19 março 2010

Plano de Cargos e Carreiras da Saúde está sob avaliação do Grupo de Assessoramento do Governo

O projeto que reformula e moderniza o Plano de Cargos e Carreiras (PCCs) dos servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) está para análise do Grupo de Assessoramento Estadual (GAE) para Política de Pessoal da Secretaria da Fazenda, informou hoje a diretora Administrativa da SES, Neusa Kempfer.
Na semana passada, ela detalhou o Plano ao Grupo de Assessoramento, e após foi apresentado ao Conselho Estadual de Saúde (CES), numa tratativa feita anteriormente entre a secretaria e o controle social. Segundo a diretora, uma das grandes novidades é a dedicação exclusiva ao serviço público que incentivará o servidor a dedicar-se exclusivamente à SES/RS e não mais atuando em vários lugares. Outra alteração significativa e que traz resultados à saúde pública é a premiação por desempenho organizacional, que estimula os servidores a trabalhar mais para aumentar os indicadores da saúde da população.
O PCC quer também que os profissionais da área da saúde busquem especialização e à pesquisa, para isso institui adicionais de titulação, conforme a formação e as novas titulações alcançadas pelos servidores. Fixa ainda a gratificação por função especial, incentivando a atuação em funções de alto grau de responsabilidade.
A reformulação do PCC teve a participação direta dos servidores em todo Estado, através das comissões setoriais nas regionais de saúde, hospitais públicos do Estado e departamentos da Secretaria. As sugestões foram encaminhadas à Comissão Central, que, juntamente com o departamento Administrativo e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal, IBAM/RJ, contratado para prestar assessoria técnica, analisaram as sugestões, incorporando uma proposta que seja possível executar.