04 março 2013

SETREM oferece curso de capacitação em libras

Curso vai “ensinar” LIBRAS esperando que ouvintes
e surdos possam se comunicar melhor e conviver
harmonicamente
Tem início no dia 23 de março o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) promovido pela SETREM. O curso acontece aos sábados nos turnos da manhã e tarde no campus da Instituição e será dividido em dois módulos de 40 horas de duração cada um. Inscrições até o dia 20 no site www.setrem.com.br. Recebe certificado o participante que terá a partir de 75% de frequência nas aulas.

O curso foi desenvolvido a partir do projeto elaborado por Keli Krause, professora de Letras/Libras, formada na UFRGS, que atuou por dez anos na Escola de Ensino Médio Concórdia para Surdos, em Santa Rosa. A professora tem 30 anos, nasceu surda e está fazendo pós-graduação na área de docência em Libras.

Keli sinaliza que o curso visa resultados que possam ser alcançados de forma imediata. Segundo ela, o curso vai “ensinar” LIBRAS esperando que a partir daí, ouvintes e surdos possam se comunicar melhor e conviver harmonicamente. Através do curso, a professora pretende estimular os participantes a querer saber mais sobre a surdez e os surdos, de modo que possam encontrar caminhos para conhecer as especificidades do ser e estar surdo na sociedade, descobrir meios de conviver com as pessoas surdas sem medo, sem exigências prévias, sem condições estabelecidas, apenas com postura e atitude abertas a aprender, interagindo com as diferenças que os constitui.

O curso tem como objetivo trazer ao debate questões relacionadas à língua e a cultura dos surdos, reconhecendo e compreendendo os processos históricos, culturais, linguísticos, filosóficos, políticos e educacionais, numa perspectiva de produção de conhecimentos significativos, capazes de promover mudanças nas concepções, nas relações e nos investimentos para superação de preconceitos, além de colocar os ouvintes em contato com a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, usada pelas pessoas com surdez, através de estudos, práticas e interações com docente de LIBRAS e pessoas surdas.

Para tanto, a metodologia adotada será de promover encontros, cujos participantes serão convidados a discutir, explicitar suas curiosidades, interesses, dúvidas, preocupações, situações problemas e intenções. A partir daí, se organizará um programa de estudos que possa responder as demandas do grupo. Esse grupo será constituído por profissionais da educação, estudantes de graduação, profissionais de áreas afins e pessoas que atuam em diferentes setores, sendo que o grupo estará aberto à inclusão de outros interessados.

Bebê de sete meses sobrevive a queda de prédio no RS; mãe é presa

Local onde foi registrada a queda do bebê, em Bento
Gonçalves (Foto: Reprodução/RBS TV)
A polícia investiga a queda de um bebê de sete meses da janela do segundo andar de uma residência na manhã desta segunda-feira (4), em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul. A Brigada Militar foi acionada após populares presenciarem a cena, por volta das 8h. Segundo relatos de testemunhas aos policiais, a menina caiu sobre o telhado de uma loja que fica no andar térreo do prédio. Socorrido, o bebê foi encaminhado ao Hospital Tacchini, onde permanece internado na UTI pediátrica. De acordo com a assessoria de imprensa, o estado de saúde é regular.

Conforme a delegada responsável pelo caso, Isabel Pires Trevisan, a mãe da criança é suspeita, e foi presa. A mulher tem 24 anos e também teve de ser levada ao hospital. "Ela não responde com lucidez, mas foi presa e está sob custódia da Brigada Militar", disse ao G1. "Tem uma testemunha que diz que viu ela jogando a criança da sacada, mas precisamos confirmar", completou.

A polícia também investiga se a mulher presa tentou empurrar pela sacada outra criança, de dois anos, também sua filha, como relataram testemunhas. Conforme a polícia, a menina mais velha ficou agarrada na grade até ser socorrida.

O próximo passo da Polícia Civil é registrar oficialmente os depoimentos, principalmente o do pai do bebê, que começou a ser ouvido no início da tarde. Segundo a delegada, ele estava em casa. Assim que a mulher sair do hospital a Polícia Civil pedirá a prisão dela em flagrante.

Corpo de Bombeiros interdita salões de baile em Três de Maio

Foto: Arquivo Paulo Marques Notícias
As vistorias em casas noturnas do município se intensificaram após a tragédia que aconteceu em Santa Maria no dia 27 de janeiro.

Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros, Sargento Marco Barreto, que não revelou o nome e nem quantos salões já foram interditados, a maioria dos locais fechados pela corporação não apresenta sequer os itens mínimos de segurança. O comandante esclareceu que a prefeitura é quem concede o alvará para o funcionamento de todas as entidades que promovem eventos sociais em Três de Maio.

As entidades responsáveis pelo funcionamento dessas casas receberam um prazo para entregar os planos de prevenção contra incêndio ao Corpo de Bombeiros. A partir de agora, nenhum dos estabelecimentos pode realizar qualquer evento enquanto não tiver resolvido as pendências. Barreto, também, revelou que nenhum estádio de futebol do município tem o plano exigido em lei.

Já o CTG Tropeiros do Buricá foi notificado e terá que se adequar a legislação com a instalação de pára-raios no prédio principal da entidade e extintores em número suficiente para os cerca de 750 m² de área construída.

Inscrição para curso de inseminação até dia 8

Curso é dirigido a produtores rurais e profissionais do setor
Encerra no dia 8, sexta-feira, o prazo para inscrição do curso de inseminação artificial para melhoramento genético de bovinos de leite. O curso será ministrado de 11 a 15 de março, nos turnos da manhã e tarde na SETREM. Vagas são limitadas. O investimento será de R$ 400, estando incluso nesse valor o material, uniforme e almoço. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3535-4611.

O curso de inseminação artificial é dirigido a produtores rurais e profissionais do setor, terá 40 horas aula de duração, com conhecimentos práticos e teóricos e é realizado através de uma parceria entre SETREM, Sindicato Rural de Três de Maio e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Veículo capota e cai no pátio de uma casa na rodovia que liga Nova Candelária e Boa Vista do Buricá

Foto: Guia Crissiumal
Um veículo ficou destruído após capotar e cair no pátio de uma casa na RS 472, estrada que liga Nova Candelária a Boa Vista do Buricá na madrugada deste domingo.

O acidente ocorreu na curva da localidade de Linha Doze, por volta das 5 horas da manhã deste domingo (03), quando o condutor perdeu o controle de um Chevrolet Prisma, saiu da pista, passou pela proteção lateral, derrubou parte de um muro e um poste, e caiu virado, com as rodas para cima no pátio de uma casa.

Apesar do grande susto, os três tripulantes do veículo, que tinha placas de São Lepopoldo, não se feriram. Os ocupantes até foram encaminhados ao hospital de Boa Vista do Buricá, mas logo foram liberados.

A equipe da H Resgate e Serviço de Muque teve bastante trabalho para remover o veículo do local. O mesmo foi removido ao depósito credenciado do Detran de Crissiumal.

Com golaços de Forlán Inter bate o Esportivo e está na final do 1º Turno

Forlán comemora gol contra o Esportivo
(Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)
Diego Forlán como nos velhos tempos, tal como o grande craque da Copa do Mundo de 2010. Foi esse jogador que se apresentou na tarde deste domingo no Estádio Centenário, na vitória do Inter por  2 a 0 sobre o Esportivo, na semifinal do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. O uruguaio marcou os dois gols da partida, com chutes de fora da área, e selou a ida do Colorado à decisão.

O Inter decide o título da Taça Piratini contra o São Luiz, que garantiu vaga ao derrotar o Caxias neste sábado. Dono de melhor campanha, a equipe de Ijuí joga em casa, no Estádio 19 de Outubro, no próximo domingo, às 16h.