19 dezembro 2010

Horizontina/Virada na escolha da nova mesa diretora do Legislativo

Airton Mattje do PP é o novo
Presidente da Câmara de Vereadores 
Uma bem montada articulação política que envolveu as bancadas de oposição do Legislativo Municipal de Horizontina(PT e PDT) dando apoio ao vereador situacionista Airton José Mattjie do PP, pôs fim a um acordo político construido no início da atual legislatura entre PP e PTB, que garantiria o comando da casa legislativa pelos próximos quatro anos.
No acordo, o vereador Airton Mattjie não chegaria a presidente, apenas teria de dar o seu voto anualmente, para colegas do PP ou PTB. Mantendo sempre uma posição coerente na opinião pública, o edil em segundo mandato, não escondeu de ninguém nos últimos meses, certo desconforto com os rumos políticos dos então aliados do legislativo no comando da mesa diretora e com algumas secretarias de seu próprio governo.
Sua relação com os vereadores de oposição se fortaleceu, e Mattjie foi provocado a liderar a construção de um novo momento no legislativo a partir de 2011, que ele chamou de “construção de uma nova imagem”. No final da tarde desta segunda-feira(13), foram necessários apenas 5 minutos de uma sessão extraordinária, para que seu nome fosse anunciado como vencedor da disputa pela presidência da casa no próximo ano, por 5 votos a 4.
A eleição de Mattjie, não representa derrota ao atual governo, já que pertence ao Partido Progressista, sigla do prefeito Irineu Colato. Mas o acordo de 2009 estabelecia que neste ano, a presidência seria de Alessandro dos Santos(PTB), e teoricamente, Mattjie teria que nele votar. Na sessão desta segunda o vereador progressista votou em sí mesmo, e tão logo promulgado o resultado, já garantiu parceria respeitosa com o Executivo, manutenção de diálogo permanente, mas antecipou, que não aceitará interferência.
Manteve firme seu propósito de sustentar a construção e o fortalecimento do governo de seu partido, mas antecipou que tudo se dará através de processos transparentes. “Qualquer projeto que seja mais complicado, nós buscaremos o posicionamento da sociedade antes de decidir”, garantiu. O acordo que o conduziu a presidência, nada prevê com relação a 2012 garante o edil. “Nosso acordo visou o próximo ano, nosso bloco assume o desafio de dar a essa casa uma nova imagem, um novo sentido, vamos reconquistar o respeito da comunidade”, finalizou.
O mandato de Airton inicia em 1 de janeiro. Ele terá como vice-presidente o vereador do PDT Larri Jappe e como secretário da mesa o petista Edgar Haacke.
Os presidentes do PP Rui Hirt e do PTB Eduardo Horst, críticaram a posição de Airton Mattjie e sua composição com as bancadas do PDT e PT. Para Hirt, Mattjie desobedeceu um acordo partidário, que sabia existir, embora não o havia assinado. Ele não descarta sansões internas ao presidente eleito.
Já Eduardo Horst, indiretamente acusou Mattjie de traição, e desabafou ao Folha On Line, que preferia ir para casa após a votação “pegar seus três cachorros no colo”, pois são os únicos em que sabe que pode confiar. Era visível o abatimento de Horst, Hirt, da atual presidente da casa Zuleika Wehner e do candidato natural a presidência de 2011 Alessandro dos Santos, os dois últimos do PTB.

Policia faz operação para combater jogo do bicho em Horizontina

Delegado João Paulo diz a operação
 irá continuar nos próximos dias
Uma operação da Polícia Civil, que contou com apoio também da Brigada Militar, estourou vários pontos de jogos ilegais(jogo do bicho) na tarde desta sexta-feira(17) em Horizontina.
Conforme o delegado João Paulo Colome Barcellos, foram cumpridos mais de uma dezena de mandados de busca e apreensão. O aumento do número de bancas nos últimos meses na cidade, foi considerado pelo policial uma afronta a lei e as autoridades. “ tinha banca até fazendo propaganda na mídia, como se não houvesse autoridade neste município”, lamenta o delegado.
Barcellos destaca que sua intenção era ter realizado a operação antes, mas que as condições estruturais da Polícia Civil não permitiram. O delegado estaria aguardando a conclusão das reformas no prédio da delegacia, mas ainda demoraria quinze dias, então determinou a operação nesta data. “Estamos em prédio emprestado e carentes de estrutura física, mas a situação estava ficando caótica, inadmissível, absurda”, concluiu.
Pessoas que estavam nas bancas ou que prestavam serviços de atendimento no local chegaram a ser detidas e assinaram Termo Circunstanciado para comparecer em juizo e prestar esclarecimentos. A equipe de policiais comandada por Barcellos, também apreendeu máquinas de jogos e materiais para exercício de marcação do jogo ilegal.
Além da apreensão de material, os locais onde funcionavam as bancas, foram catalogados, filmados e fotografados, totalizando 14 pontos diferentes. Em outros três locais os contraventores conseguiram abandonar os endereços antes da chegada da polícia.
O exercicio ilegal do jogo prevê penas para o dono da banca, para quem vende os bilhetes e também para quem efetua as apostas. Eventuais penalidades serão definidas posteriormente pela justiça, destacou João Paulo. Ele destaca que as operações de combate deste e outros crimes serão incrementadas com a volta da Delegacia a sua sede oficial o que deve ocorrer em meados de 2011.

Colisão entre caminhão e carro mata pai e filho em Panambi, na Região Noroeste

Confira os acidentes com morte em 2010 no RS:
Uma colisão entre um caminhão e um Vectra matou pai e filho e deixou outras três pessoas da mesma família feridas na madrugada deste domingo no km 402 da BR-285, em Panambi, na região noroeste do Estado.
Os veículos colidiram frontalmente por volta da 0h, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O condutor do carro, Ernesto Carlos Castro, 45 anos, e o filho, Henrique de Souza Castro, de sete anos, morreram no local.
A mãe Sueli de Souza Castro, 41 anos, e a filha Carolina Castro, 10 anos, foram encaminhadas ao Hospital de Caridade de Ijuí. Segundo a instituição, Sueli está na UTI em estado grave. A menina está internada em estado regular.
Filho do casal, o bebê César de Souza Castro, de um ano, foi conduzido a um hospital de Santa Bárbara. No momento do acidente, ele estava acomodado em uma cadeirinha.  
Segundo a PRF, a família vinha de Curitiba para visitar parentes no Rio Grande do Sul. O motorista do caminhão não sofreu lesões.
Dezembro é o segundo mês mais violento
mês de dezembro se firma como o segundo mais violento no trânsito gaúcho em 2010. Desde o dia 1º, pelo menos 92 pessoas morreram em acidentes no Rio Grande do Sul. A média é de cinco mortes por dia, uma a mais que o registrado durante o ano.
Somente o mês de abril teve mais mortes, com 168 vítimas fatais. Caso seja mantida a média de dezembro, a estatística chegaria a 158. Neste fim de semana, sete pessoas morreram em acidentes.