Classmann quer financiamento via Banrisul para CTGs, e aquisições de gaitas e violões para pessoas físicas em geral e estudantes.
Com a finalidade de incentivar a produção e facilitar o acesso a produtos e instrumentos musicais vinculados à cultura tradicionalista, o deputado Aloísio Classmann (PTB) protocolou projeto na Assembleia Legislativa que prevê a criação de um fundo de financiamento para viabilizar formas de difundir a cultura gaúcha, por meio da música e de ações de inclusão social e integração de grupos afins.
Além disso, o FUNFINAPIM foi idealizado pensando nos mais de 2 mil CTGs do Estado que valorizam a preservação da identidade regional dos aspectos culturais típicos do gaúcho, proporcionando a concessão de tratamento mais benéfico aos instrumentos musicais, suas partes e acessórios, como incentivo da cultura regional.
O projeto pretende incentivar à produção, mas, sobretudo, proporcionar melhores condições de acesso para todos os gaúchos na aquisição de instrumentos musicais, que simbolizam a cultura gaúcha, buscando manter as raízes, justifica o parlamentar.
Pretende Classmann, que sejam condedidos financiamentos às pessoas físicas e jurídicas, para aquisição de gaitas, violões e outros instrumentos, além da celebração de convênios por meio do Governo do Estado para promoção de cursos de atualização e aperfeiçoamento de professores na área.
Segundo o parlamentar, o projeto inclui também a criação de novos grupos tradicionalistas em comunidades carentes, visando a redução da criminalidade e violência, bem como a inclusão social de crianças e adolescentes através da dança, música e gastronomia tradicional. projeto encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça-CCJ, da Assembléia Legislativa.