07 novembro 2009

Forro de supermercado desaba e deixa sete feridos em Santiago

Pelo menos sete pessoas — um funcionário e seis clientes — ficaram feridas em um acidente em um supermercado da Rede Vivo, na Rua Neri Gomes Peixoto, em Santiago, na Região Central, por volta das 10h25min deste sábado. As vítimas faziam compras quando parte do forro de PVC caiu, perto do setor de congelados.
Segundo a ocorrência registrada pelos bombeiros, devido ao excesso de peso de mercadorias no andar superior, prateleiras se moveram, ficando encostadas em uma parede de tijolos, que veio a cair. Os tijolos teriam despencado em cima do forro, que cedeu, atingindo clientes e um funcionário do mercado.
Um dos sócios da empresa, Luiz Brandão, afirma que não houve problemas em relação ao peso de mercadorias ou de queda de parede. De acordo com ele, alguns tijolos caíram da beirada de uma parede interna que separa o mercado do depósito e atingiram o forro, que despencou.
— Não houve excesso de mercadorias. Estamos analisando o que aconteceu. Tivemos um computador e um relógio-ponto queimados. Pode ter sido um raio — afirma Brandão.
Uma das vítimas, Liana da Rosa Ribeiro, 57 anos, foi internada no Hospital de Caridade de Santiago, de onde será transferida para o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, ainda neste sábado. A transferência será necessária porque ela teve ferimentos nas costas, e há uma suspeita de fratura.
Além dela, ficaram feridas outras seis pessoas. Todas foram atendidas no Pronto-Socorro de Santiago e, depois, liberadas.

Funcionário público é encontrado morto em Panambi

Delmar Ristow, 43 anos, foi encontrado morto na manhã de hoje em Panambi, no noroeste do Estado. O corpo do funcionário da prefeitura estava na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Arco-Íris.
Conforme o relato de familiares à polícia, Ristow saiu de casa por volta das 19h de sexta-feira, mas não disse para onde iria. Às 6h45min, ele foi localizado por pessoas que passavam pela avenida. Ele estava estava próximo a um matagal e tinha ferimentos na cabeça.
O Instituto Geral de Perícias foi chamado para coletar provas no local. O corpo foi encaminhado para necropsia em Ijuí. A polícia procura pistas e testemunhas que ajudem a identificar como ocorreu a morte do funcionário público.

Alegria será sede de debate sobre aquisição de produtos familiares para merenda escolar

Representantes de mais de 10 municípios da região noroeste do estado estarão reunidos na próxima terça-feira (10), em Alegria, para debater sobre a aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. O encontro acontece durante todo o dia no CTG Querência Alegre e conta com a participação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa).
O objetivo principal é sanar possíveis dúvidas sobre a implementação da Lei federal nº 11.947/09 que determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos destinados à merenda escolar na compra de produtos oriundos da agricultura familiar, tanto para os Estados, quanto para os Municípios.
De acordo com o coordenador do Programa da Agroindústria Familiar da Seappa, Paulo Fabres, o tema tratado será “a dinâmica da aquisição dos produtos, o sistema de inspeção municipal (SIM), como fazer o projeto de aquisição, a legislação e os financiamento, entre outros”.
Este é o primeiro evento que ocorre no interior do RS com a participação do Governo do Estado. O Encontro é uma promoção da Prefeitura Municipal de Alegria.