16 setembro 2013

Polícia Rodoviária Federal realiza estudo para instalação de um posto de atendimento na região

De acordo com o prefeito em exercício, o município estudará
as áreas que serviriam para abrigar o posto da PRF
Representantes da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Edmilson Schopf e o chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da 10º Delegacia de Ijuí, Vilmar Keske, estiveram em Santa Rosa para uma reunião com o prefeito em exercício Paulo Roberto dos Santos. A pauta principal foi a possível viabilização da instalação de um Posto de Atendimento da PRF na região. Os secretários Fernando Borella e Amauri Giovelli também participaram do encontro, que ocorreu no gabinete do prefeito.

De acordo com o prefeito em exercício, o município estudará as áreas que serviriam para abrigar o posto da PRF.

“A nossa região está em pleno desenvolvimento e necessita urgente de um posto de atendimento da PRF”, avalia Borella.

A solução fácil para a roupa difícil de lavar

Travessa Pedro Krever, 46, Tel: 3535-2056

Sistemas de Informação conquista destaque em avaliação

Certificação de qualidade do curso foi publicado no Guia
do Estudante 2013 da Editora Abril
O curso superior de bacharelado em Sistemas de Informação da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) está entre os melhores do país em sua área, conquistando novamente a classificação “três estrelas”, em uma escala até cinco, na avaliação realizada pela Editora Abril, no Guia do Estudante 2013. A notícia foi comemorada pela direção da Instituição, pela coordenadora do curso e pelos acadêmicos. Em 2009, a SETREM já havia recebido a mesma certificação.
               
Vera Lúcia Lorenset Benedetti, coordenadora de Sistemas de Informação, explica que a avaliação durou um ano, sendo realizada de julho de 2012 a julho deste ano, e vários fatores contribuíram para essa importante conquista. Ela destaca que a avaliação foi extremamente criteriosa e exigente. “Encaminhamos todas as informações solicitadas pelos grupos avaliadores que, posteriormente, conferiram um a um os dados enviados. Eles analisaram todo o curso, desde a nossa infraestrutura, bibliografia da área, qualificação dos professores e índice de empregabilidade de nossos egressos. Essa é mais uma importante conquista que alcançamos”.
               
A coordenadora conta que atualmente há 120 alunos regularmente matriculados em Sistemas de Informação na SETREM. O curso é reconhecido nacionalmente pelo MEC, com conceitos máximos em infraestrutura, docentes e plano pedagógico. A coordenadora enfatiza que o reconhecimento vem também pelo mercado de trabalho, tendo em vista que os profissionais formados na Instituição alcançam 95% de empregabilidade. “É um curso de graduação da área da computação com enfoque principal em projetos, análises e desenvolvimento de sistemas. Ele tem foco na formação de profissionais com conhecimento dos processos dos diferentes setores das empresas, para melhor aplicação e resolução dos problemas, através da Tecnologia da Informação”, ressalta.
               
A certificação da Editora Abril, segundo Vera, representa mais uma vitória para a SETREM, os professores e os acadêmicos. “É a comprovação da aceitabilidade do trabalho realizado pelo curso na comunidade regional e nacional. Esse reconhecimento mostra que estamos sendo competentes na formação de nossos estudantes, o que também é comprovado pela aceitação dos acadêmicos e egressos de Sistemas de Informação no mercado de trabalho”, finaliza.

Marido que assassinou bancária é levado para a cadeia em Santa Maria

Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS
O autor confesso do assassinato da bancária Betania Furlan Miolo, 33 anos, foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), ainda nesta segunda-feira. Eldemir Luiz Miolo, 35 anos, estava sob custódia da Brigada Militar em um hospital, de onde recebeu alta no início da tarde. Uma viatura da BM buscou o suspeito e o entregou à Polícia Civil.

Por volta das 14h do dia 7 de setembro, Miolo executou Betania com cinco tiros, em frente à residência do casal, em uma rua paralela à ERS-509, Faixa Velha de Camobi. Miolo estava hospitalizado desde o dia do crime, quando tentou se matar com uma lâmpada na cela onde aguardava para prestar depoimento na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Sua prisão preventiva foi decretada dois dias depois do crime.

Conforme o advogado Bruno Menezes, um dos responsáveis pela defesa de Miolo, como seu cliente ainda não tem condições para falar, pois passou por uma cirugia na garganta, ele não prestará depoimento neste momento. Por isso, o autor confesso do crime foi encaminhado diretamente à Pesm.

SETREM participa de Dia de Campo sobre cultivo da canola

Dividido em várias estações, evento esclareceu diversas
questões referentes ao manejo da cultivar
Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária (CTA) e do bacharelado em Agronomia da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) participaram, na terça-feira, 10, do Dia de Campo sobre a cultura da canola, realizado em Giruá. Acompanhados pelos professores Nelson Smola, Cinei Riffel, Marcos Garrafa e Claudinei Schmidt, os alunos passaram por várias estações em que foram esclarecidas questões referentes ao manejo da cultivar. Os conhecimentos englobaram densidade, espaçamento e profundidade de plantio, a adubação de base e cobertura, o controle de ervas daninhas, pragas e doenças, além do momento e forma de colheita.

Segundo o professor Smola, em 2013 foram cultivados no Brasil aproximadamente 40 mil hectares de canola, diante de um cenário em que a demanda pelo produto pode facilmente exigir uma área de 100 mil hectares. “Com a introdução de novas cultivares e tecnologias, a aposta é que haverá um aumento de área para os próximos anos, pois no inverno, no Rio Grande do Sul, existem muitos espaços que não são cultivadas com trigo”, explica.

O cultivo da canola é uma excelente alternativa de rotação de culturas para o inverno e a introdução de uma nova espécie quebra o ciclo de doenças e pragas. Há, também, a possibilidade de se aplicar herbicidas para o controle de ervas daninhas de difícil controle na cultura do trigo. “Devido a grande extração de nutrientes pela cultura da canola, ela deve ser plantada em áreas de alta fertilidade. Com o lançamento de novas cultivares, que apresentam rendimentos em torno de 2,4 mil kg/ha e com preços superiores ao preço da saca de soja, certamente é uma cultura rentável”, conclui o professor.

Menino Eduardo Rieger saiu da UTI e encontra-se internado no quarto do Vida e Saúde

Foto: Arquivo pessoal da família
O menino tresmaiense Eduardo Rafael Riger, 10 anos, que foi vitima de um atropelamento no último dia 12 de setembro, apresenta melhoras e encontra-se em estado estável.

A informação é da acessória do Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, onde o menino encontra-se internado. Depois de ficar por mais de três dias na UTI, na manhã desta segunda-feira (16), Eduardo passou para o quarto da Unidade Pediatria do Hospital Vida e Saúde.

Polícia investiga morte de criança de seis anos em Santiago

Foto: Arquivo pessoal da família
A Polícia Civil de Santiago, na Região Central do Rio Grande do Sul, investiga a morte de uma criança de seis anos, no dia 7 de setembro, depois de ela sofrer uma parada cardiorrespiratória. No dia anterior ela havia sido internada. A família alega demora no atendimento no Hospital de Caridade do município. Segundo a mãe, ela estava com febre e falta de ar, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.

"Eles demoraram para atender, ela chegou às 13h, e o médico apareceu às 17h. Minha filha passou mal a noite inteira, e ele simplesmente deixou de medicar ele, se negando que ela tinha alguma coisa", disse Carla Becker, mãe de Ciane.

A vó Georgina lembra com carinho da bisneta. "Quando eu chegava ela saía correndo de braços abertos para me abraçar”.

A família registrou uma ocorrência policial e um inquérito foi aberto para apurar se houve negligência ou imprudência por parte dos profissionais de saúde que atenderam a criança. Deve ser pedida a exumação do corpo da menina.

A polícia também investiga as circunstâncias do nascimento de um menino que teria sofrido uma lesão no braço durante o parto realizado no mesmo hospital. Yuri não consegue movimentar o braço esquerdo. O bebê nasceu no dia 17 de julho, de parto normal.

"Estourou a bolsa, (a mãe) perdeu todo líquido, e o bebê não desceu. Então ele (médico) tinha que na hora fazer uma cesária", disse Rosalino Oliveira, pai da criança.

A direção do hospital admitiu que a lesão ocorreu durante o parto, mas alega divergências sobre a informação do peso do bebê em um ultrassom, realizado em outro hospital, e que foi constatado na hora do parto. A informação teria servido de subsídio para decisão do médico.

O hospital também abriu uma sindicância para apurar a circunstância da morte de Ciane e afastou o pediatra que atendeu a menina.

"Em uma prévia, o que foi apurado pela direção técnica do hospital é que foi cumprida a rotina medicamentosa, e o médico fez a visita à paciente. Maiores detalhes poderemos dar no final da sindicância, com informações mais precisas e concretas", afirmou Ruderson Mesquita, administrador do hospital.

Os dois inquéritos policiais devem ser concluídos ainda nesta semana.

Motoristas descontrolados provocam danos no centro de Três de Maio

Foto: Paulo Marques
A madrugada de sábado para domingo (14 e 15), foi movimentada no trânsito de Três de Maio, e teve relatos de populares que presenciaram fatos ocorridos com motoristas visivelmente descontrolados ao volante.

Entre os acontecimentos, foram vistos motoristas subirem em calçadas e até mesmo em um dos casos uma batida em um automóvel que estava estacionado na Av. Uruguai.

Na Av. Santa Rosa, no clarear do dia deste domingo um motorista subiu na calçada próximo a sede do Cooperjonal, derrubou uma placa de sinalização de trânsito e algumas plantas, conseguindo voltar a pista de rolamento e seguindo em alta velocidade como se nada tivesse acontecido.

Dó Ré Mi - Roupas, calçados, brinquedos e acessórios infantis

Av Senador Alberto Pasqualini, 225, Tel: 9695-2616

Veículos colidem e duas pessoas ficam feridas na BR 285

Duas pessoas ficaram feridas no acidente
Por volta das 13:45h deste domingo (15) ocorreu uma colisão no trevo da BR 285, acesso à Rua São João, em São Luiz Gonzaga. Envolveram-se no acidente, os veículos GM Corsa  e o GM Monza, ambos de São Luz Gonzaga.

Os motoristas dos veículos saíram ilesos, no entanto, os caronas do Corsa e do Monza, ficaram feridos e precisaram ser conduzidos pela Samu ao Hospital de Caridade de São Luiz Gonzaga, mas estão fora de perigo.