01 novembro 2013

Pedestres reclamam de situação da rua Ijuí no centro de Três de Maio

A rua Ijuí tem apenas 3 quadras, entre a rua Professor Del
Áglio e a Av. Uruguai (Foto: Paulo Marques)
Nossa produção foi procurada por munícipes que moram na rua Ijuí e nas proximidades, para nos relatar uma situação que segundo eles é de descaso em parte da rua.

Na quadra que compreende entre as esquinas com as rua Horizontina e Professor Del Áglio, galhos oriundos e podas de algumas árvores tomam conta da calçada e parte da rua de um lado, e do outro, materiais de construção de uma residência próximo da esquina com a rua Horizontina, tomam conta por total da calçada. O local faz parte da área central da cidade e Três de Maio.

Segundo os munícipes, eles já relataram a situação em mais de uma oportunidade junto ao setor competente que nada fez. É visível o tempo de espera pelos galhos secos que ali se encontram, e para completar, o mato de um terreno baldio já está avançando na rua.

Três presos e um adolescente apreendido por tráfico de drogas em Santiago

Foto: Éder Alves/Nova Pauta/Expresso
A Brigada Militar prendeu três homens e apreendeu um adolescente de 17 anos no Centro de Santiago na noite desta quinta-feira, 31, por envolvimento com o tráfico de drogas, após monitoramento que contou com policiais a paisana (P2).

Lucas Fortes Oben e Eli Paulo Abadi dos Santos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Um terceiro homem foi liberado após prestar depoimento e assinar um Termo Circunstanciado. Com ele, os policiais encontraram apenas uma trouxinha de maconha. O adolescente foi autuado em flagrante por ato infracional.

Foto: Rafael Nemitz
Lucas e o homem liberado foram presos na primeira quadra do Calçadão, em frente a uma Sorveteria. Com Lucas, os policiais encontraram várias trouxinhas de maconha escondidas no cós da bermuda e uma lista de usuários devedores do comércio de drogas, identificados por apelidos. Já o adolescente apreendido havia pego com Lucas uma mochila onde estavam nove tijolos de maconha e entrou em um Gol vermelho abordado logo em seguida. O carro era conduzido por Eli Paulo Abadi dos Santos. O veículo foi apreendido.

A droga apreendida totalizou cerca de 3kg e 700 gramas. Lucas e Eli foram conduzidos para o Presídio Estadual de Santiago.

Fonseca destaca importância do SUS em entrevista de despedida

Foto: Alexandre de Souza
Em entrevista a Rádio Colonial, Valdemar Fonseca disse que o Sistema Único de Saúde está presente na vida de todas as pessoas, independente do poder aquisitivo. “Tem pessoas que batem no peito e dizem que não precisam do SUS. Mas essas pessoas que quando acordamos e vamos escovar os dentes, já estamos usufruindo dos benefícios proporcionados pelo SUS. As coisas boas acabam passando despercebidas. Mas quem não precisa mais do SUS, são aqueles que não estão mais aqui”, declarou.

Valdemar Fonseca avaliou o trabalho desenvolvido durante os dois anos e nove meses em que esteve no cargo. Ele reconheceu o apoio dado pela Câmara de Vereadores para realização de cirurgias eletivas. Segundo ele, os recursos disponibilizados pelo Parlamento Municipal foram fundamentais para a redução da chamada “fila da dor”. A idéia partiu do vereador Ivo Novotny (PMDB) em 2011. Na época, Novotny sugeriu que o valor correspondente às despesas não realizadas pelo Legislativo fosse utilizado para o pagamento das cirurgias. Como a tabela do SUS estava defasada, os valores não cobriam os custos dos procedimentos.

Brasileiro foi preso com soja que seria contrabandeado para o Brasil em El Soberbio

Jovem de 20 anos foi liberado em seguida
(
Foto: Martin Morígino)
Jovem de 20 anos foi liberado em seguida

Na noite da última quarta-feira (30), por volta das 20:30 horas, foram apreendidas 150 bolsas de soja que supostamente seriam contrabandeadas para o Brasil, na cidade de El Soberbio .

Junto com o produto, foi preso o brasileiro Gilberto K. de 20 anos, que logo após foi liberado.

Outro caminhão havia sido apreendido pela Polícia de El Soberbio na madrugada de quarta, sendo este um FORD 4000 que estava com 95 bolsas de soja, em posse de dois argentinos, que também foram detidos: Há a suspeita da ligação de um comissário local com a apreensão.

Ladrões levam rodas com pneus de carros da Emater Frederico Westphalen

Os automóveis ficaram literalmente no chão
Funcionários do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen tiveram uma surpresa desagradável ao chegar no local de trabalho na manhã de hoje, 1ª.

Dois Gols e um Fiat/Uno que estavam no estacionamento foram furtados.

Ao todo, oito pneus e um aparelho de som foram levados, um vidro foi quebrado, e uma borracha cortada. Estima-se que a empresa teve prejuízos de mais de R$ 2,5 mil.

O Instituto Geral de Perícias está no local para investigar o caso.

Veículos colidem na Av. Senador Alberto Pasqualine

A colisão aconteceu na Av. Senador Alberto Pasqualine 
(Foto: Paulo Marques)
Uma colisão de dois veículos ocorreu por volta das 9he45min desta sexta-feira (1º), na Av. Senador Alberto Pasqualine esquina com a rua do Arvoredo, no centro de Três de Maio.

Uma caminhonete F 1000 com placas de Independência, era conduzida no sentido centro-bairro, no momento em que o condutor teria feito uma manobra a esquerda para retornar pela abertura do canteiro central da avenida ocorreu o choque com um furgão Renault Master de Três de Maio, que era conduzido no mesmo sentido.

Segundo o motorista do furgão, ele freou mas não em tempo de evitar a batida na caminhonete que estaria atravessada na pista. Na caminhonete, além do condutor tinha uma carona, mas ninguém se feriu.

Os policiais da Brigada Militar atenderam a ocorrência.

Colisão traseira provoca a morte de médico e de zootecnista

Uma vitima morreu no local e a outra a caminho do hospital
Foi no início da noite desta quinta-feira, na ERS 211, na saída de Jacutinga para Campinas do Sul e envolveu um Clio de Nonoai (IRM 0279) e o caminhão de transporte de ração com placas de Jacutinga ( IJY 5219). O acidente aconteceu em frente aos silos de uma cerealista. O automóvel era conduzido pelo médico veterinário Rafael Poglia(29) e com ele viajavam o zootecnista da Aurora Doglas Tiago Jacoboski(24) e o médico estagiário de veterinária Douglas Ari Burin (24).

Populares conseguiram retirar do veículo, além do motorista, o médico veterinário Douglas Burin, que estava cumprindo seu último dia de estágio e morreu a caminho do hospital e o zootecnista da Aurora, Doglas Tiago Jacoboski, que morreu na hora e seu corpo ficou preso nas ferragens. Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Erechim, precisou cortar parte do veículo para remover o corpo da vítima.

A remoção do corpo de Doglas foi concluída pelos bombeiros pouco depois de 23h. As duas vítimas fatais são de famílias que residem em Severiano de Almeida e voltavam de uma reunião com avicultores, na região de Campinas do Sul. O veterinário Rafael Poglia, que dirigia o carro, foi removido para o Hospital de Caridade e segundo informações não corre risco de morte.

O médico veterinário em estágio Douglas Ari Burin, fazia hoje seu último dia de estágio e já havia se comprometido em pagar um churrasco para o grupo que lhe acompanhou durante o estágio. Ele cursou Veterinária na Universidade Federal do Paraná, em Palotina e fazia parte da comissão de formatura, programada para os próximos dias.

Agência do Sicredi é assaltada em Santana da Boa Vista e vigilante é gravemente ferido

O vigilante reagiu e foi gravemente feirdo
Na tarde desta quinta-feira (31) a agência do banco Sicredi, em Santana da Boa Vista, foi assaltada.

Dois criminosos encapuzados fortemente armados teriam chegado em uma palio weekend prata com placa IKC 5659 por volta das 15h15min, ao tentarem passar pela porta giratória que dá acesso ao interior do agência, o vigia teria trancado a entrada dos suspeitos, momento em que houve uma troca de tiros, cerca de 12 disparos.

Havia seis funcionários, e um associado dentro na agência no momento do assalto, o vigilante reagiu aos disparos dos criminosos e foi baleado no rosto, gravemente ferido foi encaminhado para um hospital de Pelotas.

Após balearem o vigia, o trio fugiu levando o dinheiro dos caixas eletrônicos localizados na área da frente do banco.

Uma funcionária da agência foi levada como refém na fuga, e libertada no interior do município na localidade da Boa Vista, sem ferimentos, os criminosos seguiram em direção a Encruzilhada do Sul.
Fotos: Guilherme Dorneles/Otávio Dorneles/Santana Agora

Por volta das 17h30min desta quinta-feira, o vigilante Vilmar Oliveira da Silva, 37 anos, recebia atendimento na Santa Casa de Pelotas.

Brigada Militar e Polícia Civil realizam buscas no interior do município na tentativa de localizar os bandidos.