19 julho 2012

Três de Maio: Padrão de qualidade em serviço nutricional é um dos diferenciais do HSVP

A cada semana o serviço de assistência nutricional do
HSVP elabora um cardápio 
Com uma média diária de 270 refeições servidas, o serviço de assistência nutricional do Hospital São Vicente de Paulo, potencializa uma dieta diferenciada especialmente aos pacientes que são atendidos pela instituição.

As dietas especiais, chamadas “dietoterapia”, são alimentações que vão sendo prescritas conforme o tratamento do paciente também tem evolução. As dietas mais usadas são: líquida, leve, pastosa e livre. Conforme a nutricionista Dóris Eligia Cassol, todas as dietas hospitalares são padronizadas inclusive no serviço de assistência nutricional do HSVP. Dóris Eligia ressalta que existem vários casos onde é necessário se adequar conforme a aceitabilidade do paciente aos alimentos de sua preferência, sendo assim, individualizando a dieta se oportuniza que o paciente se alimente e o objetivo alcançado.

A cada semana o serviço de assistência nutricional do HSVP elabora um cardápio onde cada patologia tem sua dieta, desde o almoço até o jantar, sendo tudo pensado e preparado conforme a necessidade nutricional dos pacientes. A qualidade da alimentação inicia na aquisição dos produtos utilizados, para tanto a instituição conta com bons fornecedores, que atingem as exigências de qualidade, seguindo rotinas como: higienização de ambiente diariamente, verificação de temperatura de carnes e embalagem e congelamento e descongelamento das mesmas, além da conferência dos hortigranjeiros que sempre devem ser frescos. São adquiridos de fornecedores diretos, as carnes, hortifrutigranjeiros e alguns pães. No próprio Hospital são produzidos os pães integrais, pão branco, bolachas caseiras e em determinadas épocas do ano, alface, cenoura, beterraba, temperos verdes e chás, além de algumas frutas.

Na composição das refeições todos os alimentos são preparados no dia, e são administrados por pessoas devidamente vestidas e asseadas conhecem as normas de higiene pessoal e manipulação de alimentos. Dóris destaca que a equipe trabalha com luvas para dar mais segurança para o paciente em muitas manipulações como, a montagem de saladas, preparação de carnes e descasque de legumes.

A equipe encarregada do Serviço de Assistência Nutricional (SAN) do Hospital, conta com três auxiliares de cozinha que trabalham na lancheria, sete auxiliares de cozinha que trabalham na copa, sete auxiliares que trabalham na cozinha e uma nutricionista, os quais produzem diariamente uma média de 270 refeições ao dia, contando cafés da manhã, lanches, almoços, jantares para pacientes, funcionários e a comunidade religiosa.

Para que não haja desperdício existe um controle rigoroso das quantidades a serem produzidas e as pessoas envolvidas na cozinha são capacitadas para a exatidão. Em virtude disso, a programação das refeições segue um cronograma previamente estabelecido.

O HSVP oferece também para os colaboradores que trabalham no turno da noite e que fazem jornada de 12 horas, um lanche com padrão alimentar de no mínimo 600 calorias. São refeições fornecidas de forma individualizada garantindo que todos recebam todos os alimentos do cardápio do dia. Com isso denota-se a preocupação constante que o Hospital São Vicente de Paulo tem com os pacientes e sua equipe de colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário