15 maio 2012

Porto Alegre: 23º Fórum das Secretarias Municipais de Educação do RS

A Profª Adriane Waechter, coordenou a mesa de trabalhos
na Palestra de abertura do 23º Fórum
A Profª Adriane Waechter, Dirigente Municipal de Educação de São José do Inhacorá, coordenou a mesa de trabalhos na Palestra de abertura do 23º Fórum das Secretarias Municipais de Educação do Rio Grande do Sul, proferida pela Professora Maria do Pilar Lacerda, ex-secretária de Educação Básica do MEC, abordando a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS E CADA UM: UM OLHAR DA UNIÃO.
O fórum aconteceu nos dias 24 e 25 de abril no Centro de Eventos Plaza São Rafael em Porto Alegre discorrendo sobre as seguintes temáticas:
- Contextualização do Piso Nacional do Magistério:
- Perfil dos gastos educacionais nos municípios brasileiros
- Os percursos da política da inclusão
- Plano Nacional de Educação
- Programa Nacional de alfabetização na idade certa e o pacto nacional
pela alfabetização na idade certa
- Regime de colaboração ou palavras cruzadas?
- Prestação de contas: Trabalhando com o SIGPC
- A humanização na Escola e a Educação Emancipatória
Os painés foram compostos por representantes do MEC, Procuradoria do Estado do Rio Grande do Sul, UNDIME/RS e UNDIME NACIONAL, Secretaria Estadual de Educação do RS, Secretarias Municipais de Educação,
Conselho Estadual de Educação, Equipe Técnica do FNDE, FAMURS.
Na oportunidade, em seu pronunciamento, a Profª Adriane, Coordenadora Estadual do PGE, através da UNDIME/RS, procurou sensibilizar todos os gestores de educação para a mobilização e incentivo às escolas da sua rede implantarem a cultura de auto-avaliação se valendo da ferramenta do Prêmio Gestor Escolar para avaliar as cinco grandes dimensões da Gestão Escolar. "Com este trabalho, que no início parece ser trabalhoso, todos saem ganhando, pois é possível realizar um diagnóstico preciso da nossa área de atuação e dessa forma elaborar um plano de melhoria com base nas evidências da avaliação participativa e além do mais, registrar a caminhada da escola com suas fragilidades e, sobretudo as suas possibilidades. É se propor a realizar o planejamento estratégico, com tomada de decisão e comprometimento de todos no alcance dos objetivos e metas estabelecidas que tem como propósito maior a APRENDIZAGEM DE TODOS OS ALUNOS." conclui.

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