jorge. Andrés Sanchez, mandatário alvinegro, já liberou o treinador para acertar com a CBF.
A informação foi confirmada por Ricardo Teixeira em nota oficial divulgada no site da CBF. Em tom otimista, o presidente da CBF mostra que já conta com Mano Menezes para fazer na segunda-feira a primeira convocação após a Copa do Mundo 2010.
- Conversei com muitas pessoas, assisti a debates em vários programas esportivos e ouvi também torcedores para chegar a três nomes. O que determinou a escolha foi o entendimento de que é necessária uma imediata renovação na Seleção Brasileira, o que o Mano Menezes iniciará já na convocação para o amistoso do dia 10 de agosto contra os Estados Unidos - disse Ricardo.
No comunicado oficial, a CBF faz elogios ao treinador do Corinthians. "Mano Menezes atende plenamente ao projeto traçado pela CBF. Técnico que conquistou o respeito pelo seu trabalho à frente do Grêmio e agora no Corinthians, marca a sua trajetória pelo equilíbrio e tem como característica o fato de gostar de trabalhar e lançar jovens jogadores."
A CBF informou ainda que Mano terá apoio irrestrito para assumir o cargo.
- O mais importante na escolha é o senso comum da importância da filosofia de renovação que será posta em prática. Tenho a absoluta confiança de que esse trabalho será feito com sucesso nessa trajetória que terminará em 2014 - disse Ricardo Teixeira.