07 junho 2009

Marinha e Aeronáutica encontram mais três corpos

Os oficiais da Marinha e Aeronáutica anunciaram por volta de 10h30min, em Recife, que foram encontrados, na madrugada deste domingo, mais três corpos de possíveis passageiros do voo da Air France, desaparecido há uma semana na rota Rio de Janeiro-Paris. Com o anúncio, somam-se cinco corpos resgatados até o momento, já que outros dois corpos haviam sido localizados no sábado.
As autoridades da Marinha e Aeronáutica anunciaram ainda que outros corpos foram avistados pelos navios que realizam as buscas em alto-mar. Os cinco corpos devem chegar nesta segunda à Ilha de Fernando de Noronha, levados pela fragata Constituição. Ainda não há identificação do sexo dos últimos corpos resgatados e nem previsão de quando eles chegarão a Recife, onde será feita a perícia para a identificação das vítimas.
Poltronas com características iguais às de aviões da Air France e centenas de objetos pessoais foram recolhidos na área do acidente, onde as buscas se concentram na região a 70 quilômetros do local onde foi enviado o último sinal do Airbus. Segundo informações divulgadas pelos comandos da Marinha e Aeronáutica, durante entrevista coletiva, não existe dúvida de que o material recolhido no mar seja dos destroços do Airbus que fazia o voo 447.

Button quebra tabu da pole na Turquia e vence a sexta na temporada

A boa fase de Jenson Button encerrou o tabu do GP da Turquia, que nunca havia tido um vencedor que não largasse da primeira posição. O inglês ultrapassou o pole position Sebastian Vettel logo na primeira volta e seguiu para a sua sexta vitória em sete corridas na temporada de Fórmula 1, a quarta consecutiva.
Button dispara na liderança do Mundial de Pilotos com 61 pontos, aumentando a vantagem em relação a Rubens Barrichello, que largou mal e nem chegou a completar a prova. Felipe Massa, que havia vencido as três últimas na Turquia, ganhou uma posição em relação à largada e ficou em sexto. Nelsinho Piquet foi o 16º.
O abandono de Barrichello foi o primeiro da Brawn GP no ano. A equipe fica sem pontuar com seus dois pilotos pela primeira vez na temporada. O time de Ross Brawn vinha de duas dobradinhas seguidas, na Espanha e em Mônaco. Na Turquia, as Red Bulls completaram o pódio, com Mark Webber em segundo e Vettel em terceiro.
A primeira corrida em Istambul foi realizada em 2005 e, desde então, todos as quatro provas realizadas na Turquia tiveram como vencedores os pilotos que largaram na pole posotion. Button, que largou em segundo lugar, assumiu a ponta logo no começo e liderou até o final.
Barrichello, que estava otimista por largar no lado limpo da pista, teve sérios problemas e ficou parado na saída, caindo para o 12º lugar. Button aproveitou erro do líder e ultrapassou Vettel logo na primeira volta, e Massa pulou para quinto, mas foi superado por Rosberg e seguiu em sexto.
Barrichello logo partiu para cima de Kovalainen na briga pela 11ª posição. Chegou a ultrapassar na curva, mas o finlandês usou o Kers na reta e recuperou a posição. Rubens seguiu perdendo tempo atrás da McLaren e, na oitava volta, tocou na roda do rival e rodou, caindo para a 17ª posição.
A ultrapassagem sobre Hamilton, que estava mais pesado, foi mais fácil para Barrichello, que logo deixou Nelsinho para trás. O brasileiro da Brawn tratava de dar emoção à corrida, atacando os carros do pelotão intermediário. Mas, com a asa dianteira quebrada, Rubens teve que parar logo na 13ª volta.
Na 17ª volta, foi a vês do líder Button ir para os boxes. Após as primeiras paradas, o inglês conseguiu retomar a liderança de Vettel. Mas o alemão voltou mais leve e, na 24ª volta, começou a ameaçar o inglês. Mas o piloto da Red Bull teve que voltar aos boxes logo em seguida, e "liberou" o carro da Brawn na ponta.
Enquanto isso, nas últimas posições, Nelsinho Piquet voltou dos boxes atrás de Hamilton, mas passou o campeão mundial mostrando categoria. Ficou lado a lado com o inglês e ganhou a 16ª posição da McLaren após um "x".
Faltando 15 voltas para o final, Button foi para nova parada, seguido por Webber, que estava na vice-liderança, mas as posições se mantiveram. Faltando dez votlas para o final, Barrichello abandonou a corrida devido a problemas no câmbio. Seu companheiro, por outro lado, teve pista livre para vencer e disparar na liderança rumo ao título do Mundial.

Comissão de Agricultura aprova mudança em contrato de arrendamento rural

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na última terça, dia 2, o Projeto de Lei 4833/09, do deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), que permite ao arrendatário rural manifestar sua desistência em relação à continuidade do contrato de arrendamento por meio de simples declaração em cartório de registro de títulos e documentos.
Segundo o autor, o projeto busca apenas "corrigir uma falha" da lei vigente (4.504/64), para deixar claro que é o arrendatário, e não o arrendador, quem deve manifestar ou não desistência sobre a continuidade do arrendamento.
O relator, deputado Jairo Ataíde (DEM-MG), recomendou a aprovação do projeto.
— A proposição corrige de forma objetiva uma falha técnica que o deputado Moacir Micheletto detectou — afirmou Ataíde.
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.