20 setembro 2012

Temporal se abate sobre Ijuí e causa enormes estragos

Foto: Prof. Hilário Barbian
Às 20h10 desta terça-feira, 18, a cidade de Ijuí foi atingida por um forte vendaval acompanhado de torrenciais chuvas.

Por cinco minutos os ventos de grande intensidade - entre o período das 20h15 e 20h20 – ocasionaram os maiores danos. Pelas estimativas os ventos podem ter atingido mais de 100 Km/h considerando-se os estragos em diferentes áreas da cidade.

Tão logo cessado os ventos, embora a chuva continuasse, moradores passaram a acorrer a sede do Corpo de Bombeiros no centro de Ijuí em busca de lonas para cobrir as casas.

Às 22h15 o Major Jacson Trindade Lopes, comandante do Corpo de Bombeiros de Ijuí, concedeu uma entrevista ao Portal Ijuhy.com quando informou que até aquele momento 120 lonas tinham sido distribuídas a moradores que tiveram suas residências destelhadas.

Ele próprio já todo molhado pela chuva estava atendendo aos moradores que se dirigiam à sede da guarnição. O Major informou que o vendaval colheu toda a cidade, fazendo estragos nos mais diferentes bairros.

Jacson Trindade Lopes lembrou que o temporal desta terça-feira pode ter sido de maior intensidade do que o verificado em dezembro de 2009, quando também uma grande parte da cidade foi atingida por fortes ventos.

Reunião de Emergência

Tão logo o vendaval terminou, o Corpo de Bombeiros tornou-se a sede de socorro aos flagelados da intempérie. Ao local acorriam todos que tiveram seus casas destelhadas procurando por lonas que eram cedidas. Viaturas eram despachadas em socorro aos atingidos nos pontos mais críticos nos diferentes bairros de Ijuí.

Muitos chegavam com seus veículos ou de vizinhos e levavam as lonas para cobrir as residências.

Em virtude da extensão dos danos causados pelo temporal, foi convocada uma reunião de emergência na sede da prefeitura para a tomada de decisões do trabalho de ajuda e apoio aos atingidos.

A reunião acontece às 7h desta quarta-feira e devem participar integrantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretarias Municipais, Demei,  Brigada Militar, Exército e outros órgãos.

Autoridades presentes na guarnição do Corpo de Bombeiros avaliaram que este temporal pode ter sido o pior em Ijuí nas últimas décadas, considerando a extensão dos danos causados em todas as partes da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário