![]() |
Tarso Genro discursa sobre o pacote de medidas (Foto: Caco Argemi/Piratini/Divulgação) |
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, lançou no final da manhã desta quinta-feira (19) no Palácio Piratini, em Porto Alegre, um conjunto de oito medidas tributárias com o objetivo de fortalecer a economia gaúcha. As iniciativas são direcionadas à indústria, que serão desoneradas. Desta forma, Tarso espera aumentar o produto interno bruto (PIB) do estado.
Durante a cerimônia, Tarso destacou o caráter participativo da medida. "Quem testemunhou a gênese destas medidas sabe que elas tiveram um fluxo político e um processo de discussão técnica, e depois, o retorno através do diálogo permanente", declarou o político.
O pacote inclui medidas de isenção da da alíquota de ICMS na venda de suínos vivos para outros estados e o diferimento do ICMS na importação de milho, soja e farelo de soja. Também serão tomadas medidas para fortalecer o segmento metal-mecânico.
De acordo com o Piratini, as medidas foram elaboradas pela Secretaria da Fazenda a partir de um mapeamento do secretário Odir Tonollier e do secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijkik. Os titulares das pastas avaliaram os setores onde o estado pode estimular a competitividade.
"Além de grandes investimentos em infraestrutura, com recursos de operações de crédito e convênios com o governo federal, o estado está tomando medidas de estímulo às nossas indústrias com o objetivo de superar gargalos da produção, especialmente na nossa matriz produtiva", explicou Tonollier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário