22 fevereiro 2011

Terremoto na Nova Zelândia deixa pelo menos 65 pessoas mortas, aponta ministro

Abalo de 6,3 graus na escala Richter atingiu
nesta terça-feira (horário local) a cidade de 
Christchurch
O primeiro-ministro da Nova Zelândia informou nesta terça-feira que pelo menos 65 pessoas morreram no terremoto registrado em Christchurch, segunda maior cidade do país. O abalo de 6,3 graus na escala Richter ocorreu às 12h50min de terça-feira — 20h51 de segunda-feira em Brasília — e provocou a queda de edifícios. 
Em entrevista coletiva, John Key disse que o governo prevê que o número de mortos possa aumentar nas próximas horas. O prefeito da cidade de Christchurch, Bob Parker, declarou estado de emergência e ordenou que as residências do centro sejam evacuadas. Soldados foram mobilizar para auxiliar a população a deixar as áreas atingidas, informou o vice-primeiro-ministro, Bill Parker.
— Este será um dia negro para esta cidade — afirmou Parker.
Após o terremoto, o aeroporto de Christchurch interrompeu as atividades. Um hospital foi evacuado. 
O terremoto:
O tremor teve seu epicentro situado a apenas 5 km da cidade, a uma profundidade de 4 quilômetro. No centro da cidade, dois ônibus foram esmagados por escombros, de acordo com a polícia. 
Relatórios apontam a queda de vários prédios, incêndios e pessoas presas em imóveis no centro. Em setembro de 2010, Christchurch foi abalada por um terremoto de 7 graus.

COTRIMAIO comemorou 43 anos de história junto a seus associados

Cotrimaio 43 anos
A Cotrimaio comemorou no domingo, dia 20 de fevereiro o seu quadragésimo terceiro aniversário de fundação, que foi marcado com festa em grande estilo – o torneio dos associados, que manteve a tradição e reuniu um grande público. As competições envolveram associados (as) e familiares oriundos das 20 filiais onde a cooperativa atua. Na modalidade futebol de sete, a filial de Tiradentes do Sul sagrou-se campeã, Humaitá ficou com o segundo lugar e Horizontina finalizou em terceiro. No voleibol misto os associados de Horizontina ficaram em primeiro lugar, Alegria ficou com a prata e Dr. Maurício Cardoso com o bronze. Na modalidade bocha, coube a Tiradentes do Sul o título de campeão, os associados da filial de Sede Nova ficaram em segundo e Independência terminou em terceiro lugar. No bolão os associados de Vila Cascata ficaram em primeiro lugar, Crissiumal em segundo e Três de Maio em terceiro lugar. Na canastra, Dr. Maurício Cardoso ficou em primeiro, seguido de Sede Nova em segundo e São Caetano de Três de Maio em terceiro. Na modalidade bolão de mesa, Crissiumal ficou em primeiro, Humaitá em segundo e São Caetano A em terceiro lugar. Já na modalidade cabo de guerra aconteceu duas rodadas. Na primeira rodada os associados de Três de Maio ficaram em primeiro lugar e Alegria sagrou-se com a prata e na segunda rodada os campeões foram os associados de Horizontina e São José do Inhacorá em segundo lugar. A modalidade prova do serrote, São José do Inhacorá ficou em primeiro lugar, Lambedor do Km6 em segundo e Alegria ficaram em terceiro lugar. Na corrida do saco os associados de Horizontina ficaram em primeiro lugar, Vila Cascata em segundo e Crissiumal em terceiro lugar. Na corrida do ovo na colher, coube a Vila Cascata o título de campeão, os associados da filial de Horizontina ficaram em segundo e Sede Nova terminou em terceiro lugar. E ainda aconteceu o concurso de cantores onde o primeiro lugar foi para Dr. Maurício Cardoso e os ganhadores foram Dalvane Zanini e Guilherme Ferrari, em 2º lugar é de Esquina Araújo, Antonio Geist e em 3º lugar também foi para Esquina Araújo, Naiara Pieper. Já no concurso de pintura, coube a criança Regis Dembogurski de São Caetano, Três de Maio o título de campeão, em segundo lugar também foi para São Caetano, Três de Maio, a criança Gustavo Roratto de São Caetano, Três de Maio e Horizontina, Kelly Conti terminou em terceiro lugar.
Durante o dia, a cooperativa premiou seus associados com sorteios de 43 prêmios, dentre eles, 01 Televisor 21’, 01 DVD, 02 batedeiras, 01 ventilador, 01 secador de cabelo, 01 grill, kits para chimarrão (térmica, cuia, bomba e ceva mate), 01 sacola térmica, 01 panela de pressão, 03 cadeiras de área, jogos de talheres, 01 carrinho de mão, Kits Cotrimaio, entre outros. Também foi aconteceu entre as filias o sorteio de uma torta de 12 kg, onde a filial sorteada foi Sede Nova. 
Na oportunidade foi realizado o sorteio do PROMOCIONAL REFRESCO NUTRINHO COTRIMAIO, na qual o grande sortudo é do município de Nova Candelária, Claudiomiro André Arbter, contemplado com 01 Moto Honda Fan 125 cilindradas.
Parabéns a todos os contemplados! E vem mais novidades por aí, fique atento ao Plano Safra 2011.

Volta às aulas na SETREM

Os alunos foram recepcionados pelos

coordenadores e professores
Mais de dois mil estudantes iniciaram suas atividades letivas na SETREM, nesta segunda-feira, dia 21. Para alguns, o momento foi marcado pela oportunidade de rever amigos, outros de conhecer a instituição, sua estrutura e novos colegas. Todos foram recepcionados pela direção, coordenadores e professores na entrada do Campus.
Pela manhã, o Ensino Fundamental e Médio, abraçou amigos, conferiu novas salas de aula e professores. Também divertiram-se com apresentação de malabares com fogos, grupo oriundo de Três Passos, vindo especialmente para a ocasião.
À tarde, muitos beijos, abraços e brincadeiras ocorreram na Unidade de Educação Infantil da Instituição, localizada no centro da cidade. Iniciaram as atividades letivas os pequenos do Pré I e II. No Campus, entraram em sala de aula, com muito entusiasmo, as turmas vespertinas dos cursos técnicos: Design Gráfico, Design de Moda, Design Móveis, Agropecuária e Informática.   
À noite, foi a vez de estudantes dos nove cursos superiores (Administração, Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Produção, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Rede de Computadores) e turmas de técnicos noturnos (Informática, área do Design, Gerência Empresarial e Vendas). Docentes da graduação, em sala de aula, ofertaram mensagens de sucesso e ótimo ano de estudos.

E a partir de quarta-feira, dia 23, realizam-se seminários para ingressantes. Os primeiro são estudantes de graduação, às 19h30min e às 21h20min, no auditório. O objetivo é apresentar serviços e setores da Instituição, como: Assessoria de Comunicação, Biblioteca, Centro de Tecnologia, Central de Cópias, Secretaria Acadêmica e Tesouraria. Também serão apresentados representantes da direção e coordenadores, PAEES e DACAF.
Na quinta-feira, dia 24, às 19h30min, o encontro será para os cursos técnicos noturnos. Na sexta-feira, dia 25, para ingressantes da Educação Básica: às 7h40min para o Ensino Médio e às 10h, para o Ensino Fundamental.

Retomada de obras do acesso asfáltico em São José do Inhacorá

Municípios com mais de 40% das obras
concluídas terão os trabalhos retomados
O Prefeito Municipal de São José do Inhacorá/RS, Dr. Alexandre Vaz Ferreira, esteve participando em Porto Alegre/RS neste último dia 14 de fevereiro, a convite do Deputado Federal Osmar Terra e junto ao Secretário da Infraestrutura e Logística Beto Albuquerque, da discussão para a retomada das obras do acesso asfáltico de São José do Inhacorá.
Nesta oportunidade foi exposto que os municípios com mais de 40% de suas obras concluídas terão os trabalhos retomados imediatamente, com a projeção de conclusão até o final do ano de 2011. Afirmou o Secretário de Infraestrura e logística que seu objetivo imediato é terminar todas as obras iniciadas.
Desde semana passada, algumas máquinas e operários retomaram os trabalhos. Segundo informações da empresa responsável pela obra, nos próximos dias a equipe de trabalho será reforçada dando assim, um andamento mais ágil ao trabalho por ora realizado.

Qual é o melhor milho do Litoral Norte?

Bom milho depende de cuidados que 
começam na etapa de plantio
Para quem passa o dia na praia, o milho verde é uma das principais alternativas quando bate a fome. Para ajudar os veranistas na hora de escolher onde comprar o lanche, zerohora.com convida os leitores a participarem da enquete e votar no melhor milho da praia. Mas um bom milho não depende apenas do preparo: é necessário cuidado desde o plantio.
O extensionista rural da Emater de Maquiné Marcelo Xavier Tozzi explica que existem poucas variedades para os produtores que vendem o milho para consumo verde — a maior parte do produto gaúcho é milho grão, usado principalmente na alimentação animal. Além de escolher uma variedade adequada, o produtor deve escalonar o plantio para que a colheita aconteça de dezembro a março. 
— O produtor deve distribuir o plantio para que tenha colheita sempre. 
Quem aprovou o milho de capão da Canoa foi Bento Martins Filho, de 11 anos, de São sepé. Ele acha que comer milho na praia é melhor do que em casa, mas tem uma explicação: 
— Na praia é melhor, a gente vê o mar, come o milho, dá um gosto diferente. 
Cinthia Warenicia e Lucas Braga, de Missiones, na Argentina, aproveitam o costume brasileiro: 
— Na Argentina não vendem milho na rua, aqui sim, é algo particular da praia — conta Cinthia. 
Além de achar que o milho em Atlântida estava frio, Tiago Tischler, psicólogo de 36 anos natural de Cachoeira do Sul, reclamou do preço: 
— Achei o valor alto. Paguei R$ 4,00 o milho. 

Vereadores de Três de Maio estiveram reunidos na primeira Sessão Ordinária de 2011

A audiência pública terá data a ser 
definida pelas autoridades
Sob o comando do Vereador Ivo Novotny, PMDB, na noite desta segunda-feira, 21, os Vereadores de Três de Maio estiveram reunidos para a realização da 1ª Sessão Ordinária do ano legislativo de 2011.
Nesta sessão, deu entrada na casa legislativa um expressivo número de projetos para apreciação dos vereadores, ficando em tramitação para analise das comissões. Apenas uma Resolução Legislativa foi votada nesta noite, a que trata da alteração de data da Sessão Ordinária do dia 07 de março, por ser noite de véspera de feriado de carnaval, ficando esta então para o dia 28 de do mesmo mês. A medida não altera em nada o andamento dos trabalhos da casa, já que a Câmara de Vereadores de Três de Maio realiza três sessões por mês, ficando por tanto, para os dias 14, 21 e 28 de março. A segunda Sessão Ordinária será realizada no próximo dia 28 de fevereiro.
Também na noite desta segunda-feira, momentos antes da sessão, os vereadores receberam as visitas dos presidentes da ACI e do Sindilojas, Luiz Augusto Manjabosco e Ernesto Kochhann. Os mesmos foram ao encontro dos vereadores, demonstrando uma grande preocupação com a segurança pública em Três de Maio. Recentemente, foram registrados no município inúmeros assaltos a estabelecimentos comerciais, bem como a pessoas nas ruas da cidade. Manjabosco e Kochhann, sugeriram a realização de uma audiência pública para se debater o problema com as autoridades em busca de soluções, o que foi bem aceito pelos vereadores, ficando a audiência com data a ser marcada e divulgada nos próximos dias para a comunidade.