23 janeiro 2013

Operário morre após sofrer descarga elétrica em área da Arena do Grêmio

Operário morreu por descarga elétrica 
(Foto: Paulo Marques)
Um operário morreu na tarde desta quarta-feira (23) após sofrer uma descarga elétrica nas dependências da Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Segundo a Polícia Civil, ele trabalhava na manutenção do sistema de iluminação em uma área anexa ao estádio, onde funciona um escritório administrativo.

Uma equipe da Polícia Civil está no local do acidente. De acordo com a delegada Vandi Lemos Tatsch, da 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), um inquérito será aberto para apurar as causas da morte do funcionário.

“Testemunhas contaram que ele estava trabalhando na parte elétrica, em uma luminária, em cima de uma escada. Eles ouviram um grito e depois o homem caiu de uma altura de cerca de três metros”, relatou a delegada.

Uma ambulância do Samu foi chamada, mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. De acordo com a polícia, os socorristas também não souberam determinar se a morte foi causada por um choque ou pela queda, o que deve ser confirmado com a necropsia.

O local do acidente foi isolado para a realização de perícia de engenharia, na manhã desta quinta-feira (24). Uma equipe do Instituto-Geral de Perícias (IGP) vai verificar o que pode ter causado a possível descarga elétrica. Testemunhas e funcionários também serão chamados para apurar se há responsáveis pela morte ou se foi uma fatalidade.

Em nota, a construtora contratada para a prestação de serviços em escritórios da Arena do Grêmio disse que "lamenta e se sensibiliza" com o acidente que causou a morte de seu funcionário. A empresa afirmou ainda que está prestando todo o apoio à família do funcionário e colaborando com as autoridades competentes.

Homem com dinheiro e munição é preso pela Operação Barão em Santo Augusto

Fotos: 7º BPM/Divulgação
Um homem foi preso com munição e dinheiro pela Operação Barão, realizada durante o dia e a noite de terça-feira, 22, em Santo Augusto. A operação empregou cerca de 20 policiais militares distribuídos em 8 viaturas e 2 motocicletas. Participaram os efetivos do Pelotão de Santo Augusto, Pelotão de Operações Especiais, Operação Golfinho e da Agência Local de Inteligência do 7º BPM.

Segundo o 7º BPM, a tática policial utilizada pela Brigada Militar durante a Operação deu-se através da realização de abordagens pessoais e veiculares qualitativas na área central e bairros do município onde resultaram no recolhimento de 2 automóveis e autuação de mais 5 veículos, além da abordagem e fiscalização em mais de 85 veículos e 229 pessoas abordadas.

Ainda segundo o 7º BPM, por volta das 22h30, foi abordado um GM Vectra de cor branca, sendo encontrado no interior deste, farta quantia de munições dos calibres 12, 28 e 38, um coldre para revólver, 01 faca, a quantia de R$ 5.204,00 (cinco mil duzentos e quatro reais) em moeda corrente, a quantia de R$ 20.294,00 (vinte mil duzentos e noventa e quatro reais) em cheques, 35 documentos de veículos entre outros objetos apreendidos.

O motorista foi preso e conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Santo Augusto. De acordo com o Capitão Munari, o preso possui antecedentes criminais e seus irmãos já cumpriram pena nos presídios de Três Passos e Ijuí. “A Operação Barão está sendo realizada em toda Região Celeiro por iniciativa do 7º BPM, não havendo data prevista para seu encerramento” ressalta o capitão.

Secretaria da Saúde do RS confirma 11 casos de dengue no estado

Novos casos ocorreram em Porto Alegre (3), Canoas,
Pelotas e Rio Grande
A Secretaria Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou mais seis ocorrências de dengue no estado nesta quarta-feira (23). Além das cinco que já haviam sido contabilizadas pelo órgão estadual, foram registrados outras seis, todas importadas. Entre os 11 pacientes, quatro contraíram a doença em Minas Gerais, três no Mato Grosso, outros três no Rio de Janeiro e um no Mato Grosso do Sul.

Porto Alegre, que já tinha um caso confirmado, agora tem outros três, somando quatro. As demais ocorrências foram registradas em Canoas, na Região Metropolitana; Pelotas e Rio Grande, no Sul do estado.

Até o dia 19 deste mês, a SES havia confirmado dois casos em Espumoso e um em Cândido Godói, Caxias do Sul e Porto Alegre. Não houve registro de circulação do vírus no Rio Grande do Sul.

Dentro do programa Verão Numa Boa, do governo do estado, a SES informa que recursos são disponibilizados a 126 municípios entre fronteira, litoral e locais infestados para combate ao mosquito da dengue. Além disso, material educativo da SES é distribuído nas praias gaúchas com informações sobre prevenção.

Aeroporto de Santa Rosa poderá receber melhorias através do projeto Mão na Massa

Aeroporto de Santa Rosa poderá receber investimentos
O Aeroporto de Santa Rosa poderá receber melhorias através do Programa Mão na Massa. Nesse sentido, no último dia 15, estiveram reunidos no aeroporto a primeira dama do município, Elenir Vicini, Oswino Mayer, Relações com o Mercado do SENAI, Valcir Pudell, professor dos cursos do SENAI, e Fernando Borella, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico,

A visita articulada pelo gabinete da primeira dama e SMDE, objetivou a avaliação dos técnicos do SENAI sobre a possibilidade de usar a estrutura predial do aeroporto de Santa Rosa para aplicação das aulas práticas dos cursos de pintura predial e instalação hidráulica do Projeto Mão na massa que esta sendo coordenado pelo gabinete da Primeira Dama e o SENAI.

O Secretário Municipal, Fernando Borella, entende que “as ações propostas à avaliação técnica sobre a manutenção do local são práticas e de curto prazo”, e a intenção de realizar as aulas do projeto Mao na Massa no Aeroporto irá contribuir para o processo de recuperação da estrutura predial do aeroporto.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, desde o dia 02 de janeiro de 2013, trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Habitação e Mobilidade Urbana apoiadas pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Obras para concluir as ações e responder aos apontamentos do relatório da ANAC, o mais breve possível para a retomada de vôos regulares no município de Santa Rosa.

Oftalmologia do HSVP realizou mais de 25 mil atendimentos em 2012

Macrorregião de abrangência da Instituição compreende
46 municípios
O serviço de oftalmologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, é referência SUS em média complexidade para atendimentos eletivos ambulatoriais. Com profissionais qualificados, a Instituição é um centro de referência em saúde para toda a comunidade e região, recebendo pacientes de 46 municípios pertencentes à 12ª Coordenadoria Regional de Saúde e à 14ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O número de atendimentos eletivos ambulatoriais realizados na oftalmologia em 2012 chegou a 25.610, cerca de 4% a mais do que no ano anterior. Foram realizados 156.994 exames de diagnose, 1.035 cirurgias ambulatoriais e 57 cirurgias com internação hospitalar. Desde o início da atividade, em 2006, o serviço vem recebendo investimentos e sendo aprimorado com a utilização de novas tecnologias e de equipamentos de última geração, contribuindo com a melhora da qualidade de vida da saúde ocular da comunidade de Três de Maio e região.

A equipe é composta por sete médicos oftalmologistas, que além do atendimento via SUS, oferecem também a possibilidade dos convênios Unimed, IPE e CASSI, além da modalidade particular. O HSVP tem em sua missão a responsabilidade social, por isso o serviço de oftalmologia conta com o projeto social chamado “Oftalmologia na Comunidade”, que tem por objetivo orientar a população quanto à prevenção e o cuidado com a saúde ocular. O Hospital São Vicente de Paulo, através da Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, atua há 76 anos com um profundo respeito pela vida.

Tarso anuncia datas de fim das concessões de pedágio no RS

Governo gaúcho anunciou o fim das concessões
O governador Tarso Genro anunciou o calendário de encerramento das concessões dos pedágios nas estradas e as datas previstas para as audiências públicas em cada um dos polos. Pelo calendário, as concessão do pedágio de Carazinho, no Alto Jacuí, será o primeiro a fechar, em 6 de março.

Nas audiências, denominadas Diálogos Cdes, o Piratini deseja debater com a população o novo modelo a ser implantado, respeitando as características e expectativas de cada comunidade, como sugerido pelo Conselhão.

Na mesma cerimônia, o governo estadual anunciou os novos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da gestão 2013/2014. Houve renovação de 30% em relação a gestão 2011/2012. Do total de 90 integrantes, 27 são mulheres, atingindo 30% de composição feminina do colegiado.