07 junho 2011

Vulcão chileno afeta pelo menos quatro voos no Salgado Filho

Vulcão chileno afeta pelo menos três voos no Salgado Filho 
Crédito: Força Aérea do Chile / AFP
A erupção do vulcão Cordón Caulle começa a causar reflexos no trafego aéreo brasileiro. Ainda ontem, de acordo com informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), duas empresas aéreas cancelaram voos que tinham como destino Porto Alegre nesta terça. A Taca faria um voo de Lima, no Peru, com destino a Porto Alegre e cancelou a viagem. Dessa forma, a decolagem posterior também foi cancelada. A Gol, responsável por realizar um voo originário de Córdoba, na Argentina, em direção à Capital também cancelou a chegada. Outro voo, oriundo de Buenos Aires com chegada programada para as 9h sofreu cancelamento.
A MetSul Meteorologia, que monitora a erupção desde o sábado do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, na fronteira com Chile com a Argentina, emitiu comunicado no começo da manhã desta terça-feira informando que a pluma de cinzas vulcânicas chegou ao Sul da Bolívia, Oeste do Paraguai, Sul do Uruguai e à área da cidade de Buenos Aires na madrugada desta terça.
Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul, as cinzas estão cada vez mais próximas do Rio Grande do Sul e podem alcançar a Metade Oeste do Estado já nesta terça-feira. “A pluma de cinzas agora está contornando o Norte da Argentina devido à circulação de ventos em altos níveis da atmosfera associada a um centro de baixa pressão que avança para o Rio Grande do Sul”, explicou.
Segundo o especialista, é muito provável que a pluma vulcânica na atmosfera comece a ingressar no Estado nas próximas 24 a 36 horas, mas, especialmente, durante a quarta-feira, quando haverá a entrada de ar frio a partir da circulação de vento no Norte argentino. “Quanto mais longe da erupção, e estamos muito distantes do vulcão, é menor a possibilidade de precipitação de cinzas”, diz Nachtigall.
Em muitos locais do Centro da Argentina, a presença da nuvem vulcânica foi percebida apenas pelo tom mais cinza e alaranjado do céu. A possibilidade de precipitação, contudo, não pode ser descartada, em especial se houver interação entre as cinzas e nuvens cujos topos atingem altitudes mais altas.
A MetSul recomenda aos passageiros com voos saindo de Porto Alegre com destino a Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), outras cidades Argentinas (Córdoba e Rosário) e Montevidéu (Carrasco) pelas empresas TAM, Gol e BQB que busquem informações juntos às companhias sobre possíveis cancelamentos. A TAM, Gol, United Airlines, American, Delta, Taca, Aerolíneas Argentinas e Austral já anunciaram cancelamentos de voos domésticos e internacionais partindo de Ezeiza e Carrasco, afetando rotas para Porto Alegre.