02 janeiro 2010

Passa de 60 o número de mortos no Rio de Janeiro

A chuva que atingiu o Rio de Janeiro nos últimos dias já resulta em mais de 60 mortos em todo o Estado, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, às 14h40min. Angra dos Reis, na Costa Verde, foi o local mais atingido pelo temporal, onde são contabilizados 39 mortos. Mais de 100 homens trabalham nas buscas na praia do Bananal e no Morro do Carioca.
Na Enseada do Bananal, na Ilha Grande, 26 corpos foram retirados dos escombros até agora. No local, a Pousada Sankay e mais sete casas de veraneio foram atingidas por um deslizamento de terra e pedras na madrugada do dia 1º. Em uma das casas estavam 17 pessoas que comemoravam a chegada de 2010 e todas morreram. Em outra residência, a comemoração de Ano Novo reunia 14 pessoas e, de acordo com informações da Defesa Civil, somente duas sobreviveram ao desmoronamento que ocorreu por volta das 3h.
As equipes de resgate da Defesa Civil estadual continuam trabalhando à procura de outras vítimas do deslizamento. O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, decretou estado de calamidade pública e luto oficial por três dias na cidade. Em todo o estado, há 2.797 pessoas desalojadas e 1193 desabrigadas.
Segundo a Defesa Civil, apesar de o dia estar ensolarado na região, ainda há risco de desmoronamento de encostas porque muita água está descendo da montanha. A maior parte dos corpos resgatados está sendo transferida para o Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro, que tem melhores condições de realizar as necrópsias.
Quartos da pousada não foram atingidos, diz irmão do dono
Os quartos da pousada Sankay, na Ilha Grande, em Angra dos Reis, não foram atingidos pelo deslizamento de terra que já matou 26 pessoas na região, de acordo com o irmão do dono, Antonio Faraci, na tarde deste sábado, no Insituto Médico Legal (IML) do Rio. As informações são do site G1.
- O que foi atingido foi o bangalô, que era a casa da família. Lá tinham umas dez pessoas. Só não conseguiram escapar a Yumi e dois colegas, um casal, de Minas, que fazia faculdade com ela - contou Antonio. Segundo ele, Geraldo e Sônia Faraci estão seguindo para Belo Horizonte.
Tios identificaram corpo
Foi Antonio quem reconheceu a sobrinha Yumi Faraci, de 18 anos. Outros oito corpos ainda aguardam identificação no IML da capital fluminense. Segundo ele, os proprietários da pousada e o resto da família conseguiram escapar, mas não tiveram tempo de avisar a própria filha e seus amigos.
Veja os nomes das vítimas do desmoronamento no Morro da Carioca, divulgados pela prefeitura:
- Isabela Emídio de Carvalho, 6 anos, moradora de Rio Claro, RJ, passava o feriado no local
- Lucimar Emídio de Carvalho, 23 anos, de Rio Claro, RJ, passava o feriado no local
- Rafael Emídio de Carvalho, 19 anos, de Rio Claro, RJ, passava o feriado no local
- Aparecida das Dores Emídio de Carvalho, sem idade, de Rio Claro, RJ, passava o feriado no local
- Davi Lucas Emídio de Carvalho, 8 meses, de Rio Claro, RJ, passava o feriado no local
- Maria de Fátima Carvalho, 39 anos
- Estefani Carvalho Narciso, 15 anos
- Poliana Carvalho Narciso, 9 anos
- Raiane Carvalho Narciso, 7 anos
- Kailane da Silva Narciso, 6 anos
- Olavina Eloi Souza Marques, 82 anos
Veja os nomes das vítimas do deslizamento na Ilha Grande, também de acordo com a prefeitura:
- Natália Costa Pacheco, 24 anos
- Osmerindio Arlindo Pereira, 68 anos
- Cremilda de Jesus Pereira, 42 anos
- Leonardo de Brito Pereira, 22 anos
- Leandro de Brito Pereira, 18 anos
- Aline Pereira de Brito, 22 anos
- Luciléa de Brito Pereira, 52 anos
- Isabela Godinho de Rocha, 20 anos
- Pedro Henrique Barbosa Sarmento, 27 anos
- Valci Brito dos Santos, 54 anos
- Wellington Hadam, 23 anos
Veja os nomes das vítimas confirmados pelos institutos médicos legais de Angra dos Reis e do Rio:
- Marcio Luiz Baccin, 31 anos, de Arujá, SP
- Cecília Secco Baccin, 30 anos, de Arujá, SP (mulher de Márcio)
- Giovane Secco Baccin, 3 anos, de Arujá, SP (filho de Cecília e Márcio. Os três moravam em Salvador, BA)
- Ricardo Ferreira da Silva, 33 anos, de Arujá, SP
- Natália Pacheco (namorada Ricardo. Tinham casamento marcado para março)
- Renato de Assis Repetto, 50 anos, de Juiz de Fora, MG
- Ilza Maria Roland, 50 anos, de Juiz de Fora, MG (mulher de Renato)
- Gabriela Ribaski Repetto, 9 anos, do Rio de Janeiro, RJ (sobrinha de Renato)
- Geovana Ribaski Repetto, 12 anos, do Rio de Janeiro, RJ (sobrinha de Renato)
- Yumi Faraci, 18 anos, era filha dos donos da pousada e morava em Belo Horizonte, MG

Prefeito Casali e Vereadores Gilson e Orlando estiveran reunidos no último dia do ano de 2009

Na manhã desta quinta-feira, dia 31 de dezembro, o prefeito municipal, Olívio José Casali, recebeu no gabinete do Palácio Municipal, a visita dos presidentes do Poder Legislativo. O presidente Gílson Antônio Grando, que encerrou o seu mandato no último dia do ano, e Orlando Mayer, que assumiu no dia 1° de janeiro, o Legislativo no exercício de 2010.
Gílson Grando falou da satisfação em ter podido conduzir em harmonia a Câmara de Vereadores, durante 2009, quando houve, segundo ele, um perfeito entendimento entre os Poderes Legislativo e Executivo. “Senti-me muito honrado em poder fazer parte desse momento histórico que Três de Maio está vivendo”, disse o vereador Grando. Para ele, em Três de Maio foi inaugurada uma nova era nas relações políticas.
Orlando Mayer também fez questão de se colocar à disposição do Executivo para trabalhar em consonância em prol do desenvolvimento de Três de Maio. A vontade de Mayer é seguir o trabalho iniciado por Grando: apoiar tudo que for bom para o Município e conduzir os rumos do Legislativo com altivez.
O prefeito Casali agradeceu a visita do presidente que deixa o Legislativo e do presidente que assume a Casa. Se disse muito honrado e gostaria de poder contar com o apoio do novo presidente em benefício da grandeza de Três de Maio.”Nós passamos, mas tudo aquilo que fizermos em benefício do Município e do povo, fica”, sentenciou Casali. Desejou sucesso ao novo presidente e prometeu que vai retribuir a visita, nos próximos dias.
O presidente Gílson Antônio Grando deixa a presidência da Câmara, mas assume a presidência da Comissão Organizadora da 1ª. Expoterneira, que será realizada, entre 03 e 06 de junho, no Parque Municipal de Exposições Germano Dockhorn, tendo como vice-presidente Silceu Roque Dalberto. Na oportunidade, fez convite ao prefeito e secretários para uma reunião que será realizada, na segunda-feira, na sede da ACI/Sindilojas.
Foto:Pato Roberto.

Bombeiros encontram mais um corpo soterrado em Angra e sobe para 20 o número de vítimas

A descoberta de mais um corpo na manhã deste sábado elevou para 20 o número de mortos por soterramento na Praia do Bananal, na Ilha Grande, em Angra dos Reis no Rio de Janeiro. Os trabalhos de resgate no entorno da pousada Sankay entraram pela madrugada. Desde quarta-feira, as chuvas no estado do Rio de Janeiro provocaram a morte de 53 pessoas, 31 delas em Angra. As informações são do site G1.
Além de 20 corpos encontrados na Praia do Bananal, na Ilha Grande, na área ao redor da pousada Sankay, outras 11 mortes já foram confirmadas no Morro da Carioca. Segundo a nota, oito corpos já foram retirados do morro, mas três, apesar de já localizados, estão numa área de difícil acesso e só devem ser retirados na manhã de sábado.
IML de Angra recebe corpos
Os corpos que foram identificados pelos moradores das localidades estão sendo levados para o Instituto Médico Legal de Angra dos Reis. Os que ainda necessitam de identificação seguem para o IML do Rio, que montou um esquema especial para receber os corpos e os familiares das vítimas.
O auditório e duas salas do prédio estão reservados para o trabalho, que conta com três enfermeiros e dois psicólogos, além de um psiquiatra e quatro assistentes sociais, para atender os familiares das vítimas.