18 abril 2013

Enfermagem promove integração regional entre grupos da Saúde Mental

Mais de 160 pessoas prestigiaram a Festa organizada
pelo 7º período do curso da SETREM
A Festa Regional de Integração da Saúde Mental do curso de Enfermagem movimentou a Unidade Três de Maio (UTM) nessa quarta-feira, 17 de abril. Mais de 160 pessoas, entre convidados, estudantes, funcionários e pacientes atendidos pelos grupos e núcleos de Saúde Mental de quatro cidades da região prestigiaram a atividade. O evento foi organizado pelos acadêmicos do 7º período da Enfermagem da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), sob a orientação da professora enfermeira Maria Zoé Henriques Zímpel. A festa teve início pela manhã e estendeu-se até o começo da tarde. O espaço estava todo decorado com motivo caipira e contou com acolhimento de todos os visitantes. Durante a atividade foram realizadas brincadeiras, servido lanche, sucos e almoço festivo.

Para a professora Zoé, a Enfermagem da SETREM é um local onde se pode fazer a saúde mental coletiva – que humaniza as relações. Ela afirma que a alegria e o convívio são os maiores ingredientes terapêuticos nesta festa. A professora também é enfermeira em Horizontina, onde coordena o CAPS. “Dentro da SETREM encontrei o entendimento do que é Saúde Mental. Estamos tentando fazer nossas vidas mais felizes. Atividades como essa têm esse objetivo”, destaca.

O professor Gilberto Caramão, coordenador da Enfermagem da SETREM, afirma que a integração entre os participantes proporciona uma festa maravilhosa, cheia de momentos especiais. “Neste movimento temos o SUS completo: gestores, profissionais, usuários e os futuros recursos humanos do Sistema – os estudantes da Enfermagem da SETREM”, enfatiza. Segundo ele, fazer a Saúde Mental coletiva é um objetivo da Enfermagem. “Precisamos nos integrar para promover à saúde. Baseando nossas ações na Humanização da Saúde, alcançamos nossos objetivos de formar enfermeiros e enfermeiras capazes desempenhar sua função com qualidade, desde o acolhimento. A Saúde Mental e suas tecnologias contemporâneas precisam ser naturalizadas por profissionais, futuros profissionais e a própria comunidade, de forma que promovamos o movimento que, por vezes parece sutil, mas que é muito forte e contundente – por que promove as relações, cura pela alegria e otimiza os tratamentos necessários.

Incêndio destrói casa em São Luiz Gonzaga

No local residia apenas um homem de 53 anos que não se
feriu (Foto: Guia São Luiz)
Um incêndio  ocorrido na noite de ontem (17) destruiu totalmente uma residência localizada na Rua Brigadeiro Martins, Vila 30.

A equipe do Corpo de Bombeiros deslocou-se até o local por volta das 20h25min para realizar o combate ao fogo que consumiu rapidamente a casa de madeira. Segundo a Guarnição que atendeu à ocorrência ao chegar no local a casa já estava tomada pelo fogo.

A residência não possuía rede elétrica instalada e o morador fazia uso de fogão a lenha e também de velas, objetos apontados como prováveis causas do incêndio pela Guarnição que atendeu à ocorrência.

No local residia apenas um homem de 53 anos que não se feriu.

Novo acidente com motos na Dahne de Abreu deixa condutores feridos em Horizontina

O acidente foi no inicio da tarde desta quinta-feira (18)
O acidente aconteceu no inicio da tarde desta quinta-feira (18), no prolongamento da Dahne de Abreu com a ERS 342, no distrito industrial II, próximo a empresa Metallo Agrícola em Horizontina.

O condutor de uma Honda Titan 125, placa IQA 5327 diminuiu a velocidade para acessar o pátio da empresa onde trabalhava, quando foi atingido por outra moto, Titan, placa IDV 7111.

Os dois condutores sofreram queda sobre a pista de rolamento e tiveram ferimentos, sendo socorridos no local pelo SAMU e Corpo de Bombeiros.

Havia de uma semana outro acidente foi registrado envolvendo duas motos na mesma avenida, porém na área central da cidade. Um dos condutores teve fratura em uma das pernas.

Os empresários próximos ao local do acidente desta tarde, cobram melhorias na sinalização, bem como dispositivos que inibam a alta velocidade praticada, pois o risco de acidentes é constante. Eles afirmaram a reportagem que já manifestaram ao Poder Público essa preocupação.

Diretora de escola pública é presa no RS por suspeita de desviar merenda

Mercadorias apreendidas com diretora suspeita de desviar
merenda (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A diretora de uma escola estadual de Serafina Correia, na Serra do Rio Grande do Sul, foi presa nesta quarta-feira (17) em flagrante por suspeita de desvio de merenda escolar. Segundo a Polícia Civil, além de levar produtos da despensa da escola, a mulher fez compras pessoais em um supermercado em nome da instituição.

A investigação partiu de uma denúncia anônima à Brigada Militar. No final da manhã de quarta, policiais militares a seguiram após ela deixar a escola, ir a um supermercado e, depois, seguir em direção à residência onde morava.

A BM verificou que no carro da mulher havia uma caixa com produtos possivelmente desviados da instituição. Ela havia deixado um supermercado, mas colocou as compras no banco da frente. "Os policias militares a apresentaram na delegacia, foram à escola e verificaram que os produtos que estavam no banco de trás eram os mesmos que ficavam à disposição dos alunos", disse ao G1 delegada Carolina Valentini Tomiello, responsável pelo caso.

O flagrante, no entanto, só foi lavrado após a constatação, no supermercado onde ela havia feito compras, de que as mercadorias foram adquiridas com recursos da escola. "E não faziam parte do cardápio proposto pela Secretaria Estadual de Educação", acrescentou a escrivã Cristiane Martins, da Delegacia de Polícia de Serafina Corrêa.

Segundo a polícia, a diretora foi autuada por peculato e encaminhada ao Presídio Estadual de Guaporé, também na Serra gaúcha. Deixou o presídio no final da noite de quarta, mas ainda responderá processo. “Ela tem um filho pequeno, e havia nas compras fraldas e lenços umedecidos. Informalmente, ela nos disse que depois separaria o que era dela e o que é da escola”, disse Carolina.

O G1 entrou em contato com a escola, e aguarda um retorno para ouvir a diretora. O advogado da suspeita, Edson Blaia, afirmou que ela estava substituindo mercadorias em excesso por outras que estavam em falta na escola.

Mirian Schoder assume presidência do COGEMAS

Secretária de Assistência Social de Três de Maio esta à
frente da nova diretoria
Na terça-feira, dia 16 de abril, nas dependências da Associação dos Municípios do Grande Santa Rosa, ocorreu uma reunião do Conselho de Gestores Municipais (COGEMAS), que é composto por gestores de Secretarias de Assistência Social e técnicos dos municípios da Fronteira Noroeste.

Dentre os assuntos tratados, houve a eleição e posse de nova diretoria, a qual será presidida pela gestora municipal de Três de Maio, Mirian Geneci Schröder; acompanhada pela vice-presidente Silvana Tierling, Assistente Social do município de Porto Mauá; primeira secretária, Elizabét da Silva Cabaldi, Assistente Social de Tuparendi e, a segunda secretária, Dirlei Hunhoft Hertal, gestora do município de Nova Candelária.

Caberá à nova gestão representar os 22 municípios em reuniões estaduais, bem como, buscar informações que sejam do interesse da coletividade.

As reuniões, tanto regionais quanto estaduais, acontecem uma vez por mês.

Atividade literária presta homenagem ao Dia do Livro

Com a participação de duas livrarias, Feira do Livro,
despertou o gosto pela leitura nos estudantes do
Ensino Fundamental e Médio
A feira do livro que aconteceu nos turnos da manhã e tarde do dia 17 de abril, no subsolo da Biblioteca do Campus da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), despertou ainda mais o gosto pela leitura nos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Instituição. A atividade também foi organizada como forma de prestar uma homenagem ao Dia do Livro, celebrado no dia 18 de abril.

Com centenas de obras disponíveis para a compra, os alunos dividiam suas atenções entre os diversos estilos literários oferecidos. Além da possibilidade de adquirir as publicações, oferecidas por duas livrarias, o evento organizado pela Instituição expôs trabalhos realizados pelos estudantes a partir da releitura de obras de grandes escritores do universo infanto-juvenil.

Segundo a professora Marilei Inês Zart Assini, vice-diretora do Ensino Fundamental e Ensino Médio, há vários anos a SETREM procura desenvolver em seus estudantes a competência leitora através de diferentes atividades de estímulo à leitura. “Estimulando esse hábito, acreditamos que estaremos dando sentido à escrita, à busca de informações, à construção de conhecimentos e a percepção crítica da realidade”, ressalta. A feira do livro foi encerrada à tarde.

Homem é detido com 275 quilos de explosivos em Santiago, na Região Central

Foto:  Arami Fumaco  /  Especial
Um homem foi detido na ERS-168, em Santiago, na Região Central, com 275 quilos de explosivos.

Segundo o comandante do 5º Regimento de Polícia Montada (5º RPMon), major Antônio Ney da Silva Júnior, os explosivos foram adquiridos de forma correta, porém, não poderiam estar sendo transportados dentro de um caminhão sem um documento que comprove o destino dessa carga.

_ Quando não é consumido em sua totalidade, (o explosivo) tem dois caminhos: destruir ou fazer uma guia e transportar isso legalizado _ explica o major.

De acordo com o tenente Altemir da Silva Ramos, do Pelotão de Operações Especiais (POE), que coordenou a abordagem, em princípios o caso configura uma infração administrativa.

_ Além do explosivo, foi apreendido espoleta, cordel e outros artefatos usados para detonação. O Exército será o responsável por fazer o transporte do material _ afirma o tenente.

Conforme o capitão Felipe Costa Santos Rocha, comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) de Porto Alegre, a capacidade de destruição desta carga é enorme.

_ Isso dá, por exemplo, para explodir vários caixas eletrônicos, cofres. Se bem instalado pode derrubar até um prédio de cinco andares _ explica.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Santiago, onde o condutor prestou depoimento.

Clairto Martin é escolhido patrono da 9ª Feira do Livro de Santa Rosa

A Feira do Livro de Santa Rosa acontecerá de 14 a 17 de
agosto na Praça da Bandeira
Nesta terça-feira (16/04) foi realizada a votação que escolheu o representante da Associação Santa-rosense de Escritores, Clairto Martin, para ser o patrono da 9ª Feira do Livro de Santa Rosa. O ato foi coordenado pela Comissão Central da Feira e reuniu 21 entidades representativas do município.

Três nomes foram indicados para ocupar a função, Lara Luft, Maira Engers e Clairto Martin, a professora Tereza Crhistensen também constava na lista inicial, mas abdicou da indicação.

O patrono da Feira do Livro 2013 é escritor com quatro livros publicados, jornalista, professor, publicitário e editor literário. “É uma felicidade especial porque sou colono, de família humilde, nasci na Linha Giruazinho e trabalhei como metalúrgico para ter condições de fazer faculdade. É um orgulho muito grande, não só para mim mas também para a minha mãe e minha esposa”, declara o patrono.

A Feira do Livro de Santa Rosa acontecerá de 14 a 17 de agosto na Praça da Bandeira.