07 janeiro 2013

Resgatando história: Conjunto Sul a Norte desaparece numa tragédia que abalou a região

Jornal A Integração do dia 29.09.1974
Neste final de semana (05 e 06), o três-maiense João de Oliveira revirava seus arquivos pessoais, e entre eles encontrou a edição do Jornal A Integração do dia 05 de outubro de 1974 (na época, o jornal tinha sede em Três de Maio), e nesta edição consta a triste notícia que abalou a região, o acidente que matou cinco dos sete integrantes do Conjunto Sul a Norte.

O acidente, aconteceu por volta das 20he40min, de domingo dia 29 de setembro de 1974, na rodovia RS/10, que liga Três de Maio a Horizontina, na altura da entrada para a comunidade de Manchinha. O Aero-Willys 1964, colidiu frontalmente com um ônibus da empresa Prata, resultando na morte de cinco integrantes do conjunto.

Estavam no automóvel: o motorista Mauri Holweg, 20 anos, Odi Mello, 37 anos, Nazareno Veiga, 31 anos,Arlindo Sabino da Silva, 29 anos, Adão Vieira dos Santos. Arlindo, que vinha no banco traseiro, morreu no local do acidente, tendo acontecido o mesmo com os três ocupantes do banco dianteiro. Nazareno, ainda foi socorrido com vida mas morreu ao dar entrada no hospital. Sobreviveram ao acidente, Vilmar Holweg e Vilmar dos Soares.

O ônibus da empresa Pratos, fazia linha Três de Maio-Vila Pratos, Tucunduva, e era dirigido por Romaldo Ignácio Bullow. E o conjunto Sul a Norte, tinha se apresentado em uma cancha de bocha em Tucunduva.

Obrigado ao senhor João de Oliveira pela lembrança em nos fornecer este material.

Veículo abandonado na ERS-168 em São Luiz Gonzaga

Dois indivíduos estão foragidos
Por volta das 13h desta segunda-feira na ERS-168 próximo a Vila Loureiro em São Luiz Gonzaga, populares davam conta de que dois homens portando armamento pesado haviam abandonado um veículo no acostamento da estrada e fugido pelo mato.

O carro, um GM Astra gl de placas DEC 8976 de Cândido Godói, provavelmente proveniente de furto, foi deixado no local aberto, denunciando a pressa dos indivíduos em empreender fuga do local.

Buscas estão sendo efetuadas no local por parte da Brigada Militar, sendo que se alguém tiver qualquer informação sobre o paradeiro desses dois elementos pode fazer a denuncia anônima direto pelo fone 190.

Prefeito de Miraguaí envolve-se em acidente e presta socorro à vítima

Na imagem, o motociclista sendo socorrido
(Foto: Portal Planeta FM)
Um acidente de trânsito envolvendo um Pálio oficial da prefeitura de Miraguaí e uma motocicleta, movimentou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Tenente Portela, na manhã desta segunda-feira, 7 de janeiro.

O motociclista, Márcio Joel Gebelucha, 24 anos, ficou ferido e foi conduzido ao Hospital Santo Antônio, em Tenente Portela. Márcio apresenta uma provável fratura no pulso esquerdo e escoriações pelo corpo.

O condutor do Pálio, o prefeito de Miraguaí, Alencar Julio Gross nada sofreu. Ele prestou socorro a vítima.

O acidente ocorreu no centro da cidade na Avenida Ijuí esquina com a Benjamim Constant, em frente a sede da Prefeitura Municipal, por volta das 9h. O carro teria cortado a frente do motociclista.

Os veículos foram recolhidos para o depósito do Detran.

Polícia pede prisão preventiva de suspeito detido em Cotiporã

Roupa do suspeito foi apreendida pela polícia
(Foto: Mariane Schlindwein/RBS TV)
A Polícia Civil enviou à Justiça nesta segunda-feira (7) o pedido de prisão preventiva do suspeito de 26 anos preso pela Brigada Militar em Cotiporã no domingo (6). O homem é suspeito de participar do assalto a uma fábrica de joias na cidade localizada na Serra do Rio Grande do Sul no dia 30 de dezembro. Em depoimento ainda na madrugada ele negou envolvimento. "Ele continua negando a participação no roubo. Alega que estava no mato para combater o estresse e se perdeu", disse ao G1 o delegado Paulo Roberto Rosa da Silva, responsável pelo caso.

O suspeito está no Presídio Estadual de Nova Prata, mas deve ser transferido nas próximas horas para um local de maior segurança, segundo o delegado responsável. A polícia acredita que a decisão da Justiça sairá ainda hoje em razão da grande repercução do caso. O pedido de prisão preventiva foi pedido para evitar que o suspeito responda em liberdade.

De acordo com o coronel Altair Freitas, subcomandante-geral da Brigada Militar, o homem estava ferido com tiros de raspão. A BM informa que o suspeito estava sentado em uma pedra, sob uma parreira, usava roupa preta e não esboçou reação ao ser preso. Foi encontrado com ele uma CNH e uma Carteira Nacional de Vigilante. O preso informou aos policiais militares que trabalha em empresa de segurança em Farroupilha e, ao ser questionado sobre os ferimentos, disse não se lembrar a origem.
Polícia registrou imagens das supostas marcas de tiro no
suspeito (Foto: Divulgação/Brigada Militar)

Antes de negar o envolvimento em depoimento à Polícia Civil o homem, informalmente, assumiu ter participação no roubo a fábrica de joias e também do confronto com a BM, de acordo com a ocorrência da Brigada Militar.

Primeira mulher a assumir CTG Tropeiros do Buricá anuncia suas metas

Alessandra será a primeira mulher
a comandar o Tropeiros do Buricá
Em entrevista a Rádio Colonial, Alessandro Castro Reinher estabeleceu como prioridade da gestão 2013-2014 a construção de uma cozinha nova e a reforma geral dos banheiros do centro de tradições. No entanto, ela deixou claro que as obras vão preservar a arquitetura original do prédio principal do CTG Tropeiros de Buricá.

Outra proposta da patroa é construir uma pracinha com brinquedos para as crianças das famílias que freqüentam o Tropeiros do Buricá. A posse oficial de Alessandra, que vai ser a primeira patroa do CTG três-maiense em 54 anos de história da entidade, foi antecipada para o dia nove de março e não mais no dia 16 como estava marcado primeiramente.

Saída de pista deixa um ferido grave na “estrada da morte”

Chuva forte pode ter ocasionado a saída de pista
(Foto: Fábio Pelinson)
Na tarde deste domingo (06), por volta das 16h15, uma caminhonete saveiro, placas de Seberi, saiu da pista e colidiu em uma árvore na BR-386, em Seberi. A chuva forte pode ter ocasionado à saída de pista, que deixou o condutor do veículo gravemente ferido. O motorista, R.R.B. 20 anos, foi socorrido pelo Samu e deu entrada no Hospital Pio XII, onde recebeu os primeiros atendimentos e, devido à gravidade das lesões, foi encaminhado ao Hospital São Vicente de Passo Fundo.

Ainda na tarde de domingo, outro acidente aconteceu na ERS-342, em Horizontina, deixando lesionados um homem e uma mulher de Boa Vista do Buricá. Eles trafegavam em uma Biz quando o condutor perdeu o controle ao cair com a roda dianteira em buracos existentes na pista, na localidade de KM 16. O casal foi socorrido pelos Bombeiros de Horizontina e Samu e conduzido ao Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio.

Casal fica ferido ao cair de moto na ERS 342 em Horizontina

Buracos na pista provocaram acidente
Os buracos existentes na pista de rolamento da ERS 342, na localidade de KM 16-Horizontina, motivaram acidente de trânsito na tarde deste domingo(6), deixando lesionados um homem e uma mulher, residentes em Boa Vista do Buricá.

Eles trafegavam em uma Biz, placa CMV 7557. O condutor perdeu o controle ao cair com a roda dianteira nas irregularidades da pista, que havia semanas estão oferecendo perigo e ocasionando danos a vários motoristas. O casal foi socorrido pelos Bombeiros de Horizontina e Samu e conduzido ao Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio.

Os ferimentos maiores, com várias escoriações foram observados na caroneira da moto. Ela queixava-se de tontura e está internada em observação.

Chuva alaga casas e desaloja famílias em Ronda Alta

Chuva forte provocou alagamentos em Ronda Alta, na
Região Norte do Rio Grande do Sul
(Foto: Rádio Navegantes Comunitária)
A chuva que atingiu a Região Noroeste do Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (6) também fez estragos no município de Ronda Alta, no Norte do estado. Um temporal, que começou por volta das 11h e durou mais de duas horas, segundo os bombeiros, provocou danos em cerca de 30 casas na cidade. Cinco famílias ficaram desabrigadas e foram encaminhadas ao Salão Comunitário da cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as casas mais atingidas ficam próximas a um riacho que corta o município. Ninguém ficou ferido.

Depois que a chuva baixou, segundo relatos de uma equipe da prefeitura que arrecada alimentos e roupas para doar às famílias atingidas, a água baixou bastante e os moradores já iniciaram a limpeza das casas.