20 julho 2011

PT de Três de Maio comemora seu Jubileu de Prata

Ivan Gollin é o Presidente do PT de Três de Maio
Confirmada presença do Presidente de Honra do PT-RS Olívio Dutra, também fundador do PT Nacional
No dia 27 de agosto será marcado o Jubileu de Prata do Partido dos Trabalhadores de Três de Maio. Já são 25 anos de atividade político-social no município de Três de Maio. Segundo o seu atual presidente, Ivan Gollin, "a história dos 25 anos do PT em nosso município foi marcada por muito trabalho, organização e credibilidade. Foram várias eleições demarcadas com posição e projetos de desenvolvimento social. Tivemos candidaturas a vereadores/as, deputados/as federal e estadual e a prefeito/a. Entre elas, vários vereadores/as eleitos e o que nos enaltece muito são os 8 anos de governo municipal conquistado de 2001-2008. Um projeto exercido com democracia, ouvindo a população e que atendeu com prioridade as reais necessidades sociais, saúde, educação, redes de água, infraestrutura nos bairros, creches, saneamento básico e moradia entre outros. Desta forma, foi promovida a cidadania, garantindo os direitos dos munícipes. Por fim, acelerou-se o desenvolvimento econômico agrícola, comercial e industrial, gerando emprego e renda em todas camadas sociais".
Membros do PT de Três de Maio também integraram os governos Estadual e Federal administrados pelo partido, bem como gestões públicas de município da região, destacando-se desta forma o capital intelectual desenvolvido ao longo da trajetória do partido.
"Nossa missão social vai além de governar - disse o Presidente Gollin -, nos posicionamos, sempre, nos temas que envolvem a relação social, seja na câmara de vereadores como situação ou como oposição responsável e fiscalizadora dos recursos públicos, seja nos organismos cooperativos e de caráter público. Estamos em constante movimento e encontros municipais.
No próximo encontro geral com os filiados e simpatizantes, dia 27/08, o  PT contará com a presença de Olívio Dutra, fundador do PT Nacional, a 31 anos, em São Paulo. Segundo os organizadores do encontro, Olívio destacará momentos da criação deste partido que surge a partir da mobilização popular, o que o diferencia da forma dos demais partidos tradicionais constituídos no Brasil. Deputados e lideranças regionais do partido também estarão prestigiando este momento comemorativo.
Perguntado sobre o próximo pleito, Gollin destaca que "o PT está preparado para assumir novos desafios e, a exemplo de dois mandatos, terá sim, um projeto de desenvolvimento para Três de Maio, visando retomar a gestão e aplicação dos recursos públicos nas reais necessidades da população, priorizadas por ela mesma. Estaremos com o time completo: Município, Estado e País. Quem ganhará, será a população trêsmaiense" - destaca o Presidente Gollin.

Cerca de 140 participantes na III Conferência de Políticas para as Mulheres

  Durante a tarde foram realizados trabalhos em grupos
Na última sexta-feira, dia 15 de julho, ocorreu a III Conferência Regional de Políticas para Mulheres, que também foi a I conferência realizada no estado, em 2011, abrangendo os municípios de Três de Maio, Independência, Alegria, Inhacorá, Boa Vista do Buricá e Nova Candelária. O evento ocorreu no auditório da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), e teve a participação de aproximadamente 140 pessoas.
Estiveram presentes no evento o prefeito Olívio José Casali; o presidente da Câmara de Vereadores, Ivo Novotny; a assessora do Departamento de Relações Institucionais e Legislativa de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado, Rosângela Goulart; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Neusa Altmann Schroer; a coordenadora de Políticas para Mulheres, Vera Kuhler; a coordenadora do evento, a Assistente Social Débora Bordignon, e a Doutora em Direito, Rosângela Angelin. Marcaram presença também os secretários de Governo, Fazenda, Saúde, Administração, Administração, e demais funcionários da municipalidade, bem como a imprensa e representantes do IMAMA e demais instituições de Três de Maio. 
Durante a tarde foram realizados trabalhos em grupos e feita a explanação das atividades. Como o regimento interno excluiu a seção da escolha das delegadas, segundo determinação do Estado, todas as participantes estão convidadas a representar Três de Maio nas conferências do Rio Grande do Sul e Brasil.

Adolescente grávida está desaparecida em Três Passos

Cíntia tem 15 anos de idade
No dia 13 de julho, Cíntia Luana Ribeiro Moraes saiu de sua residência, localizada no centro de Três Passos, sem falar onde iria. A jovem está grávida de sete meses. Mas, segundo a Polícia, a família aceitou sua gravidez.
Quem tiver informação que possa ajudar a localizar a jovem de 15 anos, pode entrar em contato com a Polícia Civil de Três Passos, pelo telefone (55) 3522-1211, ou informar à autoridade policial mais próxima.

DAF é destaque na Feira Agroind Familiar

Durante o evento, Silceu Dalberto, destacou o importante do
papel do comitê que integra o DAF
O Diretor Secretário da Cotrimaio e Coordenador do Departamento da Agricultura Familiar - DAF, Silceu Dalberto, a convite da Secretaria da Agricultura Familiar e Pesca do Estado, apresentou as atividades desenvolvidas pelo DAF durante a Feira Agroind Familiar em Lajeado/RS na última quinta-feira pela manhã. Acompanhado pelo Supervisor dos Supermercados da Cotrimaio, Nelson Hammes, Assessora de Marketing de Negócios da Cotrimaio, Viviane Rockenbach e o vereador Gilson Grando.
Um grande público dentre eles, lideranças estaduais e produtores assistiu a explanação que mostrou um cenário motivador para o tema, como uma experiência já em andamento. Para Dalberto, o alcance do Programa da Merenda Escolar vai muito além da alimentação escolar. “O governo federal, ao determinar que no mínimo 30% dos recursos financeiros das escolas deverão ser usados na compra de alimentos da agricultura familiar e do empreendedor familiar, está movimentando a economia local, cooperando na geração de emprego e renda nos pequenos municípios e estimulando o crescimento do país. Também está desestimulando as migrações internas, incentivando o trabalhador rural a se fixar no campo, e valorizando os hábitos alimentares regionais”, explicou Dalberto.
Durante o evento, Silceu Dalberto, destacou o importante do papel do comitê que integra o DAF, bem como, o trabalho de apoio da COTRIMAIO com seus associados que através de ações, congrega programas de incentivo de forma organizada e com acompanhamento aos produtores. Ele ressaltou que os 30% de que trata a lei é um referencial mínimo. "Através deste projeto, na nossa região, a agricultura familiar tem condições de fornecer até 100% dos produtos. Esse é o nosso objetivo. Incentivar o abastecimento as escolas estaduais e municipais, além dos supermercados locais e regionais, obtendo 100% do consumo da merenda adquirida através de nossos associados", afirmou.

VIDA ÚTIL: Bom Humor faz bem ao corpo e à alma

Kelly Cristina Meller, leitora-repórter*
O riso é um “medicamento” 100% orgânico, gratuito e contagiante, idealizado pela fisiologia humana para ser consumido sem moderação.Ele relaxa o corpo e a mente, fortalece as defesas do organismo, melhora a circulação e a pressão arterial e libera endorfina, hormônio que promove uma sensação de bem-estar geral. Quem ri pouco pode estar padecendo dos males provocados por uma doença chamada “déficit de alegria”.
Cardiologistas do Centro Médico de Maryland, Estados Unidos, comprovaram que a serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem-estar, liberada pelo riso protege o coração contra infarto, trombose e acidente vascular. No Japão, cientistas ligados à Universidade de Tsukuba verificaram a queda da taxa de glicose em grupos de diabéticos convidados a assistirem apresentações teatrais cômicas. O ato de rir ainda se configura como a mais prazerosa das ginásticas. A cada 15 minutos de prática, queimamos 40 calorias. No livro Mente e Cérebro Poderosos – Um Guia Prático para a sua Saúde Psíquica e Emocional (Cultrix), aprendemos que o ato de rir é um portal para o estado meditativo. “As pernas amolecem, o corpo balança e o pensamento para”. Melhor ainda se o impulso vier de dentro. “O chamado riso búdico começa na alma e depois se manifesta no corpo físico, sobretudo nos olhos, que passam a brilhar. É uma energia de elevada potência que nos acorda, nos torna presentes”.
E de fato, a imagem do Buda é a representação mais fiel do tal riso búdico. Só de olhar, ficamos mais leves. Mas se Buda foi um príncipe de porte físico notável, por que sua estátua ganhou uma pança? O motivo parece óbvio para o guru indiano Osho: “Como você pode dar uma gargalhada com uma barriga pequenininha? Tudo é reprimido na barriga. Assim, quando você ri de verdade, essa região do corpo vibra”, ele afirma no livro Viva o máximo, que tive o prazer de conhecer neste fim de semana.
Para os budistas,somente a quietude interior é capaz de desencadear o verdadeiro riso. “Quando o riso nasce do silêncio não é algo deste mundo; ele é divino”, diz o sábio indiano. Entre os mortais, o riso costuma ser reprimido, tanto pela vontade de agradar ao outro, como pela timidez e até normas de etiqueta. Devemos partir para a reavaliação de nossos valores, visando ao descondicionamento de tantas mensagens hereditárias.
As mulheres são as grandes vítimas dessa repressão. Em 2010, a pesquisa intitulada A Cultura da Risada, com 125 homens e 125 mulheres, onde a primeira pergunta da pesquisa foi: você ri muito ou pouco? Responderam ‘muito’ 84% dos homens, enquanto 68% das mulheres deram a mesma resposta. É uma diferença bastante significativa. O estudo detectou que 60% das mulheres confessa que gostaria de rir mais. Mas o que nos impede de sorrir com mais frequência? Os homens riem dos amigos e com os amigos, no trabalho, no bar, em situações diversas. Dizem que têm bom humor, que são bobos, descontraídos. As mulheres riem menos porque se preocupam com a autoimagem, com a postura profissional, com o que os outros vão achar e também por terem menos oportunidades para rir.

Até julho, Estado investiu apenas 6,7% do previsto para a área da Saúde

Investimentos em todas as frentes 
somam 12,4% dos quase R$ 1,8 bilhão
prometidos para 2011
Festejada pelo governo Yeda Crusius como fruto de um orçamento realista e do rigor nas finanças, a cifra de quase R$ 1,8 bilhão prevista para investimentos em 2011 ficará só no papel.
Até agora, o Estado investiu apenas 12,4% do que projetava. Nas três áreas consideradas prioritárias pelo governo — saúde, educação e segurança —, o que foi efetivamente gasto no primeiro semestre em investimentos tem percentuais ainda menores.
Com orçamento de R$ 138,2 milhões para investimentos em 2011 na Secretaria da Saúde, até o momento, 6,7% desse valor foi liquidado — o que na linguagem das finanças significa a confirmação de gastos com bens e serviços que foram entregues ou realizados.
Na Educação, os valores gastos no primeiro semestre somam 6,6% do orçamento e, na Segurança Pública, foram confirmadas compras de equipamentos, serviços e obras que equivalem a 10,33% do orçado para o ano.
Uma das áreas com maior desempenho proporcional nos investimentos previstos e executados é o Daer, que concentra sua atuação na manutenção e construção de rodovias. A autarquia liquidou até o momento R$ 109,3 milhões, o que significa 23,1% do orçado.