19 julho 2012

Três de Maio: Padrão de qualidade em serviço nutricional é um dos diferenciais do HSVP

A cada semana o serviço de assistência nutricional do
HSVP elabora um cardápio 
Com uma média diária de 270 refeições servidas, o serviço de assistência nutricional do Hospital São Vicente de Paulo, potencializa uma dieta diferenciada especialmente aos pacientes que são atendidos pela instituição.

As dietas especiais, chamadas “dietoterapia”, são alimentações que vão sendo prescritas conforme o tratamento do paciente também tem evolução. As dietas mais usadas são: líquida, leve, pastosa e livre. Conforme a nutricionista Dóris Eligia Cassol, todas as dietas hospitalares são padronizadas inclusive no serviço de assistência nutricional do HSVP. Dóris Eligia ressalta que existem vários casos onde é necessário se adequar conforme a aceitabilidade do paciente aos alimentos de sua preferência, sendo assim, individualizando a dieta se oportuniza que o paciente se alimente e o objetivo alcançado.

A cada semana o serviço de assistência nutricional do HSVP elabora um cardápio onde cada patologia tem sua dieta, desde o almoço até o jantar, sendo tudo pensado e preparado conforme a necessidade nutricional dos pacientes. A qualidade da alimentação inicia na aquisição dos produtos utilizados, para tanto a instituição conta com bons fornecedores, que atingem as exigências de qualidade, seguindo rotinas como: higienização de ambiente diariamente, verificação de temperatura de carnes e embalagem e congelamento e descongelamento das mesmas, além da conferência dos hortigranjeiros que sempre devem ser frescos. São adquiridos de fornecedores diretos, as carnes, hortifrutigranjeiros e alguns pães. No próprio Hospital são produzidos os pães integrais, pão branco, bolachas caseiras e em determinadas épocas do ano, alface, cenoura, beterraba, temperos verdes e chás, além de algumas frutas.

Na composição das refeições todos os alimentos são preparados no dia, e são administrados por pessoas devidamente vestidas e asseadas conhecem as normas de higiene pessoal e manipulação de alimentos. Dóris destaca que a equipe trabalha com luvas para dar mais segurança para o paciente em muitas manipulações como, a montagem de saladas, preparação de carnes e descasque de legumes.

A equipe encarregada do Serviço de Assistência Nutricional (SAN) do Hospital, conta com três auxiliares de cozinha que trabalham na lancheria, sete auxiliares de cozinha que trabalham na copa, sete auxiliares que trabalham na cozinha e uma nutricionista, os quais produzem diariamente uma média de 270 refeições ao dia, contando cafés da manhã, lanches, almoços, jantares para pacientes, funcionários e a comunidade religiosa.

Para que não haja desperdício existe um controle rigoroso das quantidades a serem produzidas e as pessoas envolvidas na cozinha são capacitadas para a exatidão. Em virtude disso, a programação das refeições segue um cronograma previamente estabelecido.

O HSVP oferece também para os colaboradores que trabalham no turno da noite e que fazem jornada de 12 horas, um lanche com padrão alimentar de no mínimo 600 calorias. São refeições fornecidas de forma individualizada garantindo que todos recebam todos os alimentos do cardápio do dia. Com isso denota-se a preocupação constante que o Hospital São Vicente de Paulo tem com os pacientes e sua equipe de colaboradores.

Governo do RS lança pacote de medidas para impulsionar indústria

Tarso Genro discursa sobre o pacote de medidas
(Foto: Caco Argemi/Piratini/Divulgação)
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, lançou no final da manhã desta quinta-feira (19) no Palácio Piratini, em Porto Alegre, um conjunto de oito medidas tributárias com o objetivo de fortalecer a economia gaúcha. As iniciativas são direcionadas à indústria, que serão desoneradas. Desta forma, Tarso espera aumentar o produto interno bruto (PIB) do estado.

Durante a cerimônia, Tarso destacou o caráter participativo da medida. "Quem testemunhou a gênese destas medidas sabe que elas tiveram um fluxo político e um processo de discussão técnica, e depois, o retorno através do diálogo permanente", declarou o político.

O pacote inclui medidas de isenção da da alíquota de ICMS na venda de suínos vivos para outros estados e o diferimento do ICMS na importação de milho, soja e farelo de soja. Também serão tomadas medidas para fortalecer o segmento metal-mecânico.

De acordo com o Piratini, as medidas foram elaboradas pela Secretaria da Fazenda a partir de um mapeamento do secretário Odir Tonollier e do secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijkik. Os titulares das pastas avaliaram os setores onde o estado pode estimular a competitividade.

"Além de grandes investimentos em infraestrutura, com recursos de operações de crédito e convênios com o governo federal, o estado está tomando medidas de estímulo às nossas indústrias com o objetivo de superar gargalos da produção, especialmente na nossa matriz produtiva", explicou Tonollier.

Três de Maio: 63ª reunião ordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Noroeste

A reunião ocorreu ontem (Foto: Bruna Mireski)
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo se reuniu, na tarde do dia 18 de julho, na Câmara Municipal de Vereadores de Três de Maio, para encerramento do processo de enquadramento, que compõe a etapa B do planejamento das águas superficiais.

Segundo Claucia Kapper presidente do comitê, a consulta pública foi realizada, em março. A reunião foi para apresentação dos resultados, para posterior ser executada a etapa C do processo, o qual compõe o programa de ações. Ela lembra que a etapa A foi a primeira a ser realizada para composição do diagnóstico da situação da bacia hidrográfica.

Conforme Mendonça, com esse processo de consulta pública, percebe-se a importância do planejamento com a participação da comunidade, principalmente nas épocas de estiagem. “Queremos trabalhar numa forma compacta de tempo, para que não se perca as informações e ainda nesse ano, iniciar a prática do plano de ação”, ressalta.

Foi apresentado a revisão do diagnóstico e enquadramento realizado na etapa B. Conforme o encarte do plano, a bacia hidrográfica possui uma área de 10,8 km², distribuída em 52 municípios, com uma população de 373 mil habitantes.

Concluiu-se, a partir da votação de 919 pessoas, que a água da bacia hidrográfica dos Rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo é utilizada conforme a classe 2 de qualidade da água, segundo a resolução do CONAMA nº 357/2005. Sendo ela, o abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; proteção das comunidades aquáticas; recreação de contato primário, segundo Resolução CONAMA Nº 274/00 (balneabilidade); irrigação de hortaliças e plantas frutíferas, parques e jardins; agricultura e pesca.

Ainda, na oportunidade, aconteceu uma homenagem aos 10 anos de Comitê e Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo e, após foi oferecido um coquetel para os presentes.

Estelionatário com ações em Ijuí, Panambi e Santa Rosa, é procurado

Sandro de Lima Meneghini, condenado por
estelionato, está sendo procurado
(Foto: Abel Oliveira/arquivo) 
Sandro de Lima Meghini, 40 anos, está condenado a quatro anos de prisão. A Justiça aguarda sua prisão para início do cumprimento da pena. O golpista possui passagens policiais por Ijuí, e condenações judiciais por Panambi e Santa Rosa.

O estelionatário Sandro de Lima Meneghini, 40 anos, ex-morador do bairro Morada do Sol, em Ijuí, está sendo procurado pela Polícia.

Ele sofreu nova condenação judicial por estelionato e perdeu o benefício da pena restritiva de direitos, devendo voltar à cadeia.

Sandro Meneghini está com mandado de prisão. A soma de suas condenações, impostas pelas Comarcas de Panambi e Santa Rosa, por crimes de estelionato e outras fraudes, é de quatro anos e dois meses de reclusão.

Informações sobre o paradeiro do procurado podem ser passadas à Polícia Civil – fone: 197, ou à Brigada Militar – fone: 190.

Mais de 5 mil pessoas atuam com produtos agroindustrializados na região

Foto: Jornal Noroeste de Santa Rosa
De acordo com o assistente técnico regional em Agroindústria da Emater, Jorge João Lunardi, existem trabalhos em 671 agroindústrias nos 45 municípios na regional de Santa Rosa.

Essas agroindústrias envolvem 2.119 famílias e 5.476 pessoas, e geram uma renda anual superior a sete milhões de reais.

A região Noroeste produz derivados de cana-de-açúcar, mandioca, leite, carnes, panificados, ovos, mel, ervas e plantas medicinais e condimentares, conservas, doces, geleias, sucos, aguardentes, vinagres, vinhos, licores e produtos embalados.

Jorge Lunardi será um dos palestrantes do seminário que debaterá o contexto da agroindústria como potencialidade da agricultura familiar.

O evento será em Santo Ângelo, na quinta-feira da próxima semana, em evento na URI, em promoção da Emater e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

Frio se intensifica no RS, mas temperaturas variam à tarde

Ao longo do dia, norte do estado deve ter 20°C e Porto
Alegre, 18°C (Foto: arquivo/PMN)
O frio se intensificou no Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (19), com temperaturas chegando aos -1,8°C marcados pela estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Vacaria, na Região Nordeste. Faz frio em todas as regiões – até as 6h nenhuma cidade com medição automática tinha mínima acima dos 8,4°C de São Luiz Gonzaga, no Noroeste, e Rio Grande, no Sul. No entanto, a temperatura deve variar ao longo do dia.

A mínima de Vacaria é a única abaixo de zero no início da manhã. São José dos Ausentes, cidade próxima e que costuma ter baixas temperaturas, registrou 2,6°C. Frederico Westphalen, no Norte, tem mínima de 3°C e Cruz Alta, no Noroeste, de 4,1°C. Também faz frio na Fronteira Oeste – 0,7°C em Quaraí – e na Campanha – 1,9°C em São Gabriel.

No Litoral Norte, região onde o frio costuma ser mais ameno, a estação de Torres do Inmet marca 5,2°C. Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, na Região Central, tem mínima de 5,7°C. No sul do estado, Jaguarão tem frio de até 5°C. A estação de Porto Alegre marca mínima de 7,1°C.

À tarde, as temperaturas vão aumentar, chegando a 20°C no norte do estado, conforme aponta a Central RBS de Meteorologia. Em Porto Alegre, a máxima prevista é 18°C. Na serra do estado, onde Canela e Bento Gonçalves têm mínimas de 3,1°C e 3,8°C respectivamente, os termômetros não devem marcar mais de 13°C.

O dia deve ser seco em todo o estado, com áreas de nevoeiro no centro e no leste do estado no nascer do sol, e formação de geadas na Campanha. Algumas cidades, principalmente na Fronteira Oeste, podem registrar baixa umidade relativa do ar de cerca de 30%.

Galo quebra tabu, derrota o Inter e se mantém na ponta do Brasileirão

Guilherme, que fazia as funções do atacante Jô, marcou o
primeiro gol (Foto: Alisson Gontijo / Ag. Estado)
O Atlético-MG está com a corda toda. Na noite desta quarta-feira, venceu o Inter por 3 a 1 e chegou ao quinto triunfo seguido no Campeonato Brasileiro. Mas a partida que parecia fácil para o Galo também ganhou contornos dramáticos. Os donos da casa abriram 2 a 0, com Guilherme e Leonardo Silva, ficaram com um homem a mais desde o fim do primeiro tempo, graças à expulsão de D’Alessandro, mas tomaram um gol de cabeça do pequenino Fred (1,69m) e quase viram a festa da torcida virar pesadelo. Nos acréscimos, o alívio: Escudero, após boa jogada de Bernard, fez o terceiro gol.

Eufórico, o jovem Bernard afirma que o time vive uma fase brilhante.

- Nós, atletas, estamos fazendo por merecer essa situação. Um correndo pelo outro, e é continuar assim para colhermos coisas boas no futuro.

Jajá, do Inter, lamentou o fato de o time ter jogado com um a menos durante boa parte da partida.
- É difícil jogar com um a menos. Mas nossa equipe lutou. Tivemos poucas oportunidades, e fizemos o gol na que tivemos. Infelizmente perdemos o jogo.

Com o resultado, o Atlético-MG manteve-se na liderança isolada do Brasileirão, agora com 25 pontos em dez partidas, enquanto o Inter conheceu a primeira derrota fora de casa. De quebra, viu cair por terra um tabu que sustentava contra o time mineiro de jamais ter perdido desde que o sistema de pontos corridos foi adotado no Brasileirão, em 2003. Agora, os gaúchos ocupam a oitava posição na tabela, mais distantes do G-4.

O próximo compromisso do Galo será sábado, às 18h30m (de Brasília), na Ilha do Retiro, contra o Sport, que nesta rodada perdeu de 3 a 1 para o Grêmio. Já o Inter recebe o Atlético-GO, domingo, às 16h, no Beira-Rio.

Coronel Sérgio Flores de Campos assume o Comando do CRPO/Fronteira Noroeste

Coronel Campos assumiu o Comando do CRPO/FNO
Nesta quarta-feira (18), às 16:30h, em solenidade no auditório da ACISAP em Santa Rosa, o Coronel SÉRGIO FLORES DE CAMPOS assumiu oficialmente a função de Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste.

O Coronel Campos recebeu o comando do CRPO/FNO do Coronel IGUARAÇÚ RICARDO DA SILVA em ato oficial presídio pelo Coronel JOÃO DARCI GONÇALVES DA ROSA, Cmt do CRPO/Planalto que representou o Exmo. Sr. Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel SÉRGIO ROBERTO DE ABREU.

Prestigiaram a solenidade o Prefeito Municipal de Santa Rosa, Orlando Desconsi; o Coronel RR Sérgio Antonio Paim Gonçalves, primeiro Comandante do CRPO/FNO; o Comissário Mayor Hector Daniel Rodrigues, representando o Jefe da Policia de Misiones – Argentina; a Juíza de Direito Diretora do Fórum de Santa Rosa Vanessa Lima Medeiros; o Promotor de Justiça Heitor Stols Jr; o Cmt do 19º RCMEc de Santa Rosa Tenente Coronel Mario Copetti Weber; o Delegado Regional de Polícia de Santa Rosa Márcio Steffens, entre outras autoridades civis e militares.

 Após a solenidade de passagem de comando as autoridades participaram do descerramento da foto do Coronel Iguaraçú na galeria dos ex-comandantes do CRPO/FNO no Gabinete do Comandante.