16 novembro 2012

Acidente em via pública causa revolta em moradores de Tenente Portela

Excesso de velocidade teria provocado o acidente
(Foto: Clic Portela)
Um acidente de trânsito ocorrido em torno das 21 horas de quinta-feira, 15, na rua Tupinambás, em frente a Agropecuária do Golfeto, em Tenente Portela, provocou revolta nos moradores daquela região da cidade.

O acidente, segundo testemunhas, foi em conseqüência ao excesso de velocidade de um veiculo Santana, placas BRJ-3117, registrado em Campo Bom, conduzido por Sergio Mello. O veículo, que transitava no sentido centro bairro, avançou sobre a pista contramão e colheu um Fiat Pálio, placas ITJ 5786, dirigido por Tiago Wolmann.

O choque violento tirou o Fiat da pista e o Santana causador do acidente ainda percorreu 30 metros se chocando violentamente contra um poste de energia elétrica. O condutor do Santana que resultou ferido com algumas escoriações, foi socorrido pelo SAMU.

Segundo os socorristas, Sérgio teria inclusive reagido contra os atendentes que tiveram alguma dificuldade em imobilizá-lo. Muitos moradores da redondeza afirmaram que o motorista responsável pelo acidente apresentava sinais de embriagues. No interior do veículo se encontravam recipientes de isopor de um conhecido fornecedor de bebidas.

O motivo da revolta dos moradores decorre do fato de que há muito tempo eles pleiteiam a instalação de um quebra-molas no local, uma vez que a saída da praça Brasília em direção à Miraguaí é um local onde os condutores dirigem em velocidade elevada. Uma casa de João de Barro, construída no topo do poste de iluminação, caiu sobre o veiculo sinistrado.

Jovem fica ferido em acidente no trevo de entroncamento da BR 472 com novo acesso asfáltico

Jovem perdeu o controle da moto e se acidenta
(Foto: Paulo Marques)
Por volta de 20he45min desta quinta-feira, dia 15, um jovem de Santa Rosa conduzia uma Moto Yamaha Fazer, na BR 472, no sentido Três de Maio/Santa Rosa, ao chegar no trevo  de entroncamento com o acesso BR 472/Setrem, por Bela Vista Três de Maio, ele bateu contra a mureta e as placas do trevo.

Régis Waszkiewicz, de 22 anos, foi socorrido pelo Samu de Três de Maio, e conduzido ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo. O motoqueiro teve escoriações pelo corpo, quebrou o braço direito e o pulso esquerdo. Mauricio, o jovem que estava na carona, teve apenas escoriações no corpo.

Na manhã desta sexta-feira, Régis foi transferido para o bloco cirúrgico do Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, onde passa por uma intervenção cirúrgica no braço.

Segundo relatos do piloto da moto, ele devido a poucas sinalizações na rodovia, ele não viu o trevo em tempo de diminuir a velocidade da moto, e não conseguiu fazer o entorno do entroncamento.

Enart terá concurso de acampamento

Acampamento do Fandangueiros, no Enart. Foto: divulgação
Um concurso vai escolher o melhor acampamento do Enart 2012, vencido no ano passado pelo CTG Lalau Miranda, de Passo Fundo.  Na foto acima, tu podes conferir o galpão da academia de danças Fandangueiros da Tradição, de Cachoeirinha (foto), instalado no Parque da Oktoberfest. O pessoal já anunciou nas redes sociais  que entrou nessa disputa para ganhar! Aliás, integrantes do grupo concorrem no Enart, na categoria danças de salão.

Nese sábado e domingo, estaremos no parque conferindo os bastidores dessa grande festa gaúcha para a RBSTV e blog Repórter Farroupilha. Nossa ideia é mostrar o Enart que poucos vêem, com destaque, inclusive, para as modalidades individuais. Aliás, vocês  devem estar percebendo a grande cobertura que a emissora está realizando. Nunca o festival recebeu tanto espaço aqui, o que deixa a todos nós, tradicionalistas, muito felizes. Esta semana, o Bom Dia Rio Grande está apresentando uma série de reportagens sobre os preparativos de algumas das principais invernadas que disputam as danças tradicionais. Hoje, nossa equipe de Santa Cruz do Sul mostrou como será o evento e abordou suas origens. Clique aqui e assista.

Entradas ao vivo também estão acontecendo no Jornal do Almoço e no sábado, haverá cobertura do RBS Notícias. O Galpão Crioulo grava um especial, hoje à noite, no ginásio onde acontece a abertura oficial. E, no domingo, a TVCOM transmite as finais das danças tradicionais. Ao todo, são  2600 concorrentes de olho nos primeiros lugares em 24 categorias.

Acidente com morte no trevo de Coronel Bicaco

O acidente, aconteceu no trevo de Coronel Bicaco
(Foto: Mariela Zanella Ribeiro)
O acidente, foi registrado na tarde desta quinta-feira, 15, na BR-468, trevo de acesso a Coronel Bicaco.

Por volta das 16h40, envolveram-se em acidente dois veículos, um Megane, placas de Caxias do Sul, e uma GM Blazer, placas de Três Passos. O motorista do Megane, Gabriel Daltroso Preto, de Campo Novo, morreu na hora e as caronas Caroline e Márcia Salete sofreram ferimentos leves. A motorista da Blazer foi ferida levemente e não foi identificada, segundo a PRF de Ijuí.

O segundo acidente tirou a vida do motociclista Mauro Roberto Freitag, na manhã de terça-feira, 13, na BR–468, entre a cidade de Tiradentes do Sul e a localidade de Alta União, ao colidir com um caminhão que transportava leite, com placas de Crissiumal, que saía de uma propriedade rural. O técnico agrícola, de 31 anos, morreu na hora.

Na tarde de segunda-feira, 5, o primeiro acidente causou a morte do motorista Jandir Toqueto, de 51 anos, que perdeu o controle do carro e colidiu com um poste, em Esperança do Sul. Com a gravidade da batida, o veículo quase partiu ao meio. O corpo foi encaminhado ao IML para verificar se o motorista havia ingerido bebida alcoólica. Uma perícia mecânica vai determinar se houve falha no automóvel.

Som de sino eletrônico de igreja vira caso de polícia em Cruz Alta, RS

Barulho de relógio divide opinião de moradores do
município gaúcho (Foto: Reprodução RBS TV)
O som do relógio de uma igreja virou caso de polícia em Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul. E o padre é apontado como responsável por perturbar a tranquilidade de alguns moradores.

De hora em hora, o relógio desta igreja no centro do município emite um som, semelhante às badaladas de um sino. O barulho divide opiniões. “Isso já é tradicional, não incomodava antes, porque vai incomodar agora?”, questiona um morador. “Quem passa aqui não atrapalha, mas quem mora por perto atrapalha”, afirma outro.

O costume gerou outra reação de um morador. O homem, que se recusou a dar entrevista, decidiu prestar queixa na polícia. O padre responsável pela igreja, Magnus Camargo, foi chamado para prestar esclarecimentos. “Chegando na delegacia é que eu realmente soube que fui chamado por causa da perturbação do sossego”, diz o padre.

Não é a primeira vez que a paróquia enfrenta problemas por causa do relógio. Em 2009, a igreja foi multada por descumprir uma decisão, que obrigava a diminuição do volume, a cada mudança de hora. E desde maio deste ano, por ordem da Justiça, o som só pode ser emitido de segunda a sábado, entre 7h e 20h. E nos domingos e feriados, somente das 9h às 18h.

Nesta quinta-feira (15), foi feita uma nova aferição para verificar se o som do sino eletrônico está acima dos 75 decibéis permitidos. “A gente tem vindo regularmente fazer esta medição. os índices não ultrapassam 75 decibéis”, garante o diretor do Departamento de Trânsito do município, Mário Sérgio Olivesky.

Esta semana o caso também foi encaminhado à Justiça. Uma audiência pública entre o padre e o morador incomodado foi marcada para fevereiro do próximo ano. “Nós vamos continuar cumprindo a decisão da Justiça que estabeleceu os dias e horários. A gente fica indignado por uma questão dessas, porque, de repente, poderia me ver fichado na polícia”, desabafa o padre.

Com pênalti nos acréscimos, Grêmio leva virada do Millonarios e está fora

Renteria bate pênalti e elimina o Grêmio da Sul-Americana
(Foto: AFP)
Não adiantou suportar a altitude. Fazer um gol no começo do jogo. E contar com a má pontaria dos atacantes rivais. Ao sofrer um gol aos 48 minutos do segundo tempo, em pênalti duvidoso, o Grêmio perdeu para o Millonarios, na noite desta quinta-feira, em Bogotá, e deu adeus ao sonho de ser campeão da Sul-Americana. Com o 3 a 1, foi eliminado em jogo marcado por confusão e agressão à arbitragem após o apito final.

O resultado foi suficiente para o time local, que havia perdido por 1 a 0, no último 30 de outubro, em Porto Alegre. Agora, o rival será o Tigre, da Argentina. Na outra semifinal, o São Paulo enfrentará o Universidad Católica, do Chile.

Ao Grêmio resta o Brasileirão. Domingo, às 19h30m, desafia a Portuguesa em São Paulo. Mesmo dia em que o Millonarios irá visitar o Junior, de Barranquilla, pelo Colombiano.