07 junho 2011

Moradores clamam por calçamento em ruas de Três de Maio

Ônibus com trabalhadores ficou
atolado na rua Medianeira
Na tarde desta terça-feira, 07, a reportagem da Rádio Colonial AM foi chamada na rua Medianeira, no  bairro São Francisco em Três de Maio. Ao chegar no local, o repórter Fabrício Dockhorn encontrou os moradores irritados com a longa espera por promessas não cumpridas, vendo em frente as suas casas um grande lamaçal, que traz um grande sofrimento no dia a dia para crianças e adultos que precisam sair de casa faça sol ou chuva. Segundo os moradores da rua Medianeira, na época de campanha política, a atual administração prometeu calçamento para a rua, mas até o momento as esperanças são escassas, não existe nenhuma perspectiva de obra neste sentido.
Na rua São Roque, é preciso ensacar
os pés para poder caminhar
Já no inicio da noite, aconteceu uma demonstração natural da situação da rua Medianeira. O ônibus que transporta trabalhadores para a empresa Doublex em Boa Vista do Buricá, ficou atolado no lamaçal. O veículo que retornava da cidade vizinha, fazia o trajeto costumeiro para deixar os trabalhadores o mais próximo possível de suas casas, e através da rua Medianeira, buscava acesso aos bairros São Francisco e Guaira.
No mesmo bairro São Francisco, também os moradores da rua São Roque clamam por solução, e dizem não agüentarem mais o descaso da administração municipal em  viabilizar a obra de calçamento na rua.

Senadora Gleisi Hoffman é a nova chefe da Casa Civil, confirma Planalto

Ministra é mulher do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo
Foto:Wlademir Rodrigues, Agência Senado
A presidenta Dilma Rousseff convidou a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) para ocupar a Casa Civil no lugar de Antonio Palocci, que deixou o cargo na tarde desta terça-feira. A informação foi confirmada no início da noite pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) é filiada ao partido desde 1989. Em 2002, compôs a equipe de transição do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela é mulher do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e assumiu a presidência do PT no Paraná em 2008.
Gleisi disputou uma vaga para o Senado em 2006 e concorreu à prefeitura de Curitiba em 2008, mas só no ano passado conquistou a primeira vitória nas urnas. Foi diretora financeira da Itaipu Binacional e secretária de Gestão Pública de Londrina (PR) e de Reestruturação Administrativa de Mato Grosso do Sul. É advogada e tem 45 anos.
Palocci cai após cinco meses no governo
Após cinco meses à frente de um dos principais cargos do governo federal,  Palocci, anunciou seu afastamento no final da tarde desta terça-feira. A saída foi comunicada em nota divulgada pela assessoria de imprensa do ex-ministro.
Palocci é o primeiro ministro do governo Dilma a deixar o governo. A saída ocorre quase um mês depois da reportagem do jornal Folha de São Paulo que aponta que ele teve o patrimônio aumentado em 20 vezes entre 2006 e 2010, quando era deputado federal do PT pelo Estado de São Paulo.
No documento entregue à presidente Dilma Rousseff à tarde, Palocci justifica a decisão no fato de que "a continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo".
Veja a nota divulgada pela Casa Civil 
O ministro Antonio Palocci entregou, nesta tarde, carta à presidenta Dilma Rousseff solicitando o seu afastamento do governo.
O ministro considera que a robusta manifestação do Procurador Geral da República confirma a legalidade e a retidão de suas atividades profissionais no período recente, bem como a inexistência de qualquer fundamento, ainda que mínimo, nas alegações apresentadas sobre sua conduta.
Considera, entretanto, que a continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo. Diante disso, preferiu solicitar seu afastamento."

São José do Inhacorá coordena o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar no RS

Desta forma, ficam todas as escolas públicas e seus gestores, 
convidados a fazer a sua inscrição
Através da iniciativa conjunta entre o Consed, Undime, Unesco e Fundação Roberto Marinho, é realizado anualmente, desde 1998, o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.
O Prêmio destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas públicas brasileiras, e tem por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade de ensino.
Nas edições anteriores a coordenação do prêmio, em âmbito estadual esteve a cargo da Secretaria de Estado da Educação. Neste ano, esta Secretaria decidiu não participar do prêmio e para viabilizar a participação do Rio Grande do Sul, a seccional da UNDIME/RS, através da Dirigente Municipal de Educação de São José do Inhacorá, Adriane Waechter, assumiu a coordenação do Prêmio no Estado.
Conforme a coordenadora “ a magnitude do processo vai muito além do prêmio, que conta com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, do Movimento Brasil Competitivo, do Todos pela Educação e do Grupo Gol, pois possibilita as escolas municipais e estaduais de todo país incorporar uma cultura de auto-avaliação do seu processo de gestão na garantia da aprendizagem dos seus alunos, motivo pelo qual a UNDIME assumiu a coordenação do prêmio no RS. Junto com os parceiros Famurs, Conselho Estadual de Educação, Instituto Unibanco, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Instituto Jama, Parceiros Voluntários, INDG, Gerdau e UNCME, foi formado o comitê estadual e aberto as inscrições ao Prêmio, que vão até o dia 17 e junho. O Rio Grande não pode e não vai ficar de fora”, conclui.
Desta forma, ficam todas as escolas públicas e seus gestores, convidados a fazer a sua inscrição e disseminar as suas experiências na área de gestão. Maiores informações na UNDIME, FAMURS, INSTITUTO UNIBANCO E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DO INHACORÁ.

Cinzas do vulcão chileno atingem fronteira oeste do Rio Grande Sul

Imagem de satélite mostra faixa branca vertical sobre a província de
Buenos Aires e também sobre o extremo oeste do Rio Grande do Sul

Foto:Cptec, Inpe
Imagens de satélite mostram que a nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue já passou da fronteira oeste do Rio Grande do Sul e, às 15h30min, cobriam a faixa que vai desde a região Sul (Jaguarão e Pelotas), passando pela Região Central, em Santa Maria, pelo norte e noroeste do Estado, em Santa Rosa e Três de Maio, atingindo o extremo sul do Paraná.

Segundo a meteorologista Estael Sias, nas imagens podemos ver as cinzas vulcânicas com um aspecto de fumaça sobreposta às nuvens de chuva associadas a frente fria.

Por volta das 10h desta terça-feira, a nuvem de cinzas havia atingido a fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Empresa inhacorense é DESTAQUE GAÚCHO 2010/2011

O empresário Geraldo recebendo o certificado e o troféu
A Indústria de implementos agrícolas São José Industrial do Município de São José do Inhacorá, recebeu no dia 30 de maio em Novo Hamburgo/RS, o prêmio MÉRITO EMPRESARIAL DO RIO GRANDE DO SUL 2011.
A premiação é realizada pela revista e pelo programa DESTAQUE GAÚCHO, da TV Bandeirantes do Rio Grande do Sul e a empresa foi uma das indicadas ao prêmio, passando posteriormente por critérios de avaliação, como idoneidade, transparência e crescimento de mercado nos últimos anos.
O evento contou com a presença de lideranças do Estado, representantes do Governo, as misses, Rio Grande do Sul 2010 e 2011 e também presidentes e diretores de grandes indústrias gaúchas.
A São José Industrial tem como foco principal a produção de implementos agrícolas que criam benefícios para o produtor rural. Atua nas linhas de trituradores, debulhadores, ensiladeiras, distribuidores de adubo orgânico, uréia e sementes, roçadeiras, arados subsoladores, plataformas entre outros.
Paulo (sócio), Inês, Adriane e Caio, Dr. Alexandre (Prefeito SJI), 
Tecla, Rubim (sócio), Leonise e Geraldo (sócio)
Geraldo Recktenwald, um dos diretores da São José Industrial comenta a importância do reconhecimento e premiação para a empresa: “Este prêmio realça ainda mais o momento que estamos vivendo, um momento de modernização, planejamento de expansão e novos projetos. Esta premiação mostra que estamos trilhando no caminho certo.”
A empresa destaca que este prêmio não é uma conquista pessoal dos sócios, e compartilha essa conquista com toda a equipe de vendas e funcionários que fazem da São José Industrial um verdadeiro DESTAQUE GAÚCHO.

Classmann prestigia entrega de equipamento ao Hospital de Santo Cristo

     
   Mesa cirúrgica, entregue no final de semana, trará mais
   qualidade ao atendimento na cidade
No último sábado (4), o deputado Aloísio Classmann, líder do PTB na Assembleia, acompanhou a entrega da nova mesa cirúrgica motorizada do Hospital de Caridade de Santo Cristo. O equipamento, essencial para modernizar o bloco cirúrgico, foi adquirido com recursos da Secretaria da Saúde do Estado e contrapartida da prefeitura da cidade.
Para a obtenção do aparelho, a cidade contou com apoio de Classmann, que recebeu a demanda do município por intermédio do vereador Delmar Kafer (PTB). “Classmann tem um trabalho reconhecido por todos na área da saúde. Nossa comunidade agradece sua luta por mais esta conquista, que vai trazer mais qualidade aos serviços que o nosso hospital presta à comunidade”, destacou Kafer.
Também participaram do ato o vice-prefeito Aloísio João Reis, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo César Lugoch, o secretário da Saúde da cidade, Valdir Rodrigues da Silva, o presidente do hospital, Pedro Lugoch, o diretor Otavio Liesenfel, médicos e colaboradores do Hospital Caridade de Santo Cristo.

Operação da Polícia Federal prende 12 suspeitos de contrabando no RS

Operação Loki cumpre mandados de prisão preventiva em
Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná
Foto:Eder Calegari / Agencia RBS
Uma operação da Polícia Federal prendeu nesta manhã 12 pessoas no Rio Grande do Sul suspeitas de contrabando de cigarros. No total, devem ser cumpridos 41 mandados de prisão preventiva em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. No estado catarinense, cinco  policiais militares de Santa Catarina foram presos na manhã desta terça-feira em uma operação da Polícia Federal.
Além dos policiais catarinenses, outros dois Policiais Rodoviários do Paraná foram presos. Pelo menos 25 mandados já foram executados. O Delegado da PF Ildo Rosa acredita que até o fim da manhã o restante deva ser cumprido.
A operação batizada como Loki teve início em junho de 2010 e até ação desta terça-feira haviam sido presas 32 pessoas e apreendidos 36 veículos — seis deles roubados — e 1,1 milhão de pacotes de cigarros. De acordo com a PF, o esquema de contrabando movimenta cerca de 5 milhões de pacotes de cigarros por mês.
De acordo com a PF, o cigarro contrabandeado pela organização é do Paraguai e era distribuído em pelo menos 16 cidades: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipú, Céu Azul, Cascavel e Curitiba, no Paraná; Campo Erê Saltinho e São Miguel do Oeste, em Santa Catarina e Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Cruz Alta, Santana do Livramento, Rio Grande, Cachoeirinha e Porto Alegre, no Rio grande do Sul.
Os cigarros eram contrabandeados ainda para Montevidéu no Uruguai, onde uma pessoa também foi presa.
Loki é coordenada pela PF de Santa Catarina com o apoio dos outros dois estados do Sul. As ações estão concentradas no município de Dionísio Cerqueira, no Oeste catarinense.

Presidente da Câmara de Vereadores diz que até agora prefeito não teve uma oposição firme

Vereador Ivo Novotny integra a bancada do  PMDB
Conforme o presidente da Casa, Vereador Ivo Novotny (PMDB), até o momento os vereadores do partido dele e do PT aprovaram todos os projetos encaminhados pelo Executivo sem fazer grandes polêmicas. Novotny disse que a própria comunidade agora já exige uma postura mais firme da oposição para que ela cobre da administração municipal soluções para os problemas enfrentados pela polução três-maiense. 
Pela primeira vez no ano, houve algumas discussões mais acirradas entre vereadores de oposição e situação. Um dos assuntos mais polêmicos foi o informativo do PT que faz duras críticas a atual gestão municipal.
Além disso, o presidente da Câmara explicou que o projeto encaminhado pelo Executivo para isentar um açougue do distrito de Manchinha de taxa de sangria em contrapartida da cedência de água potável para cerca de 110 famílias para da comunidade de Progresso é inconstitucional nos termos como foi apresentado.
Por tudo o que aconteceu ontem, Novotny acredita que as críticas dos vereadores de oposição vão aumentar a partir de agora.
Já o vereador Luis Fernando Cereser (PP) condenou a atitude do PT de publicar um informativo do partido com inúmeras críticas a administração municipal. Para ele, o objetivo é fazer campanha para as próximas eleições municipais.

Classmann comemora entrega de veículo para PSF de Santa Rosa

Deputado destaca que aquisição ajudará no atendimento
à comunidade
O líder do PTB na Assembleia, deputado Aloísio Classmann, participou no último final de semana do ato de entrega de um veículo para uso no Programa de Saúde da Família (PSF) de Santa Rosa. Obtido com verbas do Orçamento do Estado e complemento da prefeitura, o automóvel será utilizado na realização de visitas domiciliares e transporte de pacientes da cidade e será incorporado à frota de veículos da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa.
“Todos conhecem o meu trabalho em prol da saúde e da área social. Sinto-me honrado e gratificado por ter participado, juntamente com a equipe da área da saúde e com o prefeito Desconsi, desta conquista, que vai trazer mais qualidade de vida para a população da cidade”, disse o deputado.
Classmann comemorou a conquista para o município ao lado do prefeito, do vereador José Albino Rohr, de Karina Kucharski presidente da FUMSSAR, Vanderli Barros Diretora do Depto de Saúde, Fernando Classmann delegado regional do FGTAS e  Ricardo Classmann, dentre outros.

Coordenadora das Políticas da Mulher participa do Fórum Nacional

Segundo a coordenadora, sempre surgem novas ideias para
melhor atender o público feminino
Nos dias 23 a 25 de maio, a coordenadora da Coordenadoria das Políticas da Mulher, Vera Kuhler, esteve em Brasília participando do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para Mulheres.
Estiveram presentes no evento cerca de 400 coordenadorias de todo o Brasil. No evento foi definido que o tema das conferências municipais deste ano será a “Autonomia e Erradicação da Pobreza”.
Segundo Vera, Três de Maio irá realizar uma conferência regional, envolvendo os municípios de Inhacorá, Boa Vista do Buricá, Horizontina, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Independência e Alegria. “Nossa conferência será no dia 15 de julho aqui no município, pois Três de Maio se caracteriza como um polo regional de políticas públicas para as mulheres”, destaca.
Além das conferências, foi discutido sobre os encaminhamentos para propostas para o Sinconvi, que envolvem valores mínimos de R$ 100 mil, e da inclusão de propostas para as políticas públicas das mulheres no Plano Plurianual (PPA).
Segundo a coordenadora, sempre surgem novas ideias para melhor atender o público feminino, mas o que falta muitas vezes são os recursos. “O que queremos é uma verba mensal para que se possa investir em políticas públicas, promoção de eventos e capacitações”, ressalta Vera.
Um destes eventos será uma capacitação com noções básicas de mecânica para as mulheres, que irá ser realizado dia 16 de junho, às 19 horas,  na Casa da Cidadania. “Este evento será em parceria com a empresa Botolli Veículos e com a Secretaria de Assistência Social, que nos cedeu o espaço. Iremos realizá-lo a noite, pois queremos contemplar as mulheres que trabalham durante o dia”, explica.
De acordo com Vera, a princípio serão disponibilizadas 30 vagas, mas caso este número seja excedido, o evento poderá ser realizado em duas etapas. O curso de capacitação  é gratuito e inscrições podem ser realizadas na Coordenadoria da Mulher.

SETREM presente em Encontro de Secretarias e Coordenações de Ensino da Rede Sinodal

Representou a SETREM, Francieli Sellzler, colaboradora do 
Centro de TI
Tendo como temática ‘Novos contextos, outras competências’, realizou-se em Teutônia, no final do mês passado, o 14º Encontro de Secretarias e Coordenadores de Ensino da Rede Sinodal de Educação.  O evento reuniu 73 participantes oriundos de escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso.
As discussões e reflexões abordaram aspectos como: cenário atual no qual a escola está inserida; necessidades; qualificação de secretárias; legislação; mudanças tecnológicas e comportamentais na comunidade educacional e Inteligência Emocional.
Representou a SETREM, Francieli Sellzler, colaboradora do Centro de TI, que na oportunidade apresentou o case “Gestão Escolar na era da Interatividade”, relatando como ocorre a Gestão Escolar por Coordenadores e Secretarias da instituição com o uso do Portal Educar Web.
Após, participou de plenária, onde ouvintes puderam esclarecer dúvidas. Francieli conta que muitas perguntas foram feitas. Desejam compreender, por exemplo, o que um estudante vê ao acessar o Portal; como os pais podem interagir com o sistema e acompanhar o que ocorre no cotidiano escolar de seu filho e de que forma o portal facilitou o trabalho de Coordenação.
Na ocasião, palestrou ainda, a Especialista em Legislação, Administração e Supervisão Escolar, professora Sonia Veríssimo, que falou sobre ‘Gerenciamento Escolar’; o professor e diretor do Instituto de Educação Ivoti, Ruben Goldmeyer, membro do Conselho Estadual de Educação/RS, abordando ‘Os novos cenários e a legislação educacional’ e a mestre em Administração, professora Evânia Schneider, sobre ‘A Arte de Lidar com as Pessoas’.
A programação contou também com apresentação de cases de secretárias de escolas da Rede Sinodal de Educação sobre Arquivamento e Digitalização de Documentos (Instituto de Educação Ivoti), Processos Gerenciais (Escola Barão do Rio Branco de Blumenau/SC) e Processo de Matrículas (Colégio Sinodal de São Leopoldo/RS.

Vulcão chileno afeta pelo menos quatro voos no Salgado Filho

Vulcão chileno afeta pelo menos três voos no Salgado Filho 
Crédito: Força Aérea do Chile / AFP
A erupção do vulcão Cordón Caulle começa a causar reflexos no trafego aéreo brasileiro. Ainda ontem, de acordo com informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), duas empresas aéreas cancelaram voos que tinham como destino Porto Alegre nesta terça. A Taca faria um voo de Lima, no Peru, com destino a Porto Alegre e cancelou a viagem. Dessa forma, a decolagem posterior também foi cancelada. A Gol, responsável por realizar um voo originário de Córdoba, na Argentina, em direção à Capital também cancelou a chegada. Outro voo, oriundo de Buenos Aires com chegada programada para as 9h sofreu cancelamento.
A MetSul Meteorologia, que monitora a erupção desde o sábado do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, na fronteira com Chile com a Argentina, emitiu comunicado no começo da manhã desta terça-feira informando que a pluma de cinzas vulcânicas chegou ao Sul da Bolívia, Oeste do Paraguai, Sul do Uruguai e à área da cidade de Buenos Aires na madrugada desta terça.
Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul, as cinzas estão cada vez mais próximas do Rio Grande do Sul e podem alcançar a Metade Oeste do Estado já nesta terça-feira. “A pluma de cinzas agora está contornando o Norte da Argentina devido à circulação de ventos em altos níveis da atmosfera associada a um centro de baixa pressão que avança para o Rio Grande do Sul”, explicou.
Segundo o especialista, é muito provável que a pluma vulcânica na atmosfera comece a ingressar no Estado nas próximas 24 a 36 horas, mas, especialmente, durante a quarta-feira, quando haverá a entrada de ar frio a partir da circulação de vento no Norte argentino. “Quanto mais longe da erupção, e estamos muito distantes do vulcão, é menor a possibilidade de precipitação de cinzas”, diz Nachtigall.
Em muitos locais do Centro da Argentina, a presença da nuvem vulcânica foi percebida apenas pelo tom mais cinza e alaranjado do céu. A possibilidade de precipitação, contudo, não pode ser descartada, em especial se houver interação entre as cinzas e nuvens cujos topos atingem altitudes mais altas.
A MetSul recomenda aos passageiros com voos saindo de Porto Alegre com destino a Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), outras cidades Argentinas (Córdoba e Rosário) e Montevidéu (Carrasco) pelas empresas TAM, Gol e BQB que busquem informações juntos às companhias sobre possíveis cancelamentos. A TAM, Gol, United Airlines, American, Delta, Taca, Aerolíneas Argentinas e Austral já anunciaram cancelamentos de voos domésticos e internacionais partindo de Ezeiza e Carrasco, afetando rotas para Porto Alegre.

Procurador-geral da República arquiva denúncia contra Palocci

Procurador-geral da República arquiva denúncia contra Palocci 
Crédito: Antonio Cruz/ABr
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, determinou, nesta segunda-feira, o arquivamento da denúncia contra o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci,informa o portal R7. O pedido de explicações foi feito pela oposição no dia 20 de maio, após o jornal Folha de S. Paulo publicar que o patrimônio do ministro teria multiplicado 20 vezes nos últimos quatro anos.
Gurgel explicou que “a despeito da possibilidade de se investigar condutas ilícitas a partir de representações, é imprescindível que a notícia aponte a existência de elementos, ainda que mínimos, da prática de algum crime". Ele enfatizou que há "absoluta ausência de justa causa" para iniciar um processo investigativo contra o ministro a partir dos dados apresentados.
A decisão deve garantir uma sobrevida a Palocci no cargo e influenciar os debates na Comissão de Ética da Presidência da República, que está reunida desde o início da noite desta segunda no Palácio do Planalto. Eles tratam, exatamente da situação do ministro. Na última reunião realizada no dia 16 de maio, o presidente da Comissão, Sepúlveda Pertence, disse que não havia o que apurar sob a alegação de que a evolução do patrimônio de Palocci ocorreu antes de ele assumir o cargo no governo federal.
Na época, Sepúlveda reconheceu também que o próprio Palocci procurou-o pessoalmente antes de assumir o cargo no governo e que ele o orientou a mudar a razão do contrato da sua empresa para que não enfrentasse problemas com a Comissão de Ética, no que foi atendido por Palocci. Sepúlveda Pertence não está participando da reunião de hoje.
A oposição prepara um pedido para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o ministro. Nesta segunda, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) confirmou que assinaria o documento, totalizando 20 parlamentares. Ela ainda reclamou sobre a demora das explicações de Gurgel sobre as denúncias contra Palocci.