26 agosto 2013

Duas pessoas morrem em acidente em Arroio do Tigre

Acidente ocorreu próximo à ponte sobre o Rio Jacuizinho
(Foto: Renoir Sampaio / Arquivo Pessoal)
Duas pessoas morreram em um acidente na manhã desta segunda-feira na RSC-481 em Arroio do Tigre, no Vale do Rio Pardo, próximo à ponte sobre o Rio Jacuizinho. Idolesia Rodrigues, 22 anos, e Edson dos Santos de Souza, 30 anos, morreram no local.

O veículo em que as vítimas estavam, uma camionete Strada com placas de Salto do Jacuí, que trafegava no sentido Estrela Velha - Arroio do Tigre, colidiu com uma Amarok com placas de Porto Alegre. O condutor do segundo veículo teve ferimentos leves e outros dois ocupantes não se feriram.

Homem cai de escada, é levado pela enxurrada e morre afogado no RS

Cidade de Montenegro  tem ruas alagadas após chuva
(Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)
Um homem morreu afogado nesta segunda-feira (26) devido aos alagamentos provocados pela chuva em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Defesa Civil, o jovem de 24 anos descia uma escada de madeira em sua casa quando os degraus quebraram. Ele caiu e foi arrastado pela enxurrada até parte inferior da casa, onde já havia grande acúmulo de água. É a primeira morte registrada em razão da chuva.

O acidente ocorreu na Rua Hortêncio Rodrigues no início da tarde desta segunda. Os vizinhos que testemunharam a cena tentaram salvá-lo. Eles chegaram a resgatar o homem e chamaram o Samu. No entanto, o jovem já chegou sem vida ao Hospital de Montenegro.

Em caso de cheia do Rio Cai, a orientação da prefeitura de Montenegro é para que os moradores ribeirinhos entrem em contato com o Corpo de Bombeiros. O Ginásio Azulão, no Parque Centenário, está preparado para receber quem necessitar ser deslocado. Segundo os bombeiros, cerca de 30 famílias já estão no ginásio.

Além do jovem, a chuva intensa no Rio Grande do Sul deixou um desaparecido. O Corpo de Bombeiros busca um homem de 54 anos que desapareceu na Barragem do Blang, em São Francisco de Paula, na Serra do Rio Grande do Sul. Os bombeiros da cidade trabalham com o auxílio de colegas
de Canela, na mesma região.

O último balanço divulgado pela Defesa Civil diz que aumentou para 7.224 o número de pessoas atingidas pela chuva. São 4.842 desalojadas e 2.380 desabrigadas. O nível do Rio dos Sinos está 5,2 metros acima do normal em Campo Bom e 2,2 acima em São Leopoldo. Já o Rio Jacuí subiu 3,7 metros na Barragem Dona Francisca. Em Bom Retiro do Sul, a enchente foi provocada porque o Rio Taquari está 14 metros acima do normal. O Rio Caí subiu 10,8 metros.

Os rios das Antas, Paranhana, Caí, Taquari e o Arroio Sapucaia, na Região Metropolitana de Porto Alegre, transbordaram e a água invadiu áreas urbanas, atingindo residências e deslocando famílias para abrigos improvisados.

As cidades mais atingidas são Porto Alegre, Parobé, Esteio, São Sebastião do Caí, Bento Gonçalves, Cotiporã, Venâncio Aires, Lajeado, Estrela, Colinas, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Taquari, Bom Retiro do Sul, Vale Real, Encantado, Eldorado do Sul, Santo Antônio da Patrulha e São Jerônimo.

Unidade da Embrapa deve ser instalada em Três de Maio

Unidade da Embrapa deve ser instalada em Três de Maio
A informação é do assessor parlamentar Jorge Lemainski, em entrevista a Rádio Colonial.

O anúncio oficial deve ser feito dia quatro de outubro durante o Seminário de Integração Lavoura-Floresta que vai ser realizado em Três de Maio pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Caio Rocha.

A unidade local da Embrapa terá o status de demonstrativa e vai desenvolver pesquisas sobre o sistema de integração lavoura-pecduária-floresta nas propriedades da região deve ser instalada na Setrem em uma área de 5 ha.

Ainda não está definida a área em que a unidade vai realizar suas pesquias. Embrapa tem unidades em Passo Fundo (Trigo), Pelotas (Clima Temperado) e Bagé (Pampa).

Sessão de autógrafos do livro “Avesso”

Todas as histórias narradas foram realmente vividas pelo
psicólogo da SETREM, Jorge Falkembach
O psicólogo institucional da SETREM, Jorge Falkembach, participa da noite de autógrafos de seu livro “Avesso”. O evento será realizado na terça-feira, 27, às 19h, no Auditório 526, no campus. A publicação tem 158 páginas e está sendo comercializado por R$ 25.
               
A obra contém três textos: a história Uma fantasia infantil foi escrita em setembro de 2010; Uma saia mais que justa é um texto que dá conta de acontecidos em 2007, mas que foi rememorado/escrito em maio de 2012, e Capivara e eu foi escrito em 2005, baseado em acontecimentos de dois de abril daquele ano.

Todas as histórias narradas foram realmente vividas. “Os textos não guardam ordem sequencial para lê-los. São três momentos, três narrativas que não se amarram em objetividades de início, meio e fim, mas, por certo, dão conta de uma subjetividade que teve início e que um dia terá fim”, descreve Falkembach.

Colisão deixa uma pessoa morta na RSC-453, em Caxias do Sul

Civic bateu em poste no canteiro central e invadiu pista
contrária (Foto: Anderson Carpes / Agência RBS)
Um acidente entre quatro veículos resultou na morte de uma mulher às 6h50min desta segunda-feira em Caxias do Sul. A colisão ocorreu no Km 3 da RSC-453, em frente ao shopping Iguatemi.

A vítima foi identificada como Andressa Dalle Grave Boff, 29 anos. Ela conduzia um Civic no sentido Caxias-Farroupilha quando saiu da pista, bateu em um poste no canteiro central, invadiu a pista contrária e colidiu de frente com uma van.

Na sequência, um motociclista de 54 anos também ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital Pompéia. Ele está com quadro de saúde estável. O quarto veículo, um ônibus, acabou invadindo o acostamento para não colidir.

O trânsito chegou a ficar bloqueado nos dois sentidos. Por volta das 8h, no entanto, o fluxo era lento apenas no sentido Farroupilha-Caxias. Dois caminhões do Corpo de Bombeiros auxiliam no atendimento.

Professores do Cardeal Pacelli anúnciam paralisação até sexta-feira

Maioria dos professores estaduais está dando aula
normalmente
Conforme levantamento do repórter Fabrício Dockhorn da Rádio Colonial, na Escola São Franciso sete dos 12 professores do turno da manhã paralisaram as atividades. Na Escola Castelo Branco, apenas um professor está em greve.

No Instituto Cardeal Pacelli, os professores decidiram que até sexta-feira (30/08), não terá aula. Na sexta-feira os professores voltarão a se reunir para uma nova definição.

A diretora do 35º Núcleo do Cpers/Sindicato, Vera Lesses, está visitando pessoalmente as escolas para tentar convencer os professores a aderirem ao movimento. Segundo ela, existem motivos de sobra para a greve.

A categoria reivindica o pagamento do piso nacional do magistério, atualmente fixado em R$ 1.567,00 para uma jornada de 40 horas de trabalhos semanais, além da criação de um piso salarial (com o mesmo valor do piso dos professores) para os funcionários de escola, a regularização das promoções e a suspensão da reforma do Ensino Médio.

SETREM: Estudantes de Psicologia visitam unidade de semiliberdade da FASE

Eles conheceram as experiências e os desafios dos
profissionais que atuam no local, bem como práticas
de socialização e reinserção do jovem na sociedade
Acadêmicos de Psicologia da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), acompanhados pela coordenadora e professora do curso, Lilian Winter, realizaram na quarta-feira, 21, uma visita técnica a uma das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE) de Santo Ângelo: a Casa de Atendimento de Semiliberdade, voltada a jovens infratores da região.

A unidade tem capacidade para acolher até 20 jovens, mas atualmente apenas oito são atendidos no local, todos com faixa etária entre 12 e 21 anos. “Esta visita partiu do interesse das alunas do 8º e 10º semestres em conhecer o fazer psi na área jurídica, as articulações com a rede de saúde, educação e assistência dos municípios que têm jovens cumprindo medidas sócio-educativas. Além disso, o contato com os profissionais que atuam no local permitiu ampliar os conceitos sobre as práticas da clinica ampliada e a promoção de saúde”, explica Lilian.

O grupo foi recebido pelo diretor da Casa, o psicólogo Gerson Pereira, profissional que participou da VI Jornada de Psicologia falando sobre Adolescentes Infratores e Medidas Socioeducativas. “Os estudantes participaram de uma roda de conversa, na qual a equipe técnica compartilhou com eles as experiências vivenciadas, a rotina, os desafios e as práticas de socialização e reinserção do jovem na sociedade”, conclui a coordenadora.

Garota Apaeana 2013 é de Três de Maio

Ianaél Zonta Dutra é Garota Apaeana
A vencedora foi a jovem Ianaél Zonta Dutra, 1ª princesa ficou com Solange Viviane Ribeiro, e a 2ª princesa, para Andressa Eschtiler da Fonseca.

A APAE de Santa Rosa foi sede mais uma vez da final da escolha da Garota Apaeana. Na edição deste ano, nove candidatas concorreram ao título. Elas representaram as APAEs de Humaitá, Alegria, Independência, Tuparendi, Três de Maio, Horizontina, Santo Augusto, Giruá e Santa Rosa.

A vencedora foi a jovem Ianaél Zonta Dutra, de Três de Maio. O título de 1ª princesa ficou com Solange Viviane Ribeiro, de Giruá e, de 2ª princesa, para Andressa Eschtiler da Fonseca, de Alegria.