02 setembro 2013

Veículo sai da pista e capota no interior de Três Passos

Foto: Paulo Farias/Clic Portela
Uma saída de pista e capotamento de veículo foi registrado na RSC 472, em Três Passos.

O acidente ocorreu por volta das 5 horas, na altura do quilômetro 65, na localidade de Linha Turvo.

A condutora do Ford Ka, placas CYP 0160, perdeu o controle do veículo em uma curva. Depois de capotar várias vezes o automóvel parou a cerca de 30 metros da margem da rodovia.

Apesar da gravidade do acidente, a motorista, Caroline Andréa Elsenbach, 32 anos, sofreu apenas escoriações leves. Ela mesma buscou ajuda em uma residência próxima.

Caroline, que reside em Três Passos e possui familiares em Derrubadas, foi encaminhada ao Hospital de Caridade, onde permanece internada sob observação. A condutora retornava de Miraguaí.

Professores do Pacelli e da São Francisco decidem manter greve

Professores do Pacelli (foto) e da São Francisco decidem
manter greve
Reunidos na manhã desta segunda-feira, 2, os 70 professores do Instituto Cardeal Pacelli decidiram manter a greve que iniciou há uma semana. Eles vão se reunir novamente quarta-feira, 4, para avaliar o movimento. No Pacelli, as aulas são normais para os alunos das séries iniciais.

Os professores da São Francisco, igualmente, decidiram manter a paralisação. Eles agendaram nova assembleia para quinta-feira, 5, quando irão decidir pela manutenção da greve ou não.

Na sexta-feira, 30, professores do CIEP Glória Veronese decidiram voltar ao trabalho. Na Escola Castelo Branco a adesão é parcial.

A diretora do 35º Núcleo do Cpers, Vera Lessês em entrevista a Rádio Colonial revelou decepção com os colegas que voltaram atrás na decisão de aderir à greve. “Têm colegas que confirmaram adesão a greve durante a semana e agora estão voltando atrás. Precisamos ser unidos na luta pela educação pública de qualidade”, afirmou com veemência.

O governo do estado determinou que os diretores mantivessem as escolas abertas e registrem a presença ou ausência no trabalho de professores e funcionários. Aqueles que aderirem à greve terão o ponto cortado.

A categoria reivindica o pagamento do piso nacional do magistério, atualmente fixado em R$ 1.567,00 para uma jornada de 40 horas de trabalhos semanais, além da criação de um piso salarial (com o mesmo valor do piso dos professores) para os funcionários de escola, a regularização das promoções e a suspensão da reforma do Ensino Médio.

Estudantes do CTA da SETREM e Agronomia visitaram a Expointer

Foto: Vanderlei Holz Lermen – estudante e bolsista do CTA
Na terça-feira, dia 27, estudantes do Curso Técnico em Agropecuária (CTA) e do curso superior em Agronomia da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), acompanhados dos professores Nelson Smola e Viviana Hatje, realizaram viagem de estudos para a Expointer 2013, em Esteio/RS. O objetivo foi proporcionar momentos de aprendizagem de forma diferenciada, complementando a formação profissional.

Segundo a professora Viviana Hatje, a Expointer é uma feira de referência para toda a cadeia produtiva do Rio Grande do Sul. “No parque está o melhor da genética gaúcha, tanto em termos de bovinos de leite e corte, ovinos e equinos, quanto nos pequenos animais, como aves, coelhos, chinchilas. E no campo de máquinas agrícolas, há muitas novidades das indústrias, seja para grandes culturas ou para fruticultura e forragens”, relata.

Outro atrativo da Expointer é o setor de armazenagem de grãos. “Atualmente no Brasil este é um gargalo do nosso agronegócio e boas alternativas estão sendo apresentadas no parque. Além disso, há também a mostra do que nossa agricultura familiar vem produzindo, como sucos, vinho, embutidos, queijos, erva mate, bolachas, pães e mel. Outra importante área à disposição dos visitantes é o artesanato com lã e palhas de milho e de trigo. Enfim, a feira traz um retrato do agronegócio do Estado, tendo uma maior ênfase para a pecuária gaúcha”, complementa Viviana.

Segundo ela, para o estudante da área agropecuária é interessante conhecer as novidades e tecnologias que estão surgindo, e a Expointer proporciona tudo isso. “A feira proporciona o contato com essas tecnologias, que muitas vezes estão distantes da realidade do aluno. É uma complementação ao que é visto em sala de aula”, conclui a professora do CTA.

Caminhão invade e destrói residência em São Paulo das Missões

Caminhão invadiu casa em São Paulo das Missões, no RS
(Foto: Inácio Schnorr/Arquivo pessoal)
Uma carreta carregada com 25 toneladas de ração para peixes perdeu os freios e invadiu uma casa na manhã desta segunda-feira (2) em São Paulo das Missões, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. O veículo ainda bateu em outro carro e em um galpão antes de destruir quase completamente a residência. Ninguém se feriu.

De acordo com informações da Brigada Militar, o caminhão estava estacionado quando ocorreu o acidente. Não havia ninguém na casa no momento da colisão. A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente.

Operação prende quatro e apreende menores em Uruguaiana

Menores presos e adultos apreendidos na operação em
Uruguaiana (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Quatro homens foram presos e quatro menores, apreendidos na manhã desta segunda-feira (2) em uma operação contra uma quadrilha suspeita de cometer tráfico de drogas e homicídios em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Segundo o delegado Guilherme Gerhardt, titular da Delegacia de Polícia da Criança e Adolescente (DPCA), o grupo era investigado há dois meses.

"Foram três prisões preventivas e uma prisão temporária, mas esperamos em breve lavrar um flagrante para o preso temporário", disse Gerhardt ao G1.

A operação contou com 65 policiais civis, 10 policiais militares e cães farejadores. Eles cumpriram nove mandados de busca e apreensão no bairro União das Vilas, na Zona Sul do município.

Segundo o delegado, mesmo com a apreensão de uma pequena quantidade de drogas, ela caracterizou tráfego pela forma como estava embalada. "Não levamos em conta só a quantidade. A droga estava dividida em petecas, pronta para a venda", afirmou.

SETREM: Curso Técnico em Design de Móveis aprimora conhecimento

Viagem de estudos proporcionou ao grupo conhecer
indústrias no polo moveleiro de Bento Gonçalves
Proporcionar o acesso às novas tendências e tecnologias em um dos maiores polos moveleiros do país. Foi com esse objetivo que os estudantes do 2º e 3º semestre do curso Técnico em Design de Móveis da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) realizaram uma viagem de estudos a Bento Gonçalves. O grupo esteve acompanhado de professores e visitaram empresas do setor moveleiro como a Multimóveis e Todeschini S/A.

A coordenadora do Curso Técnico em Design de Móveis, Carla Elizabeth Becker, conta que nestas visitas técnicas os alunos conheceram o que há de mais moderno em se tratando de tecnologia na produção de móveis, tanto na área de máquinas e equipamentos, quanto em relação aos materiais e acessórios usados na produção moveleira. “Materiais e acessórios exclusivos, usados e aplicados com design diferenciado, contemporâneo, com qualidade de acabamento, dão o diferencial no mobiliário desenvolvido com cuidado, com criatividade e bom gosto, aplicando normas de segurança e ergonomia para o melhor conforto do usuário”.

Carla comenta que esta é a proposta de grandes empresas do ramo moveleiro, que buscam, além de desenvolverem melhores produtos, qualificar o quadro funcional e promover uma melhor gestão de pessoas que trabalham nos mais diversos setores das indústrias. “Queremos que nossos alunos estejam bem preparados para exercer suas funções em todos os setores da produção de móveis. Essa viagem proporcionou esse contato ‘in loco’ e nossos alunos retornaram ainda mais entusiasmados com as oportunidades que o Design de Móveis da SETREM proporciona”.

Além das visitas às empresas, o grupo participou do Casa Brasil, uma feira de negócios onde estão expostos produtos moveleiros classificados como alto padrão, onde é possível avaliar o que é tendência para o mobiliário a ser produzido daqui para frente. Estética, estilo, funcionalidade, materiais, ergonomia, cor, criatividade, são alguns dos itens que puderam ser vistos, analisados e avaliados pelos estudantes que tem como objetivo trabalhar na criação e desenvolvimento de novos produtos e novas propostas para a área moveleira.