27 janeiro 2013

Catarinenses mortas em tragédia no RS serão veladas em Santa Catarina

Isabella Fiorini (Foto: arquivo pessoal)
Os corpos das catarinenses Isabella Fiorini, Thaís Zimmermann Darif e Bruna Karine Occai estão sendo transladados, na noite deste domingo (27), para Santa Catarina. As três estudantes eram naturais do Oeste de Santa Catarina e serão veladas na região. Os corpos foram encaminhados ao estado em uma única ambulância, disse Pedro Uczai, tio de uma das vítimas e deputado federal.

Segundo Uczai, neste domingo (27), faltavam carros funerários em Santa Maria para fazer o translado. Os familiares das catarinenses decidiram, então, por transportar os três corpos em uma única ambulância. A saída de Santa Maria ocorreu às 22h deste domingo (27) e a previsão de chegada ao Oeste Catarinense é entre 4h e 6h de segunda (28).

Thaís Zimmermann Darif (Foto: Arquivo pessoal)
Isabella Fiorini, que tinha 19 anos e era estudante de Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria, será velada na Igreja Matriz de São Miguel do Oeste. De acordo com Dioni Fiorini, tia da jovem, a família ainda decidirá se o corpo será cremado ou enterrado.

Thaís Zimmermann Darif, também de 19 anos e aluna do curso de Medicina Veterinária, será velada na Igreja Matriz de Guaraciaba. O enterro ocorrerá na tarde de segunda (28). Até as 22h de domingo (27), a família da jovem não tinha informações sobre o horário do enterro.

Bruna Occai (Foto: Arquivo pessoal)
Bruna Karine Occai, mestranda de Bioquímica Toxicológica na UFSM de 23 anos, será velada em Belmonte, sua cidade natal. O enterro será no Cemitério Municipal e está previsto para o fim da tarde de segunda (28).

Três vítimas do incêndio terão velório coletivo em Ijuí

Os músicos da Excellence, também integrantes da Pimenta e
seus Comparsas: Van Der Ham, Wottrich, Rigoli e Prauchner
(Foto: Reprodução / Reprodução)
Em Ijuí, pelo menos três vítimas da tragédia de Santa Maria serão veladas no ginásio do Colégio Sagrado Coração de Jesus agora à noite. Allana Willers, Fernanda de Lima Malheiros e Thiago Amaro Cechinatto, que foram alunos da escola, terão seu velório realizado em conjunto no local.

Ainda serão definidos os locais dos velórios dos músicos Marcos André Rigoli e Robson Van Der Ham - integrantes das bandas Pimenta e seus Comparsas e Excellence - e de Lincon Turcato Carabagiale. O corpo de Helena Poletto Dambros, sobrinha do presidente da Cotrijuí, Carlos Poletto, deverá ser levado para a capela A da Funerária Ijuiense.

Desespero: celulares de vítimas tocavam sem parar durante o resgate

Autoridades já confirmaram 233 mortes no incêndio que
atingiu a boate Kiss, em Santa Maria
(Foto: Adriana Franciosi, Agência RBS)
A tragédia do incêndio da boate Kiss revela facetas dramáticas. Carlos Walau, 36 anos, foi um dos socorristas voluntários ajudou a tirar mais de 200 vítimas de dentro dos caminhões para o ginásio do Centro Desportivo Municipal.

— Tirei o corpo de uma menina que estava com um celular que não parava de tocar. Em seguida, deu barulho de mensagem, li e era a mãe dela perguntando onde ela estava — relata com a voz embargada.

Na tentativa de auxiliar na identificação dos mortos, integrantes do Grupo de Gerenciamento da Crise colocavam documentos de identificação — como identidade e carteira de habilitação — e celulares no peito das vítimas. No começo da tarde, quando foi dado início ao procedimento de reconhecimento dos mortos do incêndio, que já estavam no ginásio, muita pessoas encontraram seus filhos, parentes e amigos por meio de ligações telefônicas.

— A gente escutava os celulares tocando dentro do ginásio e o choro dos pais e familiares — relata Carlos Walau.

Casal de namorados de Palmeira das Missões morre em Santa Maria

Luiz Fernando e Flávia estavam juntos há mais de um ano
(Foto: - / Arquivo Pessoal)
Juntos há mais de um ano, o casal de namorados de Palmeira das Missões, no Noroeste, Luiz Fernando Donati e Flávia de Carli Magalhães, ambos de 18 anos, decidiram passar o final de semana em Santa Maria para ir à festa na boate Kiss. A alegria dos jovens, que estavam no primeiro ano de faculdade, foi interrompida durante o incêndio.

Eles serão velados juntos, na no final da noite deste domingo, em Palmeira das Missões. Os dois estudavam na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas em campi diferentes.

Luiz cursava agronomia em Santa Maria e Flávia estudava administração em Palmeira das Missões. Desde que foram aprovados no vestibular, combinaram de passar todos os finais de semana juntos, um em cada cidade.

Funcionário do Fórum de Três Passos está entre as vítimas do incêndio em Santa Maria

Foto: Arquivo pessoal/facebook
O oficial escrevente Luiz Eduardo Viegas Flores, funcionário do Fórum de Três Passos, mas natural de Santa Maria, está entre as 233 vítimas do incêndio na boate Kiss ocorrido na madrugada deste domingo, 27, no centro da cidade de Santa Maria, na Região Central do Estado, segundo o Corpo de Bombeiros.

Ele era formado em Ciência da Computação pela UFSM e trabalhava na cidade desde o ano passado. Mais de mil pessoas encontravam-se na casa noturna no momento da tragédia.

Confira os nomes de mais pessoas da região:

Raquel Daiane Fischer, 19 anos, de Horizontina, estudante de Tecnologia dos Alimentos, ex Rainha da Feintech do município;

Leticia Baú, moradora de Bela Harmonia, interior de Tucunduva, 20 anos, estudante do mesmo curso;

Bernardo Robe, 20 anos, nasceu em Três de Maio, e era neto do ex prefeito de Independência Daltro Orlando Robe. Os pais do jovem moram em Santiago, mas ele será velado e sepultado em Independência.

Andressa Ferreira, 18 anos, de Santa Rosa, estudava Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria. A jovem representou em 2011 Santa Rosa no concurso Garota Verão.

Ainda, Bruna Greff de São José do Inhacorá, Ivan Munchen de Cândido Godói, Bruno Kräulich de Tuparendi, e Jacob Thiele de Santo Cristo

Motociclista de 19 anos morre em colisão no Noroeste do RS

O jovem morreu no local (Foto: Deise Hagel)
O resultado da colisão frontal foi uma vítima fatal. Um jovem de 19 anos acabou falecendo no local no momento do impacto em virtude de múltiplas fraturas e ferimentos graves.

O acidente foi registrado por volta das 22h30 na ERS 155, km 3, rodovia Ijuí – Três Passos,   a aproximadamente 200 metros da ponte do Potiribu, em Ijuí.
O acidente aconteceu quando a camioneta placa IGS 9831 estava se deslocando no sentido Ijuí/Povoado Santana e a motocicleta Honda placa IDR 7085 se deslocava no sentido Povoado Santana/Ijuí.
O condutor da motocicleta, Fábio do Regô dos Santos, de 19 anos, morador do Distrito de Chorão, não resistiu aos graves ferimentos, principalmente na cabeça e veio a óbito no local.
Já o condutor da camioneta, Ilson Efron Schultz, de 52 anos, sua esposa e seus dois filhos nada sofreram. Porém, Ilson foi encaminhado pelo SAMU ao HCI para atendimento por estar em estado de choque.
Fábio Regô dos Santos não era habilitado e a motocicleta estava com a documentação vencida.
O acidente foi atendido pelo SAMU, Polícia Rodoviária Estadual, Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias.

Morre a ex Rainha da Feintech de Horizontina

Raquel foi Rainha da Feira representando o
Jornal Folha Cidade e a Cresol
O pai Dari Edson Conti, reconheceu por volta das 15h deste domingo o corpo da filha Raquel Daiane Fischer Conti de 19 anos, como uma das vítimas fatais do incêndio da madrugada de domingo(27)  na boate Kiss, em Santa Maria.

A jovem foi a rainha da última edição da Feira Internacional de Tecnologia do município e era aluna do curso de Tecnologia em Alimentos da UFSM.

O fogo que começou pelo teto da boate, matou 232 jovens e feriu mais de 130. É a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul.

O corpo de Raquel deve chegar a Horizontina no inicio da madrugada desta segunda-feira. Ela será velada na Igreja Matriz Católica e sepultada na segunda-feira no cemitério municipal. Raquel deixa os pais e a irmã Kelly de 10 anos.

Governo divulga lista com nomes de vítimas do incêndio em boate; uma inhacorense está entre as vitimas

Bruna Graef de São José do Inhacorá está
entre as vitimas
(Foto: Arquivo Pessoal/facbook)
O governo estadual divulgou na tarde deste domingo (27) a lista com os nomes de 185 vítimas do incêndio durante a madrugada em uma boate de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. A relação será atualizada a cada hora, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública. Entre as vítimas estão 120 homens e 113 mulheres, totalizando 233 mortes. Todos os corpos foram levados para o ginásio do Centro Centro Desportivo Municipal.

Veja relação das vítimas


Alan Rembem de Oliveira
Alexandre Anes Prado
Alex Giacomelli
Alisson Oliveira da Silva
Allana Willers
Ana Carolini Rodrigues
Ana Paula Anibaleto dos Santos
André Cadore Bosser
Andressa Inafa de Moura Ferreira
Andressa Roaz Paz
Andressa Thalita Farias Brissow
Andrieli Righi da Silva
Andrise Farias Nicoletti
Ângelo Nicolosso Aita
Ariel Nunes Andreatta
Augusto Cesar Neves
Augusto Malezan de Almeida Gomes
Augusto Sergio Krauspenhar da Silva
Bárbara Moraes Nunes
Benhur Retzlaff Rodrigues
Bernardo Carlo Kobe
Bibiana Berleze
Brady Adrian Gonçalves Silveira
Bruna Brondani Pafhalia
Bruna Camila Graeff
Bruna Karoline Gecai
Bruno Kraulich
Camila Cassulo Ramos
Carlitos Chaves Soares
Carolina Simões Corte Real
Cássio Garcez Biscaino
Cecília Soares Vargas
Clarissa Lima Teixeira
Crisley Caroline Saraiva Freitas da Palma
Cristiane Quevedo da Rosa
Daniel Knabbem da Rosa
Daniel Sechim
Daniela Betega Ahmadw
Daniele Dias de Mattos
Danilo Brauner Jaques
Danriei Darin
David Santiago de Souza
Débora Chiappa Forner
Deives Marques Gonçalves
Diego Comim Silvéster
Dionatham Kamphorst Paulo
Douglas da Silva Flores
Dulce Ranieri Gomes Machado
Elizandor Oliveira Rolin
Emerson Cardoso Pain
Emili Contreira Nicolow
Erika Sarturi Becker
Evelin Costa Lopes
Fábio José Cervinski
Felipe Vieira
Fernanda Tischer
Fernando Michel Devagarins Parcianello
Fernando Pellin
Flávia Decarle Magalhães
Gabriela Corcine Sanchotene
Gabriela dos Santos Saenger
Geni Lourenço da Silva
Gilmara Quintanilha Oliveira
Giovane Krauchemberg Simões
Greicy Pazzini Bairro
Guilherme Fontes Gonçalves
Guido Ramom Brites Burro
Gustavo Ferreira Soares
Heitor Teixeira Gonçalves
Helena Poletto Dambros
Helio Trentin Junior
Henrique Nemitz Martins
Herbert Magalhães Charão
Hericson Ávila dos Santos
Igor Stefhan de Oliveira
Ilivelton Martins Koglin
Isabela Fiorini
Ivan Munchem
Jacob Francisco Thiele
Jaderson da Silva
Janaina Portella
Jennefer Mendes Ferreira
Jéssica Almeida Kongen
João Aluisio Treuliebe
João Carlos Barcellos Silva
João Paulo Pozzobom
João Renato Chagas de Souza
José Luiz Weiss Neto
José Manoel Rosa da Cruz
Juliana Moro Medeiros
Juliana Oliveira dos Santos
Juliana Sperone Lentz
Juliano de Almeida Farias
Karen Fernanda Knirsch
Kelen Aline Karsten Favarin
Kellen Pereira da Rosa
Kelli Anne Santos Azzolin
Larissa Hosbach
Lauriani Salapata
Leandro Avila Leivas
Leandro Nunes da Silva
Leonardo de Lima Machado
Leonardo Lemos Karsburg
Leonardo Machado de Lacerda
Leonardo Schoff Vendrúsculo
Letícia Vasconcellos
Lincon Turcato Carabagiale
Louise Victoria Farias Brissow
Luana Behr Vianna
Luana Faco Ferreira
Lucas Fogiato
Lucas Leite Teixeira
Luciane Moraes Lopes
Luciano Ariel Silva da Silva
Luciano Tagliapetra Esperidião
Luiz Antonio Xisto
Luiz Carlos Ludin de Oliveira
Luiz Eduardo Viegas Flores
Luiz Felipe Balest Piovesan
Luiz Fernando Riva Donate
Luiz Fernando Rodrigues Wagner
Luiza Alves da Silva
Maicon Afrolinario Cardoso
Maicon Douglas Moreira Iensen
Maicon Francisco Evaldt
Manuele Moreira Passamane
Marcelo de Freitas Salla Filho
Marcos André Rigoli
Marfisa Soares Caminha
Mariana Comassetto do Canto
Mariana Machado Bona
Mariana Moreira Macedo
Mariana Pereira Freitas
Marilene Iensen Castro
Marina de Jesus Nunes
Marina Kertermann Kalegari
Martins Francisco Mascarenhas de Souza Onofre
Marton Matana
Matheus de Lima Librelotto
Matheus Engert Rebolho
Matheus Pacheco Brondani
Mauricio Loreto Jaime
Melissa Bergemeier Correia
Melissa do Amaral Dalforno
Merylin de Camargo dos Santos
Michele Dias de Campos
Micheli Froehlich Cardoso
Miguel Webber May
Mirella Rosa da Cruz
Monica Andressa Gla
Murilo de Souza Barone Silveira
Murilo Garcez Fumaco
Natana Pereira Canto
Natascha Oliveira Urquiza
Natiele dos Santos Soares
Neiva Carina de Oliveira Marin
Odomar Gonzaga Noronha
Otacílio Altíssimo Gonçalves
Patrícia Pazzini Bairro
Paula Batistela Gatto
Paula Porto Rodrigues Costa
Paula Simone Melo Prates
Pedro de Oliveira Salla
Pedro Morgental
Priscila Ferreira Escobar
Rafael de Oliveira Dorneles
Rafael Dias Ferreira
Rafael Paulo Nunes de Carvalho
Rafael Quilião e Oliveira
Rafaela Schimidt Nunes
Raquel Daiane Fischer
Rhaissa Gross Cúria
Rhuan Scherer de Andrade
Ricardo Custódio
Ricardo Dariva
Ricardo Stefanello Piovesan
Robson Van der Hahn
Rodrigo Belling Hausen Bairros Costa
Roger Barcellos Farias
Roger Dallanhol
Rogério Cardoso Ivaniski
Rogério Floriano Cardoso
Rosabe Fernandes Rechermann
Ruan Pendenza Callegari
Sabrina Soares Mendes
Sandra Victorino Goulart
Shaiana Tauchem Antoline
Silvio Beurer Junior
Stefane Posser Simeoni
Suziele Cassol
Tailan Rembem de Oliveira
Taís da Silva Scaplin de Freitas
Taize Santos dos Santos
Tanise Lopes Cielo
Thailan de Oliveira
Thais Zimermann Darif
Thanise Correa Garcia
Thiago Amaro Cechinatto
Tiago Dovigi Cegabinaze
Uberafara Soares Bastos Junior
Vagner Rolin Marastega
Vandelcork Marques Lara Junior
Vanessa Vancovicht Soares
Victor Datria Mcagnam
Victor Martins Shimitz
Vinicios Greff
Vinicios Paglnossim de Moraes
Vinicius Silveira Marques de Mello
Vinissios Montardo Rosado
Vitória Dacorso Saccol
Walter de Mello Cabistani

Identificados pela Perícia Necropapiloscópia
Andressa Ferreira
Bruna Eduarda Neu
Carlos Alexandre dos Santos Machado
Dulce Raniele Gomes Machado
Flávia Maria Torres Lemos
Franciele Soares Vargas
Francielli Araujo Vieira
FrancileVizioli
Julia Cristofali Saul
Leandra Fernandes Toniolo
Letícia Ferraz da Cruz
Luiza Batistella Puttow
Maria Mariana Rodrigues Ferreira
Merylin de Camargo dos Santos
Monica Andressa Glanzel
Neiva Carina de Oliveira Marin
Pâmella de Jesus Lopes
Sandra Leone Pacheco Ernesto
Taise Carolina Vinas Silveira
Viviane Tólio Soares
Larissa Terres Teixeira
Heitor Santos Oliveira Teixeira

Casal de namorados da Serra morre em tragédia em Santa Maria

Susiele Cassol e Roger Dallagnol estavam na boate Kiss
(Foto: Facebook/ Reprodução)
Entre os mortos de Santa Maria há dois jovens da Serra. Susiele Cassol, 19 anos, e Roger Dallagnol, 21, eram namorados. Ela era Natural de André da Rocha e morava e estudava Engenharia dos Alimentos em Santa Maria. Ele era natural de Paraí e trabalhava de operador de lixadeira numa indústria da cidade.

Roger viajou a Santa Maria com os futuros sogros na manhã deste sábado. Era uma viagem a passeio para visitar Susiele. O retorno seria neste domingo. Roger era filho da proprietária da Funerária Anil, de Paraí, Nilvete Dalpozzo. Parentes dos namorados viajaram a Santa Maria na manhã deste domingo para reconhecer e buscar os corpos.

O velório começará na noite de domingo para segunda-feira, no salão paroquial de Paraí. O sepultamento será nesta segunda, em horário ainda incerto. Susiele e Roger serão sepultados juntos.

Dilma visita feridos e famílias de vítimas de incêndio em Santa Maria

A presidente Dilma Rousseff conforta familiar de vítima da
tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul
(Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)
Por volta das 14h deste domingo (27), a presidente Dilma Rousseff esteve no Hospital de Caridade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde visitou feridos do incêndio na boate Kiss, que causou, pelo menos, 232 mortes. Após passar pelo hospital, a comitiva presidencial se dirigiu ao ginásio do Centro Desportivo Municipal, onde está ocorrendo o reconhecimento dos corpos das vítimas da tragédia.

Dilma conversou com alguns familiares que aguardam para fazer o reconhecimento dos corpos, mas, muito emocionada, logo deixou o local sem falar com a imprensa.

“Ela esteve no local onde estão as famílias, conversou com alguns, mas está muito emocionada, é um clima que ninguém queria vivenciar. Queremos dar todo o apoio ao trabalho que está sendo feito. Queremos respostas”, disse o  presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), que acompanhava a presidente.

Ao ser informada por auxiliares, na manhã deste domingo (27), sobre a extensão da tragédia no Rio Grande do Sul, a presidente Dilma Rousseff mandou cancelar todos os compromissos do dia previstos em sua agenda oficial em Santiago do Chile. A chefe de estado brasileira participava desde sábado (26), na capital chilena, de um encontro de cúpula de países latino-americanos e europeus.

Segundo a assessoria da Presidência, entre os compromissos cancelados por Dilma estavam encontros bilaterais com os presidente da Argentina, Letônia e Bolívia.

Antes de embarcar de volta ao Brasil, a presidente entrou em contato com integrantes do primeiro escalão para determinar que todos os ministros ficassem de prontidão para auxiliar no atendimentos às vítimas do incêndio e seus familiares. De acordo com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, Dilma também ordenou, direto do Chile, que uma equipe de técnicos e peritos federais viajasse nesta tarde de Brasília para o Rio Grande do Sul para auxiliar nos trabalhos de identificação dos mortos.

Em declaração à imprensa em Santiago, Dilma chegou a chorar ao lamentar as mortes de mais de 200 pessoas no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria.

"Eu queria dizer à população do nosso país e de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, estamos juntos. E necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza", disse a presidente com a voz embargada.

Jovem nascido em Três de Maio está entre as vitimas de incêndio na Boate Kiss em Santa Maria

Bernardo tinha 20 anos
(Foto: A.pessoal/facebook)
O jovem Bernardo Robe, 20 anos, está entre as vitimas do incêndio da Boate Kiss em Santa Maria, que matou mais de 200 pessoas na madrugada deste domingo (27).

Bernardo nasceu em Três de Maio, e era neto de Daltro Robe, ex-prefeito de Independência . Seus pais moram no município de Santiago.

O corpo do jovem está sendo transladado para Independência onde será velado.

Santa-rosense entre as vítimas da tragédia em Santa Maria

Andressa estudava Medicina Veterinária na Universidade
Federal de Santa Maria
A jovem Andressa Ferreira, 18 anos, é uma das vítimas do incêndio que atingiu nesta madrugada a boate Kiss, de Santa Maria.

A tragédia registra até o momento 245 mortos.

Andressa estudava Medicina Veterinária na Universidade Federal de Santa Maria.

Seu nome integrou a primeira lista divulgada na manhã deste domingo.

A jovem representou em 2011 Santa Rosa no concurso Garota Verão.

Na lista de vítimas há pessoas da região.

"Uns cinco ou seis caras derrubaram o segurança e colocaram a porta abaixo", relata jovem que estava em boate

Familiares e amigos das vitimas do incêndio na Boate Kiss
buscavam informações no Centro Desportivo Municipal de
Santa Maria (Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS)
Um dos primeiros a sair da boate Kiss, em Santa Maria, quando o incêndio que deixou 245 mortos começou, o estudante de Medicina Murilo De Toledo Tiecher, 26 anos, relata que, por não enxergar a pista de dança, os seguranças não entenderam o que estava acontecendo e tentaram barrar a saída dos jovens que estavam na festa.

Ao correr para a saída, Murilo ficou prensado contra uma barra de ferro que servia para organizar a fila na entrada. Ao conseguir pular, deparou com a porta da saída fechada.

— A gente gritou 'tá pegando fogo, tá pegando fogo', mas o segurança abriu os braços e estava tentando manter a porta fechada. Uns cinco ou seis caras derrubaram o segurança e colocaram a porta abaixo. Era a única saída.

Murilo conta que o incêndio começou quando foi aceso um tipo de sinalizador no palco e as chamas alcançaram o teto. Ele relata que estava a 10 metros do palco e que o fogo se espalhou muito rápido, em cerca de três minutos. Quando conseguiu sair, foi um dos primeiros a ligar para o Corpo de Bombeiros.

— Os primeiros a sair tentavam puxar quem estava lá dentro. Apareciam mãos, braços na porta entre a cortina de fumaça. Puxamos várias pessoas. Eu, inclusive, puxei uma guria pelos cabelos. Foi um caos, o maior desespero.

Quando os bombeiros chegaram, quem já havia saído tentava dar direções de onde as pessoas estavam aglomeradas. O estudante conta que pessoas que não conheciam o local entraram nos banheiros pensando que eram saídas.

Murilo avisou um bombeiro onde estava o filho da diretora do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Elaine Resener, o estudante de Medicina Luiz Arthur Resener de Moraes, 25 anos. Luiz foi um dos primeiros a ser socorridos e está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HUSM.

Boate Kiss estava com alvará de prevenção contra incêndio vencido, segundo Bombeiros

Informação foi repassada pelo comandante geral do Corpo
de Bombeiros do Estado
O alvará do Plano de Prevenção de Combate a Incêndio da boate Kiss, cenário de uma tragédia que vitimou mais de 200 pessoas, na madrugada deste domingo em Santa Maria, na região central do Estado, estava vencido desde agosto de 2012. A informação é comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo.

Segundo o comandante, os bombeiros locais já haviam notificado a boate para que providenciasse a renovação do alvará, mas isso ainda não teria ocorrido.

Ainda conforme o comandante, o fato de a boate ter a liberação anterior significa que a casa noturna possuía o número de extintores de incêndio necessários, sinalização (indicando as saídas) e iluminação de emergência (que garante luminosidade por cerca de uma hora em casos de falta de energia).

Os bombeiros abrirão uma sindicância para verificar possíveis irregularidades.

— A informação que temos é que a maioria das pessoas morreu por asfixia. Algumas tiveram queimaduras. Mas temos a informação de seguranças da boate teriam barrado a saída das pessoas e que teria mais pessoas do que a capacidade do local — disse o comandante.

Os donos da boate não foram localizados pelo Diário para comentar o ocorrido.

A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Santa Maria já começou a ouvir testemunhas e vai investigar o caso.

Pelo menos 232 pessoas morreram devido a incêndio em boate em Santa Maria

Tragédia já tem 245 mortes confirmadas
(Foto: Germano Roratto/Agência RBS)
O major do Batalhão de Operações Especiais (BOE), Cleberson Braida Bastianello, durante coletiva à imprensa, no ginásio do Centro Desportivo Municipal (CDM), confirmou a morte de 232 pessoas. Todas os corpos das vítimas que estavam dentro da boate foram retirados.

Estes corpos estão no ginásio do CDM e segundo Bastianello estas mortes teria ocorrido dentro da boate Kiss. Outros seis corpos de vítimas que não resistiram e morreram nos hospitais da cidade devem ser encaminhados ao ginásio do CDM.

Uma lista com nomes das vítimas confirmadas da tragédia deste domingo (27) em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, foi divulgada por um dos hospitais que está recebendo os corpos na cidade. De acordo com o Hospital Universitário, ao menos 24 pessoas foram identificadas e o número deve aumentar durante o dia, segundo a assessoria de imprensa da institução.

Os outros hospitais da cidade ainda não divulgaram a identificação das vítimas. O número de mortos no incêndio na boate em Santa Maria já chega a 180, segundo a Brigada Militar. Confira os nomes:
Marcia Andrade Rodrigues
Ricardo Holdbarbaum do Amaral
Pedro Almeida
Natani Ribeiro da Silva
Sara Denise da Silva
Bibiana Fontana Ribeiro
Pedro Falcão Ribeiro
Matheus de Lima Librelotto
Brian Zeppenfeld
Denise Filipeto de Almeida
Emilio Bernich
Carmen Janaina Dutra F. Rodrigues
Gabriela França de Abreu
Capricie Pereira Hubner
Fabiano Martins
João Batista Gonçalves
Junior Marosin Felipeto
Eduardo Felipeto Klein
Leonardo Guimarães Machado
Barbara Aline Saudatti Felipeto
Tatiele Soares Aniel
Adriele Roth da Silva
Guilherme Ferreira da Luz

Imprensa internacional repercute incêndio em boate em Santa Maria


O incêndio ocorrido em uma boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixando dezenas de mortos na madrugada deste domingo (27) repercutiu na imprensa internacional. Jornais e agências de notícias de outros países publicaram reportagens sobre a tragédia.

O número total de vítimas ainda é desconhecido e há centenas de feridos. Confira algumas das matérias que foram publicadas:

O jornal espanhol “El País” noticiava a tragédia como manchete de sua edição na internet. “Dezenas de mortos em incêndio de uma discoteca no sul do Brasil”, disse a publicação.

Confira a lista de feridos em incêndio em boate em Santa Maria

Foto:  Germano Rorato  /  Especial
Confira a lista de feridos divulgada por hospitais de Santa Maria. A grafia dos nomes pode não estar correta, pois algumas identificações foram feitas verbalmente com os feridos e repassadas à imprensa. Há muitas pessoas feridas sem identificação.

HOSPITAL DE CARIDADE:
GABRIEL BADALOSO PEREIRA, GUSTAVO CAUDURO, CATIELE RODRIGUES, JULIANO MOTA HENRIQUE, CAUÊ M. DIAS, DANIEL BARBAREIRO, TULIO GUSTAVO M. FERNANDES, FABIANO ZATI, IURI GUEDES, JOSUÉ DE OLIVEIRA, JULIESE PEREIRA, MARIELENE VIELMO, EDUARDO SAVARIVA, KAUE MACHADO DIAS, DANIEL BARBIERO, HEUKI TEMP, FABIANO ZATTI, LEONARDO M FONTOURA DA SILVA, LAURO CLOS MARÇAL, JOEL BEWANGER, NAIARA HENNIG NORIENSELDT, LUISE SCMRAGE WACHTER, MAIQUE ADRIEL DOS SANTOS, MAIRA FELIPETTO, EMANUEL ALMEIDA PASTEL, BIBIANO M SEMBRANEL, FERNANDA REGINA ANDRADE, RENAN M BYSAINO, LUCIANE DE ABREU PERLIN, VALQUIRIA PERLIN, RAFAELA PEROBOLLI, JULIANO MOTTA, IGOR STEVAN PEREIERA, GRACIELA GERALDO, CRISTINA PEITERT, MAURICIO LORETTO JAIME, FLAVIA MARIA TORRE LEMOS, ANDRIELI RIGHI, VITORIA SACCOL, GILMAR OLIVEIRA, VALTER DE MELO CAPISTANI, TATIELI RODRIGUES, GUILHERME PATATI, DELVANI BRONDANI ROSSO, JOSUEL LACERDA DE OLIVEIRA, GABRIEL MADALOSSO PEREIRA, JULISI PEREIRA, FABIANO ALBARELO LAPP, JULIANO HENRIQUE DA MATA
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA:
MÁRCIA ANDRADE RODRIGUES, RICARDO HOLDBARBAUM DO AMARAL, PEDRO ALMEIDA, NATANI RIBEIRO DA SILVA, SARA DENISE DA SILVA, BIBIANA FONTANA RIBEIRO, PEDRO FALCÃO PINHEIRO (SENDO ENCAMINHADO PARA PORTO ALEGRE), LUIS ARTHUR RESENER DE MORAES, BRIAN ZEPENFELDI, DENISE FELIPETTO DE ALMEIDA, EMILIO BERNICH, CARMEM JANAÍNA DUTRA F. RODRIGUES (UTI), GABRIELA FRANÇA DE ABREU, KAPRICIE PEREIRA HUBNER, FABIANO MARTINS, RIDRIGO MUCION, MANOELA LOPES, JOÃO BATISTA, NATIELE (SEM SOBRENOME), JUNIOR MAROISN FELIPETO, EDUARDO FILIPETO KLAIN, CÁSSIO MARTELLETE LUTS
PRONTO ATENDIMENTO DO PATRONATO:
PABLO RICARDO PACHECO, RUAN BOLZAN MARTINS, MICHELE PEREIRA DOS SANTOS, FRANCIELE ANDRADE, WILLIAN DA SILVA, LUCAS CAUDURO PERANZONE, TIAGO VIUNICIUS PEREIRA DA SILVA, ANDRIELE ROTH DA SILVA, MAURICIO DORNELES PICOLO, LEONARDO CONTRERA, FERNANDO ROSA OLIVEIRA, JOCEMARA SILVA SANTOS, RAFAELA BOEIRA, GABRIELI STRIN, LUCAS MATEUS PEREIRA, BRENDA VARGAS, ROSANGELA MARIA DA SILVA
HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE SANTA MARIA (HGU):
LUIZ OTÁVIO OLSEIRAL, MARCELO PACHECO, ANA PAULA E. (sobrenome ilegível), SERGIO WILLIAN DA SILVA SANTOS, ANGÉLICA CARVALHO L., GIOVANE ALVES DIAS, DEBORA PARODE ASSUNÇÃO, ENZO DA CUNHA CORREIA, MARCOS VINICIUS BORBA DOS SANTOS, HENRIQUE MUNIZ DA COSTA

Hospitais confirmam identificação de seis mortos em incêndio em boate de Santa Maria

Incêndio deixou pelo menos 90 mortos na madrugada de
domingo (Foto: Germano Rorato / Especial)
Confira a lista com seis mortos divulgadas por hospitais de Santa Maria (alguns nomes pode ter a grafia totalmente correta, pois as listas divulgadas pelos hospitais estão sendo feitas à mão).

Pronto Atendimento do bairro Patronato
Luiz Fernando Riva Donati

Hospital de Guarnição de Santa Maria (HGU)
Ian Meincrem
Juliano de Almeida F.
Tiago Amaro Cecrinoto
Andressa Ferreira

Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM)
Mateus de Lima Libreloto

Incêndio em boate em Santa Maria é a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul

Incêndio deixou pelo menos 90 mortos na madrugada de 

domingo (Foto: Germano Rorato / Especial)
O incêndio que atingiu a boate Kiss em Santa Maria deixando pelo menos 140 mortos na madrugada deste domingo é a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul. O número de vítimas estimado pelas autoridades até o início da manhã de domingo é quase o dobro dos 51 mortos no acidente com um avião quadrimotor que viajava do Rio de Janeiro a Porto Alegre e chocou-se contra o Morro do Chapéu, em Sapucaia do Sul.

Mesmo em comparação com o acidente com o avião da TAM no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em 2007, a tragédia de Santa Maria é maior. Pelo menos 89 dos 186 passageiros que perderam a vida no vôo 3054 haviam nascido no Estado ou tiveram suas vidas ligadas ao Rio Grande do Sul.

Outras tragédias que marcaram a história do Estado:

— 51 MORTOS
28 de julho de 1950
Um avião quadrimotor que viajava do Rio a Porto Alegre choca-se contra o Morro do Chapéu, em Sapucaia do Sul

— 40 MORTOS
7 de abril de 1957
Um avião pega fogo e cai na pista três minutos depois de decolar em Bagé

— 40 MORTOS
27 de janeiro de 1968
Dois trens se chocam na estação Fanfa, em Triunfo

— 28 MORTOS
28 de abril de 1976
Incêndio no prédio das lojas Renner no centro de Porto Alegre

— 18 MORTOS
16 de janeiro de 1990
Um ônibus com turistas argentinos sai da pista na freeway e cai entre duas pontes, em Gravataí. Vinte e três pessoas também ficaram feridas

— 17 MORTOS
21 de novembro de 1994
Ônibus levando funcionários da UFRGS colide de frente com outro ônibus na BR-116, em Barra do Ribeiro

— 17 MORTOS
22 de setembro 2004
Ônibus escolar cai na zona rural em um lago em Erechim

— 14 MORTOS
14 de maio de 2001
Uma carreta com toras de madeira invade a pista contrária na BR-290, em Arroio dos Ratos, e bate em ônibus que ia para Bagé

— 12 MORTOS
16 de agosto de 1988
Na BR-386, dois caminhões chocam-se a 20 quilômetros do centro de Carazinho.

— 12 MORTOS
21 de maio de 1990
Colisão entre um trem e um ônibus na Vila Indubrás, em Santo Ângelo.

— 12 MORTOS
20 de junho de 2000
Uma estufa elétrica provoca incêndio em creche de Uruguaiana. A vítimas são crianças de dois e três anos

“O corrimão da boate trancou as pessoas,” recorda sobrevivente


Dentista relata que viu uma menina morreu nos seus braços 
(Foto: Um Santamariense/ Facebook / Divulgação)
Uma das pessoas que estava na boate que  incendiou em Santa Maria e conseguiu sair com vida é o dentista Matheus Bortolotto. Ele afirma que o fogo começou logo na primeira música, quando um dos integrantes da banda lançou o sinalizador. O dentista conta que ninguém se assustou de imediato. Bortolotto relata que a correria começou quando as pessoas viram uma fumaça preta e que ele conseguiu fugir rápido.

“O corrimão da boate usado para organizar as filas, trancou as pessoas,” recorda. “Parecia um arame, as pessoas batiam e caíam. Eu ajudei a arrancar os corrimões,” relata. Assim como Bortolotto, muitas pessoas que conseguiram escapar voltaram para salvar outras vítimas. “Os bombeiros também passaram mal intoxicados pela fumaça.”

“Uma menina morreu nos meus braços, senti o coração dela para de bater. Eu só tinha visto em cena de cinema”, conta. “Mesmo correndo risco, as pessoas se atiravam para dentro da boate para salvar vidas. As ambulâncias não davam conta dos feridos," lembra. "Não conseguimos usar a saída de emergência. Quem ficou no fundo da boate não teve chance," lamenta.

Incêndio em boate em Santa Maria causa a morte de centenas de pessoas

Foto: Um Santamariense/ Facebook / divulgação
A boate Kiss, na Rua dos Andradas, em Santa Maria, é palco de uma tragédia. Um incêndio, que teria começado por volta das 2h deste domingo, pode ter causado a morte de pelo menos 90 pessoas.

Segundo informações preliminares, o fogo teria começado na espuma de isolamento acústico, no tet.  As chamas se espalharam rapidamente e todo o ambiente encoberto por uma fumaça preta. O integrante de uma das bandas que se apresentou nesta noite, teria acendido um fogo de artifício - uma espécie de sinalizador - que teria iniciado o incêndio.

O local possui apenas uma porta de saída e houve tumulto na tentativa de fuga. Bombeiros e populares abriram um buraco na parede externa para possibilitar que mais pessoas consigam sair.

Equipes do corpo de bombeiros, Base Aérea de Santa Maria, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Brigada Militar, Batalhão de Operações Especiais e Samu contam, também, com o auxílio do serviço de ambulâncias de urgência e emergência de diversos hospitais e clínicas da cidade.

Incêndio pode ter causado a morte de pelo menos 20 pessoas
A Rua dos Andradas, entre a André Marques e Avenida Rio Branco, estão interditados. Há muito tumulto no local.

Bombeiros ainda trabalham no local. A Polícia Civil já está no local, mas somente poderá inicar os trabalhos quando o fogo for completamente controlado. Há riscos do prédio da boate desabar. Peritos do IGP, de Porto Alegre, farão perícia sobre as causa do incêndio.