18 abril 2013

Homem é detido com 275 quilos de explosivos em Santiago, na Região Central

Foto:  Arami Fumaco  /  Especial
Um homem foi detido na ERS-168, em Santiago, na Região Central, com 275 quilos de explosivos.

Segundo o comandante do 5º Regimento de Polícia Montada (5º RPMon), major Antônio Ney da Silva Júnior, os explosivos foram adquiridos de forma correta, porém, não poderiam estar sendo transportados dentro de um caminhão sem um documento que comprove o destino dessa carga.

_ Quando não é consumido em sua totalidade, (o explosivo) tem dois caminhos: destruir ou fazer uma guia e transportar isso legalizado _ explica o major.

De acordo com o tenente Altemir da Silva Ramos, do Pelotão de Operações Especiais (POE), que coordenou a abordagem, em princípios o caso configura uma infração administrativa.

_ Além do explosivo, foi apreendido espoleta, cordel e outros artefatos usados para detonação. O Exército será o responsável por fazer o transporte do material _ afirma o tenente.

Conforme o capitão Felipe Costa Santos Rocha, comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) de Porto Alegre, a capacidade de destruição desta carga é enorme.

_ Isso dá, por exemplo, para explodir vários caixas eletrônicos, cofres. Se bem instalado pode derrubar até um prédio de cinco andares _ explica.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Santiago, onde o condutor prestou depoimento.