13 julho 2011

Três de Maio escolhe prioridades para Orçamento Estadual de 2012

Foram apontadas12 prioridades locais
Foto: Aline Gehm/Jornal Semanal
O município de Três de Maio definiu as prioridades em obras e serviços para elaboração do Orçamento Estadual 2012.
Em vez de 10 demandas como era previsto, a assembléia, que foi realizada nesta terça-feira no Clube Buricá, apontou 12 prioridades locais. Na oportunidade, também, foram eleitos 10 delegados (5 titulares e 5 suplentes) para o Fórum Regional da Participação Popular e Cidadã, que será realizado no dia 22 tendo em Santa Rosa. 
Já a votação das prioridades da região será no dia 10 de agosto. Os eleitores poderão escolher as demandas preenchendo as tradicionais cédulas de papel Além dessa opção,também será possível votar pela Internet.

Vereadores de Três de Maio aprovam projeto que cria o Conselho Municipal Antidrogas

Integrantes do Grupo Amor Exigente marcaram presença no
plenário da Câmara de Vereadores
Foto: Claudiomar Witcak
Na última segunda-feira, 11, este na pauta de votação da 16ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal Antidrogas.
O Conselho Municipal Antidrogas de Três de Maio – COMADTR, órgão deliberativo e de assessoramento, vinculado ao Gabinete do Prefeito Municipal, no que diz respeito à coordenação das atividades antidrogas, tem como finalidade auxiliar o Poder Executivo na análise, formulação e aplicação da política de prevenção e combate ao uso de drogas. O COMADTR integrar-se-á ao Sistema Nacional Antidrogas – SISNAD, conforme o Decreto Federal no 3.696, de 21 de dezembro de 2000 e ao Conselho Estadual de Entorpecentes do Rio Grande do Sul.
Integrantes do Grupo Amor Exigente marcaram presença no plenário da Câmara de Vereadores.
O Conselho Antidrogas, conta com importante apoio da Câmara de Vereadores de Três de Maio.

Autorizada a licença ambiental para obra de intersecção na Área Industrial III

Bióloga Lori  Motta, pref. Casali e eng. Leonardo 
No dia 6 de junho, o prefeito Olívio José Casali, recebeu em seu gabinete a bióloga e técnica da FEPAM/SEMA, Lori Ines Rossi da Motta, e o secretário do Planejamento, Leonardo Casali, para a entrega da licença definitiva para a retirada das árvores onde será construída a intersecção de acesso à Área Industrial III.
Conforme o engenheiro agrônomo Marcos da Cunha Camargo, serão retiradas  2.628 árvores da área, e será realizada uma compensação, com a reposição de 3.770 mudas de árvores nativas, que serão plantadas em áreas da prefeitura. “A prefeitura também vai realizar o transplante das espécies protegidas por lei, que são os coqueiros, butiazeiros e figueiras do mato, como também se comprometeu em fazer a remoção de toda a fauna presente no local”, destaca.
Para o licenciamento ambiental foi realizado um levantamento de todas as espécies de árvores que haviam no local, assim como sua medição em diâmetro, altura e cubagem. Ao todo foram identificadas mais de 50 tipos de árvores.
Na próxima semana, o prefeito Casali estará em Brasília, para solicitar o início imediato das obras da intersecção de acesso à Área Industrial III via empresa Brasília Guaíba. “Com a intersecção pronta, e a extensão de 400 metros até a indústria BRF Brasil Foods, inicialmente de forma primária,  a empresa poderá iniciar suas atividades no processamento de 600 mil litros de leite por dia, produzindo duas mil toneladas de lei em pó por mês, com um faturamento de R$ 150 milhões ao ano”, ressalta.

Assembleia Legislativa aprova a LDO 2012

Assembleia Legislativa aprova a LDO 2012 
Crédito: Marcos Eifler / Agência AL / CP
A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade na tarde desta terça-feira a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012, com previsão de um teto de 7,2% para reajuste dos servidores públicos. De acordo com o relator Adroaldo Loureiro (PDT), o indice poderá ser melhorado, pois está vinculado à arrecadação do Estado, que tem possibilidade de aumentar.
O relator explicou que a peça orçamentária tem sete capítulos: As Prioridades e as Metas da Administração Pública Estadual; A Organização e a Estrutura dos Orçamentos; As Diretrizes para Elaboração e Execução do Orçamento Geral da Administração Pública Estadual e suas Alterações; Disposições sobre as Alterações na Legislação Tributária; Disposições Relativas à Política de Pessoal; Política de Aplicação de Recursos às Agências Financeiras Oficiais e Fomento; e Disposições Gerais.
O líder da bancada tucana, deputado Jorge Pozzobom, afirmou que o governo não indicou as prioridades e quais investimentos serão feitos, diferente do que ocorreu com a LDO da ex-governadora Yeda Crusius. A líder do governo, Miriam Marroni, declarou que os detalhamentos ficarão claros na elaboração do plano plurianual, que pode abranger até mesmo sugestões apresentadas nesta terça pelos parlamentares da oposição, como políticas públicas para mulheres.
O tucano Adilson Troca aprovou seis de um total de sete emendas aceitas pelo governo e elaboradas pelo Parlamento. Segundo o deputado, nas propostas apresentadas houve a vinculação da classe de pescadores, que ainda não é vista como categoria regulamentada.

Prefeito busca recursos para a saúde

Vanderli, Ministro Oliveira, Pref.Desconsi e Dep. Bohn Gass
Em viagem a Brasília, o Prefeito Orlando Desconsi, a Presidente interina da Fundação de Saúde, Vanderli de Barros, e o Deputado Federal, Elvino Bohn Gass,  estiveram no Ministério da Saúde. Eles se reuniram com o Ministro da Saúde, e também, com o Assessor Especial do Ministro, Edson de Oliveira.
Na ocasião, reivindicaram por pautas para o município, principalmente sobre os assuntos que estão em foco no Governo Federal. Segundo o prefeito, "Entregamos a pauta e demonstramos a necessidade de investimentos na nossa rede e nos hospitais". A Administração pretende intensificar a relação com o Ministério para conseguir captar os recursos.
O Prefeito Orlando Desconsi também aproveitou a viagem para se reunir com o Secretário Nacional de Segurança Pública, onde defendeu o Programa de Polícia Comunitária para Santa Rosa. No Ministério da Agricultura, o Prefeito, um representante do Frigorifico Alibem e o suinocultor, Edson Grasso, participaram de uma reunião com o Ministro Wagner Rossi. Eles levaram as solicitações da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa, para a questão da suinocultura, "A agenda com o Ministro foi fundamental e muito positiva. Acreditamos que algumas medidas pontuais serão tomadas para resolver a situação".

Revista no Presídio Estadual de Santa Rosa

Na segunda-feira (11/7), no Presídio Estadual da cidade de Santa Rosa, foi realizada uma revista geral, efetuada pelo efetivo dos Pelotões Especiais de Santa Rosa, Três Passos e Frederico Wetsphalen.
O objetivo da Operação foi apreender produtos e objetos ilícitos no interior do presídio bem como em suas adjacências;
Foram encontrados no interior das celas, celulares, chips para celulares, facas artesanais, entorpecentes, dentre outros materiais.

Secretaria da Saúde confirma oito novos casos de gripe A H1N1

A Secretaria Estadual da Saúde continua acompanhando os
dados, enfatizando a importância das medidas preventivas
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) divulgou boletim nesta segunda-feira (12) confirmando mais oito casos de gripe A H1N1 - totalizando 56 - e sete óbitos no Rio Grande do Sul. De janeiro até hoje, foram notificados 694 casos, sendo que 599 foram descartados por exame laboratorial e 39 permanecem em investigação. O último óbito foi confirmado no dia 27 de junho.
No boletim do CVES ainda é ressaltado que, nesta mesma época, em 2009, tinham sido notificados 1.507 casos suspeitos, com 722 confirmações. A Secretaria Estadual da Saúde continua acompanhando os dados, enfatizando a importância das medidas preventivas e o uso do medicamento antiviral em caso de sindrome gripal (febre de início súbito, tosse, dor de garganta, dores no corpo e nas juntas, cefaléia), de acordo com avaliação médica.
A seguir, a relação dos oito novos casos confirmados:
1-Feminina, 17 anos, residente em Porto Alegre, esteve internada , já teve alta;
2-Masculino, 8 anos, residente e internado em Santa Cruz do Sul;
3-Masculino,7 anos, residente e internado em Santa Cruz do Sul;
4-Feminino, 15 anos, residente e internada em Pelotas;
5-Feminina, 9 anos, residente e internada em Santa Cruz do Sul;
6-Masculino, 7 anos, residente e internado em Candelária;
7-Masculino, 19 anos, residente em Flores da Cunha, esteve internado na mesma cidade, já deu alta;
8-Masculino,19 anos, residente e internado em Estrela.

Texto: Assessoria de Comunicação Social - SES/RS