22 abril 2011

Boi invade hotel e assusta funcionários no Norte da Ilha de Santa Catarina

O boi foi preso na área lateral do hotel até a
chegada da Cidasc, que o retirou do local
Foto:Arquivo pessoal / Hotel Lexus
Internacional / Arquivo pessoal Hotel Lexus
Internacional
Por volta das 11h da manhã desta sexta-feira, funcionários da recepção de um hotel no bairro Ingleses, Norte da Ilha de Santa Catarina, assustaram-se quando viram um boi se aproximando da entrada do estabelecimento.O animal estava agitado e acabou entrando na área de estacionamento do hotel.
No momento da chegada do boi, havia hóspedes saindo da porta de entrada, mas ninguém se feriu, segundo a sub-gerente do hotel Lexus Internacional, Débora Romanelli Camargo.
— Na hora tomamos um susto, mas ficamos com pena do animal, ele estava bastante assustado — conta Débora.
Por volta das 13h, funcionários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) retiraram o animal do local. Dois policiais militares ajudaram a colocá-lo dentro do caminhão onde foi transportado.
O boi teria saído da Praia do Santinho, também no Norte da ilha, e há suspeitas de envolvimento com a farra do boi.
Segundo boi em dois dias
Nesta quinta-feira, outro boi entrou em um hotel no mesmo bairro, em Florianópolis. Testemunhas viram cerca de 20 farristas correndo atrás do animal. A Polícia foi acionada, mas não conseguiu localizar a farra.

Identificadas vítimas de queda de avião no Amazonas

Identificadas vítimas de queda de avião
no Amazonas 
Crédito: Ricardo Oliveira / AE
As sete vítimas da queda de um avião, que ocorreu no final da tarde dessa quinta-feira no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, no Amazonas, já foram identificadas. O dono da empresa de taxi aéreo Amazonav, Antônio Picão, a mulher dele, Luciana Picão, e o filho, Mateus morreram no acidente. As outras quatro vítimas são a funcionária da companhia Janilce de Oliveira, a comissária Kelly Cidronio, o piloto, conhecido como Mineirinho, e o co-piloto.
Segundo informações da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o avião de pequeno porte havia acabado de decolar quando caiu próximo à cabeceira da pista do aeroporto Eduardo Gomes. O Corpo de Bombeiros foi acionado logo após a queda que, além das sete pessoas, vitimou um cachorro. Por causa do acidente, as operações tiveram de ser interrompidas por alguns minutos no aeroporto.
A Infraero informou que o avião pertence à Amazonav, uma empresa de táxi aéreo. A porta-voz Natasha Desthoolmeester afirmou que a companhia tem cerca de 20 anos e atua na região Norte do País. Duas filhas de Antonio Picão deverão assumir a Amazonav, juntamente com o tio, Geraldo Picão.

Recorde de veículos na aduana de Porto Mauá

O último grande movimento havia 
ocorrido dia 20 de setembro de 2010,
quando passarampela aduana 382
veículos
No dia 21 de abril de 2011, feriado nacional de Tiradentes houve o maior fluxo de veículos da história num só dia nas Aduanas de Porto Mauá (Brasil) e Alba Posse (Argentina).
Às 8h30min, a fila de veículos atingiu 1.200 metros de extensão. Às 9h30min, estava com 900 metros, neste horário ainda havia fila de pessoas comprando passagens na bilheteria em anexo ao prédio da Aduana. No horário de fechamento do porto às 11h30min, ainda havia 35 veículos na fila, que só efetuaram a travessia à tarde.
A fila iniciou em frente à Aduana, localizada na Rua Uruguai e se estendeu até o final do prolongamento da RS 344, localizada às margens do rio Uruguai, em frente aos pavilhões onde é realizado anualmente a Festa dos Navegantes, sendo que em parte deste prolongamento a fila de veículos estava nos dois sentidos. Esta fila completou o círculo, ou seja, iniciou em frente da Aduana e terminou onde iniciava a fila, ao lado da Aduana, no prolongamento da RS 344.
A primeira balsa efetuou a travessia às 8h30min, transportando 34 veículos.
Pela manhã, se deslocaram à Argentina 225 veículos e entraram no Brasil 128, à tarde se deslocaram 97 e entraram 169, ou seja, foram à Argentina 322 veículos e entraram no Brasil 297, totalizando 619 veículos, o recorde de veículos num só dia.
O maior movimento da história havia ocorrido no dia 07 de setembro de 2007, feriado nacional no Brasil, quando a fila atingiu 1.700 metros, às 7h30min. Neste dia, 457 veículos haviam efetuado a travessia de balsa. Devido a extensão desta fila, as aduanas e balsas iniciaram as atividades excepcionalmente uma hora antes do horário normal de porto.
O último grande movimento havia ocorrido dia 20 de setembro de 2010, quando passaram pela aduana 382 veículos.

Código Florestal: agricultores que preservarem APPs poderão ter benefícios

A votação foi marcada para a primeira
semana de maio
O novo Código Florestal poderá conceder benefícios a agricultores que sempre obedeceram à legislação e mantiveram em suas propriedades área de proteção permanente (APP) e Reserva Lega. O relator da matéria, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) disse que vai acolher sugestão feita pelo líder do Partido Verde, Sarney Filho (MA).
Entre os benefícios estão a dedução no Imposto de Renda dos gastos com a preservação da área, obtenção de crédito agrícola com juros menores e limites maiores do que os que não preservaram, além da contratação favorecida na comercialização da produção agrícola.
Outra sugestão feita por Sarney Filho e que deverá estar no relatório de Aldo Rebelo é a que trata do tamanho da APP nas propriedades. A ideia é manter os 30 metros de preservação nas encostas de rios, mas, naquelas propriedades onde não haja nenhum tipo de preservação, a distância deve ser de 15 metros. “Não se trata de reduzir de 30 para 15 metros. O que existe é tratamento diferenciado nas áreas de recuperação. Agora, haverá mais reflorestamento nessas áreas”, explicou Sarney Filho.
Esses dois pontos, sugeridos pelo PV, encontram apoio de Aldo Rebelo, que disse esperar que a proposta seja, finalmente, aprovada. “Se eu fosse o governo, acolheria essas sugestões”, disse.
Aldo Rebelo disse ainda que deverá incluir em seu relatório a determinação para que propriedades de agricultura familiar tenham 7,5 metros de APP. Segundo ele, na Região Nordeste, metade das propriedades é de agricultura familiar, com até 5 hectares. Com isso, ficaria inviável para essas família cumprirem a determinação de 15 ou 30 metros. “Não podemos retirar deles a possibilidade de continuar sobrevivendo.”
A votação do Código Florestal foi marcada pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para a primeira semana de maio. Sarney Filho disse preferir esperar um pouco mais para que haja mais negociações sobre a matéria. Aldo Rebelo, no entanto, acredita que o prazo seja suficiente para solucionar todos os impasses.

Jaqueira se adapta ao clima da região sul

A propriedade fica no interior
de Tuparendi
Na propriedade do associado da Cotrirosa, Irineu Reginatto, localizada em Cerro Alto, interior do município de Tuparendi, uma enorme jaqueira conseguiu sobreviver ao frio e geada, mesmo sendo uma espécie de planta que melhor se adapta e é cultivada em toda a região Amazônica e costa tropical brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro. A jaqueira desenvolve-se bem e produz frutos de melhor qualidade em regiões de clima quente úmido ou em clima semi-árido com irrigação.
O Agrônomo Taciano Reginatto, filho do agricultor Irineu, conta que a muda plantada na propriedade em Cerro Alto, foi trazida do Mato Grosso e apresentou dificuldade de adaptação devido à ocorrência de geada na região, dificultando o seu desenvolvimento.
- Quando a muda foi plantada, precisou cuidados especiais até atingir o estágio adulto, devido ao clima frio. Agora, apesar de já estar adaptada, ainda quando ocorre geada muito intensa, acaba prejudicando um pouco a parte superior da planta, mesmo assim, a jaqueira surpreende pela quantidade de frutos – conta Taciano.
A jaca, fruto da jaqueira é uma árvore tropical trazida da Índia para o Brasil no século XVIII. Chega a 20 metros de altura e seu tronco tem mais de um metro de diâmetro. A fruta nasce no tronco e nos galhos inferiores da jaqueira e são formados por gomos, sendo que cada um contém uma grande semente recoberta por uma polpa cremosa. Apresenta cor amarelada e superfície áspera, quando madura.
O fruto chega a pesar até 15 Kg. É rico em carboidratos, minerais como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B. Pode ser consumida in natura, cozida, na preparação de doces e geleias caseiras. As sementes, sem pele e cozidas também podem ser consumidas como tira-gosto. O bagaço da fruta é utilizado na preparação de sucos, geleias e doces.

Em sete horas, 10 pessoas morrem na saída do feriadão nas estradas do Estado

Família fazia primeira viagem em carro
Em um intervalo de sete horas nesta quarta-feira, o trânsito de saída do feriadão  de Páscoa matou 10 pessoas nas estradas gaúchas. A maior parte das mortes registradas no período entre 12h e 19h ocorreu em Candelária, no Vale do Rio Pardo.
O acidente mais grave aconteceu no km 7 do ERS-400, entre Sobradinho e Candelária, pouco antes das 15h. Pai, dois filhos e a nora morreram na capotagem de um Escort. O condutor Alberi Santos Cavalheiro, 43 anos, perdeu o controle do carro, bateu em uma árvore e caiu em um barranco.
Além dele, morreram Flávio Jeferson Cavalheiro (filho), 22 anos, Paloma Cavalheiro (filha), 12 anos, e Bianca Terres Rodrigues, 18 anos. Maria Loreci Cavalheiro (mãe), 39 anos, foi encaminhada ao Hospital de Candelária, onde está em observação.
No mesmo município, por volta das 19h, o piloto de uma motocicleta morreu ao tentar atravessa a ERS-287. Ele ainda não foi identificado. Pouco antes, em Pantano Grande, mãe e filho morreram atropelados por um carro no km 216 da BR-290, na localidade de Vila Farol.
Outros acidentes
BR-386  Por volta das 15h, duas pessoas morreram em uma colisão envolvendo uma carreta e uma motocicleta no km 236 da BR-386, em Soledade, na região Norte.
BR-290 —  No início da tarde, em Rio Pardo, na BR-290, uma colisão entre um caminhão e um veículo Gol causou a morte do condutor do veículo Pedro Pereira Reses, 38 anos. O motorista do caminhão sofreu lesões graves e foi levado para o Hospital de Butiá.