02 fevereiro 2011

Governador apresenta conjunto de projetos à base aliada

Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini 
O governador Tarso Genro reuniu, nesta terça-feira (1°), a bancada governista para apresentar o conjunto de projetos de lei que serão encaminhados à Assembleia Legislativa na próxima quinta-feira (03), e abriu o debate destas propostas com os 31 deputados aliados. A reunião no Galpão Crioulo do Palácio Piratini contou, também, com a participação do secretariado e de presidentes dos partidos que dão sustentação ao Governo no Legislativo estadual.
"A aprovação deste conjunto de projetos é estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, para começarmos a mudar o perfil do Estado e mostrar a unidade do Governo", enfatizou o chefe do Executivo.
Tarso deverá realizar um encontro bimestral com a bancada e com os presidentes de partidos. O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, realizará reuniões quinzenais com a bancada. "A escolha do dia 1º para o nosso evento inaugural foi feita para marcar uma mudança, o início de um novo período onde os espaços ou fóruns de discussões com a base serão uma constante", explicou Pestana.
Unidade e identidade 
Ele destacou a importância da aprovação dos projetos, que serão um marco da unidade e identidade da base. Os parlamentares têm até quinta-feira (03) para apresentar as sugestões sobre as propostas. Além disso, está aberta uma linha direta com o Governo para que sejam solucionadas dúvidas ou realizadas buscas mais detalhadas sobre cada uma das proposições. O secretário e sua equipe técnica apresentaram resumidamente os projetos na reunião e os deputados já apresentaram sugestões.
A líder do Governo na Assembleia Legislativa, Miriam Marroni, ressaltou que estará à disposição para ser a interlocutora entre os parlamentares e o Governo. "Nada como uma mulher e psicóloga para entender o momento e buscar um bom relacionamento da bancada. Acredito que haverá uma manifestação de solidariedade, afeto e confiança", afirmou.

Estudo da CNA avalia que clima pode prejudicar produção de soja no Rio Grande do Sul

Farsul acredita que perdas podem chegar
30% em algumas regiões
Relatório da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) aponta uma preocupação com o rendimento das lavouras de soja gaúchas. Segundo o estudo "Custos e Preços", divulgado pela entidade, o resultado final da safra do Rio Grande do Sul e também na Argentina pode ser comprometido pelo clima adverso.
O presidente da Comissão de Grãos da Farsul, Jorge Rodrigues, avalia que, em algumas lavouras da região da Campanha, as perdas podem chegar a até 30%. Ele afirma que as condições do tempo vão ser determinantes nas próximas semanas, quando a cultura entra na fase crítica de desenvolvimento.
_ São cinco semanas agora pela frente que são decisivas na definição da produtividade. Estamos com um bom desempenho vegetativo, mas precisamos de uma confirmação e os modelos meteorológicos mostram que deve ter estiagem neste período _ ressalta.
Já no centro-oeste, os dados da Superintendência Técnica da CNA mostram, que o desempenho das lavouras de soja é favorável, apesar de o clima seco ter atrasado o plantio das áreas no último trimestre do ano passado.

Informe semanal da ACI/Sindilojas - Promocional Três de Maio é Show!!!

Eguimar de Lima comprou no
 Supermercado Cotrimaio e
ganhou 1 Ford KA 0Km do
Três de Maio é Show
Na segunda-feira dia 31 de janeiro aconteceu o evento de encerramento do Promocional Três de Maio é Show, e o último sorteio, onde o grande felizardo do Ford KA 0 km foi o Eguimar de Lima, cliente do Supermercado Cotrimaio. Além do Ford KA, foram sorteados vários Vale-compras, confira a relação completa dos contemplados do Promocional Três de Maio é Show 2010, nesta edição.
Inscrições para recepcionistas da XII Expofeira do Agronegócio
Estão abertas às inscrições para moças que queiram trabalhar como recepcionistas na XII Expofeira. As interessadas devem levar currículo com foto na secretaria da ACI/ Sindilojas. Maiores informações pelo fone: 3535-1338 com Daiane.

Curso de Macramé do CRAS Bem Viver

Concluintes do Curso de Macramé
Foi concluído no último dia dia 28 de janeiro de 2011 o curso Básico de Macramé,  realizado durante o mês de janeiro com 4 turmas no CRAS Bem Viver de São José do Inhacorá, com a orientadora Prof. Marli Frosi, Foi utilizado para este, recursos do Fundo Estadual de Assistência Social – FEAS que tem por finalidade prover recursos necessários à execução da Política Estadual de Assistência Social, apoiando serviços, programas e projetos específicos.

Universidade Federal da Fronteira Sul divulga lista dos classificados

UFFS divulga lista de classificados
A UFFS divulgou nesta terça-feira, 1, a lista dos classificados em primeira chamada para os cursos oferecidos no campus de Cerro Largo. A seleção dos futuros alunos da graduação da UFFS foi, conforme política institucional, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos a uma das vagas da UFFS ganharam bonificações na nota do Enem de acordo com o número de anos que estudaram em escolas públicas no ensino médio.
Da matrícula
Os candidatos deverão comparecer na sede do campus de Cerro Largo, localizado na Rua Major Antônio Cardoso, 590, no antigo Seminário São José, para efetivarem a matrícula no período de 01 a 04 de fevereiro de 2011, das 13h às 19h, apresentando a relação de documentos constantes no Edital004/UFFS/2011.
Os candidatos que não puderem efetivar a matrícula no campus dispõem da possibilidade de realizar o seu pedido de matrícula on-line, pelo endereço eletrônico www.uffs.edu.br (link ProcessoSeletivo UFFS/2011), preenchendo o formulário eletrônico de pedido de matrícula de acordo com as instruções de preenchimento, oferecidas no próprio formulário, e anexando cópia digitalizada da documentação especificada no item 2 do Edital 004/UFFS/2011, processo esse de sua inteira responsabilidade.
Quem optar pelo pedido de matrícula on-line deverá comparecer no campus em que foram classificados, no período de 14 a 18 de fevereiro de 2011, observando, preferencialmente, a data e horário estipulados no comprovante de seu pedido de matrícula on-line.

Melancia gigante vira atração em Santa Rosa

As demais  frutas da plantação
pesaram de 10 a 25 quilos
Uma melancia gigante virou atração nesta segunda-feira, 31, quando o associado da Cotrirosa, Valdemar Nitsche levou a fruta para expor na cooperativa, em Santa Rosa. O fruto que pesou 29,5 quilos foi colhido na propriedade de Valdemar, na linha Boa Vista, interior de Porto Lucena.
O agricultor fez questão de exibir a melancia gigante e, mostrar o fruto que colheu em uma área de terra que até o ano passado era destinada para o potreiro. Agora ele inaugurou nessa área a plantação de melancia, abóbora e tomate.
De acordo com Nitsche, a semente que deu origem à melancia gigante foi adquirida na unidade da Cotrirosa de Porto Lucena.
- Comprei uma semente considerada comum e fiz adubação normal com esterco de galinha e um pouco de adubo químico – conta Valdemar.
Segundo o engenheiro agrônomo da Cotrirosa, Taciano Irineu Reginatto, uma melancia pesa em média de 11 a 13 quilos, porém, dependendo das condições do solo, podem ultrapassar este peso.
A melancia foi dividida entre os funcionários da cooperativa, que degustaram a fruta na tarde desta segunda-feira.

Marco Maia é o novo presidente da Câmara dos Deputados

Marco Maia é o novo presidente da Câmara
dos Deputados 
O deputado gaúcho Marco Maia (PT) foi eleito presidente pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, com 375 votos dos 509 colegas que participaram da votação. O político, em seu terceiro mandato na instituição, era o nome indicado do Partido dos Trabalhadores no acordo com o PMDB, já que os partidos tem a maior representatividade na Casa. Apesar da indicação, ele enfrentou a concorrência de Chico Alencar (PSOL-RS), Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Sandro Mabel (PR-GO). Ele ocupava o posto interinamente, em substituição a Michel Temer, que concorreu a vice-presidentre da República.
A votação demorou três horas, mais que o planejado pelo protocolo da Casa, e foi encerrada apenas por volta das 22h30min. Depois de ser confirmado, no discurso de posse, Marco Maia prometeu, em tom bem-humorado, fazer uma gestão "tão boa" que os colegas iriam desejar sua permanência por mais dois anos.
"Precisamos discutir programas e projetos que dialoguem com o combate à pobreza", enfatizou Maia no palanque antes da votação. "Nenhum de nós pode se acomodar enquanto tivermos um cidadão no País passando fome e sem condições de se alimentar dignamente", conclamou o deputado.
Maia salientou que a principal função da Casa é servir à população. "Agradeço ao povo brasileiro que concedeu a cada um de nós que concedeu com o voto o direito para representá-los dentro do Parlamento. O povo brasileiro é o motivo de estarmos todos aqui."
O novo presidente do parlamento enfatizou a necessidade de discutir e aprovar rapidamente as reformas política e tributária, para mostrar uma agenda positiva à população. "Precisamos exercer nosso mandato para transformar a vida das pessoas. Para qualificar a vida do nosso povo. Falo da reforma tributária, da necessidade de construir consensos da reforma política, que coloquem o Brasil em um novo patamar."
Maia, 45 anos, é metalúrgico por profissão e dirigiu o sindicado da categoria em Canoas, em 1984. Entrou na política, pelo PT, no ano seguinte e, em 1988, concorreu à prefeitura da cidade, ficando no segundo lugar, com 21% dos votos. Foi derrotado em mais duas campanhas para a administração municipal, mas cresceu na política e ocupou os cargos de secretário estadual de Administração e Recursos Humanos e de presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), durante gestões petistas no RS.
Seu primeiro mandato no Congresso começou em 2005, como primeiro suplente do deputado Ary Vanazzi (PT-RS), que renunciou para assumir a prefeitura de São Leopoldo (RS). Desde então, ganhou espaço na Câmara e, após se reeleger em 2006, foi indicado relator da CPI do Apagão Aéreo, que lhe deu projeção nacional. É considerado homem de confiança do ex-presidente Lula e conquistou espaço dentro do PT por ser ligado à corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB). Trata-se do mesmo grupo do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.
O governo Dilma esperava uma votação maciça no candidato oficial, principalmente, por ele ter ao seu lado diversas condições favoráveis: a força da presidente em início de mandato, o apoio formal de 21 dos 22 partidos com representação na Casa, incluindo a oposição, e a "obediência" dos deputados novatos.
Apesar da eleição tranquila de Maia, Mabel conseguiu 106 votos, mostrando uma relativa infidelidade dos apoiadores. O adversário não teve sustentação nem de seu próprio partido. Ele entrou na campanha na metade do mês passado, resistiu às pressões do governo e está ameaçado de ser expulso da legenda por ter mantido sua candidatura mesmo depois de desautorizado pela direção do PR.

Cotrimaio 43 anos - Crescimento e credibilidade

Crescimento e credibilidade
No dia 02 de fevereiro, a COTRIMAIO completou 43 anos de uma história de muitas lutas, conquistas e desafios. Nesse período passamos por várias mudanças que nos tornaram mais experientes e fortes e que nos credenciam como um dos maiores ícones do cooperativismo do sul do Brasil. 
Nos últimos dez anos, a COTRIMAIO passou a produzir esforços ainda maiores no sentido da modernização, da profissionalização e da ampliação de seus negócios. O resultado se vê nos números. De 7.761 associados passou a 13.098; de uma área de atuação de 11 municípios passou a atuar em 18 municípios; de 13 supermercados e 15 lojas agropecuárias passou a ter 20 lojas agropecuárias e 14 supermercados; e de uma capacidade recebedora e armazenadora de 190 mil toneladas, este número ultrapassou a casa de meio milhão de toneladas. Não é pouca coisa!
Além disso, trabalhamos forte com projetos sociais que visa beneficiar nossos cooperados de forma a aumentar sua produtividade e rentabilidade e também aumentar o número de associados para que nossa cooperativa continue sempre a crescer.  
Desejamos que o associado possa desfrutar de todas as oportunidades que a COTRIMAIO oferece.
A comemoração dos 43 anos da COTRIMAIO terá como ponto alto o Torneio dos Associados que será um dos maiores eventos deste gênero na história da região:  serão sorteados 43 prêmios entre os participantes e os associados participarão em 13 modalidades. O evento acontece no dia 13 de fevereiro, às 08h30min., nas dependências da Afucomaio, em Três de Maio.