25 agosto 2012

São Luiz Gonzaga: Denunciados nove por fraude de licitação para saneamento

Operação ocorreu em julho, com apoio da BM, para apreender
documentos relacionados à fraude  
Após investigação conjunta entre a Promotoria de Justiça Especializada Criminal da Capital e a Promotoria de Justiça de São Luiz Gonzaga, o Ministério Público denunciou nove pessoas pela fraude em uma licitação para o saneamento básico naquela cidade. Os crimes cometidos são formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, dispensa irregular de licitação, fraude à licitação e concussão. Foram denunciadas três pessoas do consórcio Nova Missão, dois funcionários da empresa responsável pela assessoria ambiental e jurídica da licitação para a Prefeitura e quatro integrantes das empresas que participaram da licitação de forma direcionada e combinada com três pessoas ligadas à administração municipal à época dos fatos.

O caso

Entre os meses de abril de 2008 e julho de 2012, os denunciados se associaram em quadrilha para fraudar a licitação dos serviços de fornecimento de água e tratamento e coleta de esgoto em São Luiz Gonzaga. No período em que os crimes mencionados foram praticados, desde o primeiro contato pessoal em cidades de Santa Catarina, em abril de 2008, até o cumprimento de mandados de prisão temporária e busca e apreensão, em julho de 2012, os denunciados reuniram-se pessoalmente ou mantiveram contatos eletrônicos e por telefone, sempre com a convergente finalidade de que o Consórcio Nova Missão, mediante o oferecimento ou solicitação de vantagens indevidas aos administradores municipais, fosse o vencedor da concessão.

Para que a fraude ocorresse, houve oferecimento de propina por diversas vezes, inclusive para servidores municipais responsáveis pelos trâmites licitatórios, e oferta de auxílio financeiro em campanhas eleitorais. Além disso, um dos integrantes da administração exigia parte do salário de pelo menos um funcionário público municipal, caracterizando o crime de concussão.

Assinam a denúncia os Promotores de Justiça de São Luiz Gonzaga, Dinamárcia Maciel de Oliveira e Belmiro Pedro Marx Welter, além do Promotor de Justiça da Especializada Criminal, Flávio Duarte.

Três de Maio: Rádio Colonial AM promoveu o 1º debate com os candidatos a Prefeito

Casali e Copatti, debateram na Rádio Colonial AM
Considerando a importância de mais um pleito municipal, a Rádio Colonial AM, no contexto do Estado Democrático de Direito e no cumprimento de seu dever de bem informar, realizou o primeiro debate com os candidatos a Prefeito do município de Três de Maio.

Por entender, ser o momento para uma discussão no campo das ideias, das propostas e projetos para um município melhor o debate é, talvez, o espaço mais democrático num processo político onde o sujeito principal é o eleitor.

Os candidatos Altair Francisco Copatti da coligação Aliança por Três de Maio e Olivio José Casali da Coligação Três de Maio no Rumo Certo, estiveram frente a frente no estúdio principal da Rádio Colonial AM na manhã deste sábado (25).

Sob regras previamente definidas, os candidatos fizeram perguntas um para o outro, nos mais diversos assuntos escolhidos por eles.

Um expressivo número de integrantes e simpatizantes das duas coligação, marcaram presenças nas imediações da área externa da emissora, contando com toda a ordem e segurança, disponibilizada pela  Brigada Militar de Três de Maio.
Após o final do debate, Copatti e Casali caíram nos braços do
povo (Fotos: Paulo Marques)

Seguindo os cronograma de debates da Rádio Colonial AM, no próximo dia 08 de setembro, os candidatos a Prefeito do município de Alegria irão debater, sendo o dia 15 de setembro reservado para o debate entre os candidatos do município de Independência, e o dia 22 de setembro, já está reservando para o segundo e último debate entre os candidatos a Prefeito de Três de Maio.

Região: CRPO/FNO encerra 21ª Operação Simultânea

Cigarros do Paraguai sendo transportados em automóveis, 
são frequentes na região
Na noite desta sexta-feira (24),  houve o encerramento da 21ª Operação Simultânea, sendo que durante esta foram realizadas operações policiais simultâneas nas áreas de fronteira nas diversas modalidades e processos de policiamento ostensivo onde envolveu Órgãos de Segurança Pública da Região Fronteira Noroeste, Policia Militar de Santa Catarina e Argentina.

As ações simultâneas em área de fronteira fazem parte dos esforços das Instituições de Segurança Pública em alcançarem um estágio de cooperação que produza efetivos resultados e interfere nas rotas de quadrilhas que produzem uma rede de delitos que interliga o contrabando e descaminho, tráfico e furtos que repercutem nos diversos centros urbanos do Estado.

Durante o transcorrer da operação na Região Fronteira Noroeste, da qual participaram 35 policiais militares e 19 policiais civis, foram abordados 299 veículos, dos quais 07 foram autuados, sendo identificadas 498 pessoas e fiscalizados mais de 20 estabelecimentos. Ainda, as Guarnições envolvidas apreenderam dentre outros objetos, 850 pacotes de cigarros de origem estrangeira.

Quadrilha explode caixas eletrônicos em Picada Café

Município da Serra é o 15º alvo de assaltantes em 2012
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Dois caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil de Picada Café, na serra gaúcha, foram explodidos no início da madrugada deste sábado. A ação dos criminosos ocorreu por volta das 2h30min, conforme a Brigada Militar (BM) de Nova Petrópolis.

O banco fica na Rua Emancipação, no centro da cidade. Na fuga, os criminosos teriam levado dois jovens que passavam pela rua como reféns e fugiram em um veículo preto, ainda não identificado. Os rapazes foram soltos no bairro Joaneta, minutos depois, em uma estrada que liga o interior do município a Gramado.

Sem ferimentos, eles foram levados para a Delegacia de Polícia de Nova Petrópolis para prestar depoimento. Segundo a BM, seis homens fortemente armados realizaram a ação. A polícia faz buscas na região. A agência está isolada para perícia.

Chamados para conter a fumaça que se ergueu do prédio com a explosão, os Bombeiros Voluntários de Picada Café tomaram as primeiras precauções de segurança na agência.

— Deslocamos porque tinha bastante fumaça. Então desligamos o sistema de gás central para evitar prejuízos maiores. Ficou tudo destruído. Algumas lojas que ficam ao lado do banco sofreram danos — conta o bombeiro voluntário Vílson Koch.

Ainda segundo Koch, enquanto fugiam os criminosos teriam disparado alguns tiros para cima, no intuito de assustar os moradores que saíam de casa alarmados com a explosão.

O ataque deste sábado foi a 15ª ação do gênero entre janeiro e agosto de 2012, contra 10 no ano passado e oito em 2010. A última ocorrência havia sido registrada em  Torres,  no Litoral Norte, no dia 14. Em semanas anteriores, houve ataques do tipo em  São Francisco de Paula,  na Serra, e em  Feliz,  no Vale do Caí.