10 dezembro 2012

Acadêmicos de Agronomia socializam os trabalhos da disciplina de Prática Profissional I

Componente objetiva diagnosticar as diversas variáveis
envolvidas no processo produtivo primário de uma
propriedade rural real
Entre os dias 22 e 24 de novembro, os acadêmicos do 7° semestre do Curso de Agronomia da SETREM apresentaram à banca avaliadora os trabalhos desenvolvidos no componente curricular de Prática Profissional I.

O componente objetiva diagnosticar as diversas variáveis envolvidas no processo produtivo primário de uma propriedade rural real, considerando os aspectos sociais, econômicos, técnicos e ambientais.

Nesse semestre foram efetuados os referidos diagnósticos em nove unidades rurais de produção, localizadas nos municípios de Três de Maio, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Santo Cristo, Independência e Doutor Maurício Cardoso.

Na atividade, os acadêmicos efetuaram levantamento planialtimétrico das áreas das propriedades, amostragem de solos, encaminhamento das amostras para análise, interpretaram as análises, discorreram sobre as pessoas envolvidas nas atividades (seus afazeres, a penosidade dos serviços, as relações comunitárias, associativa e cooperativa), efetuaram o levantamento dos mananciais d’água e APPs (comparando as condições encontradas com as demandas ambientais legais), inventariaram a maquinaria, os implementos agrícolas, os semoventes e as benfeitorias, além de mapearem os sistemas produtivos. Nesse último item, para cada atividade produtiva desenvolvida nas propriedades, foram levantados custos fixos, custos variáveis, receita operacional bruta, receita líquida, ponto de equilíbrio, rentabilidade e lucratividade.

No primeiro semestre de 2013, com base nos conhecimentos desenvolvidos no Curso, o desafio dos acadêmicos na Prática Profissional II será analisar os dados diagnosticados na Prática Profissional I, construindo ações capazes de potencializar a propriedade estudada sob os aspectos sociais, técnicos, econômicos e ambientais.

Desta forma, espera-se que, ao tempo em que os alunos desenvolvem seus conhecimentos em situação real de campo, possam prestar serviço de extensão rural, propiciando informações importantes à gestão dos empreendimentos estudados.

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