10 outubro 2012

SETREM participa de Programa Regional de Fruticultura

Instituição é parceira de ações para o desenvolvimento
da atividade
No mês de agosto, realizou-se no Campus da SETREM uma reunião com as seguintes Instituições: Embrapa Clima Temperado, SETREM, Pré-Território Fronteira Noroeste, UERGS, UFFS, EMATER, COOPERMIL, Novocooper, Cotrimaio, Gabinete do Deputado Elvino Bohn Gass, Prefeitura Municipal de Porto Vera Cruz, Prefeitura Municipal de São José do Inhacorá, Prefeitura Municipal de Santo Cristo, Prefeitura Municipal de Santa Rosa, Associação dos Municípios da Região Fronteira Noroeste, Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Tuparendi, Corede Fronteira Noroeste, PRODEMIRS, Coopervino, Agência de Desenvolvimento e também produtores rurais da região, totalizando 29 pessoas.

Na oportunidade, discutiu-se a realização de um acordo interinstitucional entre Embrapa Clima Temperado e as Instituições regionais presentes na reunião para fomentar o desenvolvimento da Fruticultura na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.

As ações serão iniciadas com a implantação de dois ‘Quintais Orgânicos de Frutas’, sendo um no Campus da SETREM em Três de Maio e outro no município de Porto Vera Cruz, abrangendo toda a região, facilitando encontros para realização de ‘Dias de Campo’ e atividades práticas sobre o manejo de pomares orgânicos.

Os Quintais Orgânicos serão instalados no mês de outubro. Além do pomar orgânico, serão cultivadas mudas de batata-doce das cultivares BRS Cuia, BRS Rubissol e BRS Amélia, para serem implantadas no meio do quintal para multiplicação das mudas para os produtores rurais da região.

Além disso, ficou definido a realização de uma atividade na Embrapa Clima Temperado em Pelotas/RS que ocorreu nos dias 11, 12 e 13 de setembro com o tema “Tecnologias para a Sustentabilidade da Agricultura Familiar”. Nesta atividade foram abordados temas como o zoneamento agroclimático para a produção de espécies frutíferas, manejo conservacionista do solo e da água, sistemas de irrigação, cultivo de frutas nativas, agregação de valor em produtos de origem vegetal, propriedades nutracêuticas e funcionais das frutas, manejo e cultivo de pequenos frutos, diversificação para matriz produtiva de frutas, produção de citros, melhoramento em frutas de caroço, manejo em frutas de caroço e visita em um viveiro comercial de mudas de frutíferas.

Nos próximos meses, serão realizadas outras ações para fomentar a produção de espécies frutíferas como uma alternativa de diversificação das atividades nas propriedades rurais. Entre estas podem-se destacar a implantação de duas ‘Vitrines Tecnológicas’, que serão dois pomares, um na Escola Fazenda da SETREM e outro no município de Porto Vera Cruz, servindo como suporte para a realização de ‘Dias de Campo’, atividades práticas, cursos de capacitação e projetos de pesquisa. Inicialmente serão implantadas as culturas da videira e citros com cultivares adaptadas para a região, para comercialização in natura ou processamento (sucos, polpa e geleias).

Também, serão realizados novos cursos de capacitação na área de fruticultura com produtores rurais, técnicos e estudantes, organização de ‘Dias de Campo’ e seminários, conforme a demanda da região.
Para a realização destas ações estão sendo utilizados recursos financeiros oriundos da aplicação de emenda parlamentar no valor de R$ 100.000,00 do Deputado Federal Elvino Bohn Gass, repassado para a Embrapa Clima Temperado que é a responsável pela gestão dos recursos na região Noroeste com o objetivo de fomentar a diversificação das atividades nas propriedades rurais através da fruticultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário