18 novembro 2011

Secretário da Educação sinaliza pelo corte do ponto dos professores grevistas

Após assembleia no Gigantinho, professores caminharam até o centro de 
Porto Alegre 
Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS
Assim que a paralisação dos professores da rede estadual foi definida na tarde desta sexta-feira, a reação do governo do Estado foi de sinalizar com o corte do ponto dos docentes que aderirem à greve. Além disso, o secretário da Educação, José Clóvis de Azevedo, reforçou que não existem condições financeiras de o Estado pagar o piso nacional em 2011. 
Segundo o secretário Azevedo, o corte no ponto é o ônus de quem decide pela paralisação das atividades.
— Quando os alunos não vão à aula, eles recebem falta. Quando o funcionário não vai ao trabalho, certamente o responsável pelo ponto tem a obrigação de mostrar a esse funcionário que ele não está trabalhando e não pode assinar o ponto. Caso contrário, seria uma falsidade ideológica — alertou o secretário da Educação.
Para Azevedo, a greve neste momento traz grandes prejuízos aos estudantes, já que ocorre numa época de encerramento da avaliação do final de ano. Ressalta que os alunos vão pagar o preço de uma decisão que significou o rompimento unilateral das negociações por parte do Cpers. 
O secretário diz ainda que o Governo concedeu, em abril, 16 dos 17 pontos da pauta de reivindicações da categoria. José Carlos Azevedo entende que havia um compromisso entre as partes para retomar as tratativas em 2012.
— O governo não vai pagar. Não há dinheiro e isso já havia esclarecido na discussão em abril. Estava definido que a negociação seria retomada ano que vem. Os professores tinham aceitado isso, mas voltaram atrás e decidiram pela greve — alegou Azevedo.
Sobre o Plano de Carreira do Magistério, o secretário garante que há um compromisso do governo de não modificá-lo antes de uma grande discussão. Quanto à reforma do Ensino Médio, contestada pela Cpers, Azevedo disse que é uma medida que terá de ocorrer por força de lei, mas também haverá debate com professores.

Gestantes saberão se têm HIV e outras quatro doenças em poucos minutos

O Brasil produzirá kits para diagnóstico rápido de HIV,
rubéola, sífilis, toxoplasmose e hepatite B
O Brasil produzirá kits para diagnóstico rápido de HIV, rubéola, sífilis, toxoplasmose e hepatite B em gestantes com apenas uma gota de sangue. Os aparelhos serão usados na rede pública de saúde e desenvolvidos em Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre o Instituto Carlos Chagas (ICC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Paraná, e a empresa Lifemed de artigos médicos e hospitalares.
Com apenas uma gota de sangue, o diagnóstico das cinco doenças será feito em poucos minutos. Como o aparato é portátil, o teste pode ser feito em postos de saúde, consultórios médicos ou em locais remotos. Com ele, o Ministério da Saúde espera, entre outros objetivos, reduzir a taxa de prevalência das doenças entre grávidas a partir do diagnóstico precoce no pré-natal, uma das metas do Programa Rede Cegonha, lançado este ano. A cada ano são registrados 19 mil casos de sífilis congênita no país. O kit chegará ao Sistema Único de Saúde (SUS) apenas em 2014. Ele inclui o aparelho e os materiais necessários aos diagnósticos. O resultado sai em até 30 minutos.
O Ministério da Saúde investirá cerca de R$ 950 milhões, em cinco anos, na compra progressiva dos kits. Isso vai gerar economia de mais de R$ 177 milhões no decorrer dos cinco anos, com a redução em cerca de 30% no preço individual do item.

Professores aprovam greve nas escolas estaduais a partir de segunda-feira

Milhares de professores participaram da assembleia 
no Gigantinho 
Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS
Em assembleia geral na tarde desta sexta-feira no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, os professores aprovaram greve do Magistério do Estado a partir da próxima segunda-feira por tempo indeterminado. Milhares de professores participaram do encontro.
Ao longo desta semana, em encontros regionais, a maior parte dos núcleos do sindicato já havia se mostrado a favor da interrupção das atividades.
Na assembleia desta sexta, algumas vertentes da entidade defenderam paralisação em março, no começo do ano letivo de 2012. No entanto, a maioria votou na interrupção das atividades a partir desta sexta — na prática, segunda-feira.  
Por volta das 16h10min, depois da decisão, os professores seguiam em uma caminhada até o Palácio Piratini, na Praça da Matriz, onde pretendem fazer um ato público. 

Prefeitura quer que Corsan assuma água de áreas urbanizadas, explica secretário

Segundo o dep.Jeferson, os agricultores
seriam penalizados com a conta 
Exigir que a Corsan assuma 100% das redes de água do interior de Três de Maio torna a negociação da renovação de contrato totalmente inviável, afirma deputado Jeferson Fernandes.
O parlamentar do Partido dos Trabalhadores explicou que o investimento seria altíssimo e que quem acabaria pagando essa conta salgada seriam os próprios agricultores. Em entrevista a Rádio Colonial, Fernandes defendeu o atual modelo de poços comunitários administradores pelas próprias comunidades interioranas. Mas disse que para a renovação do contrato com a Corsan, a prefeitura pode exigir que a companhia faça as análises da qualidade da água consumida pelos moradores da zona rural do município. 
Durante a entrevista com o deputado, o secretário de Habitação e Urbanismo, Moacir Carvalho, entrou em contato com a Rádio Colonial e participou ao vivo para esclarecer que a administração municipal quer que a Corsan assuma apenas o abastecimento de água potável das sedes distritais onde já existem áreas urbanizadas, e citou como exemplos os distritos de Manchinha e Consolata, entre outros.
O deputado Jeferson Fernandes, que vem defendendo transparência nos processos de concessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento, promove amanhã reunião que vai debater esse tema no auditório da ACI de Três de Maio a partir das 08h 30min aberta a comunidade.

Polo vai assumir vaga na Assembléia Legislativa na próxima terça-feira

Polo era o primeiro suplente do 
Partido Progressista
O suplente que assumirá a vaga de Chicão Gorski, na Assembleia Legislativa, concedeu hoje a primeira entrevista a Rádio Colonial. Chicão morreu no último domingo, em um acidente de trânsito. A posse de Ernane Polo, que é de Santo Augusto, terra de políticos conhecidos como o deputado federal Jerônimo Goergen e do ex-deputado Pompeo de Mattos, está marcada para a próxima terça-feira. 
Polo era o primeiro suplente do Partido Progressista e atualmente ocupa o cargo de secretário geral da sigla no estado. Na última eleição, ele teve 38.767 votos, sendo o terceiro candidato mais votado em Três de Maio para deputado estadual. 
Na entrevista a Rádio Colonial, Ernane Polo, que também é agricultor, afirmou que vai trabalhar para defender os interesses dos produtores rurais e das micro e pequenas empresas.

Kátia Abreu acusa Carlos Lupi de aplicar golpe para tirar CNA do Codefat

A senadora Kátia fez duras criticas ao ministro Carlos Lupi
Presidente da entidade participou de audiência pública nesta quinta-feira para ouvir o titular da pasta sobre denúncias de irregularidades no ministério do Trabalho e Emprego
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, fez duras críticas ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que participou nesta quinta-feira (17/11) de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado para esclarecer denúncias de irregularidades no ministério. Ao participar das discussões, a senadora acusou o titular da pasta de aplicar um “golpe” em 2009 para tirar da CNA a presidência do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), quebrando na época o sistema de rodízio acordado pelos integrantes do colegiado, que daria à entidade representante do setor agropecuário o direito de presidir o colegiado, composto por representantes do Governo, empregadores e trabalhadores e que administra recursos do seguro-desemprego. 
Segundo a senadora, com a “manobra” realizada pelo ministro, a então recém-criada Confederação Nacional dos Serviços (CNS) assumiu o comando do Codefat e resultou na saída das quatro entidades patronais mais antigas do conselho. Além da CNA, deixaram o Codefat a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional dos do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Confederação Nacional do Sistema Financeiro (CONSIF). Na audiência, a senadora questionou a legitimidade de três entidades que hoje representam os empregadores dentro do conselho. Segundo ela, a CNS, a Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg) não têm a representatividade necessária para integrar o Codefat. Segundo a presidente da CNA, a legitimidade destas três instituições foi contestada em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) pela CNC. 
Em relação às duas primeiras, a presidente da CNA explicou que, pela legislação, elas precisam ser territoriais e representadas em todos os estados. “A lei é clara. As confederações e as federações precisam ser territoriais, uma em cada estado do Brasil. Mas a CNS, que em apenas um ano virou a presidente tem apenas seis federações, todas de fachada, que não existem, mas se submeteu a participar do golpe, mas não tem compromisso com representação porque são ilegais”, afirmou a senadora. Ela disse, também, que a Fenaseg, na condição de federação, não pode representar os empregadores nacionalmente por não ser uma confederação.
A presidente da CNA também questionou o ministro Carlos Lupi sobre os pedidos de criação de 48 sindicatos de produtores rurais que estão pendentes no órgão, alguns desde 1971. Lembrou que, nos últimos três anos, apenas três sindicatos rurais foram criados e informou que já pediu ao órgão informações sobre o número de sindicatos de trabalhadores criados no mesmo período. Até agora, não obteve esta resposta. A senadora também apresentou dados mostrando o aumento de 582% no repasse de recursos do ministério a Organizações Não Governamentais (ONGs) entre 2007 e 2011. Defendeu, ainda, que sejam disponibilizadas informações sobre a prestação de contas de um convênio assinado em 2007 entre o ministério e a Fundação Pró-Cerrado, que recebeu do órgão R$ 2,379 milhões.

Missa homenageia deputado morto em acidente, em Santiago

Chicão Gorski não resistiu a colisão de carro em que ocupava contra 
pinheiros na BR 287  Crédito: Divulgação/PRF/CP
Familiares, assessores e amigos marcaram para as 18h de sábado, na Igreja da Matriz de Santiago, a missa de 7º dia de falecimento do deputado estadual Chicão Gorski (PP), morto em um acidente de trânsito, no sábado passado. Perícia indicou que a esposa do deputado, Luciane, de 34 anos, deve ter dormido ao volante
No dia do acidente, Chicão seguia de São Pedro do Sul, onde participava do Encontro Esportivo Entre Prefeituras (Enespref), para Santiago. Às 3h10min, em um trecho de reta no km 381 da BR 287, o Fiat Linea saiu da pista e trafegou pelo acostamento por cerca de 25 metros. Ocorreram dois choques contra pinheiros, o segundo deles frontal. A esposa e o filho, de três anos, sobreviveram.
O primeiro suplente do PP, Ernani Polo, toma posse na terça-feira, às 14h, na Assembleia. Polo participou, na quarta-feira, de uma homenagem póstuma do Parlamento a Chicão. Na sua vaga, no plenário, foi depositada uma flor vermelha.
Prefeito de Santiago duas vezes
Engenheiro civil e professor universitário de gestão pública, Chicão assumiu como deputado estadual pela primeira vez em 2011. É presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. Em Santiago, foi vice-prefeito (1997-2000) e prefeito por duas gestões (2001 a 2008). O deputado tinha sete filhos.

Prefeito participa de eventos de instituições bancárias

Foto: Pato Roberto
Na última sexta-feira, dia 11, o prefeito municipal, Olívio José Casali, participou de dois eventos promovidos por entidades bancárias de Três de Maio.
O primeiro evento foi uma apresentação teatral promovida pelo Sistema de Crédito Cooperativo (SICREDI), que utilizou do Poupedi SICREDI para enfatizar a valorização das cooperativas e preparação das crianças para o futuro, através de poupanças.
O teatro foi realizado no ginásio de esportes da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), em dois momentos, às 10 horas e às 15 horas, e nas duas apresentações, a atividade obteve um expressivo número de crianças do município.
O segundo evento ocorreu durante à noite, e compreendeu a inauguração da ampliação e modernização da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB),  onde foram investidos R$ 150 mil.
Estiveram presentes funcionários e gerentes do Banco do Brasil da região, indústria e comércio de Três de Maio e integrantes do Poder Legislativo e Judiciário.
O Banco do Brasil é o responsável pelo programa AABB Comunidade, que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, desenvolvendo atividades que abordam a arte, dança, teatro e música, o que contribuí para o crescimento individual, cultural e social destas pessoas.
Para o prefeito Casali, todas as instituições bancárias do município são muito importantes, pois todas possuem convênios e parcerias em projetos do Executivo, que sempre prima pelo desenvolvimento de Três de Maio e pelo bem estar do munícipe.