08 junho 2010

Exército realiza operação em Santiago

Santiago é uma das cidades gaúchas onde ocorre, até sexta-feira, a Operação Fronteira Sul, promovida pelo Comando Militar do Sul. O objetivo é combater tráfico de drogas, contrabando e crimes ambientais em cidades fronteiriças.

A operação é realizada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No total, são 5 mil homens. Apenas no Estado, são 3 mil. Os militares realizam barreiras para fiscalização de veículos e patrulhamento. O Exército conta com a ajuda da Marinha, da Força Aérea, das polícias e de órgãos de fiscalização, como o Ibama.

Lula acusa adversários de querer vencer no 'tapetão'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou nesta terça-feira seus adversários de querer ganhar as eleições "no tapetão". Sem citar nomes, Lula disse que tem "gente falando demais, torcendo demais".
Durante entrevista à rádio Jangadeiro FM, em Fortaleza, Lula mencionou as cinco multas impetradas contra ele pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por campanha antecipada para a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.
Sobre as multas do TSE, ele reconheceu que, como presidente, lhe cabe ser o exemplo no cumprimento das leis. Mas alegou que havia uma interpretação da legislação eleitoral e que esta acabou sendo modificada.
— O presidente da República não pode transgredir as leis. Agora, é importante que a gente fique atento. Estou cheio de adversários que, com preocupação de me enfrentar na campanha, começam a querer ganhar o jogo no tapetão. E esse País vai exercitar a democracia até as últimas consequências. Todos nós temos um ritual de campanha proibido e permitido pela legislação. Acho que ninguém quer transgredir a lei. Se houver excesso, obviamente, que cada um de nós deve ser punido — avisou Lula.
— Mas eu tenho ouvido gente falar demais. Tenho ouvido gente torcer demais. Tem gente falando de coisas que não deveriam falar. Também porque tem um tipo de gente que não deveria ter. O cidadão abre a geladeira de manhã para pegar uma água e já dá uma entrevista achando que é uma televisão. Vai para o banheiro, liga o barbeador para fazer a barba, e já começa achar que é um microfone e começa a falar. Acho que tem gente falando demais sobre essa questão. Gente fazendo insinuações demais, gente fazendo interpretações demais. E eu acho que isso não é bom para a democracia — condenou.
O presidente disse ainda que vai se defender de todos os processos:
— Alguns nós podemos perder. Outros nós podemos ganhar. Mas sempre trabalhando de acordo com a Justiça brasileira porque cabe aos governantes serem os primeiros a respeitar a legislação.
Lula aproveitou a entrevista para elogiar o deputado federal Ciro Gomes (PSB), que continua nos Estados Unidos desde que teve sua candidatura à Presidência minada. Ao lado do irmão do deputado, o governador do Ceará, Cid Gomes, Lula disse devia muito a Ciro.
— Eu tenho um companheiro aqui no Ceará a quem eu devo muito. Foi meu ministro e foi um contribuinte extraordinário. Nos momentos mais difíceis, o Ciro Gomes esteve ao meu lado. Teve muita gente que me ajudou e eu sou um homem que não esqueço um amigo no meio do caminho. Sou um homem que faço da política uma relação de amizade. Quando gosto de uma pessoa eu gosto de verdade, ou seja, não é porque a pessoa está bem ou está mal que estou do lado dela. Se for meu amigo estou do lado dele em qualquer que seja a circunstância, porque amigo a gente não herda. Amigo a gente constrói numa relação de amizade — disse Lula.
A entrevista exclusiva à Jangadeiro FM, que pertence ao senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), foi o primeiro compromisso de Lula no Ceará, Estado onde ele dá início a uma série de visitas que fará ao Nordeste do País.

BM realiza buscas a três suspeitos em Pejuçara

No Noroeste, a Brigada Militar (BM) está realizando buscas a três homens suspeitos, no interior de Pejuçara, em Linha Jacicema. Os homens estavam em um Renault Logan Prata, que havia sido furtado em Guaramirim, Santa Catarina (SC), e quando viram a viatura da BM abandonaram o carro e fugiram para um matagal.
Dentro do carro foram encontrados maçarico, miguelitos, munição e uma arma calibre 12. No matagal foram encontradas uma lanterna e outra arma.
Cerca de 25 homens das BMs de Panambi, Cruz Alta e Palmeira das Missões participam das buscas. A suspeita é de que o trio pretendia roubar bancos na região de Panambi.

Grupo holandês terá 30% do banco Sicredi

A companhia holandesa de serviços financeiros Rabobank adquiriu participação de 30% do Banco Cooperativo Sicredi. Com a operação, a expectativa é de que o setor agropecuário gaúcho obtenha novas fontes de financiamento de longo prazo e possibilidade de negócios no Exterior facilitados.
A proposta é que o Rabobank, responsável por 84% do financiamento rural da Holanda, forneça assistência técnica ao banco gaúcho, compartilhando experiências e facilitando o acesso do agronegócio brasileiro ao mercado internacional.
– Temos atuação muito forte na agricultura familiar. Queremos qualificar a participação em fontes de longo prazo especialmente aos pequenos produtores por meio do financiamento de exportação de commodities e importação de insumos agrícolas – afirma Ademar Schardong, presidente executivo do Sicredi.

Mais de 2 mil pacotes de cigarros contrabandeados são apreendidos no Estado

Um carga de cigarros contrabandeados foi apreendida na Polícia Federal de Santo Ângelo. São cerca de 1,1 mil pacotes que estavam em um carro e foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal em uma barreira próximo a Palmeira das Missões.
O motorista do veículo que transportava os cigarros foi encaminhado ao presídio de Santo Ângelo e a carga está na delegacia da Polícia Federal. Segundo os policiais, o produto, provavelmente vindo do Paraguai, será encaminhado à Receita Federal.
Outra carga de cigarros contrabandeados foi encontrada em um carro abandonado próximo a São Martinho. Em um Monza, a polícia encontrou cerca de 1,3 mil pacotes. Ninguém foi preso.

Marketing Pessoal é tema de workshop durante a Expoterneira

Sem dúvida, a postura e o posicionamento do funcionário na organização são muito importantes. Determinam o sucesso profissional do indivíduo, bem como, da empresa. Pensando nisto, a SETREM oportunizou no último sábado, dia 05, durante a I Expoterneira, em Três de Maio, um wokshop tendo como temática central ‘O que faz diferença para o profissional crescer na indústria?’.
O evento foi gratuito e aberto a comunidade. Participaram em maior número colaboradores de indústrias da região. Iniciou as exposições, Danielle Dalla Corte Polo, Psicóloga e Especialista em Gestão de Cooperativas, que abordou a importância do marketing pessoal para o crescimento individual e profissional. “Precisamos pensar na imagem que estamos transmitindo, pois levamos a marca da empresa que atuamos. A questão envolve a apresentação pessoal, a comunicação e principalmente, o posicionamento emocional”, revela.
Na ocasião explanaram ainda as psicólogas Evandir Barasuol e Lilian Winter, enfocando o trabalho em equipe como força motivacional e Fernando Wipchinski, Engenheiro Civil e Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho, sobre segurança no trabalho, causas e atitudes de acidentes.
À tarde, uma nova temática foi apresentada: ‘Já pensou em ter sua própria indústria em casa?’. Neste, o Mestre em Administração, Luis Carlos Zucatto, enfatizou o empreender, detectando e potencializando oportunidades de negócio, bem como, a análise da viabilidade e estruturação econômico-financeira para tal. “O serviço de facção, terceirização da mão-de-obra pelas indústrias (corte e costura de peças pré-concebidas), vem crescendo muito no Brasil, cerca de 5% ao ano”, destaca.
Em nossa região o palestrante enfatiza o setor de uniformes industriais e escolares. “Quem deseja iniciar um negócio este é um bom setor. Pode-se iniciar em casa e necessita de pouco investimento.”
Encerrou o evento, José Flávio de Souza, Advogado e Mestre em Responsabilidade Civil, tratando da ‘Contratação e constituição jurídica nos processos de terceirização.’

Pré-candidata é escalada para movimento das mulheres Pró-Tarso na região Noroeste

As siglas que integram a Frente Popular liderada pelo PT, reuniram-se ao meio-dia de segunda-feira, 7, para fortalecer o apoio ao pré-candidato do Partido dos Trabalhadores ao governo do RS, Tarso Genro. O ex-ministro da Justiça ouviu no Restaurante Tirol, bairro Menino Deus, em Porto Alegre, discursos favoráveis a corrida pelo governo gaúcho de nomes como do deputado federal Beto Albuquerque (PSB), do pré-candidato a vice de Tarso ao Piratini, Beto Grill (PSB), Manuela D´Ávila (PCdoB), deputado estadual Raul Pont (PT), Olívio Dutra (PT), Henrique Fontana (PT) e demais aliados.
O evento que contou com a presença da grande imprensa do Estado, reuniu também pré-candidatos ao legislativo estadual, como é o caso da jovem pré-candidata do PT Raquel Wünsch e demonstrou a união em torno do nome de Tarso Genro, fortalecendo a Frente Popular há poucos dias das convenções partidárias. Durante o almoço de lançamento da Frente formada pelos partidos apoiadores a Tarso Genro, a pré-candidata à Assembleia Legislativa, Raquel Wünsch, foi escalada para construir em conjunto com os partidos aliados da região Noroeste o movimento Pró Tarso.
O assunto deverá ser tratado hoje, terça-feira, com a vice-prefeita de Santa Rosa, Sandra Padilha (PCdoB), integrante da aliança. O PSB também deverá ser contatado pela pré-candidata Raquel Wünsch. Ela participará no fim de semana da Convenção Nacional do PT em Brasília, quando Dilma Rousseff será oficialmente declarada candidata do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República.

Salão de Pesquisa SETREM abre inscrições

Na presença de autoridades e lideranças realizou-se no último sábado, dia 05, no Parque de Exposições de Três de Maio, durante a I Expoterneira, o lançamento do VIII Salão de Pesquisa SETREM (SAPS).
Segundo coordenador do evento, Jorge Antonio Rambo, este tem como objetivo incentivar o desenvolvimento, socialização e publicações de produções científicas de estudantes, professores e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Na ocasião, destacou também as formas de participação: Mostra Estadual de Pesquisa (destinada a estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Profissionalizante), Salão de Iniciação Científica (para acadêmicos), Jornada de Pesquisa (professores, pesquisadores e profissionais) e a Feira das Invenções e Inovações Tecnológicas (inscrição de invenções e inovações desenvolvidas pela comunidade).

As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 15 de agosto pelo site da instituição: www.setrem.com.br/saps. Informações pelo telefone: 55 -3535 -1011. O evento ocorrerá de 05 a 07 de outubro.

Para muitos produtores, recursos do plano safra são "miragem", avalia Farsul

O Plano Safra 2010/2011 foi bem-recebido pelos produtores gaúchos, mas com ressalvas. As medidas foram anunciadas nesta segunda-feira pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi. O diretor da Federação das Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Schardong, evitou criticar o plano, mas reconheceu que para muitos produtores o Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011 não passa de uma "miragem". Segundo ele, o governo ainda não conseguiu solucionar o endividamento de parcelas expressivas dos médios agricultores, o que impede acesso aos recursos. 
- São os que acumulam mais dívidas, especialmente no Rio Grande do Sul - analisou. 
Schardong lamentou que o plano anterior tenha registrado uma sobra de R$ 10 bilhões por falta de acessos dos produtores ao financiamento. O diretor elogiou as iniciativas do governo em premiar os esforços ambientais do agronegócio e a liberação de recursos para armazenagem, que pode agregar 15% de renda aos agricultores. 
Já o presidente da Federarroz, Renato Rocha, lamentou a ausência de linhas de crédito específicas para o plantio de arroz. Segundo Rocha, o Estado é o principal produtor do grão no país e amargou perdas intensas no ano passado por causa do excesso de chuvas. 
A resolução 3.858 do Banco Central contudo, permite acesso a linhas de crédito. Aprovada em 28 de maio, a medida beneficia os produtores que tiveram prejuízos em lavouras localizadas em municípios que decretaram situação de emergência entre 1º de novembro do ano passado e 31 de março de 2010. Eles poderão buscar recursos no limite individual de até R$ 400 mil (sem ultrapassar R$ 2,5 mil por hectare). Ainda assim, a Federarroz considera as medidas ineficazes.
— O limite é baixo e os bancos cobram garantias que eles não podem cumprir. Ou seja, eles não conseguem tomar o financiamento. Em torno de 1,4 mil arrozeiros estão nessa situação — reclama Rocha. 
Além de exigir um acréscimo no crédito individual, de R$ 400 mil para R$ 600 mil, o setor cobra mais apoio à comercialização do arroz colhido nesta safra e o adiamento de parcelas do custeio que estão vencendo.

Bolívia e Paraguai também investigavam traficante gaúcho preso no Uruguai

A Bolívia e o Paraguai também investigavam o traficante gaúcho preso no Uruguai Paulo Seco, detido no final de semana. Ele é acusado de tentar se estabelecer no país vizinho com o objetivo de traficar cocaína da Bolívia e do Paraguai para o Rio Grande do Sul. Ele também havia se escondido nestes dois países. 
A Interpol havia lançado um alerta para descobrir o paradeiro do traficante. Seco estava há dois anos no Uruguai, usava identidade falsa e foi preso junto com um empresário. A Polícia Federal (PF) está com um representante no Uruguai para acertar a transferência do traficante.
Seco foi preso no sábado, em Carrasco, nos arredores de Montevidéu. O nome do traficante constava em um alerta de captura internacional enviado pela Interpol para cerca de 130 países, chamado Difusão Vermelha. 
A organização comandada por Seco teria atuação na Bolívia, Paraguai e Brasil, e seria vinculada ao criminoso Fernandinho Beira-Mar, do Comando Vermelho.
No RS, o grupo estaria ligado aos traficantes gaúchos Nei Machado e Juraci Oliveira da Silva, o Jura, este último preso em maio, no Paraguai, e encaminhado à Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC). 
Caberia ao grupo de Seco a operação de levar a droga até território gaúcho, geralmente, com a utilização de aviões.

Classe média rural ganha reforço com o novo Plano Safra

Ao anunciar ontem o Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011, o governo federal decidiu apostar na classe média rural produtora de alimentos e reforçar mais uma frente no combate à inflação. Do total dos R$ 100 bilhões garantidos para a agricultura empresarial, além dos R$ 16 bilhões que serão destinados aos agricultores familiares, o Rio Grande do Sul deve ter disponíveis cerca de R$ 16 bilhões.
Com a criação de um programa de crédito subsidiado para produtores que tenham renda de até R$ 500 mil por ano, o objetivo é incentivar alternativas de abastecimento dos grandes centros urbanos para ajudar a frear a alta de preços dos alimentos, que acabam elevando a inflação, um dos nós que a equipe econômica precisa desatar.
Segundo o economista Heron do Carmo, da Universidade de São Paulo (USP), a estratégia de beneficiar médios produtores e garantir alternativas de abastecimento é fundamental para manter a estabilidade dos preços – especialmente em momentos de forte variação climática, como registrado no final de 2009 e início deste ano.
O chamado Programa de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) foi divulgado juntamente com o anúncio do plano de safra, feito em clima de campanha pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e prevê recursos de R$ 5,65 bilhões aos produtores. Lula afirmou que a agricultura será um dos pilares do crescimento da economia.
– A contratação de recursos por médios produtores cresceu cinco vezes no ciclo agrícola atual em relação a 2008. Isso mostra que há uma demanda crescente por crédito nesse segmento – complementou o ministro da Agricultura, Wagner Rossi.
Produtores gaúchos fazem ressalvas às medidas
Outra medida que também terá efeito no consumidor é o plano de armazenagem de etanol com R$ 2,4 bilhões para o setor sucroalcooleiro. A partir dessa ação, o governo busca garantir estoques de álcool que mantenham estável o preço do produto durante a entressafra da cana.
O pacote agrícola (veja quadro ao lado) foi bem recebido pelos produtores gaúchos que, entretanto, fizeram ressalvas. Entre as ações elogiadas, destacam-se as iniciativas do governo em premiar os esforços ambientais do agronegócio e a liberação de recursos para armazenagem. As críticas passam pela falta de uma política para o endividamento agrícola e para o seguro rural.