15 maio 2012

Três de Maio: Realiza assembléia de participação popular no orçamento de 2013

Foram elencadas as demandas para irem à votação
Foto: Bruna Mireski
Apresentado prioridades do Processo de Participação Popular e Cidadã, do Plano Estratégico de Desenvolvimento (2010-2030) da região Fronteira Noroeste, conforme propostas definidas no Seminário regional de Desenvolvimento, realizado no dia 20.04.2010, em Santa Rosa.
Foram elencadas as demandas para irem à votação, primeiro demandas prioritárias com recurso na saúde como, construção de UBS, aquisição de equipamentos, equipamentos para Centro Regional de Oftalmologia em Três de Maio; na educação, laboratório de informática (mobiliário e equipamentos) para I.E.E Cardeal Pacelli; na segurança, aparelhamentos dos órgaõs de segurança pública, aquisição de veículos (Pick-Up) bombeiros, camionete e viatura descrita para polícia Civil. Kit comunicação e informação para Brigada Militar; no meio ambiente, projeto de recuperação de nascentes e matas ciliares; no desenvolvimento rural, leite gaúcho, qualificação da assistência técnica e extensão rural, formação para o desenvolvimento rural; na irrigação, implantação de sistema de distruibuição e abastecimento de água me zonas rurais.
Demandas estratégicas com impacto regional sem recurso como, construção de centro regional de terapias complementares em Santa Rosa, modernização de aeroportos de Santa Rosa, construção da Ponte Internacional em Porto Mauá, ampliação e qualificação para centro de alta complexidade no Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio e redes de cooperação.
Também, foram definidos dois delegados titulares que tem a função de levar as prioridades da comunidade para o Fórum Regional, Valdemar Ferreira Fonseca e Marino Simon, como suplente Nelci Ângeki Recakca. O dia da votação das prioridades será em 6 de junho, às 20 horas e 30 minutos, no auditório do campus da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí) em Santa Rosa.

Ijui: “Tati” é presa em flagrante e acusada de furtos em lojas

Cristian Tatiane Figueiredo Porciuncula, no detalhe, foi
flagrada com produtos furtados no interior da Loja Calçamax.
Fotos: Abel Oliveira
Cristian Tatiane Figueiredo Porciuncula foi flagrada com produtos furtados da Loja Calçamax, na Rua do Comércio. ‘Tati” possui várias passagens pela polícia, uma delas por suspeita de tráfico de drogas. Ela foi recolhida à Penitenciária Modulada.
Uma mulher de 30 anos, conhecida pela Polícia como ‘Tati’, foi presa em flagrante no final da manhã desta terça-feira, 15, suspeita de furtos em estabelecimentos comerciais da cidade.
Cristian Tatiane Figueiredo Porciuncula, com várias passagens policiais, uma delas por suspeita de tráfico de drogas, foi detida na Loja Calçamax, por volta das 11h.
De acordo com o gerente, a mulher havia distraído as funcionárias e colocado produtos em sacolas. A suspeita foi abordada na saída da Loja, quando então a Brigada Militar foi avisada.
Os PMs encontraram com a detida quatro pares de calçados e um casaco de abrigo da Loja Calçamax, mais um moleton da Cadile’s Calçados, além de produtos de perfumaria, furtados da Farmácia Avenida, localizada na Avenida David José Martins.
Tati foi encaminhada a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e autuada em flagrante por furto qualificado em estabelecimentos comerciais. A delegada Ana Paula Burille determinou o recolhimento da indiciada à Penitenciária Modulada e comunicou a prisão à Justiça.

Porto Alegre: 23º Fórum das Secretarias Municipais de Educação do RS

A Profª Adriane Waechter, coordenou a mesa de trabalhos
na Palestra de abertura do 23º Fórum
A Profª Adriane Waechter, Dirigente Municipal de Educação de São José do Inhacorá, coordenou a mesa de trabalhos na Palestra de abertura do 23º Fórum das Secretarias Municipais de Educação do Rio Grande do Sul, proferida pela Professora Maria do Pilar Lacerda, ex-secretária de Educação Básica do MEC, abordando a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS E CADA UM: UM OLHAR DA UNIÃO.
O fórum aconteceu nos dias 24 e 25 de abril no Centro de Eventos Plaza São Rafael em Porto Alegre discorrendo sobre as seguintes temáticas:
- Contextualização do Piso Nacional do Magistério:
- Perfil dos gastos educacionais nos municípios brasileiros
- Os percursos da política da inclusão
- Plano Nacional de Educação
- Programa Nacional de alfabetização na idade certa e o pacto nacional
pela alfabetização na idade certa
- Regime de colaboração ou palavras cruzadas?
- Prestação de contas: Trabalhando com o SIGPC
- A humanização na Escola e a Educação Emancipatória
Os painés foram compostos por representantes do MEC, Procuradoria do Estado do Rio Grande do Sul, UNDIME/RS e UNDIME NACIONAL, Secretaria Estadual de Educação do RS, Secretarias Municipais de Educação,
Conselho Estadual de Educação, Equipe Técnica do FNDE, FAMURS.
Na oportunidade, em seu pronunciamento, a Profª Adriane, Coordenadora Estadual do PGE, através da UNDIME/RS, procurou sensibilizar todos os gestores de educação para a mobilização e incentivo às escolas da sua rede implantarem a cultura de auto-avaliação se valendo da ferramenta do Prêmio Gestor Escolar para avaliar as cinco grandes dimensões da Gestão Escolar. "Com este trabalho, que no início parece ser trabalhoso, todos saem ganhando, pois é possível realizar um diagnóstico preciso da nossa área de atuação e dessa forma elaborar um plano de melhoria com base nas evidências da avaliação participativa e além do mais, registrar a caminhada da escola com suas fragilidades e, sobretudo as suas possibilidades. É se propor a realizar o planejamento estratégico, com tomada de decisão e comprometimento de todos no alcance dos objetivos e metas estabelecidas que tem como propósito maior a APRENDIZAGEM DE TODOS OS ALUNOS." conclui.

Sarandi: Administrador do Hospital Comunitário é afastado pela Justiça e demite médicos

Luiz Valdemar Albrecht é investigado pelo Ministério Público
por supostas irregularidades na administração da instituição
Alvo de investigação do Ministério Público Estadual (MPE), o secretário executivo do consórcio que administra o Hospital Comunitário de Sarandi, Luiz Valdemar Albrecht, foi afastado do comando da instituição. A suspeita é de irregularidades na gestão do hospital. Nesta segunda-feira, ao deixar o cargo, Albrecht afastou também os médicos da instituição, contratados pelo consórcio.
Sem especialistas, o hospital ficou fechado durante quase três horas na tarde desta segunda-feira. O atendimento foi restabelecido após uma liminar judicial pedida pela prefeitura e concedida pela justiça. O município cedeu três médicos clínicos gerais para normalizar o atendimento.
Na tarde desta terça-feira, às 17h, os prefeitos de sete municípios da região, que integram o consórcio responsável pela manutenção da instituição – Sarandi funciona como município polo e a população das demais cidades é atendida no hospital -, devem se reunir.
- Nosso objetivo é manter o consórcio no comando do hospital, escolhendo um novo administrador - afirma o prefeito de Sarandi, Leonir Cardozo.
Além de Sarandi, o hospital atende pacientes dos municípios de Nova Boa Vista, Barra Funda, São José das Missões, Novo Xingu, Sagrada Família e Liberato Salzano.

Novo Machado: Classmann participa da 10ª Femuci e vereadores agradecem ações do parlamentar

Classmann com soberanas da Femuci, vereadores e
autoridades locais (Fotos: Divulgação)
O líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann conferiu as atrações da 10ª Feira Municipal de Desenvolvimento Cultura e Integração (Femuci), de Novo Machado, que aconteceu de 10 e 13 maio. Classmann esteve no ginásio municipal de esportes no último domingo (13/5), acompanhado dos vereadores do PTB Auri José Fiut e Adelar Reinke, além de autoridades locais, quando conferiu atrações de entretenimento programadas.
Os vereadores petebistas e líderes da comunidade aproveitaram a oportunidade para agradecer o trabalho do deputado Classmann pelo asfaltamento da ERS-305, trecho que liga Tucunduva e Novo Machado, realizada no início do ano. "As ligações asfálticas são fundamentais para garantir o desenvolvimento dos municípios e há 20 anos a comunidade aguardava por esta obra", destacou Classmann.

Três de Maio: Visitas confirmam e buscam patrocínios para a 2ª Expo Terneira

Foto: Arquivo da 1ª Expo Termeira / 2010
A Comissão Central da 2ª EXPO TERNEIRA – Exposição da Terneira e da Economia Familiar, visita novos patrocinadores no município e região, bem como as capitais, Porto Alegre e Brasília. O grupo, composto pelo presidente da 2ª EXPO TERNEIRA, Silceu Dalberto, pela diretora da Comissão de Divulgação, Rosméri Redel Schmidt, pelo prefeito de Três de Maio, Olívio José Casali, pelos vereadores do município, diretores da Certhil, Sicredi Noroeste e Cotrimaio, e deputados da região, visitou organizações que foram patrocinadores da primeira edição e mantiveram contatos com outras que ainda não participaram da feira.
O Banco do Brasil anunciou na semana passada o patrocínio para o evento. O comunicado foi feito para o presidente da EXPO TERNEIRA, Silceu Dalberto e ao prefeito de Três de Maio, através do gerente do Banco do Brasil, Delmar Schwab. Na Agência dos Correios, a reunião foi conduzida pelogerente, Claudemir Mayer, por intermédio do Deputado Federal, ElvinoBohnGass. No Banrisul a comitiva de Três de Maio foi recepcionada pelo gerente, Elói Angst, que recebeu o pedido de apoio ao evento e imediatamente manifestou o apoio do Banrisul em patrocinar mais uma vez a feira.
A Corsan anunciou segunda-feira, dia 14, o patrocínio com a 2ª EXPO TERNEIRA. O comunicado foi feito para o prefeito de Três de Maio, Olívio Casali, que repassou a informação para o presidente da 2ª EXPO TERNEIRA, Silceu Dalberto. A confirmação deste patrocínio marca a primeiraediçãode EXPO TERNEIRA com o patrocínio da Corsan.Na Extragás, em encontro com o proprietário, Charles Hettwer, confirmou seu apoio financeiro a comitiva, também, pela primeira vez no evento.
Com objetivo de ampliar fontes de patrocínio para organização do evento, a comitiva esteve visitando muitas empresas de Três de Maio e região e, muitas delas, já confirmaram seu apoio para a realização da 2ª EXPO TERNEIRA.
Conforme avaliação do Presidente Silceu Dalberto,as visitas realizadas foram muito satisfatórias,pois com a receptividade dos empresários locais, pode-se comprovar a credibilidade da marca EXPO TERNEIRAque está apenas na sua 2ª edição e o respeito que se tem pelo evento, o que certamente vai render bons resultados, com investimentos destas empresas na 2ª EXPO TERNEIRA.

Porto Alegre: Após nove meses de tratamento contra câncer, Rosane Marchetti volta à RBS TV

Rosane foi recebida com novo visual ontem à tarde, na
emissora /Foto: Diego Vara / Agencia RBS
— Não é bem-vinda, é “bem-vida” de volta — saudou a gerente executiva de programação da RBS TV, Alice Urbim, ao reencontrar a jornalista Rosane Marchetti na redação da emissora na tarde de ontem.
O simpático trocadilho fez coro às dezenas de felicitações recebidas por Rosane desde que adentrou a recepção do prédio no morro Santa Tereza, na Capital.
Nove meses após sair em licença para tratar de um agressivo câncer de mama, a repórter especial da RBS TV retornou ao trabalho. Foi recepcionada com orquídeas, doces e incontáveis abraços.
— Estou com o peito cheio de alegria e muito frio na barriga — afirmou, emocionada, a jornalista de 52 anos, há 25 na RBS TV. — Não é um retomar a carreira. É mais: é uma nova vida. Simbolicamente, foram nove meses, é uma gestação. Sou uma nova Rosane.
O tumor de 8 milímetros no seio esquerdo foi descoberto por acaso, na mamografia anual, feita em 4 de agosto, quatro meses antes da data prevista. O exame foi complementado por uma ecografia, seguido por uma biópsia.
No dia em que recebeu o resultado, Rosane pensava em como daria a notícia à mãe, Lourdes, que, há 12 anos, também teve a mesma doença.
— Ela encarou com muita coragem, assim como minha filha, Camila, e meu marido, Luiz Roberto, que sempre estiveram ao meu lado.
Doze dias após o diagnóstico, Rosane passou por uma cirurgia de retirada do tumor. Uma série de quimioterapia a cada 21 dias (no total de oito sessões) e radioterapia (33 sessões) ocupou o período crítico após o procedimento. Agora, Rosane submete-se a injeções para aumentar anticorpos específicos para o tipo de câncer que tem, o HER2 positivo.
— Estou engajada na luta de quem depende do SUS para utilizar este remédio. As injeções são caríssimas, e o sistema público não cobre. É preciso entrar na Justiça para obter o tratamento — ressalta Rosane, que tem os dados sobre a doença na ponta da língua. — O HER2+ é encontrado em 25% das pacientes que têm câncer de mama do tipo invasivo. E Porto Alegre é a cidade do país com maior número de casos de câncer de mama.

RS: Acolhido recurso do CPERS

Cabe recurso da decisão ao Tribunal de Justiça do Estado 
O Juiz de Direito José Antônio Coitinho, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, acolheu o recurso de embargos declaratórios interposto pelo CPERS.
A entidade constestou a homologação do acordo realizado entre o Ministério Público e o Governo do Estado referente ao pagamento do piso salarial do magistério público estadual.
Segundo o Juiz, que destacou o mérito do MP em ter movido a demanda para o cumprimento da lei que instituiu o piso do magistério, o acordo celebrado operou em equívoco técnico-jurídico.
Na decisão o magistrado explica que a ação civil pública, para pagamento do piso do magistério, foi movida pelo Ministério Público contra o Estado, buscando o cumprimento de Lei Federal. O pedido foi julgado procedente, determinando-se que o Estado obedeça à Lei. Dessa forma, não pode ser celebrado acordo entre as partes.
O direito do Povo Gaúcho ao cumprimento da Lei Federal é indisponível. Uma vez determinado pelo Poder Judiciário que seja cumprida a Lei do Piso, ninguém está autorizado a dispor deste direito. Assim, a homologação do acordo, na melhor hipótese, irá tumultuar o cumprimento de decisão judicial. Na pior, irá corresponder a negar aos professores os direitos emergentes da Lei do Piso, explicou o Juiz.
Cabe recurso da decisão ao Tribunal de Justiça do Estado.
Em Santa Rosa, na semana passada, a exemplo do que ocorreu em todo o Estado, integrantes do 10º Núcleo do CPERS realizaram ato em frente ao prédio do Ministério Público de Santa Rosa como forma de protestar contra o acordo firmado entre Governo e MP quanto ao tema.