16 setembro 2009

18ª Fenasoja lançada na Argentina

O tradicional intercâmbio cultural entre brasileiros e argentinos, na Fronteira Noroeste do Estado através da parceira entre Fenasoja (Brasil) e Fiesta Nacional Del Imigrante de Oberá (Argentina), permitiu que mais uma vez uma comitiva da feira brasileira fosse lançar o evento no país vizinho. Argentinos, em seu país, foram convidados, no último sábado, dia 12, a visitar a 18ª Fenasoja.
A comitiva composta pelo presidente da 18ª Fenasoja, Marlon Luís Saling, o prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, Presidente da Comissão do Conesul da 18ª Fenasoja, Lotário Wallauer, Coordenador Geral da 18ª Fenasoja, Cléo Antonio Rockenbach e Secretário Municipal de Administração. Heitor Henrique Cardoso, estiveram no palco central do Parque das Nações de Oberá, na Argentina, durante a 30ª Fiesta Nacional Del Imigrante, lançando a 18ª Fenasoja.
Lotário Wallauer convidou a comunidade Oberenha a prestigiar e visitar a 18ª Fenasoja: “durante a 17ª Fenasoja, em torno de três mil visitantes estrangeiros estiveram na Feira, queremos manter esta visitação”. Marlon Salling enfatizou a importância da Fenasoja no âmbito do desenvolvimento econômico regional, destacando o trabalho voluntário dos integrantes da Comissão Central.
O prefeito Orlando Desconsi ressaltou a importância da Fenasoja, bem como de outros grandes eventos como o Hortigranjeiros, Musicanto, Oktoberfest, Indumóveis, Festa das Etnias, que divulgam o nome do município de Santa Rosa. Reforçou também o convite.
Uma comitiva argentina esteve em Santa Rosa, no mês de agosto, divulgando a 30ª Fiesta Nacional del Imigrante. A 18ª Fenasoja ocorre de 30 de abril a 09 de maio de 2010 no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.

Tucunduva sedia reunião da Associação dos Prefeitos

Dia 10 de setembro foi um dia histórico para o Município de Tucunduva, pois além da comemoração do Cinqüentenário Político-Administrativo, teve a oportunidade de receber os Prefeitos dos 20 municípios da região da Grande Santa Rosa/Fronteira Noroeste. A referida reunião ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Tucunduva onde a principal pauta foi sobre a atual situação de dificuldades financeiras dos Municípios.
No mesmo horário, na Sala dos Conselhos da Prefeitura Municipal, realizou-se a 3ª reunião do Conselho dos Secretários Municipais de Administração, Governo, Planejamento, Fazenda e Assessorias Jurídicas. Na oportunidade foi apresentado um painel sobre “A Importância da Gestão Pública para o Desenvolvimento” proferida pelo Professor Claudio Edilberto Höfler, Pró-Reitor da Unijuí - Campus Santa Rosa e após dirimiu-se assuntos técnicos e jurídicos diversos.

As noites da Semana Farroupilha em Três de Maio apresentam cardápio variado

A programação tradicionalista em Três de Maio, prossegue no CTG Troperios do Buricá, nas comemorações da Semana Farroupilha 2009.
Como já é tradicional em Três de Maio, o CTG Tropeiros do Buricá desenvolve os eventos durante a semana, em parceria com escolas e entidades do município. Na noite desta terça-feira (15), foi a vez dos amigos da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Misto desenvolverem a programação, quando serviram um jantar que teve no cardápio o churrasco bem campeiro.
Na noite desta quarta-feira (16), será a vez da Escola Castelo Branco servir o tradicional matambre recheado. Às 20h desta noite, aqueles que adquiriram cartões serão recepcionados no Tropeiros do Buricá.
A programação no CTG Tropeiros do Buricá, terá ainda na sexta-feira à noite, jantar a cargo do Colégio Dom Hermeto, no sábado às 10h da manhã, Desfile Farroupilha, e no domingo serão assados mil quilos de carne na campeira na campeira do Parque Edibaldo Stiguelmeier. Do mesmo local, também a Rádio Colonial AM irá apresentar ao vivo o programa Fogo de Chão, das 11he15min às 2h da tarde.

Definida programação do Dia de Campo de Inverno

O cultivo de trigo será destaque no Dia de Campo de Inverno, promovido pela SETREM em parceria com a Cotrimaio, Sicredi e Emater, no próximo dia 28, segunda-feira. O evento que terá início às 14h, no Campus SETREM em Três de Maio, terá três estações: ‘Qualidade do Trigo na Visão da Indústria’, com a Doutora em Qualidade Tecnológica, Eliana Maria Guarienti; ‘Manejo da Buva a partir dos cultivos de inverno’, com o Engenheiro Agrônomo, Dr. Mário Antonio Bianchi e o ‘Comportamento de cultivares de trigo da Fundacep, Coodetec e Embrapa’, sendo ministrado por pesquisadores destas instituições.