29 maio 2012

Três de Maio: Projeto Amor de Mãe tem nova turma programada


Inicia no próximo dia 31 de maio a segunda turma que irá compor o segundo ciclo do Projeto Amor de Mãe, o qual é desenvolvido pelo Hospital São Vicente de Paulo. Assim como na etapa anterior, poderão participar desta fase, mães da comunidade local e regional, que se encontram a partir do quinto mês de gestação. 

Conforme as enfermeiras Mariliane Oliveira e Adriane Kleinpaul, ainda existem disponibilidades de vagas sendo que as inscrições podem ser efetuadas nas unidades de ESFs, na Secretaria do Centro Administrativo do HSVP e no dia do curso.

Em relação ao curso anterior algumas mudanças foram programadas, devido principalmente à chegada do inverno. Dentre elas está a alteração do horário de início que passou para as 15 horas, além da participação de outros profissionais da instituição.

A programação para este primeiro encontro das futuras mamães consta de um momento de espiritualidade coordenado pela Ir. Heloísa ,seguido de três palestras, uma com a Enfª Mariliane, que vai abordar as normas e rotinas do Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e acompanhamento ao nascimento; outra com a Enfª Adriane, que vai passar diversas orientações as gestantes e amamentação; a terceira palestra irá abordar orientações nutricionais, com a Nutricionista Dóris Eligia Cassol.

Estão envolvidos no Projeto Amor de Mãe, diversos profissionais do HSVP, as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, Unimed, Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio, DM3 Publicidade, Rotary Club, Sicredi, farmácia Medfar, farmácia Nhacor, Natura Cosméticos e Squema Sports.
Mensagem: “Ser mãe é ter o seu amor comparado ao perfeito amor de Deus”.

Tuparendi: Administração adquire mais uma máquina

A Prefeitura Municipal de Tuparendi recebeu neste dia 29
de maio, mais uma máquina de grande porte 
A Prefeitura Municipal de Tuparendi recebeu nesta terça-feira dia 29/05, mais uma máquina de grande porte, a quinta desde que a atual administração assumiu a Prefeitura no final de 2009. Desta feita foi adquirido um trator agrícola 4 x 4, da marca Massey Fergusson, modelo MF 4292/4, novo, ano e modelo 2012, com potência de 110 cv. A máquina foi adquirida com recursos provenientes do Ministério da Agricultura, através de uma emenda parlamentar da Senadora Ana Amélia Lemos. A nova máquina deverá atender as comunidades do interior, e seu uso deverá obedecer um regramento que será definido pela administração municipal e o Conselho Agropecuário. O Prefeito Olavo Pawlak, comemora a nova aquisição e cita outras quatro máquinas adquiridas em sua gestão: “Com esta são 5 máquinas que nós adquirimos em menos de três anos de mandato.

"Estou muito feliz, pois estas aquisições  vão marcar um tempo em Tuparendi, um tempo de conquistas, e em conseqüência um tempo de melhorias nos serviços que o poder público está oferecendo para a comunidade”, declarou o prefeito ao receber a nova máquinas. Durante o mandato de Olavo foram adquiridas duas retroescavadeiras, uma motoniveladora e uma pá-carregadeira. "

Tuparendi/Oberá: Incendeia ônibus com delegação da Academia Belo Centro

Após o incêndio, a solidariedade
Leiam a tradução do texto publicado no site do Diário El Territorio Digital, da cidade Oberá-Argentina.

Um ônibus da Prefeitura de Oberá pegou fogo em movimento uma delegação de meninos do Brasil. Como ficar com nada, a amizade eo futebol se esqueceu o que poderia ser uma tragédia.
Eles têm camisas, calções, meias e botas fornecidas, mas o tribunal é o seu habitat e no retângulo verde as únicas preocupações são para levar a bola para o adversário e jogar com o parceiro melhor colocado.

horas atrás do fogo cercado ea tragédia era um passo, mas era o tempo e ao longo do tempo será apenas uma anedota. Na sexta-feira uma delegação da cidade de Tuparendí, Brasil, viajando em um grupo deMunicípioOberá ligado a esta localidade, quando o veículo sofreu uma avaria e pegou fogo.

Os passageiros desceram e não havia tempo para lamentar mortos ou feridos, embora os materiais fossem as perdas totais, uma vez que o microfone foi completamente destruído e os meninos e seu partido perdeu toda a sua bagagem.

viajar nos anos 40 sob municipal coletivo de 10 a 15 anos, e uma dezena de adultos, a participarem no futebol infantil tradicionais de correspondência a ser realizada neste domingo no centro desportivo municipal Oberá.

" Parece que um curto-circuito, mas não sabemos o que aconteceu. Um menino viu fumaça começou e disse ao motorista, parou ali mesmo e disse que todos tiveram que descer. Vaporizado e, em seguida, o motor pegou fogo, mas felizmente ninguém ficou ferido e agora estamos a jogar futebol ", disse Bob Farias, coordenadorAcademia BeloCentro Tuparendí.

Em entrevista ao jornal A Província, disse que a disposição dos funcionários municipais e funcionários para contornar a situação ruim em que viviam, assim como os pais dos meninos lutaram obereños após o arremesso.

S.José do Inhacorá: Conselho de Desenvolvimento Agropecuário

O Programa visa adquirir de forma subsidiada, resfriadores de
Leite por expansão direta às famílias que ainda não dispõem
o equipamento
Na tarde do último dia 23 de maio, esteve reunido o Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de São José do Inhacorá, deliberando a respeito de diversos programas de interesse do setor agrícola, entre eles, o Programa de Resfriamento de Leite criado pela Lei Municipal nº 956/2011 que conta com apoio financeiro do Sicredi Noroeste/RS. O referido Programa visa adquirir de forma subsidiada, resfriadores de Leite por expansão direta às famílias que ainda não dispõem o equipamento. No momento estão à disposição do programa, R$ 140.000,00 que deverão beneficiar aproximadamente 50 famílias.      

Para operacionalizar o Programa, por determinação do Conselho, está aberto prazo de inscrição até o dia 15 de junho para as famílias que desejam adquirir seus resfriadores através das normas do Programa e, respeitados os demais critérios estabelecidos pelo Conselho de Desenvolvimento do Agronegócio.    

Maiores informação podem ser obtidas junto a Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente ou pelo fone (55) 3616-0255.

Santa Rosa: FUMSSAR e Vida & Saúde em parceria contra Influenza

Parceria imunizou funcionários do hospital
No dia 25 de maio, a Fundação Municipal da Saúde (FUMSSAR) disponibilizou a vacina contra a Influenza para os trabalhadores do Hospital Vida &   Saúde.

A atividade foi uma parceria da FUMSSAR com o Hospital Vida & Saúde, em que os profissionais foram imunizados.

A campanha de vacinação para os profissionais de saúde e demais grupos alvos foi prorrogada e continua até o dia 01 de junho, nas Unidades Básicas de Saúde de todo o município.

Para o Prefeito, Orlando Desconsi, a campanha é uma forma de oferecer à população a prevenção de doenças como a gripe.

O principal objetivo da campanha nacional de vacinação contra a influenza é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. As infecções respiratórias agudas constituem um conjunto de doenças frequentes e tem maior incidência em pessoas com idade igual ou maior a 60 anos e crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais causadores destas doenças.

Segundo Délcio Stefan, Presidente da FUMSSAR as equipes de Vigilância da Saúde e equipes da Saúde da Família trabalham intensamente para imunizar as pessoas, definidas pelo Ministério da Saúde.

Quem deve ser vacinado durante a campanha, segundo o Ministério da Saúde?

A população de 60 anos e mais de idade, trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos e gestantes.

É importante salientar que a vacina não pode provocar gripe, pois é composta apenas por pedaços de vírus mortos, sendo segura a todas as faixas etárias. Ela deve ser repetida anualmente.

É importante que as pessoas procurarem o posto de saúde levando o seu cartão de vacina, para que o mesmo possa ser avaliado quanto a necessidade de outras doses.

Miaraguaí: Ladrões furtam caixa eletrônico do Banrisul

Foto: Região Celeiro/Chiru Comunicações
Ladrões furtaram um caixa eletrônico do Banrisul, na madrugada desta terça-feira, em Miraguaí. O fato ocorreu por volta das 2h30min.

Segundo a Polícia Civil, vizinhos da agência, que fica no centro da cidade, ouviram um barulho e chamaram a Brigada Militar. Quando os policiais chegaram ao local, não havia mais ninguém. Testemunhas teriam visto apenas o terminal sendo colocado na carroceria de uma camionete escura.

O caixa eletrônico foi completamente arrancado pelos ladrões. Agora pela manhã, uma perícia será feita no local.

-  Vamos investigar este caso e cruzar dados com outras ocorrências semelhantes que aconteceram em outros municípios da região Noroeste, para tentar saber se existe uma quadrilha específica agindo - explica a delegada Caroline Machado.

A quantidade de dinheiro levada ainda não foi divulgada.

Santa Rosa: Lançada a Campanha do Agasalho 2012

O lançamento aconteceu no Centro Cívico Antonio Carlos
Borges e contou com a participação de escolas da rede
municipal, estadual e particular
Com achegadadoinvernose intensifica a necessidade de agasalhos para enfrentar o frio. Por isso, na última sexta-feira, 25, a Administração Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social lançou a campanha do Agasalho 2012.

O lançamento aconteceu no Centro Cívico Antonio Carlos Borges e contou com a participação de escolas da rede municipal, estadual e particular.

A Campanha tem o objetivo desuprira necessidade de muitas famílias, principalmente das crianças. Na ocasião, a Secretária de Desenvolvimento Social, Terezinha Krolikowski, ressaltou a importância das ações solidárias. “Muitas famílias precisam da nossa solidariedade, por isso, precisamosestarsensíveisàs carências e realizar ações concretas para eliminar ou amenizar a necessidade do próximo”, enfatizou.

A Secretaria recebe todo tipo de doação, principalmente roupas infantis, forro de cama e cobertores. O Prefeito, Orlando Desconsi, destacou que campanhas como essa são uma das maneiras de se fazer um gesto de solidariedade. “É uma forma humana de ajudarmos, se cada um fizer a sua parte teremos uma família, escola e sociedade cada vez melhor”, afirmou.

As doações podem ser deixadas na Secretaria de Desenvolvimento Social, na Prefeitura Municipal e quando tiver muito agasalho ou a doação for em grupo a Secretaria busca as doações, apenas é preciso comunicar o endereço no (55) 3511-1000.

Na oportunidade, os presentes puderam assistir as seguintes apresentações artísticas culturais:

- Dança Tulipas, ABaladadaBailarinaTorta e Linda Juventude, e o teatro ‘OVerdadeiroSentidodoDiadas Mães’, da Escola Municipal de Música,

-DançadaLiberdade- dos alunos da FEMA

-MúsicaLmfao - Sexy & I Know It (original Mix) e Cotidiano, da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima doBairroSulina.

Cruz alta: Preso suspeito de abusar sexualmente de oito crianças

O professor trabalhava na escolinha do Cerâmica 
A Polícia Civil de Cruz Alta, prendeu na tarde desta segunda-feira um professor suspeito de abusar sexualmente de oito crianças, em Gravataí. Ele estava com prisão preventiva decretada desde 2009 e era considerado foragido da justiça.

De acordo com o delegado Alfredo Oliveira, o suspeito, cujo nome não foi divulgado, dava aulas em uma escola municipal de Cruz Alta. Ele foi preso enquanto trabalhava, após uma denúncia anônima.

Na época em que teriam ocorrido os abusos, o suspeito dava aulas em uma escolinha de futebol de Gravataí. Segundo a Polícia Civil, o homem afirmou que estava em Cruz Alta durante todo o tempo em que esteve foragido.