20 setembro 2012

Cidades aproveitam feriado para limpeza e reconstrução no RS

Moradores consertam telhados em Santa Rosa
(Crédito: Felipe Dorneles / Especial / CP)
A Defesa Civil Estadual contabiliza os danos e começa a prestar auxílio às cidades afetadas pelas chuvas, ventos e granizo dos últimos dias. O chefe da Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas, tenente-coronel Paulo Roberto Locatelli, fala que um caminhão com lonas já foi destinado ao Interior gaúcho. "Entre hoje e amanhã devemos encaminhar 45 toneladas de alimentos", relata. Além disso, o órgão irá encaminhar telhas para que as prefeituras distribuam para as famílias atingidas pelo granizo.

Após vários dias de mau tempo, as cidades da região Metropolitana e do Vale do Sinos iniciaram a recuperação dos estragos nesta quinta-feira, durante o feriado de 20 de Setembro, que começou com sol em vários locais. Em Novo Hamburgo, os bombeiros realizaram a remoção de árvores, já que 12 caíram com a força do vendaval, além de postes de energia elétrica. Uma das árvores despencou sobre uma casa no bairro Lomba Grande, mas ninguém se feriu. O nível do rio do Sinos, que na noite dessa quarta-feira estava em 6,33 m, diminiui para 6,23 m na manhã de hoje. O normal é entre 3,5 e 4,5 m.

Em São Leopoldo, a Defesa Civil segue em alerta, já que as águas ainda podem subir. O coordenador do órgão, Silomar Gomes, fala que no momento o nível está estável, em cerca de 5 m, mas que ainda pode extravasar nos próximos dias. A necessidade de retirar moradores de casa, porém, está descartada.

Uma comunidade indígena com 23 integrantes que precisou ser resgatada, na noite de terça-feira, em Barra do Ribeiro, já pode retornar ao local. O acampamento indígena, situado no km 318 da BR 116, ficou debaixo d'água devido ao transbordamento do arroio Passo Grande.

Por volta das 22h de terça, quando os bombeiros retiravam o último índio, o barco virou. Com a correnteza forte, o soldado José Geraldo Rodrigues Júnior, o sargento Moisés dos Santos e o índio se agarraram a uma árvore, mas ficaram com o corpo na água até a manhã. O trio foi encontrado pelos bombeiros com a ajuda de índios nativos, que vasculharam a mata alagada.

Moradores dos bairros Três Marias e São José, em Esteio, já começaram a retornar para suas casas e contabilizar os prejuízos causados pelas cheias dos arroios Esteio e Sapucaia. As enchentes ocorridas nos últimos dias deixaram 800 residências alagadas. As áreas mais afetadas foram os bairros Três Marias, Três Figueiras, São José, Ezequiel e São Sebastião.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, tenente Luiz Carlos Terra, os bairros Ezequiel, São Sebastião e Três Figueiras continuam alagados. As famílias continuam abrigadas em igrejas e escolas da região. A expectativa do órgão é de que o nível da água baixe entre a tarde de hoje e a madrugada de sexta.

Já Cachoeirinha teve ruas alagadas pela cheia do rio Gravataí. Quarenta famílias tiveram de ser retiradas de casa no bairro Olaria, às margens do rio, nessa quarta-feira. Elas foram encaminhados para a Casa de Cultura Municipal.

O secretário de Habitanção, André Lima, ressaltou que é um problema isolado e que os moradores devem retornar para as residências em breve. Eles serão deslocados para o condomínio Chico Mendes, que está em construção e deve ser finalizado até novembro, conforme Lima.

Em outros municípios seguem os chamados para corte de árvores. Alvorada contabiliza queda de 50; Viamão, 20; e Canoas, 10, além de postes de luz.

No Noroeste do Estado, o temporal danificou pelo menos 400 casas em Santa Rosa, por isso o feriado também foi de reconstrução. O sol facilitou o trabalho. O decreto de situação de emergência foi assinado nessa quinta-feira pelo prefeito Orlando Desconsi e é avaliado pela regional da Defesa Civil em São Luiz Gonzaga. Nesta sexta-feira a entidade deve emitir parecer e, se for favorável, o decreto segue para Porto Alegre, para que seja definido o tipo de auxílio que o município irá receber. Enquanto isto, moradores reconstroem suas casas com recursos próprios.

Morre, aos 61 anos, o ex-vereador e radialista Lucindo Amaral

Lucindo lutava desde 2010 contra um câncer
no pâncreas
Morreu na noite de quarta-feira, aos 61 anos, o ex-vereador de Novo Hamburgo e radialista Lucindo Amaral. Lucindo lutava desde 2010 contra um câncer no pâncreas. O radialista descobriu a doença em agosto de 2010 e chegou a ficar internado no Hospital Santa Rita, em Porto Alegre.

Lucindo por vários anos trabalhou na Rádio Santo Ângelo como comunicador e até diretor da empresa.

O espírito solidário sempre foi uma marca do radialista que em seus programas ajudou muitas famílias carentes com arrecadação de alimentos, agasalhos, medicamentos,cadeiras de rodas e outros utensílios.

Lucindo Amaral também atuou na política em Santo Ângelo e no Vale dos Sinos. Foi vereador por quatro mandatos.

Temporal se abate sobre Ijuí e causa enormes estragos

Foto: Prof. Hilário Barbian
Às 20h10 desta terça-feira, 18, a cidade de Ijuí foi atingida por um forte vendaval acompanhado de torrenciais chuvas.

Por cinco minutos os ventos de grande intensidade - entre o período das 20h15 e 20h20 – ocasionaram os maiores danos. Pelas estimativas os ventos podem ter atingido mais de 100 Km/h considerando-se os estragos em diferentes áreas da cidade.

Tão logo cessado os ventos, embora a chuva continuasse, moradores passaram a acorrer a sede do Corpo de Bombeiros no centro de Ijuí em busca de lonas para cobrir as casas.

Às 22h15 o Major Jacson Trindade Lopes, comandante do Corpo de Bombeiros de Ijuí, concedeu uma entrevista ao Portal Ijuhy.com quando informou que até aquele momento 120 lonas tinham sido distribuídas a moradores que tiveram suas residências destelhadas.

Ele próprio já todo molhado pela chuva estava atendendo aos moradores que se dirigiam à sede da guarnição. O Major informou que o vendaval colheu toda a cidade, fazendo estragos nos mais diferentes bairros.

Jacson Trindade Lopes lembrou que o temporal desta terça-feira pode ter sido de maior intensidade do que o verificado em dezembro de 2009, quando também uma grande parte da cidade foi atingida por fortes ventos.

Reunião de Emergência

Tão logo o vendaval terminou, o Corpo de Bombeiros tornou-se a sede de socorro aos flagelados da intempérie. Ao local acorriam todos que tiveram seus casas destelhadas procurando por lonas que eram cedidas. Viaturas eram despachadas em socorro aos atingidos nos pontos mais críticos nos diferentes bairros de Ijuí.

Muitos chegavam com seus veículos ou de vizinhos e levavam as lonas para cobrir as residências.

Em virtude da extensão dos danos causados pelo temporal, foi convocada uma reunião de emergência na sede da prefeitura para a tomada de decisões do trabalho de ajuda e apoio aos atingidos.

A reunião acontece às 7h desta quarta-feira e devem participar integrantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretarias Municipais, Demei,  Brigada Militar, Exército e outros órgãos.

Autoridades presentes na guarnição do Corpo de Bombeiros avaliaram que este temporal pode ter sido o pior em Ijuí nas últimas décadas, considerando a extensão dos danos causados em todas as partes da cidade.

Quase 78 mil pessoas foram afetadas com temporal no Rio Grande do Sul

Silo ficou completamente destruído em Pejuçara,no
Noroeste (Foto: Bibiana Bolson/RBS TV)
Os efeitos do ciclone extratropical que atingiram o Rio Grande do Sul durante a noite de terça-feira (18) e ao longo desta quarta-feira (19) afetaram diretamente a vida de 77,8 mil pessoas, informou a Defesa Civil do estado. Até as 20h, o órgão havia contabilizado mais de 5 mil residências danificadas, entre públicas e particulares. São mais de 7,1 mil pessoas desalojadas, que ficaram momentaneamente fora de suas casas, e cerca de 4,4 mil desabrigados.

Conforme o tenente-coronel Paulo Roberto Locatelli Gandin, sete cidades já decretaram situação de emergência devido ao temporal: Bozano, Palmeira das Missões, Panambi, Porto Xavier, Santo Augusto, Santo Cristo e Viamão. Outras 18 prefeituras já encaminharam à Defesa Civil a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), documento que antecede o decreto de emergência.

A partir desta quinta-feira (20), a Defesa Civil começará a distribuir cestas básicas aos desabrigados. Segundo Locatelli, o estrago poderia ter sido ainda maior se os municípios não tivessem, de alguma forma, se preparado para os efeitos do ciclone extratropical. Nos próximos dias, a Defesa Civil promete também encaminhar aos municípios atingidos pelo temporal material para a reconstrução das casas.

“Quando fomos informados de um possível temporal, entramos em contato com a Defesa Civil dos municípios para que se preparassem para o evento adverso. Na Região Noroeste, já havíamos encaminhado um caminhão com lonas, pois sabíamos que lá seria a região mais atingida. A partir de quinta-feira chega a ajuda comunitária”, garante o tenente-coronel.

Temporal causou prejuízos em propriedades rurais de
Aratiba, no Norte (Foto: Rogério Kerber/RBS TV)
De acordo com a Defesa Civil, o órgão está monitorando o nível dos rios do estado. A situação não chega a preocupar. Apenas o Rio Caí, em São Sebastião do Caí, subiu cerca de 10 metros e transbordou. Cerca de 30 famílias que moram no bairro Navegantes foram removidas para o ginásio da cidade. Já o nível do Rio dos Sinos, no Vale do Sinos, estava a 4,6 metros no final da tarde, quando o normal é 4,5 metros.

“A previsão não indica chuva para esta noite no Rio Grande do Sul. Pelo que estamos percebendo pelas fotos do satélite, todo este evento adverso que afetou o estado está indo para Santa Catarina. Só se mudar a direção do vento e chover muito esta noite, poderemos ter algo parecido. Mas não é isto que os sinais do vento indicam”, disse Locatelli.

Porto Lucena pede socorro e tem desabrigados em igrejas

Mais de 30 pessoas ficaram feriadas e estão sendo atendidas
no salão comunitário da Igreja Matriz
 
O município de Porto Lucena foi o mais seriamente atingido com o temporal seguido de chuva de granizo de ontem à noite.

Os prejuízos ainda não foram contabilizados, mas pelo menos 80% dos prédios da cidade foram avariados pelas pedras.

Mais de 30 pessoas ficaram feriadas e estão sendo atendidas no salão comunitário da Igreja Matriz, porque o hospital também foi atingido.

Algumas famílias que tiveram o telhado de suas casas totalmente destruído, foram abrigados dentro de uma igreja.

Também houve internações de pessoas em Santo Cristo, onde a chuva de granizo destruiu o telhado de centenas de residências e casas comerciais.

Cândido Godói é outro município seriamente atingido, onde parte do telhado do hospital foi destelhada e a maior empresa da cidade teve o telhado totalmente destruído.

Alecrim apresentou ocorrências, mas mais amenas se compradas com o cenário de destruição de Porto Lucena e Santo Cristo.

Em Giruá, na cidade e no interior, várias ocorrências de destelhamento foram registradas.

Em Senador Salgado Filho os ventos provocaram a derrubada de postes de energia elétrica, além de destelhas residências.

Vários municípios, entre eles Santa Rosa, Santo Cristo, Porto Lucena e Cândido Godói, estão decretando Situação de Emergência em decorrência dos estragos provocados pelo vento e granizo.

Policia Civil efetua novas prisões por tráfico de drogas em Horizontina

Material para embalar drogas, dinheiro e máquinas de 
jogos foram apreendidos (Créditos: Polícia Civil)
Nas últimas 48 horas mais dois suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas caíram em Horizontina. Um é morador do município de Dr. Maurício Cardoso, contra o qual havia mandado de prisão preventiva e que apresentou-se na tarde de terça-feira(18) à Delegada Dra Beatrice Didier. Ele não havia sido localizado pela Operação Brilho Falso, na última sexta-feira, dia 14 de setembro. Naquele dia outras três pessoas foram presas, uma mulher e um homem, residentes em Horizontina e outro homem residente em Boa Vista do Buricá.

Na tarde desta quarta-feira(19), equipes de policiais lotados nas delegacias de Horizontina, Tucunduva, Tuparendi e Santa Rosa, coordenados pela Delegada Beatrice, prenderam o proprietário de um bar e sorveteria localizada na Avenida Dahne de Abreu, na entrada da cidade, por que investigações remetem ao mesmo suspeita de comercialização de cocaína. No bar foram apreendidas duas máquinas caça-níqueis.

Na residência do preso, investigado há dois meses, foi encontrada munição de diversos calibres, apontamentos e blocos de jogo do bicho, além de restos de material usualmente empregado para embalagem de porções de droga. Também foi apreendida a quantia de R$ 2.645,00 em dinheiro. O homem foi ouvido na DP e encaminhado ao Presídio Estadual de Santa Rosa.