24 novembro 2011

Em encontro da CNA, Dilma elogia produtores e diz que Brasil é "potência agropecuária"

Presidente cumprimentou representantes de associações rurais em evento de 
comemoração dos 60 anos da Confederação da Agricultura e Pecuária do 
Brasil Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República,Divulgação
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira que "o Brasil é hoje uma potência agropecuária", ao prestigiar o evento de comemoração dos 60 anos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que ocorre em Brasília. Ela também destacou que o setor responde por "22,4% do nosso Produto Interno Bruto".
— Estou certa de que todos, mas todos mesmo, explícita ou implicitamente, sabem que o Brasil é hoje uma potência agropecuária. Além de produzirmos a maior parte dos alimentos que nossa população consome, somos os maiores produtores mundiais dos complexos de soja, açúcar, carne e produtos florestais— disse.
No seu discurso, ela fez um cumprimento especial aos sindicatos do setor presentes ao evento e exaltou, em vários momentos, os produtores do país, tidos por ela como verdadeiros "empreendedores e batalhadores incansáveis".
— Acredito que, sem dúvida, a agricultura deu uma contribuição essencial para termos chegado até aqui a esse momento em que o Brasil mostra sua força, capacidade e, sobretudo, um novo presente, mas um novo futuro, com perspectivas e todos reconhecem, tanto investidores, consumidores, população — disse.
— Essa posição privilegiada do Brasil foi conquistada respeitando e fortalecendo a convivência e complementaridade de pequenos, médios e grande produtores — completou.
— Temos um agronegócio dinâmico e pujante — afirmou Dilma, ressaltando que hoje O Brasil exporta produtos agrícolas para 214 destinos internacionais.

Banco Sicredi criará diretoria para atender empresas a partir de 2012

Ademar Schardong, presidente executivo do Sicredi
Uma diretoria para atender exclusivamente empresas será criada pelo Banco Sicredi em 2012. 
A novidade elevará de R$ 130 milhões para R$ 300 milhões a carteira para pessoa jurídica da instituição financeira.
A divisão Sicredi Empresas atenderá principalmente a micro, pequenas e médias empresas. A concessão dos empréstimos estará condicionada a uma avaliação prévia da viabilidade econômica dos projetos e à relevância para a comunidade. Essa consultoria estará disponível nas 1.150 unidades do banco de crédito em 10 Estados.
— Atualmente, temos 300 mil empresas associadas ao Sicredi, mas ainda não têm um atendimento adequado — explica Ademar Schardong, presidente executivo do Sicredi.

Casal tres-maiense é encontrado morto dentro de motel em Farroupilha

Um casal de Três de Maio foi encontrado morto dentro de um motel em Farroupilha no início da noite da última terça-feira. Eles eram moradores de Bento Gonçalves. De acordo com o registro feito na delegacia de Farroupilha, por volta das 18h15min, o funcionário do motel, localizado às margens da RST-453, entre Farroupilha e Bento Gonçalves, ligou para a Brigada Militar informando que havia ouvido quatro tiros em um dos quartos (três consecutivos e o outro após um breve intervalo).
Quando a polícia chegou, entrou no quarto e encontrou Carmem Santos da Rosa, 40 anos, e David Tomas Basso, 51, ao lado da cama. Eles estavam nus. Na bolsa de Carmem havia uma ocorrência de ameaça registrada por ela contra Basso em outubro deste ano, além de uma intimação para Carmem depor no fórum de Bento sobre esse mesmo caso.
De acordo com a delegada Roberta Bertoldo da Silva, os peritos que estiveram na cena do crime informaram que foram encontrados cabelos e sangue pelo quarto. Carmem levou dois tiros, um na nuca e outro no peito. Um terceiro disparo atingiu uma das paredes do quarto. O homem morreu com um tiro na cabeça. A suspeita é de crime passional.
— Eles viveram juntos por um ano, mas estavam separados. Tudo indica que ele a matou e depois se suicidou — explica a delegada.

Classmann recebe convite para feira de Senador Salgado Filho

Deputado Classmann com a comitiva da 5ª Exposafi (Foto: Viviane Dreher)
A comitiva de divulgação da 5ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Senador Salgado Filho (EXPOSAFI), foi recebida pelo líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, nesta quarta-feira (23/11). O prefeito Sedir Luiz Wastowski (PDT), a vereadora Simone Franck (PTB) e o presidente da festa Norton João Matter, entregaram convite para o evento, que acontece de 8 a 11 de dezembro.
Segundo as soberanas Camila Boszko, Jessica Dorneles e Tainara Kuyven, a Exposafi de 2011 contará com espaço para divulgação do comércio, indústria, pecuária leiteira e de corte, artesenato, lazer e entretenimento, além de destaque para a agricultura familiar desenvolvida pelo município.
Classmann, que é autor da Lei que insitui a Política de Fomento ao Turismo Rural no RS, agradeceu aos visitantes e parabenizou a comissão pela realização da feira. "O Estado precisa de eventos como este, que valorizem a produção dos nossos municípios, oferecendo oportunidade de negócios e aquecendo o turismo", afirmou o deputado.

CRAS realiza curso em parceria com SENAR

A atividade ocorreu no mês de novembro, contou com uma 
carga horária de 24 horas
A Secretaria Municipal da Cidadania, Trabalho e Assistência Social, com apoio do  Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR ), promoveu um curso de aproveitamento integral de alimentos.
A atividade ocorreu no mês de novembro, contou com uma carga horária de 24 horas, e teve a participação de dez mulheres da área rural e urbana do município, que são atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Segundo a coordenadora do CRAS, Carla Lisiane Sonza, nos encontros, as participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as técnicas de produção caseira de alimentos, aproveitando todo o valor nutritivo de frutas, legumes, leite, carne entre outros, além da degustação de bolos, pudins, farinhas e sucos realizada durante o curso.
Para a elaboração de cada produto foi disponibilizado às participantes um manual de apoio com a relação de ingredientes e o desenvolvimento do produto passo a passo, para que possam obter melhor qualidade na elaboração de receitas que enriquecem e estimulam aos novos hábitos de alimentação das famílias. 
O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR,Veridiana Marx Blatt, do município de Três Passos, e as participantes puderam levar para casa uma pequena mostra dos produtos fabricados durante o curso. 
Conforme Carla, o curso oportunizou às mulheres, tanto do meio rural como urbano, mais conhecimento sobre os alimentos e como consumi-los adequadamente para manter o equilíbrio do organismo.
Para a secretária de Assistência Social, Mirian Schroeder, estas atividades realizadas pelo CRAS são de grande importância, pois auxiliam as participantes a produzir refeições nutritivas colaborando com uma vida mais saudável.

Novo consultório oftalmológico é disponibilizado à comunidade

Com os novos investimentos aumenta a capacidade de 
atendimentos diários
Com uma preocupação permanente para com seus pacientes, o Hospital São Vicente de Paulo está disponibilizando junto a comunidade um novo e moderno Consultório Oftalmológico, o qual já está em pleno funcionamento no Centro de Especialidades. Em virtude da oftalmologia ser uma das áreas da medicina em que muito se depende de  aparelhos para a realização de consultas, exames e tratamentos o HSVP buscou mais uma atualização tecnológica com a implementação de  novos aparelhos e técnicas. 
Conforme o Dr. Matheus Eickhoff, um dos médicos que atua junto ao Centro, tais investimentos visam oferecer cada vez mais uma melhor qualidade no atendimento aos pacientes, que passam a ser diagnosticados em equipamentos de ultima geração, permitindo na maioria das vezes, uma solução para sua patologia sem necessidade de sair do município.
Eickhoff destaca também que a modernização promovida pelo hospital em seu centro de oftalmologia permitirá um aumento significativo na capacidade de atendimento em número de consultas, mantendo sempre a qualidade, quesito esse que é uma prioridade da equipe médica e da instituição. 
O novo consultório do Centro de Especialidades na área de Oftalmologia absorve atualmente pacientes de todos os convênios e particulares além de atender a demanda regional do Sistema Único de Saúde - SUS - de nossa região, sendo nesta área também uma referência de qualidade.

Grupos da terceira idadeparticiparam do Cinema e Psicologia

Os Grupos da terceira idade receberam informações sobre 
cuidados e desenvolvimento da memória
Na primeira edição do evento, realizado pelo curso de Psicologia da Setrem, foram debatidos assuntos como o resgate de memórias e a importância das relações efetivas
Na tarde de terça-feira, dia 22, cerca de 120 integrantesdos Grupos da terceira idade de Três de Maio compartilharam conhecimentos sobrea saúde da mente na primeira edição do ‘Cinema e Psicologia’. A atividade foipensada pelas acadêmicas do curso de Psicologia da SETREM e trabalhada junto aoProjeto Conversando com a Comunidade.
O evento, que também comemorou o primeiro ano do SERCEPS(Serviço Clínica-Escola Psicologia), exibiu o filme ‘Diário de uma Paixão’. Estiverampresentes profissionais da saúde e da Psicologia que discutiram os temas abordadosna exibição.
De acordo com a coordenadora do SERCEPS, a psicólogaJeane Borges, o filme escolhido levantou a temática do Malde Alzheimer e das relações de carinho e apoio entre casais idosos. “Tratamosde assuntos como o resgate de memórias, a identidade na maturidade e aimportância dos laços duradouros de amor e amizade. Em cima disso, interagimoscom os grupos questionando se eles tinham recordação da infância e da juventude”,comenta Jeane.
Reunidos na Associação Recreativa Alegria de Viver,localizada no Bairro Guaíra, os Grupos da terceira idade receberam informações sobre cuidados e desenvolvimento da memória, com a enfermeira Angelita Sabino(Pós-graduada na área da Saúde).  E a psicólogaLao-Tsé Bertoldo (Mestre em Educação nas Ciências e pesquisadora do temaEnvelhecimento), destacou o valor dos vínculos afetivos duradouros.

Motorista derruba placas, poste de telefone e se nega a fazer teste do bafômetro

Tivemos acesso apenas as iniciais do infrator/Foto:PMN
Um poste da rede de telefonia partido ao meio, uma placa de trânsito destruída e um painel de publicidade caído sobre a calçada são o saldo deixado por um motorista na esquina das Avenidas Uruguai e Santa Rosa, um dos cruzamentos mais movimentados de Três de Maio. O painel luminoso pertence a tradicional empresa Kurtz e Kochann, que revende materiais elétricos e hidráulicos. 
Por volta das 23h 30min de ontem, moradores das cercanias ouviram o estrondo provocado pela colisão do automóvel contra as estruturas de metal e madeira. Assustados, vários deles saíram de suas casas e se depararam com o cenário de destruição deixado pelo motorista. Um dos moradores ao abrir a janela do quarto da casa localizada na Avenida Santa Rosa conseguiu ver o automóvel envolvido no acidente com a parte da frente totalmente destruída, rodando pela via. Ele contou a nossa reportagem que se tratava de um automóvel Corcel. 
A Brigada Militar informou a reportagem da Rádio Colonial que o motorista que destruiu o poste e provocou um grande susto em várias famílias que moram no local, não poderia ter o nome divulgado na ocorrência, pois ele havia solicitado que sua identidade fosse preservada. A Rádio Colonial teve acesso apenas as iniciais do nome dele: C. A. Z. e as placas do carro: ISM-2773. Segundo a BM, além de tudo isso, o motorista, que teria 28 anos de idade, ainda teria se negado a fazer o teste do bafômetro.

Programa Lácteo de Três de Maio é Destaque DRS 2011 da Fundação do Banco do Brasil

O referido programa é uma iniciativa da administração 
municipal /Foto: Pato Roberto
Na manhã desta quarta-feira, dia 23, o gerente da agência do Banco do Brasil de Três de Maio, Antônio Tambara, juntamente com o presidente da FUNCAP, Flávio Magedanz e do funcionário da entidade, Diorgenes Albring, estiveram no gabinete do prefeito municipal, Olívio José Casali, na companhia do mesmo, do vice-prefeito, João Mella Neto e do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz.
O encontro no gabinete foi para entregar aos presentes o certificado de 'Destaque de  Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) 2011', que foi conferido a agência do Banco do Brasil de Três de Maio, pela Fundação do Banco do Brasil.
Segundo o secretário Ortiz, foi a partir das diretrizes do DRS do Banco do Brasil, que foi possibilitada a criação do Programa de Produtividade e Qualidade do Setor Lácteo 2010/2020.
O referido programa é uma iniciativa da administração municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Emater, Funcap, Setrem, Cotrimaio, ACI/Sindilojas, sindicatos, e instituições financeiras.

Vereadores de Horizontina pedem apoio de Classmann para início das obras na RS 305

Classmann entre os vereadores Alessandro e Gerson 
(Foto: Paula Dias)
O líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, recebeu a visita dos vereadores de Horizontina Alessandro Rafael dos Santos (PTB), o Sandro, e Gerson de Moura (PDT), nesta quarta-feira (23/11). Na pauta do encontro, esteve a RS 305, trecho que liga o município a Crissiumal e que aguarda a recuperação e o asfaltamento. "Sabemos da dedicação que o deputado tem dado a este tema", salientou Sandro.
Os vereadores solicitaram ao parlamentar a intermediação junto ao governo do Estado, para pedir agilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para o início das obras. De acordo com Sandro, "a precariedade do tráfego coloca em risco a segurança das comunidades que utilizam a rodovia".
O asfaltamento da RS 305 já foi tema de audiência pública em 2009, promovida pelo deputado Classmann, então presidente da Comissão de Assuntos Municipais da AL. A reunião aconteceu no distrito de Vila Cascata, solicitada pelas comunidades de Crissiumal e Horizontina. "Vamos dar toda a atenção a este pleito, que está entre as nossas prioridades", afirmou.