26 agosto 2013

Homem cai de escada, é levado pela enxurrada e morre afogado no RS

Cidade de Montenegro  tem ruas alagadas após chuva
(Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)
Um homem morreu afogado nesta segunda-feira (26) devido aos alagamentos provocados pela chuva em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. De acordo com a Defesa Civil, o jovem de 24 anos descia uma escada de madeira em sua casa quando os degraus quebraram. Ele caiu e foi arrastado pela enxurrada até parte inferior da casa, onde já havia grande acúmulo de água. É a primeira morte registrada em razão da chuva.

O acidente ocorreu na Rua Hortêncio Rodrigues no início da tarde desta segunda. Os vizinhos que testemunharam a cena tentaram salvá-lo. Eles chegaram a resgatar o homem e chamaram o Samu. No entanto, o jovem já chegou sem vida ao Hospital de Montenegro.

Em caso de cheia do Rio Cai, a orientação da prefeitura de Montenegro é para que os moradores ribeirinhos entrem em contato com o Corpo de Bombeiros. O Ginásio Azulão, no Parque Centenário, está preparado para receber quem necessitar ser deslocado. Segundo os bombeiros, cerca de 30 famílias já estão no ginásio.

Além do jovem, a chuva intensa no Rio Grande do Sul deixou um desaparecido. O Corpo de Bombeiros busca um homem de 54 anos que desapareceu na Barragem do Blang, em São Francisco de Paula, na Serra do Rio Grande do Sul. Os bombeiros da cidade trabalham com o auxílio de colegas
de Canela, na mesma região.

O último balanço divulgado pela Defesa Civil diz que aumentou para 7.224 o número de pessoas atingidas pela chuva. São 4.842 desalojadas e 2.380 desabrigadas. O nível do Rio dos Sinos está 5,2 metros acima do normal em Campo Bom e 2,2 acima em São Leopoldo. Já o Rio Jacuí subiu 3,7 metros na Barragem Dona Francisca. Em Bom Retiro do Sul, a enchente foi provocada porque o Rio Taquari está 14 metros acima do normal. O Rio Caí subiu 10,8 metros.

Os rios das Antas, Paranhana, Caí, Taquari e o Arroio Sapucaia, na Região Metropolitana de Porto Alegre, transbordaram e a água invadiu áreas urbanas, atingindo residências e deslocando famílias para abrigos improvisados.

As cidades mais atingidas são Porto Alegre, Parobé, Esteio, São Sebastião do Caí, Bento Gonçalves, Cotiporã, Venâncio Aires, Lajeado, Estrela, Colinas, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Taquari, Bom Retiro do Sul, Vale Real, Encantado, Eldorado do Sul, Santo Antônio da Patrulha e São Jerônimo.