26 junho 2013

Brasil espanta Mineirazo, vence Uruguai e está na final da Copa das Confederações

Fred marcou o primeiro gol da partida no Mineirão
(Foto: Wander Roberto / VIPCOMM)
Nem poderia ser diferente contra a velha e guerreira alma charrua. O Uruguai dificultou a vida da Seleção Brasileira como nenhum outro time nesta Copa das Confederações. Teve até pênalti perdido. O Mineirão viu uma semifinal digna das melhores tradições sul-americanas, com emoção e suspense até o último segundo. Ao final, deu Brasil com apoio total do torcedor no estádio: 2 a 1, que espera o vencedor de Espanha e Itália para saber quem enfrentará na decisão.

O primeiro tempo mostrou que todos os temores em relação aos riscos desta semifinal eram justificados. O Brasil não conseguiu imprimir aquela blitz inicial. Não sufocou a saída de bola uruguaia, como fez diante de Japão, México e Itália.

A Seleção errou muitos passes. Em parte por conta do nervosismo e da ansiedade. Trata-se de uma equipe em formação ainda. Mas muito destes erros foram motivados pela forte e disciplinada marcação uruguaia.

O técnico Óscar Tabárez trancou os corredores ofensivos do Brasil. Cavani e Suárez acompanhavam Marcelo e Daniel Alves, às vezes invertendo os lados. Os volantes pelos lados, González e Cristian Rodrígues, ajudavam. Assim como os laterais Pereira e Cáceres. Formou-se um congestionamento no campo defensivo da Celeste, e por ali o time de Felipão não conseguia se mover.

Faltava espaço. Neymar (especialmente ele), Oscar e Hulk eram muito marcados. Assim, o Mineirão viu um primeiro tempo igual. O Uruguai poderia ter largado na frente logo a 17 minutos. David Luiz cometeu pênalti em Lugano. Forlán, parceiro de treinos de Julio Cesar na Iner, de Milão, cobrou no canto esquerdo do goleiro brasileiro, que se esticou e defendeu.

Houve um arremate de Oscar mas, a rigor, chance de gol mesmo para a Seleção só o lance do gol de Fred, a 41 minutos. Paulinho lançou em profundidade para Neymar, que teve talento de sobra para dominar no peito e tentar encobrir Muslera. Este veio ao seu encontro. Na rebatida, Fred pegou meio sem jeito na bola, mas importa que entrou: 1 a 0.

O Uruguai não se abateu e, pouco antes do intervalo, Suárez chutou de longe e ameaçou Julio Cesar. Aliás, tanto o Uruguai não se abateu que logo a 2 minutos do segundo tempo, Cavani empatou. David Luiz rebateu mal e a bola sobrou para o atacante do Napoli. Às costas de Marcelo, ele roubou a bola e deslocou Julio Cesar de canhota: 1 a 1.

A segunda etapa, já com os times um pouco um tanto cansados, ofereceu mais espaços nas intermediárias. O jogo ficou mais ofensivo, com ataques perigosos dos dois lados. A 9 minutos, Suarez arrematou para defesa de Julio Cesar. Em seguida, Hulk cobrou falta com violência e Muslera tocou para escanteio.

E assim foi até o final, lá e cá. Aos 20, Suárez cabeceou após escanteio e quase fez. Um minuto depois Bernard, que entrou no lugar de Hulk, driblou pela direita e serviu Fred: chance de gol. Na sequência, de novo Bernard deu a Neymar, que por pouco não desempatou.

Luiz Gustavo pegou forte na bola aos 26, mas Muslera agarrou firme. Bernard melhorou a Seleção, tornando-a mais agressiva. A marcação celeste arrefeceu. Cavani e Suárez já não acompanhavam com tanto esmero a Marcelo e Daniel Alves. Aos 32, o Mineirão silenciou quando Cavani dribou Hernanes, chutou e a bola desviou em Luiz Gustavo. Julio Cesar rezou e deu certo.

Então veio o novo escanteio no jogo para o Brasil. Neymar cobrou com maestria e Paulinho pulou como estilo: 2 a 1, aos 41 minutos. A estrela de Felipão brilhou, já que Hernanes entrou para jogar ao lado de Luiz Gustavo. Paulinho foi adiantado para a linha de três meias, na vaga de Oscar. E assim o volante artilheiro selou a vitória brasileira.

Que foi difícil, suada, contra um adversário aguerrido e perigoso. A rigor, nem podia ser diferente contra a velha garra charrua.

Paciente com Gripe A se recupera e recebe alta no São Vicente

Hospital recebe mulher com sintomas de Gripe A 
Adolfo Mello do Nascimento, de 49 anos, que deu entrada na UTI do HSVP no dia 25 de maio contaminado com o vírus Influenza, se recuperou e foi transferido para Três Coroas, seu município de origem, nesta segunda-feira, 24. Segundo a esposa de Nascimento, Ivonete de Fátima Amaral dos Santos, o marido está bem. “Foram sete horas de viagem sem a necessidade de ministrar oxigênio. Ele permanece internado até esta quarta-feira, 26, em Três Coroas, mas apenas para finalizar a recuperação”, explica.

Ivonete aproveitou a oportunidade para elogiar o excelente atendimento recebido pelos profissionais da Instituição. “O Adolfo foi muito bem tratado por todos, desde os enfermeiros, médicos e toda equipe. Ele garantiu que nunca tinha visto um hospital deste nível, pois todos eram tratados de forma igual. Mesmo doente, ficou muito contente e até mesmo pediu para que eu mande presentes para toda equipe da UTI”, finaliza.

Hospital recebe mulher com sintomas de Gripe A 

Uma mulher de 50 anos, de iniciais L.L., está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio com suspeita de contaminação pelo vírus Influenza H1N1. Moradora de Nova Ramada, ela foi encaminhada à Instituição pela central de leitos do Estado na quinta-feira, 20, sendo prontamente colocada em isolamento.

A paciente recebeu a medicação Tamiflu e o material para análise já foi coletado e enviado para laboratório. Nos próximos dias haverá o a confirmação de que se trata ou não de um caso de H1N1. O HSVP recebe pacientes de outras regiões do Estado com suspeita de Influenza, por se tratar de uma instituição referência em saúde e por ter a UTI cadastrada junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Soja segue em alta nos EUA - Análise Agrolink

Por Leonardo Gottems
A Bolsa de Cereais de Chicago registrou nesta terça-feira (25.06) alta de 13 centavos de dólar no preço da soja nos contratos de Julho deste ano. O mercado da soja negociou forte durante toda a sessão, liderada por ganhos no contrato de julho.

O relatório das condições de colheita e plantio teve um viés misto para a direção de mercado na nova safra, mostrando melhores condições no progresso do plantio, mas ainda abaixo das estimativas do mercado. A percepção de que a área plantada de soja nos EUA pode ficar muito abaixo do que os analistas previam, devido a atrasos em alguns estados, ajudou a suportar as novas safras da cultura em toda a sessão.

Um bem conceituado analista do mercado de oleaginosas (Oil World) sugeriu que os preços da soja e das principais oleaginosas tendem a cair nos próximos meses, com o início da colheita na América do Norte e Europa. Estima que o total global da produção das 10 principais culturas oleaginosas pode chegar a 484,50 milhões de toneladas na safra 13/14, contra 463,50 milhões em 12/13.

Statistics Canada estima que os agricultores canadenses vão plantar 19,7 milhões de acres de canola, uma queda de 8% em relação à 2012/13, mas acima da estimativa anterior, de 19,1 mi, devido a uma queda no trigo.

Câmara dos Deputados derruba PEC 37

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados/Divulgação
Pressionados pelos protestos no país, muitos parlamentares mudaram de opinião e resolveram manter os poderes de investigação do MP

Câmara aprova royalties do petróleo para educação e saúde

Pressionados pela população que foi às ruas com milhares de cartazes, os deputados federais rejeitaram por ampla maioria a proposta de emenda à Constituição (PEC) 37 na noite de ontem, em sessão extraordinária. Foram 430 votos contra a iniciativa e só nove favoráveis. Também foram registradas duas abstenções.

A medida, que retirava os poderes de investigação do Ministério Público (MP), foi interpretada pela sociedade como um afrouxamento em favor dos corruptos. O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), procurou acelerar a votação em detrimento dos discursos. Na tribuna, alguns deputados chegaram a reconhecer que estavam mudando de posição devido à pressão da população contra a PEC 37. Outros parlamentares os acusaram de hipócritas, apesar de saudarem a sua "capacidade de ouvir o povo".

— A Câmara se encontra com o povo. O povo está nas ruas clamando contra corrupção, exigindo educação de qualidade, mais saúde, transporte coletivo barato e dizendo: "basta de impunidade". Como poderia essa Casa virar as costas a essa multidão que ganhou as ruas do país — afirmou o deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), procurador licenciado para exercer o mandato.

A PEC 37 era defendida por delegados de Polícia Civil, que entendiam ter a exclusividade da investigação junto com a Polícia Federal. A OAB também defendeu a retirada dos poderes de investigação do Ministério Público. Mas a pressão da população, simpática às investigações contra a corrupção movidas pelo Ministério Público, forçou uma mudança de opiniões. Promotores e procuradores do órgão de controle poderão continuar investigando e participando dos júris, um dos focos de crítica da rejeitada PEC 37.

Ao final da votação, estudantes e membros do MP que estavam no plenário comemoraram cantando o Hino Nacional.

— Sempre tive esperanças, sempre acreditei no Congresso para rejeitar a PEC 37, mas é evidente que o movimento das ruas ajudou demais — afirmou Eduardo de Lima Veiga, chefe do MP do RS.

— Não há nenhuma derrota. Tudo continua como está, o Brasil não ficou nem pior nem melhor com a decisão — disse Wilson Müller, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do RS.

Com a rejeição, a medida segue diretamente para o arquivo. A partir de agora, o Congresso deverá discutir a apreciação de um projeto de lei que regulamente as investigações do Ministério Público Estadual e Federal, Polícia Federal e Polícia Civil. A intenção é estabelecer critérios idênticos para definir detalhes da investigação como prazos, níveis de publicidade e responsabilidades.


A Câmara dos Deputados aprovou, no início da madrugada desta quarta-feira, projeto de lei do Executivo que destina 75% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação pública, com prioridade para a educação básica, e 25% para a saúde. O governo queria que todos os recursos fossem destinados à educação. Mas, para a aprovação do projeto, as lideranças partidárias fizeram um acordo destinando parte dos recursos para a saúde.

IMAMA realiza capacitação para novas voluntárias

Atividade ocorreu no Espaço Margarida Alves
(Foto: Ramone Pacheco)
No dia 20 de junho, a Unidade Regional do IMAMA de Três de Maio promoveu uma capacitação para as novas voluntárias da entidade. O curso básico de voluntariado possui o objetivo de divulgar e apresentar o trabalho desenvolvido e especialmente qualificar as novas voluntárias da Unidade.

Conforme a supervisora regional, Elizabeth Caraffa, a capacitação contou com a participação de 22 voluntárias.

Segundo Elizabeth, pode ser classificada como voluntária a pessoa que, identificada com a causa, disponibiliza espontaneamente seu tempo e conhecimento, sem remuneração alguma, de forma generosa e comprometida. “As voluntárias auxiliam na promoção de educação à população para a manutenção da saúde da mama e consequentemente a erradicação do câncer de mama como uma doença que ameaça a vida”, salienta.

O curso ocorreu no Espaço Margarida Alves e foi ministrado pelas voluntárias técnicas da Unidade Regional do IMAMA de Três de Maio, composta pela advogada Laura Redel; nutricionista Daniela Baraldi; psicólogas Idalina Cobalchini e Diana Kettner; enfermeira Cássia Oliveira e, pela fisioterapeuta Charlize Weise.