19 março 2010

Metalúrgicos da John Deere decidem voltar ao trabalho

Em greve desde segunda-feira passada, os trabalhadores da John Deere, de Horizontina, decidiram voltar ao trabalho. As atividades serão retomadas na próxima segunda-feira (22).
Na noite de ontem, um acordo já havia sido firmado durante reunião de negociação com representantes da empresa, no Tribunal Regional do Trabalho, em Porto Alegre. Mas a decisão final saiu nesta manhã, em assembleia coletiva no portão da fábrica.
A Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul e o Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina citam como resultado dos debates com a multinacional as seguintes propostas aceitas pelos empregados:
• Fim do banco de horas a partir de 30 de junho.
• Férias coletivas entre Natal e Ano Novo, totalizando 10 dias com compensação de 5 dias pelos trabalhadores.
• Padronização no processo de cargos e salários havendo aumento salarial em razão disto, a partir de abril
• Abono salarial de 4% sobre o salário contratual.
• As câmeras de video só poderão ser utilizadas para fins de vigilância patrimonial, não sendo permitido o uso de imagens para fiscalização da atividade dos empregados.
• Adicional de insalubridade: haverá participação de assistente técnico indicado pelo sindicato quando da elaboração dos próximos laudos ambientais.
• Emissão de CAT relacionada a doenças ocupacionais: o sindicato comunicará a divergência existente à empresa, através de carta, acompanhada de parecer elaborado por médico do trabalho. A empresa irá apreciar a divergência e, concordando com ela procederá o encaminhamento da CAT, comunicando o sindicato. Em caso de não haver concordância, a empresa comunicará formalmente o sindicato para que então proceda ao encaminhamento da CAT.

Bando intercepta carro-forte e usa explosivos para arrombar veículo

Por volta das 9h30min, um carro-forte foi assaltado por seis homens armados com fuzis, na BR-116, no km 358, próximo a Tapes. Os bandidos utilizaram um caminhão para jogar o veículo para o acostamento, além de efetuarem disparos contra o carro. Enquanto isso, uma caminhonete bloqueava a pista. Com o carro-forte virado no acostamento, os homens utilizaram explosivos para arrombar a porta. Foram roubados pelo menos três malotes. Nenhum dos quatro funcionários da empresa de transporte de valores ficou ferido.
Conforme informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os homens fugiram em outros dois veículos, um Astra e um Zafira. Brigada Militar, Polícia Civil e PRF realizam buscas e barreiras na região. A PRF suspeita que o bando tenha trocado de carros depois da fuga. O trânsito no local está em meia pista para a realização da perícia.

Semana que vem acontece o 7º Hostishow

Está quase tudo pronto para a realização do 7º Hortishow. O evento que acontece na Escola Técnica Fronteira Noroeste, é um espaço para quem produz. O Hortishow é preparado para aproximar a cadeia produtiva dos hortigranjeiros: produtores, fornecedores de insumos, equipamentos e compradores.
Durante o evento, que será realizado de 24 a 26 de março, serão apresentadas tecnologias em áreas demonstrativas, orientações para a produção de hortaliças, verduras, legumes e plantas medicinais, instalação de estufas e sistemas de irrigação. De acordo com a Coordenadora do Hortishow, Carina Scalco, “Nós queremos despertar a consciência nos produtores que nós temos capacidade de produzir mais, e com isso, nos tornamos autossuficientes para abastecer o mercado”.
O evento acontece em março por ser num período de entresafra. A meta é mostrar que é possível produzir o ano todo com qualidade. A novidade deste ano será o encontro dos atacadistas com os produtores na quinta-feira(25), durante a rodada de negócios.
Além dos seminários que serão realizados de 24 a 26 de março, destaque para o Colha e Pague que esse ano acontecerá no dia 10 de abril, das 8h às 11h30min.

Plano de Cargos e Carreiras da Saúde está sob avaliação do Grupo de Assessoramento do Governo

O projeto que reformula e moderniza o Plano de Cargos e Carreiras (PCCs) dos servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) está para análise do Grupo de Assessoramento Estadual (GAE) para Política de Pessoal da Secretaria da Fazenda, informou hoje a diretora Administrativa da SES, Neusa Kempfer.
Na semana passada, ela detalhou o Plano ao Grupo de Assessoramento, e após foi apresentado ao Conselho Estadual de Saúde (CES), numa tratativa feita anteriormente entre a secretaria e o controle social. Segundo a diretora, uma das grandes novidades é a dedicação exclusiva ao serviço público que incentivará o servidor a dedicar-se exclusivamente à SES/RS e não mais atuando em vários lugares. Outra alteração significativa e que traz resultados à saúde pública é a premiação por desempenho organizacional, que estimula os servidores a trabalhar mais para aumentar os indicadores da saúde da população.
O PCC quer também que os profissionais da área da saúde busquem especialização e à pesquisa, para isso institui adicionais de titulação, conforme a formação e as novas titulações alcançadas pelos servidores. Fixa ainda a gratificação por função especial, incentivando a atuação em funções de alto grau de responsabilidade.
A reformulação do PCC teve a participação direta dos servidores em todo Estado, através das comissões setoriais nas regionais de saúde, hospitais públicos do Estado e departamentos da Secretaria. As sugestões foram encaminhadas à Comissão Central, que, juntamente com o departamento Administrativo e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal, IBAM/RJ, contratado para prestar assessoria técnica, analisaram as sugestões, incorporando uma proposta que seja possível executar.