10 outubro 2012

Projeto Rotaract Club Três de Maio – Dia das Crianças

O sorriso e a alegria das crianças foi o combustível para
motivar e empenhar todos os participante
No sábado (06/10), integrantes do Rotaract Club Três de Maio, com o apoio do Rotaract Club Santa Rosa, estiveram no Lar Bom Pastor de Ivagaci comemorando antecipadamente o dia das crianças. Durante toda a tarde foram realizadas brincadeiras, jogos esportivos e filme para todas as faixas etárias, tudo isso acompanhado de um lanche, pipoca e refrigerante.

O sorriso e a alegria das crianças foi o combustível para motivar e empenhar todos os participantes, o que fortaleceu o companheirismo e evidenciou o anseio de transformar a realidade da comunidade.

Imprensa de toda a região comparece ao lançamento do Vestibular SETREM 2013

Evento foi realizado ontem à noite no Campus da Instituição
Com o slogan ‘Comece a Trilhar a sua Estrada’, foi lançada ontem a campanha do processo seletivo para Ingresso no Ensino Superior da Faculdade Três de Maio – SETREM para o ano de 2013.
O evento ocorreu no Refeitório do Campus SETREM e contou com a participação da direção da Instituição, membros da Mantenedora, coordenadores da faculdade, acadêmicos, membros do Sicredi Noroeste e a imprensa regional.

O diretor-geral da SETREM, Flávio Magedanz, cumprimentou os presentes e destacou que a Instituição realizou grandes feitos nestes 90 anos de estrada.

Já o vice-diretor do Ensino Superior, Sandro Ergang, explicou que neste ano se optou por conduzir a campanha por um ‘caminho’  um pouco diferenciado dos anos anteriores. “Resolvemos produzir uma campanha tradicional, mas com um apelo diferente. Inicialmente, para identificarmos os elementos que levam o jovem a escolher a faculdade que melhor atenda a sua expectativa, realizamos uma pesquisa com vários jovens de faixa etária correspondente aos ingressantes dos cursos superiores da região da Fronteira Noroeste, questionando quanto ao que buscam após a sua formação. Foram inúmeras as respostas encontradas, dentre estas, se destacaram: Reconhecimento, Qualidade, Amizade, Conhecimento, Oportunidade e Sucesso”.

Neste contexto, foi elaborado o vídeo do Vestibular SETREM 2013, que acompanha a caminhada de um estudante por uma ‘estrada’, na qual surgem diversas palavras, que são pegas pelo jovem e colocadas em sua mochila.

Nos materiais gráficos da campanha, a caminhada que o jovem simula sugere o movimento que o estudante estará fazendo a partir de agora, quando escolhe a SETREM para ser a condutora da sua carreira profissional e pessoal.

Com esta campanha, a SETREM se apresenta como a estrada que melhor indica o caminho para um futuro promissor, e que, certamente, irá redundar na realização dos anseios e expectativas dos estudantes.
Para finalizar o evento, foi servido um jantar, e a imprensa presente aproveitou para entrevistar Flávio e Sandro e realizar os registros fotográficos do evento.

Durante à noite, o estudante do 3º ano do Ensino Médio da SETREM, Éverton Dietrich, que é o personagem da campanha publicitária, foi o foco de vários flashes junto ao painel de divulgação do Vestibular SETREM 2013.

A Instituição oferece nove cursos superiores: Administração (75 vagas), Agronomia (50 vagas), Design Moda (40 vagas), Enfermagem (50 vagas), Engenharia de Produção (50 vagas), Pedagogia (45 vagas), Psicologia (50 vagas), Redes de Computadores (40 vagas) e Sistemas de Informação (40 vagas).

Fotos: Ramone Pacheco/Setrem
As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas até o dia 29 de novembro, pelo site setrem.com.br/vestibular, na própria Instituição ou nas unidades do Sicredi Noroeste. O valor das inscrições é de R$ 50, sendo que até o dia 19 de novembro haverá 20% de desconto.

A prova ocorre no dia 1º de dezembro, a partir das 14 horas, no Campus da Instituição.

Na realização do OPS!? dia 7 de novembro, os estudantes que participarem do evento terão a oportunidade de realizar a inscrição para o Vestibular SETREM 2013 ao valor de R$ 10,00.

HSVP comemora 76 anos na próxima semana

Aniversário da Instituição é no dia 18 de outubro, mas a
direção planejou uma semana inteira de atividades para
colaboradores e comunidade
Na próxima quinta-feira, 18, o Hospital São Vicente de Paulo, de Três de Maio, completa 76 anos. Valorizando seus colaboradores e ressaltando seu comprometimento com a comunidade, as comemorações ocorrem ao longo de toda a semana, com uma programação intensa que inicia com a abertura da 3ª Semana de Prevenção do Câncer de Boca.

Na segunda-feira, 15, e na terça-feira, 16, das 14h às 16h, em frente ao HSVP, haverá orientação nutricional para a comunidade, que também poderá se dirigir ao local na terça-feira, das 09h às 11h, para verificação da pressão arterial e teste de glicose (é necessário estar em jejum).

A programação da semana de aniversário terá três palestras voltadas ao público interno do Hospital, uma celebração de ação de graças, a comemoração do Dia do Médico e uma confraternização entre o público interno da Instituição.
         
Referência em saúde na região
O momento é de comemoração, mas também de planejamento dos próximos passos do HSVP para continuar crescendo como referência em saúde na região Noroeste do Estado. Para o Diretor Executivo da Instituição, Samuel Meoti, as perspectivas para o Hospital São Vicente de Paulo são muito boas para os próximos anos. “Temos um projeto para readequação no nosso Pronto Socorro já aprovado e aguardando confecção de convênio junto à Secretaria Estadual da Saúde. Também projetamos um crescimento na oftalmologia e continuamos com constantes investimentos em nosso Centro de Diagnóstico por Imagens, com a compra de novos e modernos equipamentos”, ressalta Meoti, que projeta um melhoramento contínuo em toda a infraestrutura hospitalar oferecida pelo HSVP.

Colaboradores valorizados
Dispor de um material humano capacitado e motivado é outro ponto importante e que tem total atenção da direção da Instituição, que busca desta forma um atendimento de qualidade e humanizado a todos que procuram atendimento no Hospital. “O HSVP tem em seu corpo técnico profissionais qualificados nas suas áreas de atuação, garantindo a segurança e a resolutividade em todos os serviços oferecidos. O programa de educação continuada é um dos pilares do capital humano e, continuamente, a Instituição vem investindo na realização de palestras, cursos, participação de simpósios e congressos. Está sendo implantado o programa de Gestão por Competência, em que todos os colaboradores estão sendo avaliados para que, a partir dos resultados, seja criado um plano de desenvolvimento individual e coletivo”, explica o diretor executivo, ressaltando também que os novos colaboradores são recrutados a partir das atribuições e competências técnicas e comportamentais exigidas para cada cargo.

76 anos de serviços à comunidade
A importância do Hospital São Vicente de Paulo para a população de Três de Maio e de todos os municípios da região fica evidente com o alto índice de satisfação dos clientes, observados em pesquisas realizadas pela própria Instituição. Para Meoti, a forma com que ocorre o acolhimento de cada paciente é um dos segredos que fez o HSVP conquistar o reconhecimento de toda a comunidade. “Vejo o Hospital São Vicente de Paulo como parte da história da comunidade regional. É uma instituição que cresceu com a região, afinal, são 76 anos de bons serviços prestados à comunidade regional, sempre buscando a qualidade com o objetivo de fornecer cada vez mais serviços com resolutividade em Três de Maio. As ações estratégias do HSVP estão ligadas à humanização, espiritualidade, tecnologia e busca da excelência dos serviços prestados”, finaliza Samuel Meoti.

Vereador faz toda campanha com número errado em Rio Grande, RS


Imagem reprodução RBS TV Rio Grande
Um erro curioso tirou as chances de um candidato conseguir uma vaga na Câmara de Vereadores de Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul. Durante toda a campanha, ele divulgou o número errado de sua candidatura, como mostra a reportagem do RBS Notícias.

“Castellhano”, como é conhecido, candidatou-se pelo PCdoB e fez apenas 12 votos na cidade. “Eu fiz todo toda a campanha a pé, na luta, sob o número 65.235 e o registro estava no 65.234", explica o candidato de 58 anos.
Ele só notou o erro na hora em que foi votar, quando a mensagem candidato inexistente apareceu na tela da urna. Apenas alguns familiares conseguiram votar no número correto. “Foi um papelão. Uma falta de respeito com os eleitores, amigos e familiares”, reclamou a namorada do candidato, Márcia Arruda.

A Justiça Eleitoral confirmou que o número correto era o que constava na urna. “Tanto o processo coletivo encaminhado pela coligação PCdoB/PV como o processo individual fazem menção ao número 65.234”, explica o chefe do cartório eleitoral, Luiz Henrique Rocha Junior.

HSVP adquire novo mamógrafo

Equipe do HSVP participou de treinamento para a utilização
do novo mamógrafo (Foto: DM3 Assessoria)
Equipamento líder de mercado no Brasil proporcionará mais conforto às pacientes e máxima eficiência nos exames

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio realizou uma importante atualização tecnológica com a aquisição para o seu centro de diagnóstico por imagens: um mamógrafo Hologic Lorad M-IV, modelo mais vendido nos Estados Unidos e com boa aceitação em todo o mundo. O equipamento é projetado para expandir de simples exames de rotina e mamografia diagnóstica para até procedimentos cirúrgicos como a estereotaxia, que avalia as lesões não palpáveis que exigem biópsia cirúrgica, identificando a sua profundidade e permitindo uma localização exata da área a ser investigada.

Na segunda-feira, 8, e na terça-feira, 9, seis técnicas em radiologia do HSVP participaram de um treinamento para operar o novo equipamento, que passará a ser utilizado após a liberação do alvará, o que deve ocorrer em cerca de 15 dias. O mamógrafo, que atende a todos os padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),  poderá ser utilizado para fazer até 60 exames ao dia.

Mamógrafo adquirido pelo HSVP é o
modelo mais vendido nos EUA
(Foto: DM3 Assessoria)
A capacitação foi ministrada por Paula Diniz, application da Hologic, que ressaltou que o M-IV tem vários diferenciais que o colocam à frente dos demais equipamentos semelhantes no mercado. “Ele tem um compressor fast, que dá menos sensibilidade à dor nas pacientes, é um equipamento mais confortável. Com ele se consegue ver qual o peso que está sendo colocado sobre a mama da paciente e qual a espessura das mamas, para que a gente tenha um exame uniforme nas quatro imagens geradas. Estamos utilizando neste equipamento uma Grelha Celular de Alta Transmissão (HTC), hexagonal, em formato de colmeia, o que tem diminuído significativamente o índice de radiação e possibilita imagens com maior contraste sem a necessidade de aumentar a dose dessa radiação, normalmente necessária em mamas mais densas”, explica.

Com a aquisição do Hologic M-IV, o Hospital São Vicente de Paulo possui o que há de mais avançado em tecnologia na área de mamografia, beneficiando as clientes, que terão pouca exposição à radiação, mais rapidez no processo de realização do exame e maior qualidade nos resultados. O investimento em equipamentos com tecnologia de ponta demonstra o comprometimento do HSVP para com a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade, consagrando a instituição como referência regional na área da saúde.

SETREM participa de Programa Regional de Fruticultura

Instituição é parceira de ações para o desenvolvimento
da atividade
No mês de agosto, realizou-se no Campus da SETREM uma reunião com as seguintes Instituições: Embrapa Clima Temperado, SETREM, Pré-Território Fronteira Noroeste, UERGS, UFFS, EMATER, COOPERMIL, Novocooper, Cotrimaio, Gabinete do Deputado Elvino Bohn Gass, Prefeitura Municipal de Porto Vera Cruz, Prefeitura Municipal de São José do Inhacorá, Prefeitura Municipal de Santo Cristo, Prefeitura Municipal de Santa Rosa, Associação dos Municípios da Região Fronteira Noroeste, Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Tuparendi, Corede Fronteira Noroeste, PRODEMIRS, Coopervino, Agência de Desenvolvimento e também produtores rurais da região, totalizando 29 pessoas.

Na oportunidade, discutiu-se a realização de um acordo interinstitucional entre Embrapa Clima Temperado e as Instituições regionais presentes na reunião para fomentar o desenvolvimento da Fruticultura na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.

As ações serão iniciadas com a implantação de dois ‘Quintais Orgânicos de Frutas’, sendo um no Campus da SETREM em Três de Maio e outro no município de Porto Vera Cruz, abrangendo toda a região, facilitando encontros para realização de ‘Dias de Campo’ e atividades práticas sobre o manejo de pomares orgânicos.

Os Quintais Orgânicos serão instalados no mês de outubro. Além do pomar orgânico, serão cultivadas mudas de batata-doce das cultivares BRS Cuia, BRS Rubissol e BRS Amélia, para serem implantadas no meio do quintal para multiplicação das mudas para os produtores rurais da região.

Além disso, ficou definido a realização de uma atividade na Embrapa Clima Temperado em Pelotas/RS que ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de setembro com o tema “Tecnologias para a Sustentabilidade da Agricultura Familiar”. Nesta atividade foram abordados temas como o zoneamento agroclimático para a produção de espécies frutíferas, manejo conservacionista do solo e da água, sistemas de irrigação, cultivo de frutas nativas, agregação de valor em produtos de origem vegetal, propriedades nutracêuticas e funcionais das frutas, manejo e cultivo de pequenos frutos, diversificação para matriz produtiva de frutas, produção de citros, melhoramento em frutas de caroço, manejo em frutas de caroço e visita em um viveiro comercial de mudas de frutíferas.

Nos próximos meses, serão realizadas outras ações para fomentar a produção de espécies frutíferas como uma alternativa de diversificação das atividades nas propriedades rurais. Entre estas podem-se destacar a implantação de duas ‘Vitrines Tecnológicas’, que serão dois pomares, um na Escola Fazenda da SETREM e outro no município de Porto Vera Cruz, servindo como suporte para a realização de ‘Dias de Campo’, atividades práticas, cursos de capacitação e projetos de pesquisa. Inicialmente serão implantadas as culturas da videira e citros com cultivares adaptadas para a região, para comercialização in natura ou processamento (sucos, polpa e geleias).

Também, serão realizados novos cursos de capacitação na área de fruticultura com produtores rurais, técnicos e estudantes, organização de ‘Dias de Campo’ e seminários, conforme a demanda da região.
Para a realização destas ações estão sendo utilizados recursos financeiros oriundos da aplicação de emenda parlamentar no valor de R$ 100.000,00 do Deputado Federal Elvino Bohn Gass, repassado para a Embrapa Clima Temperado que é a responsável pela gestão dos recursos na região Noroeste com o objetivo de fomentar a diversificação das atividades nas propriedades rurais através da fruticultura.

Com seis votos, José Dirceu é condenado por corrupção ativa no STF

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi condenado
pelo crime de corrupção ativa
Após o voto de outros três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (9/10), o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi condenado pelo crime de corrupção ativa. Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello aumentaram o placar para seis votos a favor da condenação nesta terça-feira.

Os ministros que o condenaram foram: Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello. Celso de Mello e o presidente da Corte Carlos Ayres Britto só vão votar na próxima sessão, que será na quarta-feira (10/10). Considerado o "chefe da quadrilha" que armou o esquema do mensalão sobre a compra de votos de parlamentares, Dirceu foi absolvido pelo revisor do processo, Ricardo Lewandowski, e pelo ministro Dias Toffoli.

SETREM recebe visita de grupo de pesquisadores da EMBRAPA

O grupo visitou os experimentos de trigo estabelecidos na
Área de Pesquisa SETREM
Grupo visitou os experimentos de trigo da Área de Pesquisa e da Escola-Fazenda da Instituição

A parceria entre o Centro Nacional de Pesquisa de Trigo – EMBRAPA Trigo e a SETREM tem gerado uma série de pesquisas na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Para conhecer melhor a dinâmica desse processo de Cooperação Técnica, sobretudo o Projeto Trigo-Soja, na segunda-feira, dia 8 de outubro, estiveram em visita à SETREM os pesquisadores da EMBRAPA, Trigo João Leonardo Pires e José Pereira da Silva Junior, acompanhados dos Engenheiros Agrônomos Márcio Akira Ito (pesquisador de produção vegetal – fitotecnia, da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS), Jorge Henrique Chagas (pesquisador de sistemas de produção vegetal, da Embrapa Cerrado, Brasília, DF), Edina Regina Moresco (Melhorista, Uberaba, MG) e Joaquim Soares Sobrinho (Fitotecnista, de Uberlândia, MG). Também acompanhou o grupo o estagiário de Agronomia Geomar Mateus Corassa.

O grupo visitou os experimentos de trigo estabelecidos na Área de Pesquisa SETREM e na Escola-Fazenda da Instituição, sendo acompanhados pela professora Cinei Teresinha Riffel e pelo Coordenador do Curso de Agronomia, Marcos Caraffa.