10 dezembro 2012

Capotamento deixa motorista e passageiros feridos em Tenente Portela

Partes do veículo que capotou com 5 jovens em Tenente
Portela (Foto: Trespassos News)
O SAMU de Tenente Portela e de Três Passos, juntamente com o Corpo de Bombeiros de Três Passos, socorreu as vítimas de um acidente ocorrido no final da tarde de domingo, 9, na RSC-472, no sentido Tenente Portela/Três Passos.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, por volta das 18h, um veículo Corsa, placas de FW, capotou após a perda de controle numa curva, deixando feridos o motorista, Paulo Roberto Tiburski, 24 anos, e os passageiros Pablo Wischineski, 27 anos, Vilson Ribeiro, 21 anos, Marcelo Ribeiro, 19 anos, e Jair Farias, 29 anos.

As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Santo Antônio, em Tenente Portela. Entre os feridos, o estado de saúde de Paulo e Vilson seria mais grave.

Acadêmicos de Agronomia socializam os trabalhos da disciplina de Prática Profissional I

Componente objetiva diagnosticar as diversas variáveis
envolvidas no processo produtivo primário de uma
propriedade rural real
Entre os dias 22 e 24 de novembro, os acadêmicos do 7° semestre do Curso de Agronomia da SETREM apresentaram à banca avaliadora os trabalhos desenvolvidos no componente curricular de Prática Profissional I.

O componente objetiva diagnosticar as diversas variáveis envolvidas no processo produtivo primário de uma propriedade rural real, considerando os aspectos sociais, econômicos, técnicos e ambientais.

Nesse semestre foram efetuados os referidos diagnósticos em nove unidades rurais de produção, localizadas nos municípios de Três de Maio, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Santo Cristo, Independência e Doutor Maurício Cardoso.

Na atividade, os acadêmicos efetuaram levantamento planialtimétrico das áreas das propriedades, amostragem de solos, encaminhamento das amostras para análise, interpretaram as análises, discorreram sobre as pessoas envolvidas nas atividades (seus afazeres, a penosidade dos serviços, as relações comunitárias, associativa e cooperativa), efetuaram o levantamento dos mananciais d’água e APPs (comparando as condições encontradas com as demandas ambientais legais), inventariaram a maquinaria, os implementos agrícolas, os semoventes e as benfeitorias, além de mapearem os sistemas produtivos. Nesse último item, para cada atividade produtiva desenvolvida nas propriedades, foram levantados custos fixos, custos variáveis, receita operacional bruta, receita líquida, ponto de equilíbrio, rentabilidade e lucratividade.

No primeiro semestre de 2013, com base nos conhecimentos desenvolvidos no Curso, o desafio dos acadêmicos na Prática Profissional II será analisar os dados diagnosticados na Prática Profissional I, construindo ações capazes de potencializar a propriedade estudada sob os aspectos sociais, técnicos, econômicos e ambientais.

Desta forma, espera-se que, ao tempo em que os alunos desenvolvem seus conhecimentos em situação real de campo, possam prestar serviço de extensão rural, propiciando informações importantes à gestão dos empreendimentos estudados.

Escolas estaduais paralisam as atividades na quarta-feira

A imagem é ilustrativa
Os professores das escolas da rede pública do Rio Grande do Sul vão paralisar as atividades na quarta-feira, dia 12 de dezembro. O ato é uma manifestação contra o projeto do governo do Estado, que prevê reajuste de 28,98% no salário dos docentes parcelado em três vezes. A categoria, por meio do Cpers Sindicato, exige o pagamento em uma única vez.

Também na quarta-feira, os deputados devem analisar e votar o projeto na Assembleia Legislativa. O texto prevê que o índice deve ser diluído em três vezes – a primeira parcela do reajuste será quitada em novembro de 2013 e as demais em maio e novembro de 2014.

A vice-presidente do Cpers Sindicato, Neida Oliveira, diz que a categoria pretende acompanhar a votação no plenário da Casa. Antes, os professores se reúnem com parlamentares para discutir o assunto.

Classmann confirma emenda de R$ 100 mil para a Saúde de Três de Maio

Vereador Alexandre e deputado Classmann  (Foto: Divulgação)
O líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, acompanhado do vereador reeleito, Alexandre Classmann (PTB), confirmou liberação de emenda destinada à Saúde de Três de Maio.

O parlamentar informou na última sexta-feira (07/12), na sede da Prefeitura, sobre o valor de R$ 100,000, que possibilitará a aquisição de equipamentos para as unidades básicas.

A emenda nº 2012NE459217, do deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB) e encaminhada pelo então deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB), foi uma iniciativa do vereador Alexandre Classmann, que seguiu indicação da comunidade e contou com apoio de Classmann.

Jovens escapam ilesos de acidente em Três de Maio

O poste da rede elétrica já foi substituído
(Foto: Paulo Marques)
Um jovem de 19 anos, era o condutor do Ford Fiesta que colidiu contra uma lixeira, um poste de luz e mais cinco árvores, no inicio da manhã deste domingo (09).

Mais três jovens estavam na carona do automóvel, duas moças e um rapaz. O motorista do Fiesta, disse a polícia que perdeu o controle do veículo que conduzia no sentido centro/bairro, na altura do nº 1984 na rua Horizontina. O veículo subiu na calçada e colidiu primeiro contra uma lixeira, depois bateu contra um poste da rede elétrica e cinco árvores de pequeno porte.

Os quatro jovens, escaparam ilesos do acidente. Os nomes dos envolvidos não foram revelados pela polícia.

A Brigada Militar atendeu a ocorrência, e acionou os bombeiros para fazer o isolamento do local.

Duas jovens perdem a vida em queda com moto no interior de Alegria

As duas jovens eram de Três de Maio 
(Foto: Jadir Copetti/Especial PMN)
O acidente aconteceu por volta das 20h deste domingo (09), na saída de um balneário na localidade de Ponte Schmidt no interior do município de Alegria.

Marlise Martins Siqueira, de 20 anos, e Adriana Lopes Machado, de 19 anos, estavam numa Moto Biz com placas de Três de Maio, e teriam saído do balneário para retornar para casa quando tombaram com a motocicleta. A condutora teria perdido o controle da Biz ao bater em uma pedra na estrada de chão batido que liga os municipios de Alegria e Independência.

(Foto: Jadir Copetti/Especial PMN)
Marlise morreu no local do acidente, e Adriana foi socorrida pelos bombeiros de Três de Maio e conduzida ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo. Devido a gravidade dos ferimentos ela não resistiu e faleceu pouco depois na UTI do hospital.