20 julho 2012

Número de mortes por gripe A no RS sobe para 38, diz Secretaria da Saúde

No total, 262 casos da doença foram confirmados no estado
em 2012
Subiu para 38 o número de vítimas da gripe A no Rio Grande do Sul em 2012. De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (19) pela Secretaria Estadual da Saúde, as cinco novas mortes foram registradas nos municípios de Porto Alegre, Viamão, Ijuí, Montenegro e Santa Maria. O total de casos confirmados da doença no estado chega a 262.

Com a sexta morte confirmada, Porto Alegre é a cidade gaúcha com maior incidência da doença: são seis óbitos e 49 casos confirmados. Já a Região Metropolitana tem 10 mortes e 89 casos. A última vítima é uma mulher de 85 anos, com problemas cardíacos. Ainda não se sabe se ela chegou a tomar a vacina.

Chama a atenção entre as cinco novas mortes a de um adolescente de 15 anos, que morreu na última terça-feira (17) em Montenegro, no Vale do Caí. O jovem, que não era vacinado e não tinha a saúde debilitada, procurou atendimento no Hospital de Montenegro quatro vezes antes de ser internado. Ele não teria sido medicado com Tamiflu em nenhuma das três visitas anteriores. A Vigilância Epidemiológica vai investigar o caso.

Na quarta-feira (18), a Secretaria Estadual da Saúde anunciou que receberá do governo federal mais 200 mil doses da vacina contra a gripe. O novo lote, remanejado de outros estados, será reservado aos municípios com maior circulação do vírus H1N1. Ainda não há previsão de quando as doses estarão à disposição da população.

Também nos próximos dias, os técnicos do Ministério da Saúde devem concluir o levantamento sobre as circunstâncias das mortes por gripe A no Rio Grande do Sul. Essa pesquisa deve orientar alterações na campanha de vacinação para o próximo ano. Alguns especialistas defendem a ideia de vacinar toda a população e não apenas o chamado grupo de risco, composto por crianças, gestantes, idosos e profissionais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário