25 junho 2009

Michael Jackson morre aos 50 anos

Michael Jackson, considerado o Rei do Pop, morreu na tarde desta quinta-feira (25) após sofrer parada cardíaca e ser levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center, em Los Angeles. O cantor não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa e deu entrada no hospital em estado de coma.
A morte de Jackson foi confirmada pelo porta-voz do Instituto Médico Legal de Los Angeles, Fred Corral, em entrevista à CNN.
"Posso dizer neste momento que fomos informados por investigadores do Departamento de Polícia de Los Angeles Oeste que Jackson foi levado (...) para o hospital. Ao dar entrada, estava sem os sinais vitais e foi declarado morto por volta das 14h26 esta tarde [18h26, horário de Brasília]", declarou Corral à CNN.
Antes, o site do jornal "New York Times" publicou que uma autoridade da cidade de Los Angeles "afirmou que ele morreu à 1h07 PM, horário do Pacífico [17h07, Brasília]".
Segundo o porta-voz do IML, uma autópsia "provavelmente" será realizada na sexta-feira. Ele preferiu não especular sobre a causa da morte.

Seleção passa sufoco, mas derrota a África do Sul de Joel Santana e vai à final

Não foi fácil vencer as vuvuzelas, a bênção de Nelson Mandela e, principalmente, Joel Santana. A seleção brasileira sofreu para fazer 1 a 0 na África do Sul, nesta quinta-feira, em Joanesburgo. As 48.049 pessoas que foram ao Ellis Park viram os “Bafana Bafana” dominarem a partida, mas a eficiência do time de Dunga prevaleceu e o Brasil vai enfrentar os Estados Unidos na final da Copa das Confederações, domingo, graças a um gol de Daniel Alves de falta aos 42 do segundo tempo. No apito final, a torcida local reconheceu o bom trabalho de sua equipe e aplaudiu.
Joel afirmou antes do jogo que não deixaria os donos da casa na retranca. No início, não foi isso que aconteceu: a África do Sul se fechou lá atrás e conseguiu segurar os brasileiros. Mas os “Bafana” gostaram do jogo, foram para o ataque e tiveram boas oportunidades de marcar. O contra-ataque da seleção brasileira pouco funcionou e o gol só saiu nos minutos finais em cobrança de falta, quando a torcida já esperava prorrogação. Daniel Alves havia entrado no lugar de André Santos, lateral-esquerdo, pouco antes.

Dep.Classmann propõe fundo de fomento à cultura tradicionalista gaúcha

Classmann quer financiamento via Banrisul para CTGs, e aquisições de gaitas e violões para pessoas físicas em geral e estudantes.
Com a finalidade de incentivar a produção e facilitar o acesso a produtos e instrumentos musicais vinculados à cultura tradicionalista, o deputado Aloísio Classmann (PTB) protocolou projeto na Assembleia Legislativa que prevê a criação de um fundo de financiamento para viabilizar formas de difundir a cultura gaúcha, por meio da música e de ações de inclusão social e integração de grupos afins.
Além disso, o FUNFINAPIM foi idealizado pensando nos mais de 2 mil CTGs do Estado que valorizam a preservação da identidade regional dos aspectos culturais típicos do gaúcho, proporcionando a concessão de tratamento mais benéfico aos instrumentos musicais, suas partes e acessórios, como incentivo da cultura regional.
O projeto pretende incentivar à produção, mas, sobretudo, proporcionar melhores condições de acesso para todos os gaúchos na aquisição de instrumentos musicais, que simbolizam a cultura gaúcha, buscando manter as raízes, justifica o parlamentar.
Pretende Classmann, que sejam condedidos financiamentos às pessoas físicas e jurídicas, para aquisição de gaitas, violões e outros instrumentos, além da celebração de convênios por meio do Governo do Estado para promoção de cursos de atualização e aperfeiçoamento de professores na área.
Segundo o parlamentar, o projeto inclui também a criação de novos grupos tradicionalistas em comunidades carentes, visando a redução da criminalidade e violência, bem como a inclusão social de crianças e adolescentes através da dança, música e gastronomia tradicional. projeto encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça-CCJ, da Assembléia Legislativa.

Três de Maio quer implementar projeto do FNDE

Na sua última viagem que fez a Brasília, o prefeito Olívio José Casali em companhia do deputado federal, Vílson Covatti, líder da bancada do PP no Congresso Nacional, foi recebido em audiência pelo dr. Leopoldo Jorge Alves Júnior, diretor de Programas e Projetos Educacionais do FNDE, órgão do Ministério da Educação. O assunto em pauta, na oportunidade, foi a creche do bairro Guaíra. O prefeito fez uma ampla exposição sobre o andamento do projeto que vem sendo protelado desde a administração anterior. O processo de nº 23401.00471-2007, convênio nº 710300/2008 data de 2007, mas, desde os primeiros dias, do atual período administrativo, o assunto sempre mereceu toda atenção do prefeito municipal. Inclusive, em fevereiro passado, o diretor de Planejamento, Luís Carlos Zucatto, e o secretário de Administração, João Seno Bach, já haviam contactado em Brasília com o FNDE, visando dar andamento ao assunto.
O prefeito voltou de Brasília bem entusiasmado, tendo sido bem recebido no FNDE pelo dr. Leopoldo, que foi muito atencioso e educado. O mesmo ficou de estudar um valor melhor (o valor atual é de R$ 980.220,28) para a execução daquela importante obra. A expectativa do prefeito Casali é de que o FNDE aumente a destinação de recursos para a Escola Municipal de Ensino Infantil – EMEI, a ser construída, no bairro Guaíra. O prefeito considera aquela obra coisa de primeiro mundo, com área construída de 1.118,48m2.
Recenetemente o diretor de Planejamento, Luís Carlos Zucatto, juntamente com a engenheira Liriane A. Machado, visitaram quatro municípios, para levantar informações sobre a construção de creches do mesmo modelo a ser construída no bairro Guaíra. Nos municípios visitados as obras já estão em andamento. (foto-Soledade)


Homem morre de gripe A na fronteira da Argentina com o RS

Uma das quatro mortes causadas pela gripe A na quarta-feira na Argentina foi a de um homem de 30 anos, ocorrida na fronteira da Argentina com o Rio Grande do Sul. O homem morreu em El Soberbio, na província de Misiones, às margens do Rio Uruguai. Do outro lado do rio fica Tiradentes do Sul — mais precisamente, a localidade de Porto Soberbo —, nas Missões.
A vítima não foi identificada nem foi informado onde ela teria sido contaminada. O homem não tinha nenhuma doença prévia, de acordo com o jornal Clarín. As demais mortes ocorreram na Grande Buenos Aires. O total de infectados na Argentina era de 1.391 na quarta-feira, com 21 mortos.
Funcionários que trabalham junto à Aduana em Porto Mauá(foto), todos estão usando máscaras de prevenção: Policia Federal, Receita Federal, segurança, bilheteria, enfermeira e Informação Turística.

Heinze diz que ministro ofendeu todo o setor rural brasileiro. Minc pede desculpas

Durante audiência da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (24), promovida por sugestão do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc pediu desculpas por ter chamado produtores e representantes do setor rural de vigaristas.
Minc afirmou que as palavras ditas durante a manifestação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – Contag, em Brasília, foram sob a emoção do debate e não representam o que ele pensa a respeito do setor. “Quero ir além do pedido de desculpas, quero dizer que não penso aquilo. As expressões foram inadequadas. As pessoas eleitas pelo voto não podem ser tratadas com expressão desse jeito. Eu invoco como atenuante dado o calor de um carro de som de uma manifestação, que pode explicar, mas não justificar”, defendeu.
O deputado Heinze, autor do requerimento e líder da bancada do agronegócio, afirmou ao ministro que o pedido de perdão não deve ser apenas aos parlamentares, mas sim, a todo o setor rural brasileiro que foi ofendido pela atitude de um membro do governo. “A desculpa deve ir para os milhões de produtores rurais brasileiros que foram atacados por Vossa Excelência, chamando-os de vigaristas”, cobrou.
Sobre as declarações de Minc que os agricultores estão em constantes renegociações de dividas, Heinze argumentou que o passivo acumulado do setor é em decorrência dos diversos planos econômicos pelo que o país passou e pela falta de uma política agrícola que garanta renda ao homem do campo. “Nos Estados Unidos, Europa, Japão os produtores são subsidiados com recursos da sociedade. Aqui, ministro, são os vigaristas que subsidiam o consumidor e enfrentam um mercado altamente concentrado dos fertilizantes, defensivos, juros de banco e óleo diesel”.
Outros 30 parlamentares, entre os presentes na reunião, questionaram o ministro Minc.

Cruzeiro vence Grêmio por 3 a 1 no Mineirão

Na primeira partida das semifinais pela Copa Libertadores, nesta quarta, no Estádio Mineirão, deu Cruzeiro: 3 a 1. Mas o gol fora de casa deixa a situação do Grêmio menos complicada. Uma vitória por 2 a 0 no Olímpico classifica o Tricolor. Wellington Paulista fez o gol cruzeirense aos 38 minutos da etapa inicial. No segundo tempo, Wagner fez logo no primeiro minuto. Fabinho fez o terceiro aos 22. Os gremistas descontaram com Souza, de falta, aos 34.
Os jogadores do Grêmio ficaram nervosos com o placar desfavorável, discutiram, reclamaram com o árbitro, e o goleiro Marcelo Grohe chegou a levar cartão amarelo.
Um fato inusitado acabou parando a partida por cerca de cinco minutos. O árbitro da partida, o chileno Henrique Osses, sentiu dores musculares na perna e teve que sair de campo. O juiz reserva Henrique Osses, também do Chile, teve de assumir.
No recomeço do jogo, o Grêmio melhorou novamente. Aos 33 minutos, a arbitragem assinalou falta frontal para o Tricolor após a bola tocar na mão de Kléber. Um minuto depois o gol do Grêmio saiu. Souza cobrou a falta e deixou os gremistas em uma situação menos complicara para o jogo do Olímpico, em 2 de julho.