24 novembro 2010

Tarso Genro anuncia novos nomes do secretariado

Anúncio foi feito na sede do governo
provisório, na Capital
Em reunião na sede do governo provisório na tarde desta quarta-feira, o governador eleito Tarso Genro anunciou os novos nomes que irão compor o seu secretariado. 
Veja a lista dos escolhidos:
- Secretaria da Justiça e dos Diretos Humanos: Fabiano Pereira (PT)
- Coordenadoria Geral da Assessoria Superior do Governador: Flavio Koutzii (PT)
- Desenvolvimento Rural e Cooperativismo: Ivar Pavan (PT)
- Ciência, Tecnologia e Inovação: Jorge Guimarães (sem filiação)
- Educação: José Clóvis de Azevedo (PT)
- Meio Ambiente: Jussara Cony (PC do B)
- Obras Públicas: Luiz Carlos Busato (PTB)
- Agricultura, Pecuária e Agronegócio: Luiz Fernando Mainardi (PT)
- Habitação: Marcel Frison (PT)
- Secretaria das Mulheres: Márcia Santana (PT)
- Economia Solidária: Maurício Dziedricki (PTB)
- Chefia de Gabinete (tem status de secretaria): Vinicius Wu (PT)
PDT assume a Secretaria da Saúde
Na manhã de hoje, em reunião com o PDT, Tarso anunciou o deputado estadual Ciro Simoni como responsável pela pasta da Saúde.
— Acabamos de consolidar a maior frente política democrática e progressista da história do Estado do Rio Grande do Sul depois da legalidade, em 61, com a presença do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no nosso governo. Nós consolidamos essa entrada, já temos um primeiro nome que é Ciro Simoni como secretário da Saúde — declarou Tarso.

Secretário de Obras diz que vai solucionar parte do problema na rua Albino Ivanoski

Rocão, Fabrício e senhora  Noemi
Na manhã desta quarta-feira, 24, o repórter Fabrício Dockhorn da Rádio Colonial AM, voltou a rua Albino Ivanoski no bairro Jardim das Acácias, local onde esteve a pedido dos moradores em 22 de maio de 2009, e mais recentemente na quarta-feira da semana que passou, para relatar os problemas enfrentados pelo munícipes naquele local. Desta vez, a reportagem da Rádio Colonial AM esteve acompanhada do Secretário de Obras do Município de Três de Maio, o senhor Roque, que foi ver de perto as reivindicações dos moradores, as quais ele disse até então não ter conhecimento. O secretário foi recebido pela dona Noemi, que pediu para o mesmo a abertura de uma vala para fazer o escoamento das águas das chuvas, que por não ter um destino certo, acabam invadindo as residências, e também gostaria de ter o tão sonhado calçamento em frente a sua casa. “O secretário “Rocão”, disse a moradora que ainda esta semana irá providenciar na abertura da vala e a colocação de tubos em parte dela para dar o acesso a residência, mas com relação ao calçamento ele não pode prometer nada, já que não depende de suas forças para isso, mas orientou a munícipe a procurar um vereador e solicitar que o mesmo quem sabe consiga uma emenda parlamentar destinada a obra de calçamento nesta rua”.
-A Produção do Site Paulo Marques Notícias que acompanha este caso desde de seu principio a um ano e meio, pode testemunhar o interesse em resolver o problema citado, tanto da forma da reportagem bem como da disponibilidade e simpatia do secretário que foi direto na fonte para solucionar o problema, e estaremos juntos para presenciar a execução da obra.

Comissão Organizadora da Expomauá visita eventos

Comissão, Soberanas, Prefeito e ecretários 
Após o grande sucesso da escolha das soberanas da 11ª Expomauá, a comissão organizadora da feira, juntamente com a rainha e princesas, organizaram um roteiro de visitas para participarem de feiras e eventos das comunidades locais e regionais.
O objetivo é divulgar e estender o convite para as demais localidades e cidades da região. A presença em eventos tem sido de grande sucesso, o presidente da feira, Luis Paulo Flores, relata que os organizadores e expositores por onde tem visitado, tem manifestado grande interesse em participar da feira de Porto Mauá.
As visitas iniciaram nas festas no interior do município, também ocorreram em eventos como: Hortigranjeiros de Santa Rosa, FEICAM e Festa do Músico de Tucunduva, e Festa da Padroeira de Cinqüentenário / Tuparendi.
A comissão está satisfeita com o resultado obtido até o presente momento e agradece a imprensa regional, empresas, colaboradores, vereadores, Prefeitura Municipal de Porto Mauá e aos organizadores de eventos municipais e regionais pelas oportunidades e espaços cedidos nos seus eventos.
A comitiva é formada por integrantes da comissão organizadora, soberanas, Prefeito e secretários municipais, com a finalidade de prestigiar os eventos e divulgar a 11ª Expomauá, feira de exposição Comercial Industrial e Agropecuária de Porto Mauá, que transcorrerá nos dias 09, 10, 11 de setembro de 2011.

"Senti a ponte estalar e quando vi já estava lá embaixo”, diz motorista

Estrutura cedeu e parte de carreta caiu no
Rio Rolante, na ERS 239
Na manhã desta quarta-feira, o caminhoneiro Valdecir Antônio da Rosa, de 38 anos, escapou ileso da queda de uma ponte no Vale do Sinos. O motorista dirigia uma carreta carregada com cerca de 30 toneladas de madeira, na ERS 239, quando a ponte centenária sobre o Rio Rolante, construída em 1907 no governo de Borges de Medeiros, cedeu. “Senti a ponte estalar e quando vi já estava lá embaixo, nem deu tempo de pensar em nada.”
A estrutura era a principal ligação entre os municípios de Rolante e Riozinhos, por onde trafegavam diariamente dezenas de caminhões carregados de madeira.No local, uma placa sinalizava a capacidade de 10 toneladas.
Valdecir da Rosa passava pelo local cerca de quatro vezes por semana, levando madeira do município de Mostardas para a L. K. Beneficiamento de Madeiras Ltda., de Sidnei Lampert. “Felizmente não me machuquei e consegui sair da carreta sozinho, segurando-me nas ferragens”, comentou o motorista.
A partir de agora, para chegar a Alto Rolante, é preciso usar um desvio pela localidade de Linha Petry. O trajeto do Centro da cidade até a ponte, de oito quilômetros, aumentará cerca de um quilômetro com o desvio.
No momento do acidente, conforme informações dos moradores de Alto Rolante, um caminhão estava atrás da carreta e quase caiu também. A queda da ponte interrompeu o abastecimento de água de moradores das localidades de Alto Rolante e Mascarada, atingindo cerca de 40 famílias. A distribuição é comunitária, sob a responsabilidade da Associação dos Moradores.
Uma nova ponte está sendo construída próxima a já existente. A obra é do governo do Estado, sendo de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). 

Liminar determina reabertura de aterro sanitário em Tuparendi

Caminhões cheios de lixo, parados
em Santa Rosa 
A juíza Miroslava do Carmo Mendonça, da 1ª Vara Cível de Santa Rosa, no Noroeste do Estado, concedeu na manhã desta quarta-feira liminar em mandado de segurança postulada pela empresa Central de Recebimento de Resíduos Tuparendi LTDA. A liminar, emitida ontem, solicitava permissão para a reabertura do aterro sanitário interditado pela administração municipal do município.
O aterro sanitário particular teve suas atividades suspensas após cassação do alvará municipal de funcionamento expedido pela administração municipal, o que motivou a empresa a postular a liminar. A prefeitura de Tuparendi alega que o aterro encontra-se com pendência no que se refere a documentação apresentada para aquisição do Alvará Municipal, e que não apresentou nenhum tipo de Licença Ambiental necessária para utilização da área.
A empresa alega que não foi instaurado nenhum processo administrativo por parte do Município para o cancelamento do alvará de localização da empresa. Disse que vem operando na área de aterro sanitário municipal de acordo com as regras ambientais e que a interdição do local somente se justifica se respaldado por órgão ambiental, o qual possui legitimação para atestar acerca de riscos da área, ou seja, a FEPAM.
Em um dia que o aterro está fechado, 40 toneladas de lixo recolhidas ontem nos municípios de Horizontina, Santa Rosa e Tucunduva deixaram de ser depositadas no aterro, e estão dentro dos caminhões que realizam o recolhimento de lixo, em estacionamentos nos municípios. O prefeito de Tuparendi, Olavo Pawlak, recebeu intimação do oficial de justiça no final desta manhã, e durante a tarde deve abrir os portões do aterro lacrados na manhã de ontem.
Segundo o engenheiro da empresa Urbana Logística, responsável pela destinação do lixo dos três municípios, Eduardo Vargas, o recolhimento está atrasado pelo fato de os caminhões estarem cheios, mas assim que o aterro for reaberto o serviço volta ao normal. A FEPAM informou que a licença de operação do aterro está cancelada após a empresa ter recebido uma notificação por descumprimento de licença ambiental. Um processo está em andamento no órgão para avaliar se as mudanças solicitadas pelo órgão foram cumpridas.
A prefeitura tem 10 dias para prestar informações. Segundo o procurador do município de Tuparendi, Fábio Pifero Füller, o município irá recorrer a decisão.

Mulheres com nome terminado em A têm mais parceiros sexuais, diz pesquisa

Pesquisas sobre assuntos estranhos não faltam no mundo feminino, mas essa é uma das mais curiosas que a redação do Donna já encontrou. Um recente levantamento feito na França afirma que mulheres cujos nomes terminam com a letra A costumam ter mais parceiros sexuais durante a vida em comparação com as demais mulheres.
De acordo com a pesquisa, mulheres com nomes terminados com outras letras tÊm uma média de 4,4 parceiros na vida. Já as que foram batizadas com nome terminados na vogal A o número sobe bastante. Por exemplo: o nome Laura tem uma média de 9,7 parceiros, diz a pesquisa.
O estudo foi publicado na revista americana Time.

Professor de Psicologia da SETREM organiza seminário na capital

Professor Luciano Bedin da Costa
No último dia 17, o professor de psicologia da SETREM, Luciano Bedin da Costa, organizou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) o seminário ‘Cartografias Infantis: a cidade pela criança / a fotografia pela criança’.
Participaram mais de 150 pessoas, entre profissionais, pesquisadores e estudantes, oriundos da psicologia, artes, educação e geografia. O evento que abordou a relação entre infância, estética e cidade, faz parte do projeto ‘Cartografias Infantis’, financiado pela Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) e coordenado por Luciano, Larisa Bandeira (educadora) e Mayra Martins (artista visual). A proposta é realizar uma cartografia de Porto Alegre através do olhar da criança, em oficinas de fotografia destinadas ao público infantil.
No primeiro semestre de 2011, Luciano ministrará a oficina ‘Cartografia : uma outra forma de pesquisar’,  na SETREM. 

Preço do churrasco sobe 10% em apenas duas semanas

 O produto está em falta

 no centro do país

Com os cortes nobres ganhando mais espaço nos carrinhos de compras do gaúcho e a falta do produto no centro do país, ficou difícil suprir a demanda por carne bovina. O resultado desse movimento se reflete no churrasco, cujo preço médio ficou 10% mais salgado nos últimos 15 dias. 
Para quem aprecia picanha e filé mignon, a diferença no bolso pode ficar ainda maior, afirma o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo. Nesses dois cortes, o aumento fica em torno de 40% nos últimos 40 dias. A picanha chega a R$ 40 o quilo. 
— É tudo uma questão da lei da oferta e da procura — diz Longo, acrescentando que o varejo já observa queda de 15% nas vendas da carne de gado devido a essa alta de preços. 
Sem conseguir atender ao consumo, o Estado recorre à produção do centro do país. O problema é que a seca e as queimadas registradas naquela região acabaram determinando diminuição na oferta. O efeito foi o aumento do preço da carne bovina. 
— A alta é mais um reflexo da redução da oferta do que do aumento no consumo — avalia Ronei Lauxen, presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado (Sicadergs). 
Conforme Lauxen, o fato de o Estado ter saído “do período de safras” também contribuiu para que nos últimos 15 dias se observasse um aumento médio de 10% nas carnes bovinas, concentrado nos cortes de primeira. 
No centro do país, contudo, já há um início de movimento de baixa. O preço do boi gordo em São Paulo estava ontem em R$ 109 a arroba (15 quilos), depois de chegar a R$ 115 no dia 12. 
— A expectativa é de que o preço pare de subir. Mas isso vai depender do comportamento do consumo — diz Gabriela Tonini, da Scot Consultoria.

Representante de Três de Maio vence concurso Donna da Capa

Aline Cristina Wormath, 16 anos, de Três de Maio é a grande vencedora do concurso. A garota venceu as 20 finalistas e as mais de 2 mil inscritas.
A festa onde ela foi escolhida começou às 21h no Margs e foi transmitida ao vivo pela TVCOM e pelo site do evento.
A mestre de cerimônias foi a apresentadora Milene Zardo. No júri, Brisa Kurtz, diretora da agência Mega RS, o fotógrafo Celso Chitollina, a modelo Carine Berger e a colunista de Zero Hora Mariana Bertolucci. A sonorização ficou por conta de Luciano Mazim, o DJ Ferrugem. Nos bastidores estão as produtoras Madeleine Müller e Nice Bernardi.
O músico Jonathan Corrêa, vocalista da banda Reação em Cadeia, tocou ao vivo para as meninas no palco do evento. 

Malwee é tetracampeã da Liga Futsal

Malwee/Cimed é campeã da Liga 

Futsal 2010
A Malwee/Cimed é campeã da Liga Futsal 2010. A conquista veio na noite desta terça-feira (23/11), com a vitória por 2 a 0 diante da Copagril/Faville/DalPonte, no jogo de volta da decisão do campeonato mais importante do salonismo nacional. O confronto ocorreu na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), marcando o quarto título dos catarinenses na competição.
A conquista coloca a Malwee como a maior vencedora da Liga Futsal, ao lado do Carlos Barbosa. O time foi campeão em 2005, 2007, 2008 e 2010. Além disso, acumula marcas impressionantes, sendo recordista em participações consecutivas em finais da Liga Futsal – A partir de 2005 o clube participou de todas as decisões do campeonato.
Apesar de não ter conquistado o título, a Copagril também acumulou marcas. Em seu segundo ano na disputa da Liga Futsal a equipe conseguiu um feito inédito, já que foi a primeira vez que uma equipe paranaense disputou uma decisão da competição. O time impressionou também pela disciplina, não tendo recebido nenhum cartão vermelho em seus 36 jogos no campeonato.
O jogo
A Malwee tentou iniciar o jogo se impondo, mas a Copagril conseguia se postar bem na defesa, no inicio do confronto o lance mais agudo foi uma arrancada do ala Valdin, que terminou com um chute forte contra a trave esquerda de Léo Oliveira.
Não demorou para Valdin aparecer novamente. O ala arrancou e conseguiu se livrar da marcação de Rafael, que chegou a fazer falta no atleta da Malwee, que mesmo caído tocou no ângulo superior direito do arqueiro da Copagril, aos 11min11.
Logo na sequência, aos 12min16, em um lance semelhante ao primeiro gol, Leco avançou pela esquerda e com um toque sutil tirou de Léo Oliveira, ampliando para os anfitriões, o que obrigou o técnico Marquinhos Xavier a fazer um pedido de tempo.
Já no segundo tempo, o que se viu foi a Malwee jogando com inteligência, marcando bem e evitando sustos. Com a partida sob o seu domínio e a torcida ao lado, nem mesmo a entrada do fixo Renan como goleiro-linha na Copagril, ameaçou o título jaraguaense. “Tive a felicidade de fazer um gol e ajudar a equipe. Todos estão de parabéns pela conquista”, resumiu o ala Valdin.
Para o capitão da Copagril, Rafael, “A Malwee marcou muito bem, e fez dois gols muito rápidos e parecidos, que acabou desestabilizando nosso time. No segundo tempo corrigimos, tivemos mais posse de bola e até chegamos a criar algumas oportunidades, mas não fomos competentes e eles foram”, avaliou o jogador rondonense.