22 fevereiro 2011

Qual é o melhor milho do Litoral Norte?

Bom milho depende de cuidados que 
começam na etapa de plantio
Para quem passa o dia na praia, o milho verde é uma das principais alternativas quando bate a fome. Para ajudar os veranistas na hora de escolher onde comprar o lanche, zerohora.com convida os leitores a participarem da enquete e votar no melhor milho da praia. Mas um bom milho não depende apenas do preparo: é necessário cuidado desde o plantio.
O extensionista rural da Emater de Maquiné Marcelo Xavier Tozzi explica que existem poucas variedades para os produtores que vendem o milho para consumo verde — a maior parte do produto gaúcho é milho grão, usado principalmente na alimentação animal. Além de escolher uma variedade adequada, o produtor deve escalonar o plantio para que a colheita aconteça de dezembro a março. 
— O produtor deve distribuir o plantio para que tenha colheita sempre. 
Quem aprovou o milho de capão da Canoa foi Bento Martins Filho, de 11 anos, de São sepé. Ele acha que comer milho na praia é melhor do que em casa, mas tem uma explicação: 
— Na praia é melhor, a gente vê o mar, come o milho, dá um gosto diferente. 
Cinthia Warenicia e Lucas Braga, de Missiones, na Argentina, aproveitam o costume brasileiro: 
— Na Argentina não vendem milho na rua, aqui sim, é algo particular da praia — conta Cinthia. 
Além de achar que o milho em Atlântida estava frio, Tiago Tischler, psicólogo de 36 anos natural de Cachoeira do Sul, reclamou do preço: 
— Achei o valor alto. Paguei R$ 4,00 o milho.