14 fevereiro 2013

SETREM lança obra de um novo prédio para a educação infantil

SETREM irá construir um prédio modelo para a educação
infantil
Fazendo parte dos projetos inovadores da SETREM, foi lançada no final da tarde desta quinta-feira (14), a obra de construção de um novo prédio para abrigar a educação infantil da instituição de ensino.

Localizado junto a Unidade São Paulo no centro de Três de Maio, o novo prédio que terá 1.120mº de construção, obedecerá todas as normas do Ministério da Educação, sendo um prédio modelo para a educação inicial.

Conforme destacou o presidente da mantenedora, senhor Hordi Felten, a SETREM executa seus projetos sempre de acordo com as suas possibilidades de investimentos, mas não com dinheiro do caixa, e sim com parcerias de instituições financeiras. Nesta obra, a SETREM conta com recursos oriundos do Banco BNDS, tendo como órgão repassador o Sicredi Noroeste, com o qual foi assinado o termo de cooperação no ato de lançamento da obra.

Presidente do Sicredi Glei Linhares e o presidente da
SETREM Hordi Felten, no momento da assinatura do
termo de cooperação (Fotos: Paulo Marques)
O diretor geral da SETREM, Flávio Magdans, destacou a importância que terá este novo prédio para atender ainda melhor a comunidade de Três de Maio. Flávio lembrou, que este projeto vem sendo debatido dentro da instituição a bastante tempo, e agora será possível concretizar esta importante obra.

Grêmio é surpreendido e perde por 2 a 1 para o Huachipato na Arena

Na estreia pelo Grêmio, Barcos marcou um gol de pênalti
contra o Huachipato, mas não foi o suficiente para garantir
a vitória (Foto: Fernando Gomes / Agência RBS)
É difícil imaginar que o Grêmio repita, nesta Libertadores, uma atuação tão defeituosa e confusa quanto a da noite desta quinta-feira, contra o pequeno Huachipato, na Arena. Por conta de seus erros, o time teve uma desastrosa estreia na fase de grupos da Libertadores, perdeu por 2 a 1 e espalhou desconfiança entre sua torcida. A recuperação terá, necessariamente, que vir fora de casa, dia 20, contra o Fluminense, no Engenhão.

Sobraram atrativos para que os torcedores comparecessem ao estádio. A estreia de André Santos e Barcos, reforços contratados na sexta-feira e inscritos em tempo recorde, seria razão suficiente para uma presença maior de gremistas na Arena. O horário de 19h e 45min, em que muita gente recém saía do trabalho, somado à falta de tradição do adversário, pode ter sido a justificativa para a presença de um público bem abaixo do esperado.

Colisão entre caminhão e carro deixa dois mortos na Rota do Sol

Vítimas fatais estavam no Palio
(Foto: Grupo Rodoviário, divulgação)
Duas pessoas morreram na colisão entre um caminhão e um Palio em São Francisco de Paula. O acidente aconteceu no Km 256 da Rota do Sol, por volta das 14h50min desta quinta-feira. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da colisão.

Uma das pistas está bloqueada.

As vítimas fatais estavam no Palio, com placas de Porto Alegre. O caminhão tem placas de Maquiné. A colisão ocorreu nas proximidades da localidade de Aratinga, na descida da Serra para o Litoral Norte.

Informações preliminares indicam que o carro aquaplanou, invadiu a pista contrária e atingiu o caminhão. A Polícia Rodoviária aguarda a chegada do Departamento Médico Legal (DML) para remover os corpos e identificar as vítimas

Escândalo da carne de cavalo na UE pode levar a testes mais rigorosos

A Comissão Europeia propôs um aumento nos testes de
DNA de produtos à base de carnes
A Comissão Europeia propôs um aumento nos testes de DNA de produtos à base de carnes para avaliar a escala do escândalo envolvendo carne de cavalo sendo vendida como carne bovina que chocou a população e levantou suspeitas quanto à segurança da cadeia alimentar no continente.

"Os testes serão no DNA dos produtos de carne em todos os países-membros", disse o comissário para Saúde da União Europeia, Tonio Borg, a repórteres depois de reunião ministerial em Bruxelas para discutir o assunto.

O plano inicial de um mês de testes deve incluir áreas onde a carne de cavalo é manuseada para checar se resíduos de remédios utilizados em cavalos potencialmente danosos à saúde entraram na cadeia alimentar, disse Borg, com os primeiros resultados esperados para meados de abril.

O escândalo irrompeu quando testes realizados na Irlanda revelaram que a carne encontrada em produtos rotulados como sendo de carne bovina eram, na verdade, 100 por cento de cavalo.

Operadores em ao menos 8 países europeus já foram envolvidos no caso até o momento, levantando temores de uma fraude em toda a Europa.

Autoridades disseram que nenhum risco à saúde pública nos produtos alimentares foram identificados neste estágio, mas que testes para remédios equinos na carne estão sendo realizados.

"Isso está impactando a integridade da cadeia alimentar, que é realmente significativa para muitos países. Agora que nós sabemos que isso é um problema europeu, precisamos de uma solução europeia", disse o ministro da Agricultura da Irlanda, Simon Coveney, antes do encontro.

O comissário europeu disse que a comissão poderá acelerar possíveis mudanças nas regras de rotulagem que forçariam companhias a identificar o país de origem nos produtos de carne processada.

Atualmente, esta regra só vale para carne bovina in natura, e isso deve se estender para cordeiro fresco, carne suína e de frango a partir de dezembro de 2014.

Mas autoridades da UE alertaram em privado que a complexidade das cadeiras tornaria quase impossível implementar tal prática.

Testes de rotina da Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda, em 15 de janeiro, encontraram carne de cavalo em hambúrgueres congelados de carne bovina produzidos por empresas na Irlanda e Grã-Bretanha e vendidos em redes de supermercados, incluindo a Tesco, maior varejista britânica.

Moradores reclamam das estradas no interior de Três de Maio

Foto: Uma leitora/especial Paulo Marques Notícias
Uma leitora deste portal de notícias, moradora da localidade de Lajeado Lambedor, interior do município de Três de Maio, nos enviou diversas fotos que mostram um pouco da situação da estrada que liga aquela comunidade com a cidade.

A estrada, tem ligação com o trevo de entroncamento da ERS 342 com a Av. Senador Alberto Pasqualine, e no sentido contrário com a BR 472, e tem em seu trajeto o cemitério municipal.

A munícipe, relata e mostra em registros fotográficos uma situação muito complicada para o tráfego de veículos. Em um dos piores lugares, uma vala divide a estrada.

Segundos os moradores daquela localidade, a estrada não recebe um reparo a um tempo bem significativo.

Detran aponta velocidade e ultrapassagens indevidas como principais causas de óbitos no RS

Levantamento aponta crescimento de 300%
dos testes de bafômetro em relação a 2012
A coordenação da 16ª Operação Viagem Segura apontou o excesso de velocidade e a realização de ultrapassagens em locais indevidos como determinantes para o elevado número de mortes nas estradas gaúchas no Carnaval deste ano.

“É provável que tenham sido os agravantes para que a gente tenha tido um número de mortes maior no trânsito, comparado com o ano anterior”, frisou o coordenador da Operação pelo Detran/RS, Adelto Rohr. Do meio-dia de sexta-feira ao meio-dia de hoje 35 pessoas perderam a vida no trânsito no Rio Grande do Sul, conforme levantamento, quase o dobro registrado em 2012, quando foram computados 18 óbitos.

Entretanto, Rohr destacou a redução do número de acidentes. Desde o início da Operação Viagem Segura – à 0h de sexta-feira – foram contabilizados 952 acidentes, sendo 362 deles com lesões que resultaram em 501 feridos. O número é inferior ao período de Carnaval do ano passado, quando ocorreram 1.191 acidentes, sendo 475 com lesões, resultando em 672 feridos.

Com lei mais rígida, testes de bafômetro aumentam 300%

Durante o período, também foram aplicados quase 7,7 mil testes de bafômetro. O número representa 300% a mais do que a quantidade de testes feita no Carnaval do ano passado – 1,8 mil.

Nesta 16ª edição da operação, foram registradas 622 infrações por embriaguez, sendo 207 enquadradas em crime de trânsito. O número de autuações neste Carnaval, até a meia-noite de terça-feira, já chegou a 23 mil, para 106 mil veículos fiscalizados. Foram recolhidos, ainda, 1,3 mil carros e 579 CNHs. A Viagem Segura termina à meia-noite desta quarta.